quinta-feira, 3 de abril de 2014

Outra matéria feita para o site da Acessa. Excelente!

Azeite temperadoOpções especiais para fazer em casa


Há seis mil anos o azeite já fazia parte o cardápio de muitos egípicios. Prova de resistência ao tempo e de muito sabor, o sulco da azeitona pode ficar ainda mais especial, caso seja aromatizado.
A culinarista Cristina Dutra revela as principais dicas para o preparo deazeites temperados. Segundo ela, o segredo está na mistura adequada dos ingredientes e no tempo de espera para a degustação.
Cristina ressalta ainda que o azeite não aceita bem a mistura com frutas. "Ele só combina com ervas e outros condimentos. E, para cada preparação, deve-se escolher o azeite de preferência de cada um. Porém, o melhor é o azeite de garrafa", diz.
Quando o assunto é azeite, logo pensamos em saladas. Cristina garante que uma boa alternativa é aproveitá-lo para molhos especiais. Ela dá duas receitas práticas para fazê-los em casa. Clique e veja: Molho Aromatizado para Saladas e Molho de Salada.
Opções de azeite temperados
Azeite com pimenta vermelha
Basta acrescentar as pimentas com os cabinhos e uma pitada de sal. Deixe alguns dias, para pegar gosto. Se desejar, junte um dente de alho levemente, amassado.

Azeite com tomate seco e orégano
É uma excelente mistura para regar uma fatia de pão italiano ou mesmo sobre uma pizza. Pode-se neste caso aquecer um pouco o azeite. Coloque numa molheira própria e leve ao forno de microondas por 1 minuto potência alta.
Sirva com Foccacia (massa de pão assada com sal grosso e ervas)
Azeite com pimenta calabresa seca
É só misturar. O resultado é excelente. Fica um azeite picante.



Azeite com alecrim
Ponha ramos de alecrim no azeite, com um dente de alho. E só saboreie depois de uma semana.


Azeite com tomilho
Misture tomilho, cebola cozida e pimenta do reino. A mistura é ótima para temperar carnes.


Azeite com ervas secas variadas
Alecrim, orégano, tomilho, coentro em grão, pimenta do reino e vermelha.


Azeite com alho amassado
Escolha duas cabeças de alho bonitas, fazendo um corte na parte de cima, deixando apa dentes de alho. Regue com um pouco de azeite, embrulhe com papel alumínio e asse em forno médio, de 20 a 30'. Retire o alho do forno, desembrulhe-o e esprema os dentes, que já terão ficado bem cremosos. Ponha, o "creme" no vidro, junto com os grãos de pimenta do reino e um pouco de sal grosso. Complete com azeite. O alho assado fica suave e um pouco adocicado.
Neste item temos ainda uma outra opção: podemos também usar o alho apenas assado. Fica macio e de um aroma inigualável. Pode ser servido no próprio embrulho de papel alumínio. Pode ser saboreado com carnes de qualquer espécie. E acompanhado de pão.

Nenhum comentário: