sábado, 21 de fevereiro de 2009

COGUMELO DE PARIS

Os cogumelos comestíveis são muito apreciados na Europa e no Oriente, desde os tempos remotos, pois nas florestas nativas ainda são comuns a presença dos mais diversos tipos de cogumelos. Seu valor nutricional é alto, devido ao seu teor de proteínas, quase equivalente ao da carne e superior ao de alguns vegetais e frutas. Os cogumelos também são ricos em vitaminas e carboidratos, além de apresentarem baixo teor de gordura.
Despertando a curiosidade em muitos pesquisadores, principalmente do Japão, China, França e Estados Unidos, já se comprovou que os cogumelos podem ser importantes aliados no tratamento complementar de diversas doenças que afligem a humanidade, como câncer, lupus, HPV (Vírus do Papiloma Humano) e até AIDS, por estimular o sistema imunológico.
A ciência relata cerca de 2.000 espécies comestíveis, sendo apenas 25 delas utilizadas na alimentação humana. A primeira espécie cultivada no Brasil foi o cogumelo de Paris (Agaricus bisporus). Hoje, além do cogumelo de Paris, existe cultivo expressivo de hiratake (Pleurotus ostreatus) e shiitake (Lentinula edodes).
O shiitake é a espécie de cogumelo de cultivo e consumo mais antigo, em torno de 800 anos atrás na China e o seu consumo ocorre há milhares de anos, ocupando o segundo lugar no mercado mundial. Apresenta diversos efeitos terapêuticos e nutracêuticos comprovados destacando-se dos demais cogumelos devido ao seu alto teor em vitaminas e substâncias que fortalecem o sistema imunológico.
O cogumelo de Paris, também conhecido como champignon, é o mais comercializado no mundo. Considerado tipicamente ocidental, começou a ser cultivado a mais de 300 anos na França. É rico em proteínas (2,69%), cálcio, ferro, cobre, zinco, vitamina C, folato e 18 aminoácidos e é o mais difundido no Brasil, graças ao estrogonofe.

sexta-feira, 20 de fevereiro de 2009

quinta-feira, 19 de fevereiro de 2009

Fisalis

Fisalis ou camapuNome científico: Physalis angulataFamília: SolanáceasNome comum: joá-de-capote, saco-de-bode, fisalis, camapu, uchuva, curuputi, mata-fome, bucho-de-rã; “uchuva” (na Colômbia); “hosuki” (no Japão) Origem: Brasil – região AmazônicaDescrição e característica da planta: no Brasil, existem diversas espécies de fisalis e algumas são tóxicas. As duas que se desenvolvem como plantas invasoras em diversas lavouras, visualmente podem ser confundidas. A diferença está na fruta, pois uma delas não é comestível e nem recomendada, porque todo o seu interior é tomado pelas sementes e a outra, comestível, pois além das sementes, contém uma polpa suculenta e doce, quando madura. Os frutos da fisalis encontrados no comércio não são aqueles produzidos no campo como plantas invasoras, mas sim fisalis selecionadas, com frutas um pouco maiores (1 a 2 centímetros de diâmetro e com 4 a 9 gramas cada) e mais doces. A fisalis comercial é uma planta herbácea, arbustiva, anual, ramos angulosos e verdes e pode variar de 60 centímetros a 2 metros de altura. As folhas são grandes, delicadas, triangulares e com bordas recortadas. Flores hermafroditas (têm os dois sexos na mesma flor), pequenas, brancas a amareladas. A fruta madura é arredondada, amarelada, alaranjada ou avermelhada, brilhante, macia, suculenta, de sabor doce, levemente ácida e contém grande quantidade de sementes pequenas, de cor marrom. Todas as frutas são cobertas por uma capa esverdeada que depois passa a amarelada e finalmente palha, com textura de papel, quando madura. As condições favoráveis ao desenvolvimento e à frutificação são: temperatura amena a quente, mas tolera bem o frio, solos férteis, ricos em matéria orgânica e boa disponibilidade de água durante todo o ciclo da planta. A propagação é feita através de sementes. Produção e produtividade: a Colômbia é um país produtor e exportador dessa fruta. No Brasil, a fisalis é cultivada por alguns produtores e é pouco conhecida e divulgada. A produção se inicia 4 a 5 meses após o plantio e a colheita se estende por 6 meses, quando a cultura é bem conduzida. Cada planta pode produzir 2 a 4 quilos de frutos. Utilidade: as frutas maduras podem ser consumidas ao natural ou na forma de sucos, doces, sorvetes, geléias, em molhos de saladas e carnes, compotas e conservas. As frutas são usadas também como tira-gosto para degustação de vinhos e no fondue de chocolate. Elas contêm alto teor de vitamina A, C, fósforo, ferro e compostos, como flavonóides e alcalóides. A planta é indicada para uso medicinal, mas o seu uso deve seguir orientação de um especialista.

segunda-feira, 16 de fevereiro de 2009

Maneiras fáceis de se alimentar melhor

-Comece a servir o almoço ou o jantar em pratos de sobremesa.
-Alimente-se a cada três horas.
-Consuma laticínios duas vezes por dia.
-E três frutas por dia.