quinta-feira, 1 de abril de 2010

Mercado Municipal São Paulo

Os sabores do Mercado Municipal, em São Paulo


Há muito mais do que um suculento sanduíche de mortadela por entre as ruas do Mercado Municipal, em São Paulo. Os 12.600 metros quadrados do Mercadão, para os íntimos, dão vazão a uma profusão de sabores e cheiros que aguçam os sentidos humanos. Inaugurado em 1933 pelo escritório de arquitetura Ramos de Azevedo, o prédio – que passou por uma grande reforma em 2004 – é parte da vista bucólica do centro de São Paulo, bem ao lado da confusão de marreteiros da Rua 25 de março.
Maycon Silva
Pitayas vermelha e amarela
Maycon Silva
Abacaxi em gomos

Queijos, frutas, temperos, carnes... Tem de tudo e mais um pouco por ali. Basta uma volta para perceber quão rica é a diversidade culinária do local, conhecido por abastecer desde as cozinhas simples dos consumidores às mais rebuscadas, pertencentes aos grandes restaurantes paulistanos.

Nossa visita gastronômica começa nos estandes de frutas. Esqueça as comuns e delicie-se com sabores vindos do mundo inteiro. Ali, você encontra pitayas vermelhas e amarelas colombianas com a mesma facilidade com que toparia com uma banana na feira livre. A fruta espinhosa de gosto doce tem o poder de devolver um amor perdido, segundo o simpático vendedor Cláudio Luis, da Barraca do Juca. Se a pedida é fazer um drinque, por que não arriscar uma caipirinha com a variação de polpa cor rubra? A pitaya custa cerca de R$ 30 o quilo.

Opções para saborear como sobremesa, logo após o almoço, também não faltam. A granadilla, vinda da Colômbia, é boa para comer de colher e tem gosto semelhante ao do maracujá, porém muito mais doce. Lisandra Gonsalez, dona da Casa Gonzalez, indica também as tâmaras frescas de Israel e o abacaxi em gomos sem acidez, mais doce e macio que o comum, desenvolvido pela Imbrapa – como o nome diz, é delicioso para comer com a mão, arrancando o gominho da fruta.