quinta-feira, 12 de novembro de 2009

Pera ao Vinho Tinto


Ingredientes:
10 peras descascadas/1,5 de vinho tinto/ 300 g de açúcar/2 c.sopa de cravo/ 1 c.café de canela em pó/5 canelas em pau.

Pasta de Nozes:
150 g de nozes trituradas/ 4 c.sopa de manteiga sem sal/4 c.sopa de açúcar.

Para o preparo da pera:
Junte todos os ingredientese deixe numa vasilha bem fechada, marinando de um dia para o outro. Gosto de cortar a pera ao meio. Assim ela ficará macia. Não tem que cozinhar. Reserve.

Pasta de nozes:
Derreta numa panela a manteiga , acrescente o açúcar e mexa bem até que vire um caramelo. Adicione as nozes trituradas e deixe esfriar.

Montagem do prato:
Colque 1 metade da pera num prato de preferência branco. Se quiser pode fatiar esta metade. Disponha a pasta de nozes por cima ou do lado da pera. E com uma bisnaga, com a própria calda das peras marinadas decore o prato.
Finíssimo!

quarta-feira, 11 de novembro de 2009

Farofa fria

Farofa fria

Ingredientes
1 xícara (chá) de cenoura ralada ou picada/1 xícara (chá) de farinha de milho/ 1 xícara (chá) de farinha de mandioca/ 1/2 xícara (chá) de óleo/3 ovos cozidos/cheiro verde/ervilha/azeitonas/temperos a gosto


Modo de Preparo
Misture tudo sem levar ao fogo. Esta farofa é ótima para servir com pernil, lombo ou qualquer tipo de carne assada.

Geléia de Pimenta



Geléia de Pimenta
Ingredientes
1 abacaxi/700 g de açúcar/ 6 pimentas dedo de moça

Modo de Preparo
Pique no liquidificador o abacaxi com 3 copos de água. Coe e acrescente o açúcar, as pimentas picadas (3 com sementes 3 sem sementes). Leve ao fogo por 30 minutos até que fique em ponto de geléia mole. Coloque em vidros. Use para acompanhar carnes, pernil, tender etc. Pode usar também outras frutas, como morango, kiwi etc.

Vale à pena!

http://www.degustario2009.com.br/

Super interessante o Evento.

terça-feira, 10 de novembro de 2009

Figos assados com coalhada seca, mel e pistaches



Facílima!

6 figos/ 6 c.sopa de açúcar mascavo/ 6 c.sopa de coalhada seca/ 4 c.sopa de mel/ 50 g de pistache sem casca para decoração.

Lave bom os figos e corte-os ao meio. Cubra cada metade com o açúcar mascavo. Distribua-os em uma fôrma refratária e leve ao forno bem alto por 5 minutos. Deixe-os ficar bem douradinhos. Distribua 3 metades em cada prato, cubrindo a parte central com uma porção de coalhada seca. Regue tudo com bastante mel e decore com pistaches. Sirva com os figos quentes. Espetacular!

Tartar de Salmão



O Tartar ou tartare é a preparação de um prato de carne crua e finamente picada. O tartare pode ser feito com carne de vaca, carne de cervo, salmão, etc. Ele é um enformado, geralmente frio, que se come como entrada.

Receita Fácil e exótica
Ingredientes: 1 kg de salmão picado em pedaços pequenos/ 3 c.sopa de cebola picada/1 c.sopa de salsa/ 1 c.sopa de tomilho fresco picado/ 1 c.café de alecrim/ 1 colho.café de páprica picante/5 gotas de molho e pimenta/1 c.cafe de raiz forte/2 c.sopa de molho shoyo/radiccio e aalface crespa a gosto cortado em tiras finas para a decoração.

Crisp de alho-poró:
1 talo de alho-poró cortado em tiras finas/água, o necessário/ óleo para fritar.

Modo de Fazer:
Prepare o salmão picado com todos is ingredientes, exceto o radiccio e alface. Reserve.
Corte o alho-poró em tiras bem finas e mergulhe-o numa água fervente por 1 minuto. Retire e seque bem. Em uma frigideira, esquente bem o óleo e leve-as para fritar até que fiquem bem crocantes (forma de crisp).
Montagem do prato:
No centro de um prato, com o auxílio de uma aro médio, ou uma fôrma para moldar, coloque o tartar de salmão desejado e decore com as folhas cortadas. Sirva acompanhado do crisp. Delícia!

Curiosidade da Mostarda



As sementes da mostarda são consumidas na Índia há mais de dois mil anos. Em textos judaícos, compara-se o universo ao tamanho de uma semente de mostarda, para demonstrar a insignificância da humanidade perante a grande do mundo.