quarta-feira, 10 de dezembro de 2008

E para terminar os Preparativos para a Festa de Natal

1 DIA ANTES
Reserve a manhã para comprar gelo, verduras, frutas, flores, chocolates e biscoitinhos, caso vá servi-los. Ponha as toalhas na mesa.
Coloque pratos, copos, talheres no aparador. Distribua travessas na mesa. Os talheres de serviço sobre pratinhos de apoio, ficam ao lado de cada travessa.
Organize as bandejas de café sobre toalhinhas de linho. Chocolates e biscoitinhos são servidos em tigelinhas.
Já deixe as frutas e verduras lavadas e acondicionadas na geladeira. Deixe outra bandeja pronta para os licores, que são servidos depois do café. Vejam um espaço para os copos. Assim cada convidado pode se servir, caso você não tenha ajudantes ou garçons.
Separe baldes de gelo para uísque, vinho e champanhe.
Separe os recipientes para os aperitivos.
Inspecione o lavabo e complete com extras de papel higiênico, toalhinhas e sabonetinhos, verificando uma lavanda suave, própria para lavabo. Espalhe flores, velas e aromas pela casa.
Coloque as bebidas na geladeira.
MANHÃ DA FESTA
Hora de trabalho. Carnes devem ser assadas cedo e com calma. Depois cubra-as até a hora do corte. Lembrando que as carnes fatiadas não devem ser aquecidas, porque ficam ressecadas. Caso tenha alguma, só aqueça o molho.
Monte as saladas, cubra com PVC e volte à geladeira. Prepare o molho das saladas, porém reserve-o separado e bem acondicionado na geladeira.
Providencie todo o material: talheres, travessas e ponha tudo sobre a pia. Prepare a cafeteira e deixe na cozinha.
Caso tenha alguém lhe ajudando, oriente a ordem dos pratos na hora de esquentar.
TARDE DA FESTA
Tome um bom banho e relaxe.
DUAS HORAS ANTES DA FESTA
Passe pela cozinha e verifique se está tudo sobre controle como você planejou.
Coloque as bebidas nos baldes de gelo e os aperitivos nas mesinhas da sala.
Se houver fumantes entre os convidados, verifique se há cinzeiros.
Retire os filmes que cobrem as saladas e molhos, finalize se necessário. Dê um checada em tudo.
Por fim acenda o seu melhor sorriso e se delicie com uma taça de vinho ou champanhe, como preferir, até que seus convidados apareçam.

terça-feira, 9 de dezembro de 2008

Vejam a matéria interessante do Informativo do Pão com Linguiça & Cia

Para ler a matéria: QUANTO VALE A SUA MARCA, clique ao lado em Matérias Interessantes e depois conheça o PÃO COM LINGUIÇA & CIA nos: Links interessantes na Gastronomia


"Novidade de verão:

O verão está aí e nada melhor do que uma comida bem leve para acompanhar os dias quentes e manter a dieta em dia. Por isso, a Pão Com Lingüiça & Cia. lançou o "Prato Light", composto por abacaxi, cebola, milho verde, alface, tomate, azeitona, queijo minas, tomate seco e lingüiça light (pernil ou frango). O prato será servido o dia todo em ambas as lojas." Não deixem de experimentar! Espetacular e delicioso!

Mais continuação dos Preparativos para o Natal

5 DIAS ANTES
Toalhas devem ser escolhidas, verificadas se estão limpas, engomadas e passadas. Já deixe-as separadas .
3 DIAS ANTES
Pastas e mousses podem ser preparadas e deixadas bem acondicionadas, dentro da geladeira.
2 DIAS ANTES
Lembre-se também que você merece um capricho. É hora de se cuidar: unhas, cabelos, uma boa massagem de relaxamento.

segunda-feira, 8 de dezembro de 2008

Cont. Preparativos para o Natal



10 DIAS ANTES
Faça a lista das compras. Refaça se necessário.
Verifique o estoque de bebidas: Vinho, Cerveja, Uísque, Vodka, Champanhe, refrigerantes comuns e light, água natural e gasosa e licores. Calcule a quantidade de acordo com o hábito de seus convidados, contando sempre com garrafas extras.

7 DIAS ANTES
Verifique o cardápio: elabore as receitas que possam ser congeladas: salgadas e doces. Tenha o máximo de cuidado com as Técnicas de Congelamento.

domingo, 7 de dezembro de 2008

PREPARATIVOS PARA AS FESTAS




A partir de hoje vou começar a publicar algumas dicas para que você possa se preparar para as Festas de Final de Ano.


Quem recebe as pessoas em casa durante as comemorações de fim de ano, deve curtir a festa como se fosse a convidada. Não precisa ficar estressada. Depois de muito trabalho, e dar atenção a todos, é um presente que a anfitriã merece. É só se preparar!
Tudo deverá ser programado com muita antecedência, deixando o toque final para o dia.
Para que não escape nenhum detalhe, a melhor coisa é elaborar um roteiro detalhado. Veja como:
15 DIAS ANTES
Sabendo o número certo de convidados, elabore o cardápio. Comece a separar os utensílios como toalhas, guardanapos, pratos, talheres, copos e etc. Não se esqueça de bandejas, toalhinhas, baldes de gelo, pratinhos de apoio, castiçais, vasos e tudo o que planejou para que sua casa fique esplendorosa.
Confira todo o material e tenha sempre alguns extras para quem quiser trocar.
Se for necessário providencie o aluguel de outras peças necessárias, em casas especializadas.

Diferença entre os pimentões



Confesso que não sou muito adepta de pimentão. Porém comi um grelhado em Barcelona , que foi colocado como enfeite, mas estava tão atrativo que resolvi experimentar. Achei um show e resolvi postar para vocês uma matéria de descoberta sobre a diferença dos pimentões.

O pimentão se destaca por suas variações nutricionais. Os grandes geralmente de sabores adocicados,podem ser usados em saladas, ensopados e molhos. São famosos tb pela variação de cores. Os mais conhecidos são os verdes, os vermelhos e amarelos. A principal diferença entre os três tipos é o tempo de cultivo e os nutrientes específicos. Todos são ricos em nutrientes antioxidantes, que ajudam na renovação celular e na diminuição dos radicais livres. O vermelho é mais rico em betacaroteno, que é rico em vitamina A, antioxidante e combate os radicias livres. O verde tem sabor mais ácido que os outros. O amarelo se destaca pela vitamina C. Os três tipos são fonte de cálcio, ferro e fósforo.
A variação de cores tem a ver com o tempo de colheita. Os frutos são verdes quando imaturos, tornando-se vermelhos,amarelos ou alaranjados quando maduros. Hoje existem variedades exóticas que foram desenvolvidadas por alterações genéticas, com cores e formatos diferentes.

Novo blog

Não deixem dem ver o mais novo Blog: gerenciandodonasdecasa.blogspot.om
Sua dona é a minha querida prima Helô, que é o máximo na organização. Por sinal, dia 09, ela aparecerá no programa Sem Cesura,LEDA NAGLE.