segunda-feira, 27 de julho de 2009

Definição dos tipos de restaurantes italianos.

Ristorante: não tem dúvida, é um restaurante, como qualquer outro, brasileiro, português, francês… Normalmente tem serviço mais completo e ambientes maior. Aqui e na Itália, é a mesma coisa.

Cantina: é o lugar onde se produz ou vende vinho. Não necessariamente um restaurante.

Trattoria: é um restaurante simples, normalmente de administração familiar e cozinha modesta. São mais parecidos com as “nossas” cantinas. Normalmente servem cozinha regional, uma marca na cultura gastronômica italiana. “Apesar da simplicidade, a comida é de excelente qualidade e os preços são baixos, o que culminou na sua alta popularidade”. “Aliás, o surgimento desse tipo de restaurante se deu graças ao êxodo rural e à alta procura das pessoas pelos centros históricos italianos.”

Osteria: é um restaurante que funciona em uma hospedaria. O termo teria surgido na antiga Roma e continua sendo utilizado até hoje. “É um local onde se vende preferencialmente vinho, ou outras bebidas alcoólicas, e alguns pratos regionais de execução rápida e simples. Também se caracteriza por possuir quartos simples para que as pessoas passem a noite e são localizadas, normalmente, nas periferias das cidades, ao lado de portos ou mesmo em estradas.”

Hoje em dia, mesmo na Itália, os termos são intercambiáveis e não respeitam necessariamente a definição da palavra.

Nenhum comentário: