sexta-feira, 16 de janeiro de 2009

Para o fim de semana: BOBÓ DE CAMARÃO


Ingredientes:
500 g de camarão e temperado com sal e limão; 1 colher (sopa) de azeite de dendê;1 pimentão verde picado; 1 lata de molho de tomate; 1 vidro de leite de coco; 2 colheres (sopa) de azeite de oliva; 2 tabletes de caldo de camarão; 1 kg de mandioca descascada cozida e passada no liquidificador (mais fácil); cheiro verde à gosto.

Modo de Fazer:
Em uma panela grande, coloque um litro de água, a mandioca, o caldo de camarão Leve ao fogo e cozinhe até a mandioca ficar macia. Retire do fogo e quando esfriar um pouco bata a mandioca no liqüidificador com parte do caldo. Se necessário, coloque mais caldo, de modo a obter um mingau não muito grosso. Reserve. Numa outra panela, de preferência de barro, aqueça o azeite e jogue a cebola em rodelas e depois junte o molho de tomate, mais o leite de coco . Quando iniciar fervura, junte o camarão, o pimentão e cozinhe em fogo baixo por cerca de 5 minutos. Adicione a mandioca e deixe aquecer bem. Verifique o tempero. Acrescente o azeite-de-dendê, misture bem e sirva a seguir. Jogue cebolinha picada à gosto. Sirva apenas com arroz branco e uma salada de folhas. ESPLÊNDIDO!

Manual do Peixe Fresco



Peixe fresco não tem cheiro ruim. O odor deve ser apenas o da maresia. Outras dicas para a hora da compra: as guelras devem estar sempre vermelhas, os olhos brilhantes e a textura, firme.
O camarão só compre em lugares que conheça e que possa saber a procedência.Sempre compre com casca. Prefira os camarões de casca lisa e corpo inteiro. Rabo e pescoço quebrado sinalizam manuseio exagerado e falta de frescor.

quinta-feira, 15 de janeiro de 2009

Algumas dicas valiosas

1- A pimenta síria é usada em temperos, principalmente para quibes e frangos. Experimente misturar com noz-moscada para realçar o sabor.

2-O queijo Roquefort tem como matéria prima o leite de ovelha. Tem um sabor apurado e é excelente para acompanhar vinhos.

Esta então é super fácil


LASCAS DE PARMESÃO COM MEL
Ingredientes:
500 g de queijo parmesão; 60 g de mel.
Modo de Fazer:
Corte o queijo em lascas colocando-o sobre um prato. Coloque o mel num pequeno recipiente e coloque no prato, para que se possa jogar o mel no queijo.
Se quiser use favas de mel para enfeitar. Fica super exótico.

Outra fácil e diferente


BRESAOLA COM QUEIJO PECORINO
Bresaola,tipo de frio de carne curada, que pode ser encontrado já fatiado em embalagem a vácuo em supermercados e casas do ramo.
Queijo Pecorino, é um queijo duro, compacto, com sabor forte (dependendo do grau de maturação), muitas vezes usado ralado.

Ingredientes:
200 g de Bresaola; 100 g de queijo Pecorino; 1 limão siciliano; 1 c.sobremesa de pimenta rosa em grãos; 60 ml de azeite extra-virgem.
Modo de Fazer:
Distribua a bresaola fatiada em um prato redondo e regue-a com o suco do limào siciliano, a pimenta e o azeite. Adicione o queijo fatiado para decorar. Bárbaro para servir nestes dias muito quentes.

Receita Super fácil



FOLHADO DE QUEIJO COM ORÉGANO
Ingredientes:
400 g de massa folhada pronta;80 g de creme de leite fresco; 240 g de queijo catupiry; 1 c.sopa de orégano.
Modo de Fazer:
Misture o creme de leite, o catupiry e o orégano formando uma pasta. Reserve. Corte a massa no formato de um quadrado. Recheie a massa com a pasta e feche com outro quadrado de massa. Leve para assar em forno pré-aquecido a 180 graus.
Aperitivo excelente e super fácil de executar.

quarta-feira, 14 de janeiro de 2009

Sucos refrescantes para os dias quentes




Limonada: bata no liquidificador 1 litro de água mineral gasosa, com suco de 3 limões e gelo. Coloque em taças grandes, ponha adoçante e enfeite com raspas de limão.

Suco de manga com sorvete light: Bata no liquidificador 4 mangas com meio litro de água. Ao servir, ponha nas taças com uma bola de sorvete de nata light.

Frapê de papaia: Prepare um pacote de gelatina diet de laranja, resfrie e bata no liquidificador com um mamão papaia e um copo de iogurte natural desnatado.


Deliciosos e irresistíveis!

Segredos de Réchaud



A chama que alimenta um réchaud costuma ser mais fraca do que a do fogão. Por isso os pratos demoram um pouco mais para ficar prontos. Pelo mesmo motivo, evite preparar grandes quantidades de uma só vez.
Como precaução, sempre coloque o fogareiro sobre uma bandeja de metal. Quando terminar, abafe a chama. Nunca jogue água sobre ela. Isto faz o fogo subir. Muito perigoso!
Previna-se ao executar flambados. No momento em que despejar a bebida alcóolica,
certifique-se de que não há fogo em volta da panela, mas na parte de baixo. Caso contrário, pode haver acidente.

terça-feira, 13 de janeiro de 2009

Virou arroz-de-festa



A antiga iguaria chinesa, com sua coloração preta, chega nos cardápios dos brasileiros.
Fica bárbaroooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooo, se temperado com niráh e servido com salmão ao curry. Experimente.

Os vários tipos de arroz e seus usos

<

ARBÓRIO E CARNAROLI
Utilizados na preparação dos risotos na culinária italiana, absorvem uma quantidade maior de líquido e também o sabor dos temperos.

BASMATI
Originário da Índia, de grãos longos e sabor pronunciado, é usado em pratos da cozinha asiática e contemporânea.

INTEGRAL
Tem o grão descascado, mas não é polido como o arroz branco. Conserva assim, sua película externa, mantendo mais nutrientes.

SELVAGEM
Apesar do nome, não tem parentesco com o arroz. É uma gramínea com grãos longos, finos, e sabor amendoado.

segunda-feira, 12 de janeiro de 2009

Carne branca


Prefira a carne branca. Uma porção tem 15% menos calorias e metade da gordura da carne vermelha.

Azeitonas



Azeitonas contêm só 5 calorias.