sábado, 7 de agosto de 2010

Continuando a falar sobre Carnes

Assar
Assar é um método de preparo por calor seco. Significa preparar a carne dentro do forno em uma travessa ou em uma panela sem tampa, permitindo que o calor seco circule livremente até que o alimento esteja cozido e que a sua parte externa esteja dourada. É o procedimento indicado para cortes de carne grandes (mais de 1,5 kg), mais macios e com um pouco de gordura (que garante a sua maciez). Para deixar a carne assada ainda melhor, coloque-a sempre na parte central do forno.
Cortes com uma leve cobertura de gordura permanecem mais suculentos. O ideal é que sejam assados em forno com temperatura baixa a moderada (entre 160ºC e 170ºC) por tempo longo, para evitar que o tamanho da peça de carne se reduza muito. Devem ser servidos bem-passados.
Ao usar cortes magros, é preciso tomar cuidado para que o assado não fique seco. É preciso regá-lo freqüentemente com algum molho ou líquido ou envolvê-lo em papel-alumínio assando-o em alta temperatura (200ºC) e por pouco tempo.
É sempre bom pesar a carne antes de assá-la. Para cada 0,5 kg de carne bovina, calcule entre uma hora e uma hora e meia para assar. Quando calcular a quantidade de carne para um determinado número de pessoas, lembre-se de que, quando é assada, a carne perde água e, portanto, sofre considerável redução de peso.
Quando retirar a carne assada do forno, aguarde uns dez minutos até cortá-la, pois ficará mais fácil de fatiar e os sucos e sabores se acentuarão.
Alguns dos cortes que podem ser assados são o peito, o cupim, a costela, o contrafilé, o filé mignon, a picanha, a alcatra, a maminha, o coxão duro, o lagarto, o coxão mole e a fraldinha.

sexta-feira, 6 de agosto de 2010

Falando de carnes


Grelhar
Grelhar é um método de cozimento por calor seco. "Grelhar" significa assar ou tostar a carne em cima de uma grelha. É uma forma de preparo adequada para cortes magros e macios. Para grelhar a carne, não deixe de preaquecer a grelha. Recomenda-se grelhar bifes com pelo menos 2 cm de altura, pois bifes muito finos podem ficar secos e passar do ponto rapidamente. Pedaços mais grossos podem ser grelhados em temperatura menor do que a utilizada para os mais finos, pois os bifes grossos necessitam de maior tempo de cozimento da parte interna e é preciso evitar que a sua superfície fique torrada demais. É sempre importante tostar a carne de um lado (selar a superfície, para que os sucos da carne não se percam) e, depois, virá-la para tostá-la do outro lado. Prefira espátula ou pinça para virá-la, pois, assim, evita furá-la. Se usar garfo, espete apenas o cantinho da carne.
Os cortes que podem ser grelhados são os de lombo como a bisteca, o filé mignon, o contrafilé, a alcatra, o miolo da alcatra, a picanha, a maminha, a fraldinha, o patinho e o coxão mole, além do hambúrguer de carne moída.

quinta-feira, 5 de agosto de 2010

MOUSSE DE CHOCOLATE



Ingredientes:

3 ovos
200 g de chocolate meio amargo
2 c. (sopa) de açúcar
1 lata de creme de leite

Modo de Fazer:
Bata as gemas até dobrarem de volume. Junte o açúcar e continue batendo. Derreta o chocolate e acrescente à gemada. Junte o creme de leite batendo sempre. Por fim, as claras em neve (bem batidas mesmo) misturando rapidamente na batedeira. Adicione, se quiser, licor de cacau para dar um gostinho suave (pode ser 3 ou 4 c. de sopa). Leve à geladeira. Enfeite com um galho de alecrim.

quarta-feira, 4 de agosto de 2010

CAPONATA DE ABOBRINHA COM HORTELÃ



Ingredientes:

1/2 xícara de azeite
4 dentes de alho cortados em lâminas
1/2 pimenta-dedo-de-moça cortada em rodelas (ou a gosto)
4 abobrinhas cortadas em fitas (use um descascador de batatas
ou mandolim)
1/2 xícara de uva-passa branca
1/2 xícara de folhas de hortelã fresca
Sal a gosto.

Preparo:
1 Em uma frigideira, aqueça o azeite e refogue o alho e a pimenta até o alho murchar. Junte as abobrinhas e as passas e cozinhe em fogo alto por 5 minutos ou até que a abobrinha comece a mudar de cor e fique al dente (ganhe um tom verde mais intenso).
2 Tempere com sal e adicione a hortelã. Misture rapidamente e desligue o fogo. Deixe esfriar e sirva com fatias de pão ou guarde na geladeira de um dia para o outro, em uma vasilha bem tampada.
Dica: essa caponata serve também como um delicioso molho para acompanhar massa curta do tipo penne.

terça-feira, 3 de agosto de 2010

Enganando as Tentações

-Granola com iogurte
Basta uma colher de sopa dos cereais em um copo de iogurte. A mistura é rica em nutrientes e fibras, que ajudam na função intestinal. Além disso, possui grande poder de saciedade.
-Frutas desidratadas
Boas opções são abacaxi, mamão, uva, damasco e maçã. Podem ser levadas na bolsa . Só não se deve exagerar: no máximo 50 gramas por dia.
-Frutas assadas
Podem ser feitas no forno ou no micro-ondas, polvilhadas com canela e adoçante.
-Morangos com adoçante em pó
O morango é uma fruta pouco calórica e que dá sensação de saciedade.
-Sorvete de suco
-Basta fazer o suco de uma fruta e colocá-lo em forminhas de gelo. O ideal é usar adoçante, e não açúcar.
-Gelatina coloria em forma de balas. Faça fôrmas de gelatina coloridas e corte em quadrados tipo balas. Além de um lindo visual, dá um sensação de saciedade.

segunda-feira, 2 de agosto de 2010

Contra as tentações

Todo mundo já teve aquela vontade irresistível de atacar um doce ou de acabar com um pacote de salgadinho no meio da tarde. Mas o que fazer para evitar o peso na consciência e os quilinhos a mais? É recomendável tomar um lanche no meio da tarde. Mas é preciso evitar o consumo das chamadas calorias vazias, presentes em alimentos como chocolates, bolachas e salgadinhos, que só trazem energia e não têm nutrientes.
O condicionamento também é um fator importante. Se a pessoa ingere todo dia, no mesmo horário, um docinho, por exemplo, dentro de algum tempo seu organismo se acostumará a essa rotina e é possível que ela sinta necessidade de ingerir açúcar. Antes de sair comendo, o 'faminto' deve ponderar se realmente está com fome ou se tem apenas um desejo passageiro. No segundo caso, os especialistas recomendam outra atividade para espantar a gula, mesmo que seja beber um copo de água.