quinta-feira, 12 de agosto de 2010

DICAS DE PREPARO DOS ALIMENTOS PARA COZINHAR SEM PREOCUPAÇÃO

1-Congelamento em aberto- é muito fácil, depois de preparar o alimento, resfrie-o e coloque o alimento no freezer sem embalar. Quando estiver endurecido faça a embalagem correta, sem ar e etiquetando o produto.
2-Resfriamento- Depois do produto elaborado, coloque-o para resfriar numa bacia com água gelada filtrada e pedras de gelo, evitando que se formem bactérias.
3-Cozinhando em banho-maria-quando se faz qualquer prato em BANHO-MARIA, no forno convencional, deve-se retirar as grelhas e colocar a assadeira direto no forno. Diminui-se desta forma, quase que pela metade, o tempo de cozimento. Se usar fôrma de vidro, tenha cuidado, ao reabastecê-la com água. Faça com água quente, para não rachar.
4-Utilize a água do cozimento do grão de bico, lentilha e feijão branco para enriquecer sopas, caldos ou arroz.
5-Leguminosas- são os grãos de vagens, como feijão, soja, grão de bico, lentilha e ervilha.
6-Cereais- são grãos que dão nas espigas, como milho, trigo, arroz e cevada.
7-Couve-flor- para mantê-las claras adicione um pouco de leite no cozimento.
8-Quiabo- eliminando a baba: lave-o ainda inteiro, deixe-o de molho por 15 minutos numa mistura de limão. Depois lave ligeiramente, seque e corte e cozinhe.
9-Pedaços de frango- para empaná-los sem fazer sujeira, coloque a farinha dentro de um saco plástico, Junte os pedaços de frango e chacoalhe até misturar bem.
10-Panela de pressão- não ultrapasse a metade de sua capacidade. Isto porque a medida que cozinham as leguminosas soltam uma película que podem entupir a válvula da panela. Cozinhe em fogo baixo e com água suficiente para não secar.

Nenhum comentário: