sábado, 1 de novembro de 2008

Se você se encantou com a foto do Risoto de Polvo com Lula, me passe o seu e-mail que eu lhe mandarei a receita.

Risoto de Polvo com Lula. Um espetáculo!

sexta-feira, 31 de outubro de 2008

Conhecimento básico sobre a CARNE

Todos os cortes de carne podem render excelentes e saborosos pratos se preparados corretamente. Se, ao pensar em carne bovina, você só consegue imaginar um bife grelhado, saiba que existem muitas outras formas de preparo, que acentuam o sabor e a maciez de cada corte.
Conhecimentos básicos
A forma de preparo mais adequada para cada corte de carne dependerá dos seguintes fatores:
1. a maciez natural do corte: a maciez depende do corte em si (ou seja, de sua localização na carcaça), da quantidade de tecido conjuntivo, da idade do animal e da forma de processamento da carne (a carne maturada geralmente é mais macia). Carne maturada refere-se ao processo de tratamento. É a carne de novilhos precoces, de até 18 meses, tratada a vácuo em sacos de plástico e mantida a zero graus durante determinado período de tempo.
2. a quantidade e o tipo de tecido conjuntivo: cortes com maior teor de tecido conjuntivo são mais rijos, portanto devem ser preparados com métodos de calor úmido, que solubilizam esse tecido e amaciam a carne;
3.a marmorização ou marmoreio: é a quantidade de gordura entremeada nas fibras da carne. Cortes magros cozinham mais rapidamente que cortes com maior teor de gordura entremeada. Se cozidos por longo tempo, cortes magros perdem o suco, passam do ponto e ficam mais duros. O que é carne marmorizada?
O marmoreio diz respeito à qualidade da carne e é uma das características consideradas na avaliação de carcaças. O marmoreio representa a gordura intramuscular, que contribui para a maciez e o sabor da carne.
4. o tamanho do corte. Basicamente, existem dois modos de cozimento de carne: por calor seco e por calor úmido. Os métodos por calor seco não usam água, porém podem empregar óleo ou gordura em pequenas quantidades. Cortes mais macios e com menos tecido conjuntivo devem ser preparados de preferência em calor seco (na grelha, no forno ou fritos em pouco óleo). Formas de preparo por calor úmido (que empregam água ou óleos) realçam o sabor das carnes. Cortes menos macios, que têm maior teor de tecido conjuntivo (particularmente cortes do dianteiro), devem ser preparados em calor úmido (cozidos, em panela de pressão ou fritos imersos em óleos ou gorduras) até que as fibras se amaciem.
A temperatura de cozimento é um dos aspectos mais importantes da preparação da carne. Pesquisas científicas mostram que, quanto maior a temperatura de cozimento, maiores são as perdas por desidratação, o que deixa a carne menos suculenta e menos macia. Portanto as temperaturas de baixa a moderada são as mais adequadas para o cozimento da carne (entre 140ºC e 170ºC). Porém, para assar cortes magros, a temperatura deve ser mais alta (200ºC).

Receita para o final de semana

1- PENNE DE PANELA DE PRESSÃO
INGREDIENTES: 1 pacote de macarrão tipo Penne (de preferência), mas outros tipos de massa poderão ser usados; 1 lata de molho de tomate; a mesma medida da lata com água filtrada 4 vezes; 2 cubos de caldo de carne; 1 lata de creme de leite; 1 triângulo de queijo gorgonzola; 200 g de presunto picado; cebolinha; queijo ralado. Opcional: 250 g de TOMATES SECOS. DELICIOSO........................................

MODO DE FAZER: coloque na panela de pressão o macarrão cru, os cubos de carne esfarelados, a lata do molho de tomate, 4 vezes a mesma medida com água filtrada, o queijo gorgonzola amassado grosseiramente com o garfo. Mexa delicadamente e ponha a panela fechada para cozinhar na trempe alta. Assim que esta começar a entrar em ebulição ou ferver, abaixe o fogo e conte no TIMER 8 minutos.
Ponha a panela debaixo da torneira e deixe sair o vapor. Abra e coloque o creme de leite, a cebolinha e o presunto. Coloque numa travessa e polvilhe queijo ralado. Sirva imediato.
DICA: Quando abrir a panela aparentemente haverá muito caldo. Mas no momento que colocamos os demais ingredientes e mexemos o molho ficará no ponto exato.

