sábado, 5 de abril de 2014

Ovo de Páscoa na travessa





Ingredientes:
3 latas de leite condensado; 2 colheres (sopa) de maizena; 2 latas de leite (use a lata de leite condensado vazia para medir); 6 gemas 1/2 colher (sopa) de essência de baunilha; 400g de creme de leite; 2 xícaras (chá) de chocolate meio amargo picado; 1/2 xícara (chá) de castanha de caju picada; 2 xícaras (chá) de chocolate ao leite picado.

Modo de Fazer:
Fazer um creme com o leite condensado, maizena, leite, gemas e essência de baunilha. Bata tudo no liqüidificador para ficar um creme bem homogêneo. Leve numa panela e mexa sem parar até que vire um creme. Reserve. Dilua o creme de leite com o chocolate meio amargo eleve numa panela até que o chocolate derreta totalmente. Mexa sem parar e não deixe ferver . Reserve. Pique grosseiramente as castanhas e o chocolate ao leite. Reserve. Monte o prato da seguinte forma: creme de chocolate, creme claro , castanhas e chocolate picados e finalizando o creme de chocolate.  Ou monte conforme seu gosto.Um show!

Outra matéria do site Acessa

Dicas importantes com tomate seco


Criatividade aliada ao sabor. Quando o assunto é culinária, essa é a união perfeita. Ainda mais quando se trata de um pequeno detalhe, que pode mudar todo o paladar de uma receita. Assim acontece com o tomate seco, o exótico e saboroso fruto, que veio da América Central e começou a ser apreciado no Brasil, a partir das décadas de 60 e 70.
A culinarista, Cristina Dutra, aposta na iguaria em suas receitas e garante que ela pode ser utilizada em grande parte dos pratos, tais como antepastos, canapés, salgados, risotos, massas, pizzas e até mesmo, nas carnes de vaca, peixe, frango e porco.

Iguaria refinada
O processo de desidratação do tomate acontece de forma artesanal e dura em média, de três a cinco horas. Por esse motivo, o tomate seco adquiriu status nas mesas de todo mundo, e pode ter um preço bem amargo.


Todo esse esforço pode ser recompensando, com receitas refinadas e nem um pouco tradicionais. No caso da culinarista, ela apostou no Risoto de Rúcula, Tomate Seco e Mussarela de Búfala e garante: "é uma receita exótica e diferente, porém de fácil execução".

Há muitas combinações que ainda podem ser feitas, e o ideal é apostar na inovação. Nesse caso, que tal um Risoto de Abobrinha com Tomate Seco? Ou então, um Penne com Tomate Seco e Rúcula, Filé Mignon ao Molho de Tomate Seco ou uma Torta de Cebola?


Se você prefere uma deliciosa entrada, pode apostar em uma Mousse de Tomate Seco.

Dicas do Armazenamento do Tomate Seco
Devemos ter alguns cuidados, pelo fato dele ser artesanal, isto é, não se leva nenhum produto químico. Se não obedecermos os cuidados ele pode se deteriorar.
Sempre armazenado na geladeira ou freezer.
Não se pode recongelar. Por isso que é vendido em porções de 500 gramas. Assim ele poderá ser congelado e descongelado mais rapidamente. Se for no microondas, retire a tampa da embalagem, coloque a vasilha sobre um prato e digite no seu forno 1.30'- Alta- TE: 2' e se for necessário digite mais 1', para que se descongele por igual. Ressaltando, que a embalagem descongelada, não poderá ser recongelada. A textura fica totalmente modificada.
Se for na geladeira, tem que programar , de um dia para o outro, o descongelamento lento. Nada de colocar no sol ou de baixo da água para acelerar o descongelamento.
Se retirarmos alguns tomates e o que ficou no pote flutuar, devemos cobrir com azeite, para que não mofe.
Aquele tomate retirado da embalagem, não poderá jamais voltar para o pote.
Sempre guardado na geladeira, depois de aberto. E o ideal é que se consuma bem rápido esta porção. Por isto o motivo da venda em potes menores. Os de balde são industrializados e de textura bem diferente. Mais seco.
Este pode ser degustado "puro". Tente aquecer uma xícara de azeite extra virgem 30' -alta no microondas, e sirva com tomate seco e uma fatia de pão de gergelim. Uma taça de vinho de boa qualidade. Será um perfeito casamento!
O cliente quer sempre rapidez e este tomate tão especial, vai criar um clima para que possa saborear de uma maneira especial!

quinta-feira, 3 de abril de 2014

Para a Páscoa, uma receita prática, rápida e barata. Se deliciem...

