quinta-feira, 12 de agosto de 2010

DICAS DE PREPARO DOS ALIMENTOS PARA COZINHAR SEM PREOCUPAÇÃO

1-Congelamento em aberto- é muito fácil, depois de preparar o alimento, resfrie-o e coloque o alimento no freezer sem embalar. Quando estiver endurecido faça a embalagem correta, sem ar e etiquetando o produto.
2-Resfriamento- Depois do produto elaborado, coloque-o para resfriar numa bacia com água gelada filtrada e pedras de gelo, evitando que se formem bactérias.
3-Cozinhando em banho-maria-quando se faz qualquer prato em BANHO-MARIA, no forno convencional, deve-se retirar as grelhas e colocar a assadeira direto no forno. Diminui-se desta forma, quase que pela metade, o tempo de cozimento. Se usar fôrma de vidro, tenha cuidado, ao reabastecê-la com água. Faça com água quente, para não rachar.
4-Utilize a água do cozimento do grão de bico, lentilha e feijão branco para enriquecer sopas, caldos ou arroz.
5-Leguminosas- são os grãos de vagens, como feijão, soja, grão de bico, lentilha e ervilha.
6-Cereais- são grãos que dão nas espigas, como milho, trigo, arroz e cevada.
7-Couve-flor- para mantê-las claras adicione um pouco de leite no cozimento.
8-Quiabo- eliminando a baba: lave-o ainda inteiro, deixe-o de molho por 15 minutos numa mistura de limão. Depois lave ligeiramente, seque e corte e cozinhe.
9-Pedaços de frango- para empaná-los sem fazer sujeira, coloque a farinha dentro de um saco plástico, Junte os pedaços de frango e chacoalhe até misturar bem.
10-Panela de pressão- não ultrapasse a metade de sua capacidade. Isto porque a medida que cozinham as leguminosas soltam uma película que podem entupir a válvula da panela. Cozinhe em fogo baixo e com água suficiente para não secar.

terça-feira, 10 de agosto de 2010

E agora, vamos falar de saladas...



SALADA MADALENNA

Ingredientes: 2 copos de requeijão de queijo-de-minas; 2 copos de requeijão de tomate cereja partido ao meio ou a mesma medida de tomate em quadrados sem sementes; 3 copos de requeijão de maçã verde picada em meia lua; 2 copos de requeijão de aipo picado; 2 copos de requeijão de uva verde picada ao meio. Envolva com o vinagrete de maracujá.

VINAGRETE DE MARACUJÁ

Ingredientes
2 colheres (sopa) de mostarda; 1 xícara (chá) de polpa de maracujá; 1 xícara (chá) de mel;
½ xícara (chá) de azeite; pitada de sal grosso moído (ou batido no liquidificador);
1 copo de iogurte natural ou desnatado.

Modo de preparo

Numa tigela misture mostarda, polpa de maracujá, mel, azeite e pitada de sal grosso moído (ou batido no liquidificador). Envolva o iogurte . Reserve.Enfeite o prato com uma mistura de folhas verdes e roxas e coloque a salada no meio.
Sirva a régua de pastel do lado. Maravilhosa para acompanhar saladas. Super crocante!

RÉGUA DE PASTEL

Ingredientes
massa de pastel em rolo; clara de ovo; queijo parmesão ralado.

Modo de preparo:Corte a massa de pastel no formato que desejar, pincele clara de ovo e polvilhe queijo parmesão ralado. Leve ao forno até dourar.

E para finalizar...

Fritar
Fritar é um método de preparo por calor úmido. Significa cozinhar a carne em óleo ou gordura quente, geralmente em uma frigideira.
Prefira frigideiras de fundo grosso, de alumínio ou de ferro fundido. Evite virar muito a carne na panela e, se usar um garfo para virar os bifes, procure espetar apenas o cantinho para evitar que a carne perca o suco.
Podem-se fritar cortes como bifes finos, hambúrguer de carne moída ou bifes de filé mignon, de coxão mole, de patinho, de fraldinha e de contra-filé.

Cozinhar ou ensopar
Os cozidos ou ensopados são carnes preparadas em calor úmido, ou seja, com água por um período longo. O procedimento é indicado para cortes menos macios, que, normalmente, são mais baratos. Os cozidos e ensopados são excelentes formas de preparo, que acentuam o sabor das carnes, especialmente quando se utiliza um líquido bem temperado (como água e ervas, temperos etc.). O cozimento em panela de pressão torna a carne mais macia e saborosa, além de reduzir o tempo de cocção.

segunda-feira, 9 de agosto de 2010

E bota mais carne...

Fritar
Fritar é um método de preparo por calor úmido. Significa cozinhar a carne em óleo ou gordura quente, geralmente em uma frigideira.
Prefira frigideiras de fundo grosso, de alumínio ou de ferro fundido. Evite virar muito a carne na panela e, se usar um garfo para virar os bifes, procure espetar apenas o cantinho para evitar que a carne perca o suco.
Podem-se fritar cortes como bifes finos, hambúrguer de carne moída ou bifes de filé mignon, de coxão mole, de patinho, de fraldinha e de contra-filé.

domingo, 8 de agosto de 2010

Mais Carnes...

Refogar
É um método de preparo de carne por calor seco, adequado para carnes macias e com pouca gordura. Refogar significa cozinhar ou dourar a carne rapidamente em uma pequena quantidade de óleo em uma frigideira ou panela.
Quando possível, seque os pedaços de carne com um papel toalha antes de refogar, pois, assim, eles dourarão mais facilmente. Use panelas de fundo grosso, que distribuem o calor uniformemente. Evite colocar muitos pedaços ao mesmo tempo, pois a carne acabará ficando cozida e não ficará dourada. Após retirar a carne, adicione um pouco de água para liberar os sucos do fundo da panela e preparar um molho de carne rápido e saboroso.
Curiosidade: O termo "sauté" vem do francês "sauter", que significa "saltar", "pular", e refere-se ao processo de mexer o alimento vigorosamente para que ele doure de modo uniforme.
Curiosidade: "Styr-fry" vem do inglês e significa "mexer e fritar". É uma forma de preparo muito utilizada em pratos de origem oriental, preparados em uma panela antiaderente de fundo arredondado chamada "wok", que também pode ser substituída por uma frigideira ou panela funda antiaderente. Styr-fry nada mais é que cozinhar pequenos pedaços de carne rapidamente em uma pequena quantidade de óleo vegetal (uma colher de sopa) em alta temperatura, mexendo sem parar. Geralmente se corta a carne em tiras finas (de 1 cm de largura) perpendicularmente às fibras (para torná-la mais macia e evitar que encolha durante o cozimento) e adicionam-se a ela vegetais ou massas.
Podem-se refogar cortes como contra filé, filé mignon, alcatra, fraldinha, coxão mole e hambúrguer.