domingo, 23 de agosto de 2009

RISOTOS

A grande paixão italiana que se espalhou pelo mundo
Risoto em italiano é um tipo de diminutivo, uma espécie de “arrozinho”. Mas na cozinha ele é o aumentativo de aroma e sabor, um prato cremoso, democrático e fácil que vai muito bem em dias de clima mais frio.
Há alguns tipos de arroz que são perfeitos para a preparação de risotos, como o “arbóreo” que tem grãos médios, uma coloração amarelada e mesmo depois do longo cozimento mantém a parte central mais firme apesar de cremosos. Porém a falta do arroz ideal para a confecção do prato não é impedimento para a realização do mesmo, já que mesmo o tipo 1 (mais comum nas cozinhas brasileiras) cozido com os demais ingredientes podem resultar em risotos deliciosos.
Rico em carboidratos e bastante energético, o arroz é também um alimento versátil e seu sabor democrático combina com todo tipo de ingrediente, das carnes aos legumes, dos peixes aos embutidos, das aves aos queijos, entre outros.
Para os italianos, um risoto bem feito é um desafio irrecusável, já que o prato precisa ser cremoso, mas não pode ser empapado, os grãos precisam de maciez, porém não devem desmanchar. O bom risoto é levado à mesa pastoso, mas nunca empapado. Por isso, deve-se mexer seguidamente enquanto está sendo cozido e tirá-lo do fogo no momento certo.
É um prato que deve ser feito com paciência porque requer atenção e cuidado.
O melhor risoto está na imaginação do cozinheiro. Em diversas regiões da Itália - mas principalmente no norte-, os apreciadores do risoto criaram comunidades que se reúnem mensalmente para experimentar a iguaria em sabores diferenciados.

Nenhum comentário: