sábado, 15 de novembro de 2008

Queridos,

Estarei ausente do dia 15 ao dia 30/11. Trarei novidades da boa gastronomia.
Muitos beijos e até.

CRISTINA DUTRA

sexta-feira, 14 de novembro de 2008

Mais flores comestíveis

Calêndula
Parecida com a margarida, essa flor de pétalas amarelas é muito conhecida por seu uso em cosméticos e pomadas. De fato é um excelente cicatrizante e é indicado para reter a oleosidade da pele. Na cozinha, pode substituir o açafrão – é conhecida como “açafrão dos pobres”, mas para ter efeito deve ser usada em grande quantidade. Em uma receita que leva oito gramas de açafrão em pó são necessárias oito flores frescas ou 15 flores secas. Combina com sopas e molhos para peixes.

Rosa
Na teoria, todas são comestíveis, no entanto as mais usadas na culinária são a rosa-canina e a minirrosa. Suas pétalas não têm sabor algum e só servem para a decoração de pratos. Para que as receitas incorporem sabor de rosa é preciso usar o óleo essencial da flor, o xarope ou a água aromatizada.
Aparece em vários doces da cozinha árabe, mas se ajusta também a carnes leves, como as aves. Mais de 90% dos perfumes femininos levam rosa em sua composição porque ela tem o poder de harmonizar os outros aromas, o mesmo acontece na culinária em relação aos sabores
* o óleo essencial de rosas costuma ser caro porque para preparar um litro é necessária uma tonelada de pétalas de rosas. Deve ser usado com moderação, uma gota vai diluída em um litro de água.


Amor-perfeito
Atrai mais pelo aroma e beleza do que pelo sabor. Faz parte da família das violetas e, para fins culinários, é mais indicada na forma de óleos essenciais e xaropes - as pétalas frescas não têm muito sabor. Frescas, são muito utilizadas em saladas e como decoração. O xarope é empregado em doces e licores. Uma dica é mergulhar o amor-perfeito em vinagre de vinho branco e deixar descansar por um mês. Vira um bom tempero.

quinta-feira, 13 de novembro de 2008

Os ingredientes de um bom chef

* É essencial selecionar a melhor matéria-prima. Legume murcho ou peixe mal escolhido destroem qualquer obra culinária.
* Alimentos têm tempo certo para cozinhar. As especiarias devem ser usadas com cautela, para não prejudicar o resultado final.
* O prato exige decoração. A criatividade identifica o artista da panela.
Chamamos de Estética na Gastronomia.

quarta-feira, 12 de novembro de 2008

CHANTILLY

O chantilly foi inventado po François Vatel, maître d'hotel do Château de Chantilly,nas proximidades de Paris. O chantilly nada mais é do que o creme de leite fresco, muito gelado, batido com açúcar e que, em algumas receitas, leva essência de baunilha. Existem alguns segredos: o primeiro começa que o creme de leite deverá estar gelado. A bacia da batedeira também deverá estar gelada (deixe-a na geladeira 20'antes. Agora, quanto a proporção dos ingredientes: use 3 c.s. de açúcar para 200 ml de creme de leite e se usar baunilha, use apenas 1/2 c. de café. Pode-se misturar tudo na batedeira ou com o batedor manual (FOUET) até que o creme fique espesso e leve. Mas evite bater em excesso pois você terá uma manteiga doce e com sôro.

terça-feira, 11 de novembro de 2008

Leitoa à Pururuca

Leitoa à Pururuca- Para o seu Natal

INGREDIENTES:
1 leitoa pequena (+ ou – uns 7 kg)
suco de 3 limões
6 c.s. de vinagre
2 x.c. de vinho branco seco
pimenta do reino à gosto
6 dentes de alho socados
2 cebolas médias picadas
sal à gosto
noz-moscada à gosto
200 gr de manteiga.


MODO DE FAZER:
Lave bem a leitoa. Dê vários furos em toda ela com uma faca de ponta fina (para que o tempero penetre bem). Depois tempere com todos os ingredientes citados acima, menos a manteiga. Deixe marinar por 12 horas virando sempre para tomar gosto. Coloque a leitoa numa assadeira revestida com papel alumínio e cubra com pedaços de manteiga. Leve ao forno moderado por umas 3 horas ou até que cozinhe bem, sempre regando com seu próprio caldo. Aumente depois a temperatura do forno para corar.
Para que a leitoa fique empipocada: ponha uma frigideira no fogo com um pouco de gordura quente e jogue sobre a leitoa. Sirva com TUTU DE FEIJÃO.

Flor comestível- você já ouviu falar?

Capuchinha

Você pode encontrar essa florzinha com diferentes nomes por aí: capuzin, capuchinho, capucin, chaguinha, capucinha e até nastúrcio. Para não errar, observe a denominação científica, Tropaeolum majus. Suas tonalidades variam do amarelo ao vermelho e o sabor é apimentado. Lembra um pouco o agrião ou a mostarda – só que mais picante -, por isso é muito usada em saladas e também combina com carnes e massas.

Borago

Por ser azul arroxeada e delicada, costuma ser usada na finalização das receitas .Tem um leve sabor marinho, lembra muito o marisco, e combina com a refrescância do pepino.” Consumida em maiores quantidades (mais de 30 florzinhas), a borago estimula a produção de adrenalina. Funciona como um tônico energizante. Com o passar do tempo, suas pétalas perdem o azul e ficam cor-de-rosa. Pode ser empregada no preparo de bebidas, sopas e molhos.


Devagarinho vou lhe dar sugestões.

segunda-feira, 10 de novembro de 2008

"Gastronomia é comer olhando para o céu"
Millor Fernandes

Limonada Suíça com Hortelã- para vc se refrescar

Ingredientes:
2 limões siciliano com a casca, cortado em quatro gomos, sem sementes
2 e 1/2 copo de água bem gelada
6 cubos de gelos
Adoçante a gosto
Ramos de hortelã para decorar

Modo de preparo:
No liquidificador, bata todos os ingredientes até obter uma bebida homogênea. Sirva decorada com ramos de hortelã. Rende 4 copos.

domingo, 9 de novembro de 2008

Lombo com Rapadura

Esta receita eu dei no Natal de 2006- super apreciada.

LOMBO COM RAPADURA
Pode ser usado também o Tender.

Ingredientes:
1 lombo inteiro temperado ( temperos habituais); 1 garrafa de guaraná; ½ rapadura ralada; 1 c.s. de farinha de trigo; cravos para enfeitar.

Modo de Fazer:
Derrame o guaraná sobre o lombo temperado e deixe de molho por ½ hora. Coloque no forno para assar por 20 minutos cada lado. Tire do forno e escorra o guaraná. Misture a rapadura com a farinha de trigo e espalhe essa mistura em todo o lombo. Risque losangos no lombo e espete um cravo no centro de cada um. Volte novamente ao forno até ficar tostado. Delicioso...