sexta-feira, 14 de novembro de 2008

Mais flores comestíveis

Calêndula
Parecida com a margarida, essa flor de pétalas amarelas é muito conhecida por seu uso em cosméticos e pomadas. De fato é um excelente cicatrizante e é indicado para reter a oleosidade da pele. Na cozinha, pode substituir o açafrão – é conhecida como “açafrão dos pobres”, mas para ter efeito deve ser usada em grande quantidade. Em uma receita que leva oito gramas de açafrão em pó são necessárias oito flores frescas ou 15 flores secas. Combina com sopas e molhos para peixes.

Rosa
Na teoria, todas são comestíveis, no entanto as mais usadas na culinária são a rosa-canina e a minirrosa. Suas pétalas não têm sabor algum e só servem para a decoração de pratos. Para que as receitas incorporem sabor de rosa é preciso usar o óleo essencial da flor, o xarope ou a água aromatizada.
Aparece em vários doces da cozinha árabe, mas se ajusta também a carnes leves, como as aves. Mais de 90% dos perfumes femininos levam rosa em sua composição porque ela tem o poder de harmonizar os outros aromas, o mesmo acontece na culinária em relação aos sabores
* o óleo essencial de rosas costuma ser caro porque para preparar um litro é necessária uma tonelada de pétalas de rosas. Deve ser usado com moderação, uma gota vai diluída em um litro de água.


Amor-perfeito
Atrai mais pelo aroma e beleza do que pelo sabor. Faz parte da família das violetas e, para fins culinários, é mais indicada na forma de óleos essenciais e xaropes - as pétalas frescas não têm muito sabor. Frescas, são muito utilizadas em saladas e como decoração. O xarope é empregado em doces e licores. Uma dica é mergulhar o amor-perfeito em vinagre de vinho branco e deixar descansar por um mês. Vira um bom tempero.

Nenhum comentário: