terça-feira, 28 de julho de 2009

Coquetel Firmeza



Este drinque eu tomei num famoso restaurante em SP. Chama-se GIM FIZZ. É um a versão sólida. Montada em uma colher, a bebida é para ser tomada a mordidas. "Na boca, você sente as camadas do limão crocante cristalizado, a gelatina de gim, o gás do açúcar frisante e a espuma de limão que enfeita o drinque". Li tempos depois, como se faz este drinque, numa revista gastronômica. Quem escreveu, foi o mixólogo Marcelo Vasconcellos.

SABIA QUE?




Um mercado promissor
Considerada a mais consumida no mundo, a carne suína é apenas a terceira colocada entre as mais apreciadas pelos brasileiros. Na visão de especialistas, apesar do crescimento dos últimos anos, o consumo dessa carne ainda tem muito espaço para se expandir no Brasil.

segunda-feira, 27 de julho de 2009

Desvendando os rótulos dos alimentos

1. Porção: o tamanho da porção é importante para fazer a comparação com alimentos similares e, também, para ter como base uma quantidade ingerida. Assim, se você ingerir 2 porções, os valores nutricionais informados no rótulo deverão ser multiplicados por dois.

2. Calorias: é a quantidade de energia que a porção irá fornecer. Alimentos com elevado valor calórico devem ser evitados, pois o excesso de calorias leva ao ganho de peso.

3. Cuidado com esses nutrientes: ingerir muito açúcar simples (refinado), gordura saturada, gordura trans, colesterol e sódio aumenta o risco para desenvolver doenças crônicas como doenças do coração, alguns tipos de câncer, diabetes ou pressão alta. Assim, deve-se ingerir a menor quantidade possível desses nutrientes.

4. Abuse desses nutrientes: o consumo adequado de Fibra alimentar, Cálcio e vitaminas, melhora a sua saúde reduzindo o risco de desenvolver determinadas doenças

5. Entenda o rodapé: quando, na informação nutricional, há um item seguido de asterísco (*) ou de um número entre parênteses (1), isto significa que você deve procurar alguma informação abaixo da tabela nutricional (rodapé). No exemplo, a %VD é baseada em uma dieta de 2000 calorias.

6. Porcentagem do valor diário recomendado (%VD): A %VD ajuda a determinar se a porção do alimento apresenta uma quantidade grande ou pequena de um determinado nutriente.

5%VD ou menos: baixo
20%VD ou mais: alto

7. Ingredientes presentes no alimento: nos ingredientes, você encontra todas as substâncias presentes no produto. Se você apresenta alguma intolerância ou alergia, verifique neste item se o alimento contém ou não a substância ou nutriente que deve evitar.

Fonte: DIETA E SAÚDE

Definição dos tipos de restaurantes italianos.

Ristorante: não tem dúvida, é um restaurante, como qualquer outro, brasileiro, português, francês… Normalmente tem serviço mais completo e ambientes maior. Aqui e na Itália, é a mesma coisa.

Cantina: é o lugar onde se produz ou vende vinho. Não necessariamente um restaurante.

Trattoria: é um restaurante simples, normalmente de administração familiar e cozinha modesta. São mais parecidos com as “nossas” cantinas. Normalmente servem cozinha regional, uma marca na cultura gastronômica italiana. “Apesar da simplicidade, a comida é de excelente qualidade e os preços são baixos, o que culminou na sua alta popularidade”. “Aliás, o surgimento desse tipo de restaurante se deu graças ao êxodo rural e à alta procura das pessoas pelos centros históricos italianos.”

Osteria: é um restaurante que funciona em uma hospedaria. O termo teria surgido na antiga Roma e continua sendo utilizado até hoje. “É um local onde se vende preferencialmente vinho, ou outras bebidas alcoólicas, e alguns pratos regionais de execução rápida e simples. Também se caracteriza por possuir quartos simples para que as pessoas passem a noite e são localizadas, normalmente, nas periferias das cidades, ao lado de portos ou mesmo em estradas.”

Hoje em dia, mesmo na Itália, os termos são intercambiáveis e não respeitam necessariamente a definição da palavra.