sábado, 17 de julho de 2010

Mais alcachofras

Se você é fã de alcachofras, aproveite para saborear essa deliciosa e sofisticada receita. Se nunca provou, experimente. Com certeza, não se arrependerá.


1- ALCACHOFRAS RECHEADAS:
6 ALCACHOFRAS.

PARA O RECHEIO:
2 xícaras de migalhas de pão; 1/4 de xícara de azeitona verde picada; 1/2 colher de sopa de alcaparras picadas; 3 colheres de sopa de salsinha picada; 1/3 de xícara de queijo parmezão ralado; 1/3 de xícara de azeite.
Obs: A medida da xícara é de chá.
MODO DE FAZER:
Numa tigela, junte todos os ingredientes do recheio e misture até formar uma farofa úmida.
Limpe as alcachofras. Numa panela grande, com 5 cm de água, coloque as alcachofras inteiras e cozinhe com a panela tampada, ATÉ QUE AS FOLHAS FIQUEM MACIAS, (al dente). Retire as alcachofras da panela e retire os miolos e os espinhos. Recheie as alcachofras com a farofa e coloque-as de volta na panela. Cozinhe-as tampada, por 10 minutos, ou até que o recheio fique cozido. Sirva imediato. Porções: 6 unidades.

sexta-feira, 16 de julho de 2010

ALIMENTAÇÃO NA TPM

Algumas regras básicas, na alimentação podem contribuir para suavizar os efeitos da TPM:

-Diminuir a ingestão do sal. O cloreto de sódio estimula a retenção de líquido, provocando o inchaço do abdômen.

-Evitar doces. Eles são responsáveis pelo aumento de dores na barriga, mamas e pernas.

-Dê preferência aos alimentos diuréticos, como melão, melancia, alcachofra, agrião e salsa. Eles ajudam o organismo a liberar a água, reduzindo o inchaço.

quinta-feira, 15 de julho de 2010

Alcachofras




Algumas dicas:

- Quando só for usar o fundo da alcachofra, não despreze as folhas cozidas. Pode servi-las em separado, com molho holandês ou de sua escolha.
- as folhas cozidas também podem ser raspadas e misturadas com os fundos das alcachofras cozidas e servirão para um rizoto ou molho de macarrão.
- Os fundos cozidos de alcachofras podem ser guardados em vidros numa mistura de vinagre e azeite, num vidro bem fechado na geladeira, para futuro uso.
- Para ser recheada, a alcachofra não precisa ser grande, aliás as mais novas são as mais saborosas.
- Um molho vinagrete dos que se prepara para churrasco, também podem ser servido com alcachofras.
- Você pode cozinhar as folhas das alcachofras com água até que a polpa fique macia. Escorra e sirva com o molho holandês, maionese ou outro de sua preferência.

MOLHO HOLANDÊS:
1/3 de xícara de vinho branco seco; 2 colheres de sopa de vinagre; 1 cebola média aferventada bem picada; 4 pimentas do reino brancas em grãos; 3 gemas de ovos grandes e batidas; 1 xícara mais 2 colheres (sopa) de manteiga em temperatura ambiente; suco de limão e sal à gosto.

Numa panela pequena, coloque o vinho, o vinagre, a cebola e a pimenta. leve ao fogo e deixe ferver p/ evaporar até que fique apenas 1 colher de sopa de caldo. Passe este caldo pela peneira. Coloque o caldo, numa tigela sobre banho-maria, tendo o cuidado p/ que a água não ferva. Acrescente 1 colher de sopa de água, junte as gemas e com um batedor de mão, bata cuidadosamente até engrossar. Acrescente a manteiga, pedacinho por pedacinho e continue a bater até que fique um molho, grosso e cremoso. Adicione alguma gotas de limão e tempere. Sirva morno com alcachofras cozidas. Cada pessoa molha sua folhinha no molho.

terça-feira, 13 de julho de 2010

Receita do nosso Chef Gabriel Bastos

"Dupla de chefs ensina modo diferente de preparar a carne suína

Tradicional nas mesas mineiras, a carne de porco pode ficar ainda mais saborosa se preparada com alguns truques da cozinha contemporânea. Os chefs Gabriel Gomes Bastos e Leonardo Chevitarese, do restaurante Savoir-faire, ensinam técnicas para incrementar o cardápio, sem abrir mão de ingredientes típicos da região. Para não perder a maciez e a suculência, o filé suíno é envolto em papel-manteiga e alumínio antes de ser levado ao forno. A carne ganha o acompanhamento de um purê de batatas condimentado com quatro tipos de pimenta, além de couve-manteiga refogada e um molho especial com vinho do Porto. “A gente pode fazer tudo na cozinha. O bom resultado depende da qualidade dos ingredientes e da apresentação do prato”, comenta Gabriel.

