sábado, 23 de janeiro de 2010

Aperitivos no abacaxi



A fruta, tropicalíssima, empresta seu formato para serem espetados tomates-cereja, mussarelas de búfala e azeitonas pretas na festa.

CEVICHE

 
Posted by Picasa


Resultado do encontro de ingredientes andinos com europeus. Este prato é um dos mais apreciados no Peru e considerado patrimônio nacional.
Cebiche, Seviche, Ceviche ou Sebiche?
Já se deparou com diferentes grafias para a palavra Ceviche? O professor Jaime Ariansen, estudioso da história da gastronomia, explica as diferentes versões para os tipos de escrita: “alguns atribuem a origem do nome aos marinheiros ingleses, que, ao chegar aos portos peruanos, degustavam um prato típico que chamavam de ‘sea beach’ ( pescado de praia)e daí o ‘Ceviche’.
Estudiosos como o historiador Juan José Veja encontram a origem do ‘seviche’na palavra árabe
‘sibech’, que é como se designa a comida ácida.
Preparo:
Embora a técnica possa parecer complicada, o ceviche tem uma fórmula básica que se repete nas receitas, com uma ou outra variação. Além dos pescados são cinco os ingredientes essenciais: laranja ou limão- pois é o elemento cítrico que irá cozinhar o peixe-, Cebola, sal, ervas e pimenta. Por meio desta marinada ácida, os pescados sofrem uma “cocção” e incorporam sabores. Com poucos ingredientes, mas de preparo apurado, a receita é degustada aos bocaditos, segundo hábito inca.

MAHJONG DE ABACAXI

 
Posted by Picasa

MAHJONG DE ABACAXI

Ingredientes: 1 abacaxi sem casca corta em quadrados pequenos e muito certos; 1 manga bem madura; 1 melão; 250 g de açúcar cristal.
Modo de Fazer:
Calda de manga: Bata a manga no liquidificador e leve ao fogo com 100 g de açúcar até ficar bem amarelo e mais grossa a calda.
Calda de melão: Bata o melão no liquidificador e leve ao fogo com 100 g de açúcar. Deixe reduzir até que a calda fique mais grossa.
Montagem:
Disponha os quadrados do abacaxi como se fosse um jogo. Coloque o restante do açúcar (50 g) em cima e queime com um maçarico. Sirva as duas caldas à parte. Caso não tenha o maçarico, pode colocar uma calda de açúcar caramelizado em cima dos cubos de abacaxi que dará mais ou menos o mesmo efeito.

terça-feira, 19 de janeiro de 2010

Creme de Manga- MARAVILHOSOOOOOOOOOOOOO...


Ingredientes:
polpa de 2 mangas háden; 1 vidro de leite de coco; raspas de gengibre (1 c. sobremesa),
1 c. sopa de sopa de hortelã picada, 2 c. de sopa de limão siciliano, 4 c.sopa de açúcar, frutas da estação picadas à gosto.

Modo de Fazer:Bata a polpa da manga no liquidificador. Coloque o creme da manga em um recipientee junte os demais ingredientes (menos a frutas picadas). Leve para gelar. Depois acrescente as frutas picadas por cima do creme gelado e sirva imediato. Bárbaro: fácil a elaboração e muito leve.

domingo, 17 de janeiro de 2010

É bárbara esta salada. Experimentem...



Salada de Melancia

Ingredientes

1 prato de sobremesa de Melancia/6 Azeitonas Pretas em rodelas/1 x.café pequeno de folhas de Hortelã/ 2 c.s.Azeite de Oliva Extra Virgem/1 pires de café de Queijo de Cabra tipo Feta/1 c.s.de Pimenta rosa.
/
Modo de preparo

Corte a melancia em cubos e tire as sementes. Pique o queijo e misture com o azeite de Oliva Extra Virgem. Corte azeitona preta e pique a hortelã. Misture com a melancia e os demais ingredientes.

Bolinho de arroffles




Bolinho de arroffles

200g de mandioquinha cozida; 400g de arroz; 100g de parmesão ralado; 4 colheres (sopa) de creme de leite; 1 colher (sopa) de caldo de galinha; 20g de batata frita ondulada sabor cebola e salsa; 1 colher de salsinha. Recheio: carne seca desfiada e temperada; parmesão ralado; pimenta biquinho.

Moer a mandioquinha já cozida, misturar com o arroz, a salsa, o caldo de galinha e o creme de leite. Por último, o parmesão e a batata frita. Formatar em bolas e abrir em círculos. Rechear com a carne seca, a pimenta biquinho e o parmesão. Fritar em óleo bem quente

Biroguetti à bolonhesa




Biroguetti à bolonhesa

750g espaguete; 1kg de carne moída bem limpa; 400g de cebola picada bem pequenininha; 150g de salsinha picada bem pequenininha; 150g de cebolinha verde picada bem pequenininha; 3 ovos inteiros; 4 ½ colherinhas (café) de pimenta malagueta batida; 3 dentes de alho amassados; 3 colheres (sopa rasa) de sal; 1 ½ colheres (sopa) de farinha de trigo; 1 xícara (chá) de azeite; 2,250kg de tomate para fazer molho; 150g de azeitona verde picada bem pequenininha; 150g de queijo parmesão ralado; 5 colheres (sopa) de maisena; ½ litro de leite.

Primeiro, cozinhe o espaguete al dente e reserve. Refogue bem, no azeite, a cebola, o alho, a pimenta, o sal, a salsinha, a cebolinha verde e a carne moída. Depois de bem refogadinho, sempre mexendo, coloque os ovos inteiros e a farinha de trigo (dissolvida num pouquinho de água). Deixe cozinhar em fogo baixo. Em seguida, coloque o molho de tomate ao sugo, a azeitona e o queijo parmesão ralado e, por último, o espaguete previamente cozido. Deixe cozinhar mais um pouco. Dissolva bem a maisena no leite e, quando tudo estiver bem cozido, despeje, sempre mexendo, para não empelotar. Deixe sempre o fogo baixo e não pare de mexer. Quando estiver desgrudando do fundo da panela, retire do fogo e deixe esfriar. Para enrolar os quitutes, coloque luvas e as umedeça com azeite (não serve óleo). Por último, enrole os quitutes, passe na farinha de rosca, no ovo e na farinha novamente. Frite em gordura não muito quente.
Observação: Quando despejar o espaguete no molho, tenha cuidado para não quebrar.