sábado, 28 de fevereiro de 2009

ARROZ NEGRO






Conhecido como o caviar dos grãos, o arroz negro selvagem é feito de grãos longos, escuros e com formato de agulha. A sua consistência é mais firme na parte externa, porém mais macia internamente.

Seu sabor impressiona. Por isso não deve ser usado em qualquer prato. Aproveite esse delicioso ingrediente em receitas mais elaboradas feitas com carnes defumadas, peixes, faisão ou mesmo em uma saladinha especial. Outra forma de preparo é misturá-lo ao arroz branco com frutas secas ou oleaginosas.

Massa: Cozimento Al dente


O termo Al dente define o ponto em que a massa está firme e suavemente crocante. Este tipo de cozimento é digerido mais lentamente e nos ajuda a ficar saciados por mais tempo.

quarta-feira, 25 de fevereiro de 2009

QUARESMA- TEMPO DE PEIXES

DICAS SABOROSAS:

- POSTA DE PEIXE SALMONADA:
Pincele uma posta de peixe de boa qualidade: badejo, cação ou de sua preferência , com 50 ml de azeite, suco de 2 limões, 50 ml de molho de soja e 2 sachês de hondashi ( tempero de peixe). Deixe marinar por 1 h. Levar para assar no forno ou use a panela elétrica. Decore com cheiro verde picado e sirva com uma bela salada de folhas.

- FILÉ DE SALMÃO GRELHADO:
Asse o peixe já temperado, em papel alumínio. Aqueça alcaparras no azeite, derrame sobre o salmão assado e complete com geléia de framboesa.

segunda-feira, 23 de fevereiro de 2009

Cuidados ao se alimentar na rua:

- Escolher pontos de venda com boas condições de limpeza
- Procurar saber se o local passa por fiscalização
- Evitar alimentos suspeitos, mal conservados e mal embalados
- Evitar comer alimentos preparados com ovos crus ou mal cozidos
- Atenção ao comer glacês e doces recheados; estes produtos, junto com a maionese, são os alimentos que mais causam intoxicação alimentar

Principais bactérias que podem contaminar os alimentos:


- Salmonela: bactéria mais comum. É característica em situações epidêmicas de intoxicação alimentar, com quadros de vômitos, diarréia e febre;

- Shigella: menos frequente, mas causa diarréia grave;
- Toxina do Staphylococcus: causa diarréia e muito vômito, e os sintomas começam a aparecer cerca de quatro horas depois da ingestão do alimento contaminado

* A intensidade dos sintomas depende da quantidade de alimento contaminado ingerido e da imunidade de cada organismo.

Fonte: infectologista Cassimiro Baesso