domingo, 20 de junho de 2010

ANTEPASTO DE BERINJELA ASSADA AO ALHO E AZEITE



ANTEPASTO ASSADO AO ALHO E AZEITE
Ingredientes: 4 berinjelas, cortadas em fatias de 1 cm de largura; 5 c.chá de sal grosso; 6 c.s. de azeite; 6 dentes de alho picadinhos; ½ x.c. de azeite extravirgem; 2 c.s. de vinagre; 2 x.c. de salsa picada; 2 c.chá de sal; ½ c.chá de pimenta do reino; fatias de pão de centeio, salsa crespa lavada e seca para enfeitar.
Dica da salsa crespa, conservada na geladeira, na água e sal, com plástico tampado. Excelente!

Modo de Fazer: Lave as berinjelas e corte em fatias. Polvilhe com sal grosso. Regue as fatias com azeite, reservando. Leve para assar por cerca de 30’, a 150º. Ou use a panela elétrica. Eu prefiro. Quando o alho dourar e as fatias ficarem transparentes, retire do forno. Reserve. Bata no liquidificador o azeite com o vinagre, a salsa, o sal e a pimenta do reino. Sirva a berinjela com o molho batido e o pão. Enfeite com salsa.

Um comentário:

Eduardo Gesualdi Monteiro de Castro disse...

Olá Cristina, eu adoro berinjela e anotei essa sua dica para fazer em casa. Mas o que eu e minha esposa estamos procurando é uma receita siciliana (com berinjela, é claro!) que a Marlena de Blasi mencionou sem os devidos detalhes no livro "Um Certo Verão na Sicília" (pag.48):

"(...) são lavadas(...) depois de secas, o talo é retirado. Deixando-as inteiras, mas fazendo cortes profundos em sua superfície, as viúvas rolam as berinjelas em uma caixa contendo uma mistura de farinha, farelo de pão, sal marinho e queijo pecorino ralado. Rolam, dão umas batidinhas e rolam de novo, pressionando a mistura seca para dentro dos cortes mínimos. Depois deitam aqueles bichos estranhos sobre bandejas forradas de papel e as levam até os fogões, onde outras viúvas aguardam, para mergulhá-las em óleo fervente, poucas de cada vez. Deixam-nas flutuar, sem mexer, até que o miolo fique bem macio e a casca crocante e de um bronzeado escuro. Então as retiram com uma escumadeira e as recolocam nas bandejas forradas de papel, esfregando grande cristais de sal marinho entre as mãos sobre elas, enquanto ainda estão bem quentes. As berinjelas são então levadas para o salão de refeições, onde ficarei sabendo, mais tarde, que são servidas quase que frias e ainda crocantes, com um molho de tomate cru temperado com manjerona. E vou saber que não são servidas ainda quentes, direto da panela, para que, ao esfriarem, seus sabores se misturem e se intensifiquem.(...)"

Sabes que prato é este e onde encontro a receita com mais detalhes?

Um grande abraço.
Eduardo Gesualde.
egesualde@hotmail.com