Arroz Quaresmão
Foto site: http://www.pantera.com.br/html/receita2.phpIngredientes

  • 2 xícara (chá) de arroz
  • 1 tablete de caldo á gosto
  • 3 latas de sardinha
  • 1 tomate picado
  • 1 pimentão picado
  • 1 lata de milho verde
  • 1 lata de ervilhas
  • 1 colher (sopa) de manteiga
  • 100 g de queijo ralado
  • 2 xícara (chá) de farinha de mandioca
  • cebolinha picada à gosto

  • Modo de fazer
    Faça o arroz : Ferva 4 xícaras (chá) de água numa jarra. Coloque, num refratário redondo e alto, 2 xícaras (chá) de arroz com 4 xícaras de água fervente diluído com o caldo. Mexa bem e leve a vasilha destampada ao microondas e digite a tecla ARROZ/ PORÇÃO PESO/ LIGAR. No meio do cozimento o forno bipa 2 vezes, indicando que se deve mexer o arroz. Abra a porta e execute. Agora tampe a vasilha (para que o arroz não fique ressecado) e digite a tecla LIGAR. TE: 10’. Misture os demais ingredientes ao arroz e enfeite com pedaços de sardinha inteiros.

    Outra matéria feita para o site da Acessa. Excelente!

    Azeite temperadoOpções especiais para fazer em casa


    Há seis mil anos o azeite já fazia parte o cardápio de muitos egípicios. Prova de resistência ao tempo e de muito sabor, o sulco da azeitona pode ficar ainda mais especial, caso seja aromatizado.
    A culinarista Cristina Dutra revela as principais dicas para o preparo deazeites temperados. Segundo ela, o segredo está na mistura adequada dos ingredientes e no tempo de espera para a degustação.
    Cristina ressalta ainda que o azeite não aceita bem a mistura com frutas. "Ele só combina com ervas e outros condimentos. E, para cada preparação, deve-se escolher o azeite de preferência de cada um. Porém, o melhor é o azeite de garrafa", diz.
    Quando o assunto é azeite, logo pensamos em saladas. Cristina garante que uma boa alternativa é aproveitá-lo para molhos especiais. Ela dá duas receitas práticas para fazê-los em casa. Clique e veja: Molho Aromatizado para Saladas e Molho de Salada.
    Opções de azeite temperados
    Azeite com pimenta vermelha
    Basta acrescentar as pimentas com os cabinhos e uma pitada de sal. Deixe alguns dias, para pegar gosto. Se desejar, junte um dente de alho levemente, amassado.

    Azeite com tomate seco e orégano
    É uma excelente mistura para regar uma fatia de pão italiano ou mesmo sobre uma pizza. Pode-se neste caso aquecer um pouco o azeite. Coloque numa molheira própria e leve ao forno de microondas por 1 minuto potência alta.
    Sirva com Foccacia (massa de pão assada com sal grosso e ervas)
    Azeite com pimenta calabresa seca
    É só misturar. O resultado é excelente. Fica um azeite picante.



    Azeite com alecrim
    Ponha ramos de alecrim no azeite, com um dente de alho. E só saboreie depois de uma semana.


    Azeite com tomilho
    Misture tomilho, cebola cozida e pimenta do reino. A mistura é ótima para temperar carnes.


    Azeite com ervas secas variadas
    Alecrim, orégano, tomilho, coentro em grão, pimenta do reino e vermelha.


