domingo, 2 de novembro de 2008

Faculdade de Gastronomia

O curso de Gastronomia é, sem dúvida, o mais procurado entre todos. O sonho de se tornar um grande chef leva milhares de jovens e profissionais já contratados à procura do ensino gastronômico. Muitos mestres, como Emmanuel Bassoleil, Edinho Engel, Andrea Kaufmann, Erick Jacquin, Christophe Besse, Alain Uzan, Mara Alcamim, são apontados como modelo de sucesso, despertando enorme curiosidade e, até mesmo, tietagem. Porém, é preciso tirar a imagem de que a carreira de chef é cercada de glamour. Pelo contrário! É dura, exige dedicação, paixão e muito amor. A principal dica é não levar em conta a imagem de celebridade que se criou em torno da figura do chef de cozinha. O trabalho na cozinha é duro, desgastante, mas pode dar muitas recompensas a quem se dedica de verdade. É um trabalho que exige anos de aprendizado, treinamento e estudo.
A profissão de chef não exige somente a criação de pratos saborosos. Depois de formado em Gastronomia, o profissional é responsável por inúmeras tarefas dentro do estabelecimento, sendo a preparação dos pratos apenas uma. É dele a responsabilidade de coordenar o andamento da equipe, definição dos preços, treinamento, compras e contato com fornecedores.
Na maior parte dos cursos de Gastronomia, o primeiro semestre consta apenas de aulas teóricas. Só depois acontece a mescla com as aulas práticas. Geralmente fazem parte das disciplinas teóricas, temas como bioquímica dos alimentos, higiene e segurança alimentar, funcionamento do estabelecimento, microbiologia dos alimentos, história da gastronomia, e em alguns casos sociologia, matemática, estatística e psicologia. As tão sonhadas aulas práticas podem incluir a manipulação e manuseio de utensílios e equipamentos, panificação, sobremesas, coquetel e drinques, confeitaria, cozinha brasileira e internacional, bebidas, entre outros. O aluno formado pode atuar como chef de cozinha, chef pâtissier, consultor, ou nas áreas de segurança alimentar, desenvolvimento de produtos e gestão de negócio.

Nenhum comentário: