quarta-feira, 28 de maio de 2014

segunda-feira, 26 de maio de 2014

O Fondue dos Franceses

Por Karen Goldman do blog Eu como sim!
Para maioria das pessoas no mundo, fondue significa: Suíça. Pois, aqui na França não é bem assim… Para os franceses o fondue é um prato tipicamente francês, originário da Savoie, a região mais montanhosa da França, nos Alpes.
Mesmo os Alpes sendo uma fronteira natural entre França e Suíça, é sabido que os queijeiros vizinhos trocavam entre eles técnicas e receitas há centenas de anos. E esta é a suposta explicação para dupla cidadania do fondue.
Região da Savoie, nos Alpes franceses
Região da Savoie, nos Alpes franceses. Foto de TopRural no Flickr
A história conta que para os camponeses os queijos eram considerados verdadeiros tesouros. Por isso, esperavam juntar várias cascas e queijos velhos, colocavam numa panela com um pouco de vinho branco e levavam ao fogo para derreter. Estava criado a fondue! A receita foi se aperfeiçoando e se desenvolvendo com o passar do tempo, dando origem a todos os outro tipos de fondue.
Captura de Tela 2013-09-19 às 6.21.35 PM
Fondue savoyarde
Aqui na França o fondue tem nome e sobrenome: Fondue Savoyarde. E,  ao lado da Raclette  (este sim,  prato inventando 100% pelos suíços, assunto do próximo post), são as grandes vedetes dos restaurantes da região da Savoie em Paris.
Se você quiser aproveitar a chegada do frio para experimentar o  fondue savoyard,  sugiro o restaurante Le Chalet Savoyard, que serve o fondue de forma tradicional a 15,50 euros por pessoa.
Restaurante Chalet Savoyard em Paris
Restaurante Chalet Savoyard em Paris
Para aqueles que querem se aventurar  na cozinha,  segue aqui uma receita do fondue de queijo Savoyard, para 4 pessoas.
Ingredientes:
  •  200g de gruyère
  • 200g de emmenthal
  • 200g de vacherin
  • 300ml de vinho branco seco
  • 3 colheres de café de fécula de batata
  • 6 colheres de sopa de kirsh (destilado de cereja)
  • Pimenta do reino
  • Noz-moscada ralada
  • 1 pão de casca dura em pedaços
  • (cogumelos e legumes também vão muito bem com fondue de queijo, vale experimentar)
Corte ou rale ou queijos antes de derretê-los
Corte ou rale ou queijos antes de derretê-los
Modo de preparo:
Corte ou rale os queijos em pedaços pequenos para ajudar a derreter.
Derreta lentamente os queijos com o vinho em uma panela não muito quente.
Dilua a fécula no kirch e acrescente ao queijo apenas quando este estiver liquido e liso. Não pare de mexer para que o queijo não grude. Se o queijo ficar muito compacto no final, não tenha medo de juntar um pouco mais de vinho. Não deixe a chama do réchaud muito alta para não queimar o fondue. Ao cortar o pão deixe sempre o pedaço de casca assim ele fica mais firme e corre menos riscos de cair na panela.

Navajas

Minha amiga Beth esteve recentemente na Espanha e trouxe está novidade e me contou: " é  tipo de marisco que parece um caniço. Qdo cozido com alho e temperos ele se abre e come-se. É gostoso e bem parecido com ostra". Só provando para ver...