sábado, 29 de agosto de 2009

Gente é muito bom!

Fiz estes bifes de filé mignon, em poucos minutos, na varanda de minha casa. Sem nenhuma sujeira e cheiro. Ficaram super macios e deliciosos.

3a. e última parte do bife

 
 
 
Posted by Picasa

continuação do bife: bárbaro sem nenhuma sujeira

 
 
 
 
Posted by Picasa

sexta-feira, 28 de agosto de 2009

Fazendo bife sem sujeira. Ulalá!

 
 
 
 

E no George Foreman
Posted by Picasa

Saladas super fáceis

 
 
 
 
Posted by Picasa



Cuca e Otávio para vcs algumas dicas. Aproveitem: 4 folhas de alface/1 batata baroa cozida em rodelas grossas/1 batata inglesa cozida e em rodelas grossas/ 1 chuchu cozido/2 ovos cozidos/ 1 beterraba cozida em rodelas/ 1 tomate em rodelas / 1 cebola em rodelas/ palmito em rodelas

quarta-feira, 26 de agosto de 2009

Educação- Faculdades de Gastronomia

"Faculdades de Gastronomia atraem gente que nunca cozinhou antes- e agora sonha em ser chefe. Na lista de cursos que surgiram na última década, o de gastronomia foi o que mais cresceu. Os números: Matrículas: 2002= 540 Hoje= 4970 ...

segunda-feira, 24 de agosto de 2009

Lanche rápido e saudável: WRAPS



As sobras do frango rendem uma ótima combinação de carboidratos e proteínas. Em uma folha de Wrap ou pão sírio junte 4 folhas de alface, meio tomate picado e 4 azeitonas verdes picadas. Misture 2 colheres de sopa de molho de tomate com as sobras desfiadas do frango. Despeje sobre o pão, adicione sal com moderação, orégano e enrole.

Confiram: NOVIDADES PARA A SUA COZINHA. UAUUUUUUUUUUUUUUUU.

http://oglobo.globo.com/economia/morarbem/fotogaleria/2009/9519/

domingo, 23 de agosto de 2009

Risoto: Polvo à moda de Coimbra

Ótimo para um jantar romântico, ou, para receber amigos em uma noite de papo e decontração

Ingredientes
Para o polvo
12 tentáculos grandes de polvo
1 folha de louro
1/2 cebola grande partida em 4 partes
1 ramo de alecrim
1 cenoura média em rodelas

Para a guarnição
1 maço grande de brócolis
16 unidades de batata bolinha cozidas com casca
125 ml de azeite extra virgem para saltear o polvo e o brócolis
2 dentes de alho bem picados
sal e pimenta do moinho
1 limão siciliano cortado em fatias
Para o azeite de ervas do mediterrâneo
125 ml de azeite extra virgem
1 colher de sopa de tomilho limão bem picado
1 colher de sopa de folhas de alecrim bem picadas
10 folhas de sálvia fresca picadas
2 colheres de sopa de salsinha
2 dentes de alho bem picados

Modo de preparo
1. Aqueça uma panela grande até que fique muito quente.
2. Acrescente os tentáculos de polvo dando um choque térmico.
3. Adicione os legumes e refogue mexendo tudo. O polvo na sequência vai começar a soltar bastante água (não é necessário acrescentar água).
4. Tampe a panela, abaixe o fogo para médio e cozinhe por aproximadamente 40’, ou até que o polvo fique macio (ao espetar com um garfo o polvo se solta do garfo).
5. Retire os tentáculos da panela e descarte os legumes e algum caldo que se formar.
6. Em um frigideira antiaderente aqueça um pouco de azeite e vá (aos poucos para a frigideira não perder temperatura) salteando os tentáculos dos polvos. Eles vão adquirir uma leve crocância. Acomode os tentáculos em uma forma e leve ao forno para finalizar o aquecimento.
7. Na mesma frigideira, acrescente o azeite, aqueça, adicione o alho picado e salteie os brócolis. Reserve em local aquecido.
8. Na mesma frigideira, aqueça bastante azeite de ervas. Dê um murro nas batatas bolinha cozidas e salteie-as no azeite de ervas. Corrija o sal.

Para servir
1. Disponha as batatas ao murro em um prato grande. Ao lado, disponha os brócolis e cubra com 3 tentáculos de polvo por pessoa.
2. Regue tudo com o azeite de ervas que restar na frigideira.
3. Sirva com rodelas de limão siciliano para serem espremidas na hora sobre o polvo.
Rendimento: 4 porções.

RISOTOS

A grande paixão italiana que se espalhou pelo mundo
Risoto em italiano é um tipo de diminutivo, uma espécie de “arrozinho”. Mas na cozinha ele é o aumentativo de aroma e sabor, um prato cremoso, democrático e fácil que vai muito bem em dias de clima mais frio.
Há alguns tipos de arroz que são perfeitos para a preparação de risotos, como o “arbóreo” que tem grãos médios, uma coloração amarelada e mesmo depois do longo cozimento mantém a parte central mais firme apesar de cremosos. Porém a falta do arroz ideal para a confecção do prato não é impedimento para a realização do mesmo, já que mesmo o tipo 1 (mais comum nas cozinhas brasileiras) cozido com os demais ingredientes podem resultar em risotos deliciosos.
Rico em carboidratos e bastante energético, o arroz é também um alimento versátil e seu sabor democrático combina com todo tipo de ingrediente, das carnes aos legumes, dos peixes aos embutidos, das aves aos queijos, entre outros.
Para os italianos, um risoto bem feito é um desafio irrecusável, já que o prato precisa ser cremoso, mas não pode ser empapado, os grãos precisam de maciez, porém não devem desmanchar. O bom risoto é levado à mesa pastoso, mas nunca empapado. Por isso, deve-se mexer seguidamente enquanto está sendo cozido e tirá-lo do fogo no momento certo.
É um prato que deve ser feito com paciência porque requer atenção e cuidado.
O melhor risoto está na imaginação do cozinheiro. Em diversas regiões da Itália - mas principalmente no norte-, os apreciadores do risoto criaram comunidades que se reúnem mensalmente para experimentar a iguaria em sabores diferenciados.