sexta-feira, 9 de janeiro de 2009

Saladas




Faça da salada uma parte importante da refeição. Resista a tentação de encher o prato com muita comida. O ideal é que controle o tamanho das porções.

HIDRATE-SE

Beba um copo de água antes de dormir e outro ao acordar. No dia seguinte, você se sentirá melhor se ingerir frutas, legumes, verduras frescas e maneirar no sal.

Livros

Boas leituras adicionada no Link: Livros. Bom proveito!

quinta-feira, 8 de janeiro de 2009

O SABOR NÃO TEM FRONTEIRAS- A GLOBALIZAÇÃO DOS ALIMENTOS

A Gastronomia ocidental vive novo apogeu e nos mostra que, quase seis séculos após a intensificação das rotas intercontinentais pelos europeus, ainda há sabores a se experimentar neste vasto mundo. O processo da “democratização dos alimentos” atualmente é veloz e amplo, e altera muito os hábitos de consumo e as dietas alimentares. No passado, a dificuldade de obter produtos, tornava-os artigos de luxo. A globalização do comércio simplificou esse fluxo e pôs muitas ao alcance de muitas pessoas.
A descoberta de frutas, legumes, verduras, raízes, fungos, condimentos e de um tanto de coisas de outras culturas e o aprendizado das diferentes formas de prepará-las são um grande divertimento na vida moderna. Não há mais fronteiras para os sabores. Em São Paulo, Rio de Janeiro, Nova York, Paris, Chicago ou Amsterdã, sem falar nas prósperas capitais asiáticas que se ocidentalizam como Pequim e Tóquio, encontra-se de tudo e de todo lugar à disposição dos paladares curiosos.

Paris, Paris...

VOLTA AO MUNDO SAVOIR-VIVRE FRANCÊS

Cultura e gastronomia é a proposta do turismo francês para 2009. Cenários onde não faltam castelos, museus, monumentos históricos e culinária de excelente qualidade, tudo regado com o melhor da produção vinícola local.
Entre os roteiros disponíveis, você poderá conjugar Paris, Champagne, Borgonha e o Vale do Loire. Além de paris, o tour inclui cidades como Reims e Espernay, onde estão agendados visitas às principais maisons, como a Moët&Chandon e ou Perrier Jouët ou Mumm. Em Chalés, na região de Borgonha, visitas a vinhedos e vinícola, como Laroche Wine e Dauvissat. Em Dijon, a cidade dos Grandes Duques, os turistas participam de uma descoberta especial, a dos prestigiosos Grand Crus e visitam o château e mosteiro Clos de Vougeot, com direito a iniciação na arte da degustação. A viagem se encerra no famoso Vale do Loire, com um almoço em Villandry, cidade mundialmente conhecida por seu castelo de arquitetura renascentista e seus jardins.
Existem outros roteiros. Os interessados encontram links para os roteiros sugeridos, acessando o site da Françatur: www.francatur.com.br

terça-feira, 6 de janeiro de 2009

Novidades Gastronômicas

Logo, logo retornarei com várias novidades para vocês. FELIZ 2009!