    Azeite com alho amassado
    Escolha duas cabeças de alho bonitas, fazendo um corte na parte de cima, deixando apa dentes de alho. Regue com um pouco de azeite, embrulhe com papel alumínio e asse em forno médio, de 20 a 30'. Retire o alho do forno, desembrulhe-o e esprema os dentes, que já terão ficado bem cremosos. Ponha, o "creme" no vidro, junto com os grãos de pimenta do reino e um pouco de sal grosso. Complete com azeite. O alho assado fica suave e um pouco adocicado.
    Neste item temos ainda uma outra opção: podemos também usar o alho apenas assado. Fica macio e de um aroma inigualável. Pode ser servido no próprio embrulho de papel alumínio. Pode ser saboreado com carnes de qualquer espécie. E acompanhado de pão.

    segunda-feira, 31 de março de 2014

    Congelando alimentos corretamente

    Como congelar os alimentos corretamente

    Foto ilustrativaAtualmente é quase impossível para a maioria da população preparar uma comidinha fresquinha diariamente.
    A correria do dia-a-dia faz com que usemos, cada vez mais, alimentos industrializados, prontos para o consumo e cada vez menos alimentos frescos ein natura.
    Para tentar driblar essa situação, uma das opções mais saudáveis é o congelamento dos alimentos. 
    O congelamento nada mais é do que a conservação dos alimentos através da temperatura fria (de -18ºC a –2C).
    O congelamento mantém as características físicas e químicas dos alimentos, diminuindo a proliferação. A vantagem é que melhora a preservação dos alimentos e preparações
    Etapas do congelamento

    Foto
ilustrativa
  • Separe alimentos de boa qualidade e limpos
  • Faça os procedimentos necessários para cada tipo de alimento
  • Coloque em embalagens adequadas como potes plásticos, sacos plásticos próprios para alimentos, em quantidades pequenas, ideais para o consumo de uma refeição; fazendo bloquinhos de gelo do alimento e depois de endurecido envolver no PVC (plástico aderente, prendendo as pontas com o auxílio do durex), esta última opção é a minha preferida, pois economizo em embalagens, mantendo a qualidade
  • Identifique com uma etiqueta contendo data de fabricação e data de validade
  • Coloque no freezer na temperatura adequada, abaixo de 18º C
  • Só sobreponha as embalagens quando estiverem totalmente endurecidas
  • Conserve os alimentos congelados numa temperatura de –18ºC por até 3 meses
  • Nunca recongele os alimentos
  • Congelamento em abertoFoto ilustrativaUsado em 90% dos casos. 
    Elabore o alimento, resfrie imediatamente, impedindo a ação das bactérias que se desenvolvem rapidamente. Coloque em bacias próprias, com água filtrada em pedras de gelo (sempre tampado).
    Assim que esfriar, leve ao freezer moldado numa embalagem de plástico ou de vidro refratário e leve ao freezer destampado para que endureça. Assim que estiver totalmente endurecido, retire a embalagem e embale rapidamente no PVC, prendendo as pontas com o auxílio do durex. Etiquete e leve ao freezer imediatamente. Este é o meu método preferido.
    Congelamento de frutasFoto ilustrativaAs frutas devem ser limpas: batidas ou trituradas e os caroços devem ser retirados. Nunca inteiras e ao natural. As frutas devem ser colocadas na quantidade exata. Ideal copos descartáveis duplos. Depois de endurecidos, envolva a embalagem com PVC. Coloque uma etiqueta com os dados descritos acima e coloque na embalagem. As frutas congeladas devem ser consumidas em preparações como bolos, tortas e sucos.
    Congelamento de hortaliçasFoto ilustrativaPara congelar hortaliças é necessário fazer uma técnica chamada branqueamento, que melhor conserva as características como saborcortextura, além de ocorrer também uma diminuição na atividade enzimática e na proliferação de bactérias.
    O branqueamento se refere à lavagem correta das hortaliças, onde devem separa as partes estragadas. Em seguida, deve-se submergir o alimento em água fervente e rapidamente colocá-lo em água fria, para que ocorra o choque térmico.
    Congelamento de carnesFoto ilustrativaAs carnes, bem como aves e peixes, devem ser limpos; e partes não comestíveis (como a gordura excedente) devem ser retiradas. Esses alimentos devem ser colocados em quantidades que serão consumidas na embalagem de PVC.
    Melhor peso: 200 a 500 g. Caso seja necessário retire mais porções. A carne deverá ser pesada à temperatura ambiente.
    Alimentos que não devem ser congelados
    Ovo com casca, maionese, chantilly, iogurte, banana, pêra, folhas cruas, pudins em geral, tomate, batata, pepino, salsão, queijos cremosos, macarrão sem molho.
    DescongelamentoFoto
ilustrativaOs alimentos devem ser descongelados sempre colocando o alimento no refrigerador (descongelamento lento) ou em forno de microondas ou em temperatura ambiente por, no máximo, quatro horas. O alimento deve estar sob embalagem adequada.

