sexta-feira, 4 de junho de 2010

Comidas do Genro

 

 



Linguine Negro com Molho Branco c/ Camarão e aipo
Truta com batatas.

Tudo delicioso!
Posted by Picasa

quinta-feira, 3 de junho de 2010

Foto do MAITAKE

MAITAKE

Maitake: sabor na temperatura certa

Saiba como preparar um cogumelo de origem japonesa que começa a ser conhecido no Brasil e que pede tempo e temperatura certeiros no preparo para render o máximo de sabor

Maitake: cogumelo ainda pouco conhecido no Brasil, mas de grande potencial de consumo

Os cogumelos caíram no gosto popular, e hoje em dia é fácil encontrar no mercado espécies antes restritas à alta gastronomia, como shiitake e shimeji. Agora, outra espécie, ainda pouco conhecida no Brasil, mas bastante produzida e consumida no Japão, promete continuar a saga dos fungos por aqui. É o maitake, um cogumelo produzido de forma bastante semelhante à do shiitake, mas com aparência, sabor e textura peculiares.

Para atingir o máximo de sabor, o maitake pede um jeito especial de preparação. 'Os japoneses não entendiam porque alguns restaurantes de Tókio ofereciam maitake e as pessoas diziam ter um sabor fantástico, e em outros diziam que não tinha gosto de nada', conta o fungicultor Iwao Akamatsu, de Sorocaba, SP, que está desenvolvendo a produção do maitake no Brasil. 'Então, uma universidade local decidiu pesquisar o porquê disso. Descobriu-se que o maitake possui substâncias que são transformadas termicamente em aromáticos, que dão aroma e sabor ao cogumelo.'

O segredo está na temperatura e no tempo de preparo. 'Eles comprovaram que, ao entrar em contato com o óleo a cerca de 180ºC, a superfície do maitake chegava rapidamente nesse ponto. Depois de retirado da panela, o calor ia gradativamente para o interior do maitake. Cerca de dois minutos depois, seu interior estava entre 70ºC e 80ºC, que são exatamente o tempo e a temperatura necessários para acontecer a transformação', conta Akamatsu.

Segundo o fungicultor, que sabe bem como preparar o maitake, o gostoso desse cogumelo é sua textura crocante. Por isso, é preciso cuidado na hora do preparo, para não perder o que ele tem de melhor.

Confira uma receita fácil de fazer.



Talharim com Maitake
(para 2 pessoas)

Ingredientes:
200g de maitake
4 dentes de alho
4 colheres de sopa de azeite
Sal a gosto

Preparo:
Doure o alho no azeite e acrescente o maitake 'despetalado'. Salteie no azeite por, aproximadamente, dois minutos em chama forte (não cozinhar demais para não perder a textura firme) e acrescente sal a gosto. Sirva com talharim cozido 'al dente'.