sábado, 19 de junho de 2010

Novamente as Comidinhas do sucesso


Finger Food


Casamentos e festas mais descoladas já aderiram ao "finger food", ou seja, alimentos que são comidos com as mãos mesmo. Essa moda na gastronomia veio para ficar e sem dúvida é uma ótima opção para quem vai receber os amigos em casa.
Várias vantagens fazem você optar por esse conceito. Uma delas é a de oferecer vários sabores em uma refeição. Basta usar molhos variados. Os pratos principais são transformados em porções menores degustadas de uma vez só. É nessa hora que entra a criatividade. Vale fazer jantares temáticos, com comidinhas japonesa ou usar delícias da cozinha mexicana.
Também dá para adaptar alguns utensílios que se tem em casa, entre eles, pequenas tigelas, colherinhas ou mesmo potinhos de plástico próprios para isso que não custam muito caro.
Faca e garfo são pouco usados. O que auxilia na hora de comer são guardanapos, palinetes, colheres grandes, copinhos, cumbuquinhas, tacinhas e até outros alimentos com a função de base. O melhor dessa história é que você no final de tudo você não tem uma pilha de louça te esperando. Aproveite!

sexta-feira, 18 de junho de 2010

Todos que provaram dizem que o meu é o máximo



O TOMATE SECO
É uma deliciosa iguaria, proveniente do Sul da Itália. Em tempos antigos, ao passar por vilarejos, podia-se encontrar cordões preenchidos por lindos e perfumados tomates vermelhos pendurados nos beirais das casas campestres expostos ao sol para secagem. Hoje em dia, a secagem é realizada em modernos secadores, sendo os tomates temperados com sal, azeite, orégano e pimenta do reino.

O tomate seco é muito apreciado:
• Como “antipasto”, petisco ou aperitivo: puro, em cima do pão ou da torrada.
• Nas saladas: inteiro ou em pedacinhos
- Salada de rúcula e tomate seco,
• Salada com mussarela de búfalo, tomate seco e manjericão.
• Em sanduíches, de queijo, frango, etc.
• Muito usado nas pizzas, com mussarela e rúcula
• Nos molhos para massas, em pedacinhos, reforçando o molho de tomate fresco.

quinta-feira, 17 de junho de 2010

Inauguração do Savoir-Faire

 
Posted by Picasa
tem

Ontem foi inaugurado o Restaurante Savoir-Faire, do Chef Gabriel Bastos. Confiram!

Muito menos sal



A ordem vem das sociedades brasileiras de cardiologia, nefrologia e hipertensão: reduzir o consumo do sal de 6 g para 5g diárias, que equivale a pouco menos de uma colher de sopa. Desta forma irá se evitar 10% das mortes por motivos cardiovasculares.
Dicas:
- substitua o sal por condimentos como alho, cebola, salsa, cheiro-verde, manjericão.
- troque o sal refinado pelas versões light ou marinho.
- restrinja o consumo de carnes defumadas, salgadinhos, enlatados, embutidos e alimentos instantâneos.
- prefira a manteiga ou margarina sem sal.
- evite adicionar sal à comida.
- leia semore o rátulo dos industrializados e escolha os que possuírem menos quantidade de sal ( cd 2,4 g de sódio equivalem a 1 g de sal).

quarta-feira, 16 de junho de 2010

ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL 2

O corre-corre da vida moderna, está modificando o jeito das pessoas a se alimentarem.
Sem tempo para uma refeição adequada, como o arroz com o feijão, boa fonte de energia, fibras e proteínas, a torça pelo sanduíche fácil de ser engolido.
É possível conciliar rapidez, agilidade e alimentação saudável. Falando do sanduíche faça trocas a favor da variedade e da qualidade: o pão integral em vez do tradicional pão branco, folhas e verduras para aumentar a porção de fibras e o volume do recheio. O ideal é que se use apenas uma fonte protéica, como o queijo por exemplo.
As mesmas noções de equilíbrio valem para quem freqüenta restaurantes a quilo. Nestes locais, para fugir de um verdadeiro buffet de calorias, evite pegar muita coisa. Escolha apenas uma opção acompanhado de saladas e na hora da sobremesa prefira uma fruta a um doce.
Procure usar o relógio a seu favor. Coma 5 vezes ao dia obedecendo a horários regulares e fazendo refeições completas.
Alimentos industrializados não necessariamente os vilões Mas em excesso, elevam muito a ingestão de calorias. Salgadinhos de pacote, biscoitos recheados e refrigerantes, podem si, fazer parte do dia a dia, desde que com moderação. E nunca devem ser encarados como substitutos de alimentos saudáveis.
A regra nº 1 para uma boa refeição é cortar doces e gorduras. "Basta, na preparação das suas receitas preferidas, reduzir um pouco a quantidade de açúcar".
Diminuir o açúcar não altera em nada a consistência do bolo ou da sobremesa. "Você vai ver que nenhum dos seus convidados se queixará. Até o mais guloso dos gulosos comerá até à última migalha, sem suspeitar",
Com as gorduras, vá pelo mesmo caminho. Nos assados, o truque é retirar a pele - isto aplica-se às aves, naturalmente -, pois a pele é uma fonte de gordura sem rival. Os pratos com cremes, tão na moda, são igualmente uma tentação, mas há forma de os apreciar sem pôr em risco a saúde: substitua os cremes previstos na receita por leite magro. Obterá o mesmo sabor e metade das calorias.
Quanto às saladas, que compõem sempre a refeição ainda que não atraiam muito a nossa gula, o melhor é temperá-las com sumo de laranja ou de limão com muitas ervas. Evite os molhos industriais, são muito calóricos.
Corte as batatas fritas, prefira-as cozidas ou assadas. É que as fritas demoram a ser assimiladas, iludindo-nos: parece que ainda não estamos saciados e até lá vamos comendo, comendo.
Enquanto cozinhar, evite provar os mil e um pratos com que vai presentear seus convidados. Não petisque. Guarde-se para o jantar e seja moderado. Em vez de encher o prato, sirva-se de pequenas porções, de modo a apreciar de tudo um pouco mas, sem excessos. E, já que falamos sobre opções, se calhar, não resista a algumas das tentações que desafiam os seus olhos.
De manhã, perante as sobras - sobra sempre, não é? - contenha-se: nada de devorar aquele restinho de mousse de chocolate ou a última trouxa de ovos. Haverá outras festas.
O álcool também é inimigo de uma boa silhueta. Que o digam aqueles cuja barriguinha denuncia as cervejas a mais. E nas festas de Natal, como em quaisquer outras, as bebidas alcoólicas são da praxe. Vinho à refeição, champanhe, vinho do Porto não costumam faltar ao repasto, mas o mais saudável é intercalar com água.
Todavia, a regra de todas as regras é: não há regra sem exceção. Confuso? Não é preciso: é só uma maneira de dizer que, apesar dos conselhos de moderação, não deve privar-se de saborear os seus pratos preferidos. É que, às vezes, pior do que os excessos são as frustrações.

terça-feira, 15 de junho de 2010

ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL 1

Dicas para comer em restaurantes sem sair da linha
Lista de dicas e truques para comer fora sem engordar nem perder o prazer de uma boa refeição
Couvert
* Peça para trocar a diversidade dos patês cheios de maionese por um mais leve, como os de ricota, ou vegetais curtidos.
* Peça para trocar a diversidade dos patês cheios de maionese por um mais leve, como os de ricota, ou vegetais curtidos.
* Cuidado com o excesso de pães. Prefira os integrais e os que pareçam com o pão francês, evitando o estilo croissant e pães com recheios.
* Prefira vegetais e conservas que não absorvam tanta gordura como tomate seco, cogumelo e palmito e evite a berinjela que absorve muito.
* Outra dica: dispense o couvert e peça uma entrada leve, uma salada, um carpaccio com mostarda e parmesão, uma fatia de queijo, alguns crudités (legumes crus), azeitona. Essas são alternativas interessantes.

Truques
Se gosta de comer sobremesa:
* Diminua ou retire o aperitivo e qualquer bebida alcoólica. Coma o doce de verdade. Se puder divida com alguém.

Restaurantes
* Quase todos os restaurantes e lanchonetes têm opções "light" e de "baixa caloria". Pergunte ao garçom e coma de forma saudável e sem culpa, todos os grupos de alimentos: construtores (carnes, aves ou peixes e feijões), energéticos (cereais e massas) e reguladores (legumes e verduras).
* Não se sinta intimidado em perguntar que tipo de cocção (cozimento) é empregada na preparação do alimento que deseja comer. Prefira os grelhados, são mais saudáveis e contêm pouca gordura. Evite sempre alimentos gordurosos e com muito creme.