quinta-feira, 30 de outubro de 2008

Finger Food- fique por dentro

Casamentos e festas mais descoladas já aderiram ao "finger food", ou seja, alimentos que são comidos com as mãos mesmo. Essa moda na gastronomia veio para ficar e sem dúvida é uma ótima opção para quem vai receber os amigos em casa.
Várias vantagens fazem você optar por esse conceito. Uma delas é a de oferecer vários sabores em uma refeição. Basta usar molhos variados. Os pratos principais são transformados em porções menores degustadas de uma vez só. É nessa hora que entra a criatividade. Vale fazer jantares temáticos, com comidinhas japonesa ou usar delícias da cozinha mexicana.
Também dá para adaptar alguns utensílios que se tem em casa, entre eles, pequenas tigelas, colherinhas ou mesmo potinhos de plástico próprios para isso que não custam muito caro.
Faca e garfo são pouco usados. O que auxilia na hora de comer são guardanapos, palinetes, colheres grandes, copinhos, cumbuquinhas, tacinhas e até outros alimentos com a função de base. O melhor dessa história é que você no final de tudo você não tem uma pilha de louça te esperando. Aproveite!

Conhecendo as Carnes Exóticas

AVESTRUZ: de aparência semelhante a um filé mignon. Surpreende por ser vermelha. Pode se servida mal passada e possui sabor adocicado.
PACA: dentre as carnes silvestres, é considerada uma das melhores e mais saborosas. É uma carne magra. Dificilmente encontrada para compra.
CODORNA: semelhante ao frango, porém mais gorda. Mercado crescente. Seus ovos são muito conhecidos.
RÃ: carne branca com sabor entre peixe e frango. Apresenta o menor índice de calorias entre as carnes.
CAPIVARA: com sabor entre lombo de porco e coelho, mas com aparência de lombo de porco por ser magra. Tem alto valor protéico.
PERDIZ: carne branca, macia e gordurosa. Apesar de ser rica em proteínas, é também rica em colesterol.
COELHO: parecida com a carne de frango. É digestiva apesar de ter alto valor protéico.
JACARÉ: de cor rosada, com alguns frisos acinzentados. É macia, com textura de frango e um leve sabor de peixe. Apresenta menos gordura que a carne de vaca.
JAVALI: uma carne saborosa, magra e com baixo índice de colesterol

quarta-feira, 29 de outubro de 2008

Etiqueta

Arrumando a mesa


Embora freqüentemente relegada a um segundo plano, talvez por não ser um conhecimento muito difundido, a disposição dos utensílios em uma mesa com serviço à francesa é de extrema importância em determinadas ocasiões. Este artigo não pretende ser um compêndio sobre o assunto, apenas um guia básico para que mesmo os que nunca souberam algo a respeito possam sair-se bem em um imprevisto que o exija.
Inicialmente vamos falar dos pratos. Em um banquete ou refeição mais requintada o número de pratos pode chegar a oito, mas neste caso você com certeza estará sendo assessorado por uma equipe especializada, vamos ater-nos às situações mais corriqueiras em que usamos apenas cinco ou seis pratos. O primeiro a ser colocado sobre a mesa é o sous-plat, um prato raso de grande tamanho que na verdade serve apenas de apoio para os demais. Na grande maioria das vezes é feito de material diferente do restante do serviço, normalmente metálico, principalmente de latão ou prata. Sobre o sous-plat é colocado o prato principal e sobre ele o prato de sopa. Havendo uma entrada normalmente elimina-se o prato de sopa (que será trazido à mesa no momento oportuno pelos garçons) e coloca-se sobre o prato principal o prato da entrada. À esquerda do prato principal e um pouco à frente deste deve estar o prato do pão. O prato de sobremesa será trazido à mesa pelos garçons no momento adequado.
Igualmente importante é a disposição dos copos. À frente e ligeiramente à direita do prato principal são colocados (nesta ordem) o copo de água, o de vinho tinto e o de vinho branco. Um pouco à frente desses colocaremos a taça de champanhe em refeições em que a bebida for ser servida. O copo de água já deve estar servido quando os convidados sentarem-se à mesa.
Os talheres obedecem uma ordem lógica. À esquerda do prato, de dentro para fora, são colocados o garfo principal, o garfo de peixe e o garfo de sobremesa. À direita do prato, também de dentro para fora, estarão a faca principal, a faca de peixe, a faca de sobremesa e a colher de sopa. Em frente ao prato, tangenciando-o, estará a colher de sobremesa. Apoiada sobre o prato do pão deverá estar uma pequena faca para a manteiga. As facas, por sinal, devem ser sempre colocadas à mesa com o lado cortante voltado para o prato principal.
O guardanapo pode ser colocado à esquerda do garfo de sobremesa ou sobre o prato, devendo ser sempre de tecido e estar extremamente limpo e engomado.

O que é FLOR DE SAL?

