sexta-feira, 26 de dezembro de 2008

2009

Agora pessoal, é esperar a virada do ano. Que 2009 venha com PAZ, SAÚDE, ALEGRIAS, REALIZAÇÕES, DINDIM e muitas novidades na GASTRONOMIA.
BEIJOS PARA TODOS.

terça-feira, 23 de dezembro de 2008

SALMÃO MARINADO

Salmão Marinado (Excelente prato para esta época do ano-leve e nutritivo)

Ingredientes:
100 g de sal grosso triturado /200 g de açúcar mascavo/10 g de pimenta do reino/1 maço de dill ( folha da erva-doce)/30 ml de suco de limão/1 c.s. de azeite/1 c.s. de conhaque/1 filé de salmão com pele.


Modo de Fazer:
Misture o sal, o açúcar, pimenta e o dill, preparando uma marinada seca. Misturar o azeite, o suco de limão, o conhaque e pincele o filé de salmão. Espalhe agora a marinada seca sobre o filé de salmão e embrulhe firmemente em filme plástico (PVC). Leve à geladeira por dois dias (48 h). Quase na hora de servir, retire da geladeira e o plástico PVC que o envolve. Raspe a marinada e fatie muito fino. Porém deverá ser a fatia inteira.
Servir numa bandeja (branca, bem bonita) e com molho de iogurte (que poderá ser colocado em taças).

Molhos:
Manga
1 copo de iogurte natural /2/3 de maionese /1 c.chá de curry /2 c.s. de cebolinha verde picada /1 x.c. de manga picada em quadradinhos/ Sal e pimenta do reino branca.
Em uma tigela, combine o iogurte e a maionese. Incorpore o curry e leve a geladeira por 1 h. Aí então misture a manga e cebolinha e bata rapidamente no processador de alimentos. Deve ser feita com 6 h de antecedência.

Molho
Refrescante de hortelã
1 pote de iogurte natural /1 x.c. de maionese /½ x.c. de molho de hortelã /½ x.c. de salsa e cebolinha finamente picada /2 c.s. de azeite de oliva /sal a gosto.

Coloque no processador de alimentos todos os ingredientes e bata por pouco tempo. Reserve na geladeira até a hora de servir. Pode ser feito com 12 h de antecedência.

domingo, 21 de dezembro de 2008

Natal Mediterrâneo

Ingredientes:
150 g de fundo alcachofra em cubos / 3 tomates secos picados grosseiramente/ 2 c.s. de azeitonas pretas em rodelas /1 dente de alho picado/1 c.s. de manjericão fresco/1 queijo de minas redondo dividido em 2 rodelas (se for mais alto, divida em 3 rodelas)/1 x.c. de azeite extra-virgem / ½ x.c. de aceto balsâmico/ 2 c.s. de açúcar/1 c.s de mel/sal e pimenta do reino a gosto.

Azeite extra-virgem para regar a gosto.

Modo de Fazer:
Coloque a alcachofra, o tomate e a azeitona cada um num potinho. Tempere com azeite, sal e pimenta do reino. Somente no tomate misture o alho e o manjericão. Numa panela, misture o açúcar, o aceto balsâmico e o mel. Leve ao fogo e ferva por 20’. Pode ser feito no Microondas reduzindo o tempo para 5’-ALTA. Resfrie (conforme aula). Corte o queijo em 2 partes iguais e modele-o com um cortador. Ao montar, mantenha o modelador e coloque por cima de uma rodela, a alcachofra. Depois acomode o tomate e a azeitona. Finalize com mais uma fatia de queijo e alcachofra por cima. Regue com azeite e redução do aceto balsâmico. Enfeite com folhas de manjericão e pimenta rosa. Esta é mais decorativa, não ardida.

Dica: Esta entrada tem que ser feira no dia. Porém a sua execução é fácil e poderá ser feita com 12 h de antecedência. Permanecendo na geladeira. Mantenha no modelador até a hora de servir e enfeite o prato na hora. Baixa caloria e de fácil digestão.