sexta-feira, 13 de março de 2009

Novos ingredientes

Butiá, Umbu, Licuri, Feijão sopinha, Jaracatiára, Arroz farroupilha, Farinha ovinha, Farinha beiju, Farinha de pequi, Arroz do vale de Piancó, Cipó alho, Alfavaca, Pacová, Pimenta macaco...
Eles vem da agricultura familiar ou até de quintais anônimos e estão por aí: pulverizados nos pequenos comércios, nas feiras de produtores, nos estandes dos eventos de agricultura familiar e de produtos orgânicos, nos quintais, nas roças de gente curiosa e até nas praças.

Os ingredientes emocionam por sua personalidade e pela história de cada produtor.
Conhecê-los e começar a usá-los na cozinha faz com que não sejam extintos, incentiva sua produção e gera renda aos pequenos produtores .
Essa tem sido a missão de apaixonados pela cozinha e que pesquisam o Brasil.

MACARONS

Macarons

Apesar de os bem-casados estarem em alta nos casamentos, outro doce que vem conquistado espaço nas festas mais descoladas é o macaron. Essa espécie de biscoito com recheios de vários sabores é tradicionalmente servida durante chás da tarde, brunchs ou coffee break, como brinde, ou mesmo em coquetéis, acompanhado de champagne.

A minha sugestão para o Almoço de Páscoa




Bacalhau à Zé do Pipo- 8 pessoas

INGREDIENTES:
1.200 kg de Lombo de Bacalhau Dessalgado( ou 1 kg de Lombo de Bacalhau Salgado e Seco ) 1kg de batatas; pimenta em grão;1 l de leite ; 4 cebolas brancas; 4 colheres de manteiga; 2 xíc. c. de azeite extra-virgem; 1 xíc. c. de maionese; sal à gosto.

MODO DE PREPARAR:( Se o bacalhau é salgado e seco, deve antes ser dessalgado conforme as instruções. )Deitar o bacalhau em uma travessa refratária e cobrir com leite. Deixar por 12 horas. Depois, cozinhar o bacalhau no leite durante 5 minutos. Limpar a pele do bacalhau e espinhas. Para dar espessura às batatas cozidas e reduzidas a purê, juntar a manteiga e o leite . Temperar com sal. Cortar as cebolas em rodelas e refogar ligeiramente em bastante azeite. Acrescente o bacalhau. Num pirex untado, espalhar metade do purê. Cobrir com o bacalhau e regar com a maionese. Dispor as rodelas de cebola e, à volta, enfeitar a seu gosto com rosetas do purê que sobrou. Levar ao forno para aquecer e gratinar. Delicioso!

terça-feira, 10 de março de 2009

Páscoa

Você já está se preparando para a Páscoa?
Algumas dicas e receitas a partir de hoje.

Sardinha:
Seja de lata ou de peixaria, esse pescado de água fria contém ômegas 3,6 e 9 (gorduras essenciais ao organismo), além de ser fonte de proteína, cálcio, selênio, vitaminas B12 e D, ou seja, o alimento é pura nutrição. E outra coisa boa: uma sardinha grelhada em casa, possui 247 calorias. A mesma quantidade na lata tem 206 calorias. Ulalá...

domingo, 8 de março de 2009

Pausa para o intervalo

Os pequenos lanches entre as refeições são fundamentais para driblar a fome, e assim manter a forma. Confira algumas receitas magrinhas, gostosas, nutritivas que não comprometem a silhueta, nem o emagrecimento.
* 3 damascos/*! fruta+ 1 iogurte light/*1 c.s. de uva passa+ 2 castanhas/*2 fatias de pão light+ 1 fatia de peito de peru+ 1 fatia de queijo light/* 1 iogurte desnatado+ 2 c.s. de cereal light/*cenoura baby,pepino,erva doce e tomate cereja/*1 sanduíche de pão integral com queijo magro/*2 torradas com polenguinho light/*1 pacotinho de Clube social integral/*1 barra de cereal light/*1 pacotinho de torrada integral com queijo polenguinho/*1 iogurte com damascos picados e nuts (castanhas, amêndoas, nozes)/* 1 mix de frutas desidratadas picadas com nuts.

Treinou? Vá de carboidrato!

É oque indica uma pesquisa realizada pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). O estudo mostra que o consumo de alimentos ricos em carboidratos, logo após a prática de exercícios físicos, acerela o processo de recuperação do organismo e não engorda! Dicas das opões que podem ser incorporadas, sem exageros, à suas refeições depois da malhação:
-lanche natural com pão de forma integral
-bolcha de água e sal
-barra de cereal
-frutas.

O mineral antibarriga


Pequenas quantidades de CROMO ajudam a reduzir o desejo por doces e o acúmulo de gordura, principalemente na região abdominal.

Benefícios do CROMO:
- diminui o nível do colesterol;
-reduz as variações de humor;
-alivia sintomas da depressão;
-melhora a fadiga;
-aumenta a capacidade do corpo de sintetizar a massa muscular;
-ajuda no tratamento do diabetes tipo 2;
-ameniza a celulite, pois contribui para reduzir a gordura acumulada.

Outro suco. Este emagrecedor.


Ingredientes: suco de qualquer fruta com água, 1 c.s. de linhaça inteira, 1 c.s. de gergelim branco sem torrar, adoçante.
Modo de Fazer: Bata tudo no liquidificador e tome logo em seguida. Para facilitar a quebra das sementes de linhaça e gergelim, coloque-as de molho em pouco de água, um pouco tempo antes do seu uso.

Suco que ameniza a celulite


Ingredientes: 1 maçã, 1 pêra, 1 laranja, 2 talos de aipo, algumas folhas de hortelã, 4 cubos de gelo.
Modo de Fazer: passe tudo pela centrífuga, menos o hortelã (ou no liquidificador coando os ingredientes). Coloque o suco num copo com gelo e salpique a hortelã picadinha.