    Matéria feita para Acessa.com


    Vale à pena rever.


    Pequenos truques, grandes resultados

    A regra nº 1 de Cristina Dutra para uma boa refeição é cortar doces e gorduras. "É óbvio", diz a consultora e completa. "Basta, na preparação das suas receitas preferidas, reduzir um pouco a quantidade de açúcar".
    Cristina garante que diminuir o açúcar não altera em nada a consistência do bolo ou da sobremesa. "Você vai ver que nenhum dos seus convidados se queixará. Até o mais guloso dos gulosos comerá até à última migalha, sem suspeitar", afirma.
    Com as gorduras, vá pelo mesmo caminho. Nos assados, o truque é retirar a pele - isto aplica-se às aves, naturalmente -, pois a pele é uma fonte de gordura sem rival. Os pratos com cremes, tão na moda, são igualmente uma tentação, mas há forma de os apreciar sem pôr em risco a saúde: substitua os cremes previstos na receita por leite magro. Obterá o mesmo sabor e metade das calorias.
    Quanto às saladas, que compõem sempre a refeição ainda que não atraiam muito a nossa gula, o melhor é temperá-las com sumo de laranja ou de limão com muitas ervas. Evite os molhos industriais, são muito calóricos.
    Corte as batatas fritas, prefira-as cozidas ou assadas*. É que as fritas demoram a ser assimiladas, iludindo-nos: parece que ainda não estamos saciados e até lá vamos comendo, comendo.
    Enquanto cozinhar, evite provar os mil e um pratos com que vai presentear seus convidados. Não petisque. Guarde-se para o jantar e seja moderado. Em vez de encher o prato, sirva-se de pequenas porções, de modo a apreciar de tudo um pouco mas sem excessos. E, já que falamos sobre opções, se calhar, não resista a algumas das tentações que desafiam os seus olhos.
    De manhã, perante as sobras - sobra sempre, não é? - contenha-se: nada de devorar aquele restinho de mousse de chocolate ou a última trouxa de ovos. Haverá outras festas.
    álcool também é inimigo de uma boa silhueta. Que o digam aqueles cuja barriguinha denuncia as cervejas a mais. E nas festas de Natal, como em quaisquer outras, as bebidas alcoólicas são da praxe. Vinho à refeição, champanhe, vinho do Porto não costumam faltar ao repasto, mas o mais saudável é intercalar com água.
    Todavia, a regra de todas as regras é: não há regra sem exceção. Confuso? Não é preciso: é só uma maneira de dizer que, apesar dos conselhos de moderação, não deve privar-se de saborear os seus pratos preferidos. É que, às vezes, pior do que os excessos são as frustrações.
    Batata congelada em formato de palito
    Em vez de fritá-la, proceda da seguinte maneira: forre um tabuleiro com papel alumínio e jogue as batatas congeladas sobre o tabuleiro forrado. Leve ao forno pré-aquecido até que fiquem totalmente crocantes- sem nenhuma gordura. Só vai gastar um pouco mais de gás ou de energia, se for no forno elétrico.
    *Passe o mouse sobre as fotos para ver os créditos