Algumas Sugestões
* Escolher pratos com molho de tomate, acrescentados ou recheados com vegetais como espinafre, brócolis, ervilhas, legumes e ricota.
* Evitar pratos com molho branco e com creme de leite, e excesso de queijo.
* Pedir uma salada para acompanhar seu prato. Porém cuidado com o excesso de molhos. Use mais limão com ervas. É bem menos calórico.
* Tente sempre associar um único tipo de carboidrato complexo (massa ou arroz ou purê) + 1 tipo de vegetal saboroso (legumes grelhados, saladinha, brócolis ao alho e legumes ao vapor).
* Cremes: podem dar um toque especial aos grelhados, mas procure escolher um que não contenha creme de leite. Para grelhados, boas opções são aqueles que vem com molho de frutas como molho de laranja, maracujá, frutas vermelhas, ou com mostarda e azeite.
* Carnes, aves e peixes: Cuidado com o tamanho da porção. Questione ao garçom e se possível divida essas calorias pedindo meia porção. Evite os "na manteiga", os "gratin" e qualquer tipo de preparação empanada ou frita.
* Acompanhamentos: Cuidado com as dobradinhas de porções, ou com porções grandes. Se pedir dois tipos de carboidratos poderá comer mais do que deve.
* Na churrascaria: Comece com um belo prato de salada com itens principalmente do reino vegetal. Comer só friturinhas, pães de queijo, saladas com maionese e queijos do bufê não vale. Para diminuir a gordura, retire aquela aparente das carnes, e a pele do frango, evite costela, cupim, carneiro, pois estas carnes são muito gordas! Até uma picanha dá para entrar no prato, mas vá devagar.
* Alguns pedidos básicos podem ser:
- Grelhados + arroz ou batata + acompanhamento de vegetais (refogados ou em forma de suflê, creme, purê);
- Massas com molho de tomate, vegetais e um grelhado;
- Sanduíches que contenham um recheio de frios sem cremes gordurosos ou maionese
- Sempre que possível acompanhado de salada e suco!
* Quando for a um bufê de saladas, tome cuidado com a oferta de pães, queijos, tortas, salgadinhos que pode ser maior do que de verduras e legumes. Prefira os antepastos, legumes grelhados, conservas, saladas e molhos leves, kani, ovo, também são leves.
* Uma fatia de pizza pode ser bastante nutritiva se você fizer a escolha correta. Faça opção por coberturas com vegetais como: escarola, rúcula, pimentão e cebola. Evite calabresa, queijos extra, azeitonas e azeite. Faça escolhas inteligentes!

Saladas
* Para avaliar se ela está adequada, inclua vários itens do grupo de vegetais(folhas verdes, cenoura, beterraba, tomate, brócolis, repolho, pepino), uma proteína (carne, queijo).
* Molhos de saladas: prefira os molhos de alcaparra, mostarda, iogurte, shoyu, oriental, e um toque de azeite. Peça sempre à parte para você medir quantas colheres colocar! Não ultrapasse a duas colheres de sopa .

Sanduíches
Os sanduíches são uma ótima pedida para um almoço rápido e prático. Prefira sempre trazer de casa e torná-lo o mais completo possível: pão, frios e queijos magros, verduras, queijo cottage ou requeijão para umedecer. Variando ao máximo os recheios protéicos (atum, frango ,blanquet de peru, salmão), além de incluir diferentes vegetais para obter uma alimentação rica e variada. Cuidado com o excesso de recheio e troque a maionese por queijo cottage ou iogurte dessorado. É bem menos calórico.

Sobremesas
Dê preferência às frutas como abacaxi e mamão, que contêm enzimas digestivas, ou manga, banana e até abacaxi grelhado, etc...pode ser saudável e menos calórico que tortas de chocolate. Mas se não resistir ao doce à base de chocolate e mais calórico, procure comer porções pequenas ou dividir a porção. E escolha aquelas com pouca gordura em vez de cremes, manteiga, leite e ovos.

Dicas
* Sucos: Exija sempre sem açúcar, mas se estiver querendo perder muito peso prefira água com gás e limão para um sabor mais forte ou os chás Mas se puder, evite líquidos nas refeições.
* Poder comer de tudo facilita o controle de calorias e a fidelidade ao menu. O perigo está em ficar de olho apenas na quantidade, e não na qualidade, o que pode gerar uma alimentação errada. É importante que “VOCÊ” saiba escolher.

