sexta-feira, 9 de julho de 2010

Dia 10 de julho é o Dia da Pizza




A história da pizza

A história da pizza, um dos pratos mais populares no mundo, começa com o surgimento do pão. Mas já perto do ano 1000 aparece na cidade italiana de Nápoles o termo "picea" para indicar um disco de massa assada com vários ingredientes por cima muito parecido com a pizza que apreciamos hoje. No século 16, a iguaria napolitana era vendida por ambulantes e aplacava a fome principalmente dos mais pobres. Por vários séculos predominaram as pizzas brancas, cuja massa de pão ganhava ingredientes baratos como alho, toucinho, pequenos peixes fritos e o queijo cacio-cavallo. O manjericão já despontava como o tempero preferido para acompanhar a redonda. Mas foi só na primeira metade do século 19 que a pizza incorporou o tomate e se tornou realmente popular na Itália e no mundo. A mais clássica das pizzas é a margherita que leva mussarela, tomate e manjericão e foi servida em 1889 para a rainha Margherita e o rei Humberto I.

quinta-feira, 8 de julho de 2010

Picles de Legumes


Os picles são conservas de legumes em vinagre, com temperos variados. Podemos fazê-los com apenas um legume ou um picles misto em que combinamos 3 ou mais legumes. Os picles devem ser guardados em potes de conservas hermeticamente fechados.
Ingredientes:
10 cebolas bem pequenas/5 pepinos pequenos/2 cenouras finas cortadas em pedaços pequenos/um pimentão vermelho cortado em fatias/floretes de couve-flor/1 dente de alho/uma colher das de café de mostarda/1 colher de coentro em grão/1/2 litro de vinagre/½ litro de água
Modo de preparar
1. Descasque e corte os legumes e ferva-os por dez minutos;
2. Ferva o vinagre, a água e os temperos por alguns minutos. Deixe amornar;
3. Arrume os legumes nos vidros, procurando colocar quantidades mais ou menos iguais em cada vidro;
4. Coloque a mistura de vinagre nos vidros até encher bem;
5. Tampe os vidros e feche-os hermeticamente;
6. Espere 7 a 8 dias antes de consumir.

quarta-feira, 7 de julho de 2010

Cebola da Mariangela ( sucesso total)



Ingredientes:
4 cebolas cortadas (parta ao meio e vá cortando em fatias- não fica em rodelas e sim em meia lua).
Orégano/ azeite/sal/vinagre/água / azeite.
Modo de Fazer:
Coloque numa panela, água para ferver. Quando entrar em ebulição coloque as cebolas cortadas, desligue a panela e abafe por 10’. Desta forma a cebola não fica ardida e nem dá gosto.
Retire, escorra a água e tempere com os ingredientes acima. Coloque numa vasilha fechada e armazene na geladeira. Excelente para comer com pão, carnes, saladas e tudo o que gostar. Maravilhoso!

terça-feira, 6 de julho de 2010

ROMEU E JULIETA DE GALA

Ingredientes:
-1 barra pequena de goiabada derretida;
-1 vidro de requeijão
-200 g castanha do Pará triturada .

Modo de Fazer:
Corte a goiabada em pedaços e jogue ½ copo de água filtrada. Leve ao Microondas, mexendo de 1 em 1 minuto até que ela dissolva totalmente, recipiente destampado. Pode ser levado ao fogão em banho-maria. Assim que a goiabada estiver dissolvida coloque-a numa bonita taça e deixe fora da geladeira. Cubra com um prato. Na hora de servir aqueça o requeijão e jogue sobre a goiabada já em forma de creme. Polvilhe a castanha do Pará triturada e sirva imediato.

Maravilhosooooooooooooooooooooooooo e finísssimoooooooooooooooooooooooooooo.

Bonne apetit!

segunda-feira, 5 de julho de 2010

Mais idéias de brigadeiros. Sensacional!

Idéias copiadas, mas super interessantes. Brigadeiro na colher. Excelente para a festa dos pequeninos

ABÓBORA DE FESTA




Ingredientes:
500 g de bacalhau desfiado; 1 abóbora moranga média; 1 pacote de MOLHO BRANCO VARIANDO O CARDÁPIO MAGGI; 2 c.s. de azeite; 1 cebola média picada; 2 pimentões (um vermelho e outro verde) picados; 2 tomates s/ pele e sem sementes picados; 2 c.s. de cebolinha verde; 2 c.s. de salsa picada; 2 c.s. de queijo parmesão ralado; azeite para untar.

Modo de Preparo:
.De véspera coloque o bacalhau para dessalgar. Troque a água diversas vezes. Reserve. Lave a Moranga e proceda da seguinte maneira:
-forno convencional: coloque num pirex tampado com papel alumínio e leve ao forno por 180º C por cerca de 30 minutos. Ou até que esteja macia.
-Microondas: coloque num refratário com tampa própria e leve ao Microondas na Potência Média por 10’. Retire do forno e resfrie. Enquanto isso faça o molho conforme instruções de embalagem e reserve. Aqueça o azeite e doure a cebola. Junte o bacalhau desfiado, os pimentões e os tomates e refogue até que estejam macios. Junte o molho reservado, a cebolinha e a salsa e misture bem. Corte uma tampa superior da moranga e com uma colher retire as sementes. Coloque o recheio, polvilhe com queijo e leve ao forno 200ºC para gratinar (cerca de 15 minutos). Retire e sirva com arroz branco e batata palha.

DICA: Se a carne do bacalhau estiver salgada dê uma ligeira fervura, antes de incorporá-la ao refogado.

domingo, 4 de julho de 2010

Rosas? Sim, Risoto de Rosas. Maravilhosooooooooo!

Ingredientes:
- 200 g de arroz para risoto
- 1 litro de caldo de frango
- 1 folha de louro
- 1 beterraba
- 1 copo de vinho branco
- 2 rosas
- 1 peito de frango
- 1 xícara de creme de leite
- 1 cálice de conhaque
- sal, pimenta do reino, manteiga.



Modo de Preparo
Desossar um peito de frango, fazendo dois filés. Reservar os ossos
.Em uma panela derreter a manteiga acrescentar o azeite, o louro, o arroz e refogar. Acrescentar o vinho branco.
Para o caldo de frango, em uma panela com água fervente acrescentar os ossos reservados, um talo de salsão, uma folha de louro e uma beterraba descascada e cortada em pedaços.
Ir acrescentando na panela do risoto o caldo do frango e mexendo sem parar. Depois de pronto reservar.
Fritar em uma frigideira com manteiga derretida os filés temperados com sal. Acrescentar conhaque. Depois de fritos retirar da panela e reservar.
Na panela em que foi frito os filés, colocar creme de leite para reduzir e acrescentar sal. Depois de reduzido, colocar em fogo baixo acrescentando os filés de frango. Colocar novamente o risoto no fogo e acrescentar um pouco mais de caldo de frango e sal. Desligar o fogo acrescentar queijo parmesão. Servir o risoto com o frango e decorar com as pétalas das rosas.