sábado, 24 de julho de 2010

É isto aí...

A gastronomia na formação do cidadão
Por Marcelo Brandão
“Quando eu cheguei aqui, eu pensava que gastronomia era simplesmente cozinhar. Mas aprendi que gastronomia é muito mais. Temos que ter vários cuidados com a higiene, por exemplo, e acima de tudo postura. Respeito e educação são fundamentais dentro e fora da cozinha”. Nas palavras de um jovem , de apenas 16 anos, esta é a sintaxe do trabalho da oficina de gastronomia realizada dentro de uma entidade não governamental.

sexta-feira, 23 de julho de 2010

SOBREPALETA SUÍNA C/ MOLHO DE MANGA E GENGIBRE




Ingredientes: 1 sobrepaleta comprada no Supermercado) temperada já descongelada. Deixe descongelar lentamente na geladeira de um dia para o outro.
Molho: gengibre fresco; 2 maçãs; 2 mangas Tommy; vinho branco, mel.

Para a farofa: 2 cebolas médias picadas; 2 x.c. de coco ralado natural; 1x.c. de coco queimado; 2 x.c. de manteiga; 1 x.c. de uva passa preta; 1 x.c. de ameixa preta picada; ½ c. sopa de sal.
Para decorar: 150 g de fios de ovos; ameixas pretas em calda escorridas; 2 ameixas frescas inteiras; galhos de alecrim.

Modo de Fazer:
12 horas antes deixe a sobrepaleta, marinando com suco de 4 laranjas e 1 x.c. de champagne.
Preparo do molho: no processador, triture 5 colheres de sopa de gengibre fresco, médias; 2 maçãs verdes e 2 mangas grandes, todos em pedaços, até que fique cremoso. Passe para uma tigela e junte 2 c.s. de azeite. Reserve.
Em outra tigela, misture 4 c.s.de vinho branco co 4 c.s. de mel. Acrescente à mistura de manga. Junte o sal e pimenta do reino e 2 c.s. de pimenta dedo de moça, cortada em quadrados. Adicione 1 ½ c.s. de manjericão cortadas em quadrados. Deixe na geladeira por 30’.
Para assar a Sobrepaleta, passe um pouco de azeite (ela já vem envolta no bacon) e cubra com papel alumínio, deixando só o final para ficar dourado. Durante o assar é conveniente que reguemos com o caldo em que foi marinado

Farofa: enquanto a sobrepaleta estiver assando faça a farofa da seguinte maneira: numa panela refogue a cebola e 1 ¼ x.c. do coco em 1 ½ x.c. de manteiga, mexendo sempre até que a cebola fique macia. e cozinhe sempre até obter uma farofa homogênea. Coloque as uvas passas, a ameixa e o sal e misture. Tire do fogo, adicionando a manteiga restante e misture até ser absorvida pela farofa. Passe para uma tigela grande bonita e no meio disponha o coco, restante.

Montagem do prato: Fatie a Sobrepaleta com uma faca elétrica, enfeite com folhas e coloque um pouco do molho frio sobre as fatias e o restante sirva numa bonita molheira.Coloque a farofa de coco ao lado, com as frutas decorando e os fios de ovos.

quinta-feira, 22 de julho de 2010

Dito por Luciana Fróes, comentarista gastronômica, em seu blog no Jornal O Globo

"Um negócio que não é da China
Mulher não tem grandes chances gastronômicas na China. Pelo menos como chef. Não é comum ver mulheres no comando das woks nas internas dos restaurantes chineses. Só mesmo em casa, cozinhando prá família. Apesar da Revolução Cultural ter empurrado todas elas para o mercado de trabalho (isso depois de anos de pézinhos amarrados) especialmente para a lavoura, ser uma cozinheira profissional sempre foi tabu. "Igualdade entre os gêneros não se aplica à cozinha" avisa a jornalista Jen Lin-Lin, em seu livro "República Gastrômica da China, uma viagem salteada pela culinária chinesa", da Editora Zahar".

quarta-feira, 21 de julho de 2010

SORVETE CHOKER

INGREDIENTES:
70 g de biscoito CHOKER (picados grosseiramente)ou outro crocante
2 latas de creme de leite
1 lata de leite condensado
3 gotas de baunilha
2 pacotes de polpa de Tamarindo
1 copo de água + 1 ½ c.s. de açúcar.

PREPARO:
Bata no liquidificador o leite condensado, com o creme de leite e a baunilha. Despeje em um recipiente e leve ao congelador até que adquira consistência cremosa. Quebre os biscoitos grosseiramente e misture ao sorvete cremoso. Leve novamente ao congelador até ficar firme.
Prepare a calda: descongele a polpa de tamarindo , adicionando água e açúcar (não deve ficar muito doce, para quebrar um pouco o adocicado do sorvete.

terça-feira, 20 de julho de 2010

Mais morangos



CHEESE CAKE LIGHT DE MORANGO


INGREDIENTES:
MASSA: 1 pacote de biscoito maisena;
1 c. sob cheia de margarina light;
3 c. sob de água filtrada.
RECHEIO: 700 g de ricota;
3 c.sob. de adoçante em pó;
½ copo de leite desnatado;
1 c.sob. de baunilha.
COBERTURA: 1 caixa de morangos;
2 caixas de gelatina de morango light.

MODO DE FAZER:
No processador, bata os ingredientes da massa e forre 3 fôrmas individuais de 10 cm de diâmetro ou 1 fôrma de aro removível de 28 cm. Processe o recheio e divida na fôrmas. Leve à geladeira por 3 horas. Corte os morangos ao meio e coloque nas fôrmas pequenas ou ao redor de toda a superfície da fôrma grande. Prepare a gelatina normalmente e deixe esfriar na geladeira até atingir a consistência de clara de ovo. Cubra delicadamente toda a superfície das fôrmas e retorne à geladeira por mais 4 horas. Desenforme e sirva.

segunda-feira, 19 de julho de 2010

Tempo de Morangos




MOUSSE DE IOGURTE DE MORANGO

1 l. de leite condensado
1 pc. de gelatina de morango
2 copos de iogurte desnatado
1 caixa pequena de morangos

Bata tudo no liquidificador e leve à geladeira. Enfeite com alguns morangos e sirva a seguir.

domingo, 18 de julho de 2010

Matéria interessante sobre PUPUNHA



http://revistagloborural.globo.com/GloboRural/0,6993,EEC1711792-5809-2,00.html