Retirada artesanalmente da superfície das salinas marinhas após a cristalização causada pela ação do sol e do vento, a flor de sal é a nova sensação entre os chefs de cozinha. "O sabor é tão sutil que chega a dar a impressão de um salgado quase doce", descreve a chef Roberta Sudbrack. Em seu restaurante, o produto, que vem da região de Guérande, na França, é misturado à manteiga do couvert e empregado na finalização das receitas. Para produzir 1 quilo do tempero são necessários 80 quilos de sal marinho em estado bruto. Daí ter sido alçado ao posto de iguaria culinária: o potinho vindo da França, com 125 gramas, custa 65 reais, enquanto o quilo do sal de cozinha sai por pouco mais de 1 real.

No Rio, o ingrediente pode ser degustado no steak tartare com azeite de trufas brancas servido no Zuka; sobre a costeleta de cordeiro grelhada com batatas ao forno do Terzetto; ou salpicada no sushi de peixe branco com ovo de codorna feito no Sushi Leblon. Até mesmo as chocolaterias aderiram. Entre os bombons mais vendidos nos quiosques da Cacau Noir está a versão recheada com doce de leite e flor de sal. "Primeiro o paladar sente o doce extravagante do caramelo até chegar ao sal, que ainda faz aquele croc-croc quando mastigado", explica a proprietária Adriana Wiltgen. Ela teve de distribuir muitas amostras grátis antes de convencer sua clientela de que chocolate com sal poderia ser gostoso.

Os pequenos cristais começam a ganhar espaço em supermercados e butiques gastronômicas como a Aquim. "Ficam uma delícia em peixes grelhados ou num frugal sanduíche de queijo-de-minas e folhas verdes", afirma a chef Samanta Aquim. O Talho Capixaba está em negociações para comercializar a versão nacional, de qualidade muito similar à da flor de sal francesa, produzida em Mossoró, no Rio Grande do Norte, pela Cimsal. Em supermercados como o Zona Sul podem-se encontrar embalagens de sal gourmet temperado com alecrim, aipo e manjericão. Ou seja, não faltam opções para tornar a vida um pouco mais salgada

Fonte: Revista Veja

Novidade na Gastronomia- FLOR DE SAL

Steak tartare com gema trufada
Rendimento: 1 porção



Ingredientes:
200g de file mignon limpo e picado na ponta da faca
1 col. (sopa) de salsinha picada
1 col. (sopa) de cebola roxa picada
1 col. (sopa) de alcaparra picada
3 col. (sopa) de azeite
Sal à gosto
Pimenta à gosto
Flor de sal


Modo de preparo:
Misturar todos os ingredientes e colocar em um molde. Após desenformar o tartare, colocar 1 gema de ovo de codorna e sobre a gema pingar 3 gotas de azeite trufado, colocando por cima a flor de sal. Use pão árabe torrado como acompanhamento.

terça-feira, 28 de outubro de 2008

Falando do Arroz

Um pouco de história

Originário da Ásia, possivelmente China, o arroz é hoje um dos principais alimentos na culinária brasileira. Foi uma das primeiras culturas agrícolas do homem, sendo cultivado há cerca de 5000 anos. Após as invasões árabes à Península Ibérica o arroz chegou ao sul da Europa, e de lá acabou espalhando-se pelo mundo. Acredita-se que tenha sido trazido para as Américas por volta de 1694, encontrando condições climáticas favoráveis e espalhando-se por todo o continente.
É uma planta anual, da família das gramináceas, que pode atingir altura superior a 1 m. As sementes nascem em densas espigas, distribuídas em hastes. Após colhido, é descascado e passa por um polimento a fim de adquirir a coloração branca que estamos acostumados a ver. O engorduramento deixa-o brilhante e a desidratação ajuda a conservá-lo. Quando os grãos são apenas descascados temos o arroz integral.
Não é só na alimentação que o arroz desempenha um papel de importância. Na China acredita-se que tenha alma, o que até certo ponto é facilmente explicável, já que vem do arroz grande parte do sustento da população, o que dá a ele um valor simbólico semelhante ao do pão na cultura judaico-cristã. O saquê, tradicional bebida japonesa, é uma aguardente preparada a base de arroz.

Valor nutritivo

No arroz branco grande parte do valor nutritivo do arroz perde-se durante o beneficiamento. Rico em amido, é uma grande fonte de energia. Já o arroz integral conserva grande parte de seus nutrientes, contendo proteína, fósforo, ferro, cálcio e vitaminas do complexo B.

Dicas com arroz

-Se o arroz ficou pronto muito cedo embrulhe a panela em várias folhas de jornal para que demore mais a esfriar.
-Para evitar que o arroz fique duro ao preparar pratos doces, coloque os demais ingredientes apenas depois que o arroz já estiver cozido.
-Para soltar o arroz empapado, enxágüe em água fervente e escorra como se fosse macarrão.
-Se colocou muito óleo para refogar o arroz, coloque a água para cozinhar e cubra com algumas folhas de alface e o excesso será absorvido.
-Água de arroz sem temperos pode ser usada para engomar a roupa. Antes de passar umedeça ligeiramente a roupa com a água por meio de um borrifador.
-O cheiro e o gosto de queimado do arroz sairão facilmente se acrescentar uma cebola de tamanho médio cortada ao meio.
-Para que o arroz fique bem soltinho adicione uma colher (chá) de caldo de limão.

Molho de Manga e Gengibre

Acompanha Terrines e Carnes. Um show!

Ingredientes: 3 mangas em cubos; 1 x.c. de mel; 1 x.c. de vinho branco; 1 c.s. de gengibre picado; 1/2 x.c. de manjericão picado; sal e pimenta do reino à gosto.

Modo de preparo: Cozinhe todos os ingredientes em fogo baixo, mexendo de vez em quando, até formar um creme. Delsigue e acrescente o manjericão, mexendo bem. Resfrie. Pode ser armazenado em potes plásticos descartáveis atóxicos, na geladeira por uma semana. Só lembrando que o pote usado , não deverá voltar para o armazenamento. A dica é usar potes pequenos.

Outras palavras na Gastronomia- Glossário

ERVAS FINAS: mistura de ervas secas ou frescas, geralmente composta por salsa, cebolinha, cerefólio e estragão.
FOIE GRAS: fígado de ganso ou pato. Muito usado em patês.
FOLHA DE ARROZ: ou feuilles de riz. Massa pronta finíssima à base de arroz e à venda em lojas de produtos asiáticos.
FRANGO DEFUMADO: apresenta carne de coloração rosada.
FOUET: ou batedor de arame. É um utensílio com hastes de metal ovaladas, usado para bater claras, ovos, Cremes,etc.
FUNGHI SECCHI: cogumelo seco (em geral o tipo porcini), muito comum na culinária italiana. Para ser usado, é preciso hidratá-lo.
GRENADINE: xarope de romã.
JULIANA: ou julienne. Legumes ou cascas de frutas cortadas em tiras muito finas.
KÜMMEL: ou alcaravia, é uma especiaria de sabor forte, que lembra a erva-doce. Ë muito usada na culinária alemã.
MANDOLINE: utensílio de cozinha de metal. Possui várias lâminas e é usado para fatiar vegetais com precisão.
MARINAR: deixar de molho um alimento, por determinado tempo, em algum líquido aromático ou condimentado.
MELÃO CANTALOUPE: tipo de melão, menor do que o comum, originário doas USA. Sua casca é verde e rajada e a polpa cor de salmão.
MELÃO NET: outro tipo de melão, muito parecido com o cantaloupe no tamanho e formato, só que a sua polpa é verde-clara.

Dicas de como perder peso

É importante:

-Estabelecer horário para as refeições, que devem ser de 5 a 6 por dia (café da manhã, lanche, almoço, lanche e jantar);
-Mastigar bem os alimentos;
-Beber cerca de 8 a 10 copos de água por dia;
-Evitar alimentos gordurosos;
-Preferir carnes grelhadas, cozidas ou assadas;
-Consumir frutas, verduras e legumes;
-Evitar o uso de bebidas alcoólicas e cigarro;
-Procurar manter o peso dentro da faixa de normalidade;
-Praticar atividade física sob orientação profissional.

A prática de atividade física é igualmente estratégica para redução de peso. Não é possível dissociar o consumo alimentar do gasto energético.
O essencial é comer com moderação, sem cometer loucuras que acabam se convertendo em efeito sanfona, problemas de saúde e frustração.
De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), uma dieta deve ser constituída de aproximadamente 50 a 60% de carboidratos, 15 a 20% de proteínas e 25 a 30% de gorduras. O uso adequado dos alimentos permite a realização prática do planejamento. Ele integra os alimentos dos 5 grupos (carboidratos simples e complexos, carnes, gorduras, leite e derivados, legumes e verduras e frutas), cumpre os requisitos nutricionais e possibilita a educação nutricional do paciente, além da perda de peso.

Fonte: S.T.PhILIPP et al. 1996


O mais importante para manter o peso ideal é uma alimentação saudável e balanceada, e a prática regular de atividade física, estabelecer as soluções que melhor se adaptam à situação em causa, com as devidas recomendações médicas e nutricionais, quem quer adotar uma dieta para perder peso, deve procurar um nutricionista que é responsável pela elaboração do plano alimentar individual, no qual estão relacionados fatores clínicos, físicos e da rotina do paciente, uma vez que a obesidade está relacionada a fatores genéticos, ambientais e culturais.

Então tome cuidado com as dietas milagrosas que prometem perder muito peso em poucos dias.
Você deve controlar o que come e não ser controlado pela comida.
Alimentar-se bem é a maneira mais eficaz de cuidar da saúde e favorecer uma melhor qualidade de vida.

segunda-feira, 27 de outubro de 2008

Geléia de Pimenta- DELICIOSAAAAAAAAAAAAAA!

Ingredientes
- 1 abacaxi
- 700 g de açúcar
- 6 pimentas dedo de moça


Modo de Preparo

Pique no liquidificador o abacaxi com 3 copos de água. Coe e acrescente o açúcar, as pimentas picadas (3 com sementes 3 sem sementes). Leve ao fogo por 30 minutos até que fique em ponto de geléia mole. Coloque em vidros. Use para acompanhar carnes, pernil, tender etc. Pode usar também outras frutas, como morango, kiwi etc.

Conhecendo as palavras na Gastronomia

GLOSSÁRIO:
ALL DENTE: expressão italiana usada p/ designar a consistência correta do macarrão e do arroz ( de risoto): nem muito mole , nem muita dura.
ARBÓRIO: arroz mais grosso e de formato arredondado, apropriado para risotos.
BRUNOISE: técnica francesa que consiste em cortar alimentos em cubos pequenos de cerca de 3mm cúbicos.
BRESAOLA: carne bovina ( em geral; coxão mole ou duro), temperada com sal, pimenta; especiarias e seca.
BOLEADOR: utensílio cortante, em geral de metal, usado p/ retirar a polpa de frutas e legumes em forma de bolinhas.
CARDAMOMO: especiaria indiana de sabor exótico e refrescante. Apresenta-se como uma semente envolvida por uma casquinha.
CARNE SECA: carne de boi salgada e seca ao sol.
CIBOULETTE: tipo de cebolinha, mais fina e menor, muito usada na culinária francesa para aromatizar e decorar pratos.
CROUTONS: cubinhos de pão torrados no forno convencional ou no forno de Microondas.
ÉCHALOTE: cebola de origem francesa, de tamanho pequeno e cuja casca é arroxeada. No Brasil, existe um tipo parecido, conhecido como cebolinha do nordeste.
ENFARINHAR/ENFARINHADA: cobrir com farinha/coberta de farinha.
ESCALDAR: mergulhar em água fria.
Depois vem mais...

Segunda-feira, dia de receitas leves. Uma dica excelente:

SALADA DE REPOLHO ROXO

INGREDIENTES:

1 pote de iogurte desnatado
1/3 x.c. de vinagre de maçã
3 c.s. de maionese light
1 c.chá de adoçante em pó
¼ de c.de chá de sal
½ x.c. de salsão picado
7 x.c. de repolho roxo cortado em tiras finas
3 cenouras raladas
cebolinha verde em tiras
3 maçãs verdes, sem sementes, cortadas em fatias finas
½ x. c. de alecrim ou endro dill fresco picado.

Preparo:
Em uma travessa funda, misture o iogurte, o vinagre, a maionese, a adoçante, o sal e o salsão. Misture à parte o repolho, as cenouras, as cebolinhas, aa maçãs e o dill ou alecrim. Misture tudo e acrescente a mistura do iogurte. Leve a geladeira pelo menos 1 hora antes de servir.

Valor calórico: 100 g: 52 kcal

domingo, 26 de outubro de 2008

Doce Macarron

"Saiba mais sobre a pâtisserie francesa:


A origem do macarron é discutida entre os italianos e franceses. A palavra vem do italiano macarone (massa) ou macherone (massa fina). “Afirma-se que o macarron chegou à França pelas mãos da comitiva de Caterine de Medicis, no século XVI. Já os franceses contam que a receita já era confeccionada nos monastérios de Cormery, desde o ano de 791. Durante essa época, os macarrons eram apenas biscoitinhos deliciosos de amêndoas e só ganharam recheio através do francês Pierre Desfontaines, fundador da Laduree já no século XX”, explica a cake designer Vanessa Martuscelli. A profissional destaca que não precisamos ir mais até a França para encontrar os macarrons. A iguaria tem sido bastante difundida no Rio de Janeiro, com um toque de brasilidade em sabores como cupuaçu e banana caramelada".

Fonte: Tv Globo, novela A Favorita.