sexta-feira, 6 de fevereiro de 2009

SALADAS PARA ENCARAR O VERÃO

Rio 40 graus. O sol pode até não aparecer mas o calor que tem feito faz com que qualquer um tenha vontade de encarar uma refeição mais leve e saudável. Uma saladinha se torna a opção óbvia e o que não faltam, principalmente aqui no Rio, são restaurantes que investem no assunto. Nada de alface, tomate e palmito. Ou molhos banhados na maionese. O que se vê por aí são combinações criativas, antenadas com a estética do prato, novos ingredientes, molhos inusitados… Uma listinha com endereços e sugestões apetitosas segue pra vocês. Quem tiver outras dicas, nós agradecemos.

celeiroCeleiro

Sempre crio uma expectativa ao chegar ao Celeiro. O que será que tem hoje? Dispostas em sistema de bufê encontram-se as precursoras saladas de Rosa Herz, que digo sem medo, foi a responsável por transformar a saladinha em prato principal. Sempre tem novidades, fruto das pesquisas de novos ingredientes, do que de mais fresco e viçoso tem no mercado. Que tal feijão-preto com mamão? Melão ao curry? Chuchu ao molho de iogurte e pimenta rosa? Improvavél e delicioso.

Gula Gula

Não me canso dos clássicos, mesmo que haja sempre uma boa surpresa no capítulo que exibe as novidades. As preferidas: peru e milho com abacaxi ao molho de creme de leite temperado e frango ao pesto com com fusili e mussarela de búfala ao pesto de manjericão. E você ainda pode escolher quatro sabores para montar um mix. Das especiais, recomendo a de carne assada desfiada com batata palha e manga.

deliriotropicalDelírio Tropical

Alguns sabores levam o nome de jogadoras de vôlei, o que se explica pelo fato do técnico Bernardinho estar entre os sócios da rede. Fernanda (Venturini) é o nome da mistura de acelga, manga, morango, kiwi, castanha de caju, ameixa preta ao molho de iogurte com manga. Márcia Fú, couve-flor, brócolis, cogumelos, azeitonas e alho frito. Gosto também do salpicão deles, chamado de salada palha, com lascas de cenoura, frango, milho e batata palha.

Emporium Pax

Um dos melhores bufês de saladas da cidade encontra-se nos endereços do Rio Sul e do Botafogo Praia Shopping: a variedade é grande e as combinações criativas. Por exemplo: arroz negro com lula, cevadinha com alho-poró e castanha de caju, cenoura com passas, frutas ao molho de iogurte. No preço ainda estão incluídos os pratos quentes, nada imperdível, mas corretos para um almoço sem grandes pretensões.

Doce Delícia

Monte sua salada: numa cartela o comensal escolhe de cinco a quinze itens entre folhas, verduras, legumes, grãos, frutas. A cada ingrediente do grupo 2, como as lascas de presunto de Parma ou o arroz sete cereais, mais R$ 4,50 por item, o que , na minha opinião, não compensa no preço final. Depois é a hora de escolher o molho, entre oito opções a exemplo do francês, com azeite, vinagre e mostarda.

Fonte: Revista Veja Rio

segunda-feira, 2 de fevereiro de 2009

Coração de Berinjela gratinado


As berinjelas são vegetais muito bonitos com a sua cor vibrante e a sua forma bojudinha. Muito mais versátil do que muita gente imagina. Fornece cálcio, fósforo, ferro, potássio e magnésio e fibra que ajuda no trânsito intestinal e previne a prisão de ventre.

2 berinjelas grandes cortadas em fatias de 2 cm; 1 lata de molho de tomate; sal à gosto; 1 c.s. de azeite;1 cebola e dois dentes de alho picados/1 pote de queijo cottage/ 1 c.s. de orégano/3 colheres de azeite/1 x.c. de folhas de manjericão/ 2 c.s. de vinagre/parmesão.

Corte as berinjelas em fatias grossas de 3 cm. Colocar numa mistura de água e vinagre, para que não oxidem. Escorrer a água. Faça um “x” de cada lado das rodelas. Depois coloque em uma assadeira e levar ao forno para assar em temperatura média por 15 minutos. Cubra antes com papel alumínio. Reserve. Retire e faça em cada berinjela, uma cavidade central (pegue uma colher pequena e amasse com o verso) . Coloque num prato que vai ao forno e em cada uma coloque uma c.s. de molho de tomate pronto, 1 c.s. de queijo cottage temperado com orégano e por cima polvilhe o parmesão. Levar ao forno por 30 minutos ou até que fiquem gratinadas. Retire e decore com folhas de manjericão. Deliciosa! Sirva com uma salada.