1. Porção: o tamanho da porção é importante para fazer a comparação com alimentos similares e, também, para ter como base uma quantidade ingerida. Assim, se você ingerir 2 porções, os valores nutricionais informados no rótulo deverão ser multiplicados por dois.
2. Calorias: é a quantidade de energia que a porção irá fornecer. Alimentos com elevado valor calórico devem ser evitados, pois o excesso de calorias leva ao ganho de peso.
3. Cuidado com esses nutrientes: ingerir muito açúcar simples (refinado), gordura saturada, gordura trans, colesterol e sódio aumenta o risco para desenvolver doenças crônicas como doenças do coração, alguns tipos de câncer, diabetes ou pressão alta. Assim, deve-se ingerir a menor quantidade possível desses nutrientes.
4. Abuse desses nutrientes: o consumo adequado de Fibra alimentar, Cálcio e vitaminas, melhora a sua saúde reduzindo o risco de desenvolver determinadas doenças
5. Entenda o rodapé: quando, na informação nutricional, há um item seguido de asterísco (*) ou de um número entre parênteses (1), isto significa que você deve procurar alguma informação abaixo da tabela nutricional (rodapé). No exemplo, a %VD é baseada em uma dieta de 2000 calorias.
6. Porcentagem do valor diário recomendado (%VD): A %VD ajuda a determinar se a porção do alimento apresenta uma quantidade grande ou pequena de um determinado nutriente.
5%VD ou menos: baixo
20%VD ou mais: alto
7. Ingredientes presentes no alimento: nos ingredientes, você encontra todas as substâncias presentes no produto. Se você apresenta alguma intolerância ou alergia, verifique neste item se o alimento contém ou não a substância ou nutriente que deve evitar.
Fonte: DIETA E SAÚDE