Elaborada em parceria pelos dois chefs, a receita é uma opção para fazer bonito no almoço de domingo sem recorrer a técnicas complicadas ou ingredientes difíceis de serem encontrados.

Formado em gastronomia pela Universidade Anhembi-Morumbi, de São Paulo, Gabriel passou por importantes restaurantes da cidade até abrir seu próprio empreendimento, inaugurado há duas semanas. O chef aprimorou sua técnica em cursos na Italian Culinary Institute for Foreigners, em Flores da Cunha (RS), e no Hotel Senac Grogotó, em Barbacena. Aliás, foi na escola de culinária mineira que ele conheceu o chef Leonardo Chevitarese, parceiro na elaboração dos pratos do restaurante. Além de ter trabalhado no circuito gastronômico de Juiz de Fora, Chevitarese já passou pela cozinha do Hotel Sheraton de Macaé.

Filé suíno com purê de pimenta e couve-manteiga
por Gabriel Gomes Bastos e Leonardo Chevitarese

Ingredientes

- 200g de filé suíno
- 1 xícara de vinho branco seco
- 1 cebola pequena
- 1 dente de alho amassado
- 1 ramo pequeno de alecrim
- óleo para untar a frigideira
- 100g de manteiga
- 1 colher de manteiga sem sal
- 1/2 xícara de creme de leite fresco
- 1/2 pimenta dedo-de-moça
- 2 pimentas biquinho
- pimenta-do-reino preta e branca a gosto
- 2 folhas de couve-manteiga
- 1 colher de azeite
- 250ml de caldo de carne
- 100ml de vinho do Porto
- 1/2 colher (sopa) de amido de milho
- 100ml de água
- sal a gosto

Modo de preparo

- Prepare um marinado com o vinho, o alecrim, 1/2 dente de alho amassado e a cebola cortada em rodelas. Mergulhe o filé suíno nessa mistura e deixe descansar na geladeira por 12 horas. Retire a carne e seque com papel toalha. Em uma frigideira untada com óleo, sele o filé deixando grelhar por um minuto de cada lado. Embrulhe em papel-manteiga com o ramo de alecrim. Em seguida, enrole no papel-alumínio e leve ao forno preaquecido a 180 graus, por 25 minutos.

- Coloque a batata para cozinhar com casca em água fervente até ficar bem macia. Descasque e amasse com o auxílio de um espremedor. Acrescente uma colher de manteiga derretida e tempere com uma pitada de sal. Leve ao fogo com 1/2 xícara de creme de leite fresco e deixe até levantar fervura. Acrescente as pimentas dedo-de-moça (sem sementes) e biquinho picadas. Finalize com as pimentas-do-reino preta e branca a gosto.

- Retire o talo das couves e pique em tirinhas bem fininhas. Refogue em azeite, com 1/2 dente de alho amassado e uma pitada de sal. Prepare o molho, levando ao fogo o caldo de carne e o vinho do Porto. Deixe ferver até ficar com a metade do volume. Incorpore o amido de milho dissolvido em 100ml de água fria e deixe por mais sete minutos em fogo baixo. Comece a montagem pela couve, acomodando em seguida o purê e a carne fatiada. Cubra com o molho e enfeite com pimenta biquinho.

Rendimento: porção individual
Grau de dificuldade: fácil
Tempo de preparo: 40 minutos"

Fonte: Tribuna de Minas- JF

segunda-feira, 12 de julho de 2010

Fondue de Queijo


Ingredientes:
1 dente de alho/200g de cream cheese light/200g de mussarela de búfala/400ml de leite desnatado/150g de requeijão light/100g de queijo cottage/1 colher de sobremesa de noz-moscada/1 colher de sopa de amido de milho.
Modo de Fazer:

Esfregue o dente de alho na panela de fondue. Bata o cream chesse, a mussarela de búfala, o requeijão, o queijo cottage, o amido de milho e um pouco do leite no liquidificador. Passe este creme para uma panela e leve ao fogo baixo até derreter bem e começar a engrossar. Vá acrescentando o restante do leite aos poucos, até que fique na consistência adequada. Despeje o creme na panela de fondue.
Sirva numa panela de Fondue, acompanhado de pedaços de pão (cortados em quadrados
maiores). Delicioso e super leve.