Alerta contra a gordura TRANS (VEJA- Fev 2005)

“A indústria alimentícia começa a fabricar uma boa notícia no Brasil: a redução e mesmo a eliminação em produtos muito consumidos da mais nociva de todas gorduras, a TRANS. Criada para dar mais sabor, melhorar a consistência e prolongar o prazo de validade de alimentos, a gordura TRANS, está na pipoca do Microondas, nos salgadinhos de pacotes, nos biscoitos, nos sorvetes, margarinas e vários outros itens da rede Fast-food. Como a batata frita, os nuggets e as tortinhas doces. A TRANS, é um fator de risco para infartos, derrames, diabetes e outras doenças. O melhor a fazer é tentar bani-la do cardápio. A Trans surge da transformação de óleos vegetais líquidos em sólidos, por meio de um processo químico chamado hidrogenação parcial. Como sua origem é vegetal, durante muito tempo ela foi tida como uma opção mais saudável à gordura saturada, que, conforme se descobriu no fim da década de 50, faz mal ao coração. Encontrada sobretudo em carnes vermelhas, ovos e leite, entre outros alimentos, a gordura saturada aumenta os níveis no sangue do mau colesterol, o LDL. No fim da década de 90, várias pesquisadas demonstraram que a Trans é mais nociva do que a saturada. A explicação é que durante a solidificação dos óleos vegetais, as moléculas de gordura passam por um rearranjo estrutural que faz com elas, ao ser ingeridas, facilitem o depósito de LDL, nas paredes das artérias coronárias. Além disso, a TRANS, reduz as quantidades de uma proteína essencial à produção do bom colesterol, o HDL. Para a indústria, a dificuldade é substituir a gordura TRANS, sem alterar as características dos alimentos. Uma das grandes vantagens da gordura TRANS é que ela pode ser reaproveitada várias vezes sem perder as suas características iniciais. O ideal é não consumir gordura TRANS, O limite máximo deve ser inferior a 1% do total de calorias ingerido diariamente. Sendo que o consumo médio de gordura TRANS, chega a 3% do total calórico diário.”

Outra sugestão para massas

CAPONATA DE ABOBRINHA COM HORTELÃ
6 pessoas
1/2 xícara de azeite
4 dentes de alho cortados em lâminas
1/2 pimenta-dedo-de-moça cortada em rodelas (ou a gosto)
4 abobrinhas cortadas em fitas (use um descascador de batatas
ou mandolim)
1/2 xícara de uva-passa branca
1/2 xícara de folhas de hortelã fresca
Sal a gosto

Modo de Fazer:
1 Em uma frigideira, aqueça o azeite e refogue o alho e a pimenta até o alho murchar. Junte as abobrinhas e as passas e cozinhe em fogo alto por 5 min, ou até que a abobrinha comece a mudar de cor e fique al dente (ganhe um tom verde mais intenso).
2 Tempere com sal e adicione a hortelã. Misture rapidamente e desligue o fogo. Deixe esfriar e sirva com fatias de pão ou guarde na geladeira de um dia para o outro, em uma vasilha bem tampada.
Dica: essa caponata serve também como um delicioso molho para acompanhar massa curta do tipo penne.

domingo, 13 de junho de 2010

PROJETO DE COZINHA

A cozinha virou lugar de encontro, por isso, vale à pena investir n ambiente para torná-la um lugar especial.
Armários não chegam mais até o teto, atingem, em média, 2m de altura facilitando o acesso aos utilitários. Os módulos superiores ficam, em média, a 65 cm da bancada.
Os laminados plásticos são imbatíveis quando se trata de revestimento, principalmente se for um cozinha de uso diário.
O fogão de mesa é uma tendência, oferecendo opção de grelha, chama e aquecimento vitrocerâmico.
Carrinhos volantes guardam de talheres a legumes e servem de apoio para quem não dispõe de uma ampla bancada.
O branco nunca cansa e aceita cores vibrantes em alguns módulos dos armários, numa parede ou no piso.
Uma mesa de madeira ou um gaveteiro de aço inox: a mistura de materiais traz charme ao ambiente.
Entre o fogão e a coifa, revista a parede de uma chapa de aço para proteger a gordura. Os equipamentos ficam a uma distância de 80 cm.
Mantenha os eletros domésticos sempre à mão. Se puder, fixe nas paredes. Fica até para decoração. Desta forma você usará sempre.

MASSA DELICIOSA E PRÁTICA





Colocar numa panela de pressão:
- 1 lata de molho de tomate
- 4 latas de água filtrada ( a mesma medida da lata do molho)
- 1 caldo de carne
- 1 pacote de massa ( preferência PENNE)
- 1 triângulo de queijo gorgonzola

Tampe a panela de pressão e assim que esta apitar, diminua o fogo (médio) e conte 7 minutos. Tire o ar, abra a panela. Mesmo que fique um pouco molhado, não se assuste, seca rápido. Retire da panela e adicione 1 caixa de creme de leite, cebolinha picada e queijo ralado.

Sirva imediato. MARAVILHOSO!

Querendo sofisticar acrescente:
- tomate seco, ou
- presunto de Parma picado (200 g), ou
- molho mais espesso de camarão ( servido à parte), ou
USE A SUA IMAGINAÇÃO.