sábado, 8 de novembro de 2008

TOMATES SECOS

O meu ingrediente preferido na Gastronomia. Faço horrores com ele...

O TOMATE SECO
É uma deliciosa iguaria, proveniente do Sul da Itália. Em tempos antigos, ao passar por vilarejos, podia-se encontrar cordões preenchidos por lindos e perfumados tomates vermelhos pendurados nos beirais das casas campestres expostos ao sol para secagem. Hoje em dia, a secagem é realizada em modernos secadores, sendo os tomates temperados com sal, azeite, orégano e pimenta do reino.
O tomate seco é muito apreciado:
• Como “antipasto”, petisco ou aperitivo: puro, em cima do pão ou da torrada.
• Nas saladas: inteiro ou em pedacinhos
- Salada de rúcula e tomate seco,
• Salada com mussarela de búfalo, tomate seco e manjericão.
• Em sanduíches, de queijo, frango, etc.
• Muito usado nas pizzas, com mussarela e rúcula
• Nos molhos para massas, em pedacinhos, reforçando o molho de tomate fresco.

quinta-feira, 6 de novembro de 2008

Azeites Aromatizados

AZEITES AROMATIZADOS

O segredo está na mistura adequada dos ingredientes e no tempo de espera para a degustação. O azeite não aceita bem a mistura com frutas. Ele só combina com ervas e outros condimentos.
E,para cada preparação, deve-se escolher o azeite de preferência de cada um. Porém o melhor é o azeite de garrafa.Vejamos as opções:

1- AZEITE COM PIMENTA VERMELHA: basta acrescentar as pimentas com os cabinhos e uma pitada de sal. Deixe alguns dias, para pegar gosto. Se desejar, junte um dente de alho levemente, amassado.

2- AZEITE COM ALECRIM: ponha ramos de alecrim no azeite, com um dente de alho. E só saboreie depois de uma semana.

3- AZEITE COM ALHO AMASSADO: escolha duas cabeças de alho bonitas,fazendo um corte na parte de cima, deixando aparecer a parte interna dos dentes de alho. Regue com um pouco de azeite, embrulhe com papel alumínio e asse em forno médio,de 20 a 30'. Retire o alho do forno, desembrulhe-o e esprema os dentes, que já terão ficado bem cremosos. Ponha, o “creme” no vidro, junto com os grãos de pimenta do reino e um
pouco de sal grosso.Complete com azeite. O alho assado fica suave e um pouco adocicado. Nesta opção, podemos também usar o alho apenas assado. Fica macio e de um aroma inigualável. Pode ser servido no próprio embrulho de papel alumínio.

4- AZEITE COM TOMATE SECO E ORÉGANO. É excelente mistura para regar uma fatia de pão italiano ou mesmo sobre uma pizza. Pode-se neste caso aquecer um pouco o azeite. Coloque numa molheira própria e leve ao forno de Microondas por 1' Potência Alta.

5- AZEITE COM CALABREZA SECA: é só misturar. O resultado é um excelente azeite picante.

6- AZEITE COM TOMILHO, cebola cozida e pimenta do reino: a mistura é ótima para temperar carnes.

7- AZEITE COM ERVAS SECAS VARIADAS: alecrim, orégano, tomilho, coentro em grão, pimenta do reino e vermelha.

ATENÇÃO: a quantidade dos temperos deverá ser relativamente pequena em relação à de azeite. Eles só servem para perfumá-lo.

BOM APETITE!

quarta-feira, 5 de novembro de 2008

Projeto de Cozinha

Projeto de Cozinha

A cozinha virou lugar de encontro, por isso, vale à pena investir n ambiente para torná-la um lugar especial.
Armários não chegam mais até o teto, atingem, em média, 2m de altura facilitando o acesso aos utilitários. Os módulos superiores ficam, em média, a 65 cm da bancada.
Os laminados plásticos são imbatíveis quando se trata de revestimento, principalmente se for um cozinha de uso diário.
O fogão de mesa é uma tendência, oferecendo opção de grelha, chama e aquecimento vitrocerâmico.
Carrinhos volantes guardam de talheres a legumes e servem de apoio para quem não dispõe de uma ampla bancada.
O branco nunca cansa e aceita cores vibrantes em alguns módulos dos armários, numa parede ou no piso.
Uma mesa de madeira ou um gaveteiro de aço inox: a mistura de materiais traz charme ao ambiente.
Entre o fogão e a coifa, revista a parede de uma chapa de aço para proteger a gordura. Os equipamentos ficam a uma distância de 80 cm.
Mantenha os eletrodomésticos sempre à mão. Se puder, fixe nas paredes. Fica até para decoração. Desta forma você usará sempre.

terça-feira, 4 de novembro de 2008

Eu no famoso Pastel de Belém em Lisboa

Esta é muito fácil de fazer e deliciosaaaaaaaaaaaa...

MOUSSE DE IOGURTE DE MORANGO


1 l. de leite condensado
1 pc. de gelatina de morango
2 copos de iogurte desnatado
1 caixa pequena de morangos

Bata tudo no liquidificador e leve à geladeira. Enfeite com alguns morangos e sirva a seguir.

segunda-feira, 3 de novembro de 2008

Glossário- Mais palavras

MOLHO WORCESTERSHIRE: condimento de origem inglesa (inspirado numa receita indiana) à base de açúcar, alho, cebola; tamarindo; cravo da índia e caldo de carne.
ORIECCHIETTE: tipo de massa cujo formato lembra pequenas conchas. Típico da região italiana de Buglia.
PANCETTA: carne e gordura de costela de porco, enrolada em camadas alternadas. a peça é salgada e temperada. Lembra o bacon no gosto.
PIMENTA DA JAMAICA: especiaria indiana (apesar do nome) cujo sabor lembra um mix de canela, cravo da índia e noz moscada, por isso no USA, é chamada da all spices
PINOLI: ou pinhõezinhos, são as sementes do pinheiro, muito usadas na culinária italiana e árabe ( onde é chamado de snubar).
QUEIJO ESTEPE: queijo de cor amarela, sabor delicado e textura macia. Apresenta alguns furinhos ( menos do que o suíço). Muito usado para fazer fondue.
QUEIJO PECORINO: originário da Itália, é feito com leite de ovelha e apresenta casca escura (preta). Os tipos mais comuns são o romano e o siciliano.
QUENELLE: cremes, purês e sorvetes em formato ovalado, moldados com o auxílio de duas colheres.
SALTEAR: ou sauter ( em francês). Consiste em refogar um alimento em azeite, manteiga ou uma mistura dos dois no fogo alto, sacudindo a panela o u frigideira para que não grude.

Frase da Rosângela Rossi- Psicóloga

“A MULHER NA COZINHA ESTÁ A FAZER A ALMA, POIS ACENDE O FOGO DA EXISTÊNCIA. A COZINHA É A ESSÊNCIA PRINCIPAL DA VIDA, POIS É A ARTE DA ALQUIMIA".

domingo, 2 de novembro de 2008

Procura pelo curso de Gastronomia

Faculdade de Gastronomia

O curso de Gastronomia é, sem dúvida, o mais procurado entre todos. O sonho de se tornar um grande chef leva milhares de jovens e profissionais já contratados à procura do ensino gastronômico. Muitos mestres, como Emmanuel Bassoleil, Edinho Engel, Andrea Kaufmann, Erick Jacquin, Christophe Besse, Alain Uzan, Mara Alcamim, são apontados como modelo de sucesso, despertando enorme curiosidade e, até mesmo, tietagem. Porém, é preciso tirar a imagem de que a carreira de chef é cercada de glamour. Pelo contrário! É dura, exige dedicação, paixão e muito amor. A principal dica é não levar em conta a imagem de celebridade que se criou em torno da figura do chef de cozinha. O trabalho na cozinha é duro, desgastante, mas pode dar muitas recompensas a quem se dedica de verdade. É um trabalho que exige anos de aprendizado, treinamento e estudo.
A profissão de chef não exige somente a criação de pratos saborosos. Depois de formado em Gastronomia, o profissional é responsável por inúmeras tarefas dentro do estabelecimento, sendo a preparação dos pratos apenas uma. É dele a responsabilidade de coordenar o andamento da equipe, definição dos preços, treinamento, compras e contato com fornecedores.
Na maior parte dos cursos de Gastronomia, o primeiro semestre consta apenas de aulas teóricas. Só depois acontece a mescla com as aulas práticas. Geralmente fazem parte das disciplinas teóricas, temas como bioquímica dos alimentos, higiene e segurança alimentar, funcionamento do estabelecimento, microbiologia dos alimentos, história da gastronomia, e em alguns casos sociologia, matemática, estatística e psicologia. As tão sonhadas aulas práticas podem incluir a manipulação e manuseio de utensílios e equipamentos, panificação, sobremesas, coquetel e drinques, confeitaria, cozinha brasileira e internacional, bebidas, entre outros. O aluno formado pode atuar como chef de cozinha, chef pâtissier, consultor, ou nas áreas de segurança alimentar, desenvolvimento de produtos e gestão de negócio.

Não parece, mas é comida de hospital. Dá até gosto:bonita, cheirosa e quentinha...

Fisgando o paciente pelo estômago

"Acredite: comida de hospital pode não ser intragável como comida de hospital. Muitos já se preocupam em servir refeições de verdade, gostosas, bem apresentadas e quentinhas".

O prazer de comer pode ser essencial para a recuperação de pacientes internados. Mais dispostos, colaboram mais com o tratamento.
Um prato bem apresentado e de aroma agradável faz com que o paciente coma 20% mais do que o doente a quem é servida a mesma refeição, mas mal apresentada e sem tempero.
Quando o paciente tem a opção de escolher sua refeição, a probabilidade dele comer como uma pessoa saudável triplica em relação a quando o cardápio lhe é imposto.

Fonte: Hospital do Coração, em SP, e Universidade de Berna, na Suíça.