sábado, 30 de janeiro de 2010

Panelas de Barro

As panelas de barro deixam a comida uma delícia e a conservam quente por mais tempo. É uma opção especial que não tem contra-indicação. Os peixes e carnes com molhos são os melhores pratos para serem preparados.
Entretanto, é preciso estar atento à procedência da panela de barro, pois se ela não for de boa qualidade, pode conter grande quantidade de metais pesados como o chumbo, o cádmio e o níquel, prejudiciais ao organismo.
A limpeza também deve ser feita cuidadosamente, porque se trata de material poroso: o sabão ou o detergente podem ser absorvidos. Para que se evitem quebras e trincas, recomenda-se esperar a panela esfriar antes da lavagem.
As mais famosas e conhecidas panelas de barro do Brasil são as do Espírito Santo, sobretudo as produzidas pelas Paneleiras de Goiabeiras, bairro de Vitória. Consideradas um dos ícones da cultura popular do Estado, a panela de barro é suporte indispensável para o preparo da moqueca e da torta capixabas, pratos típicos da sua culinária. Os produtos nela preparados têm aspecto e paladar bem mais apetitosos. Ela se integrou de tal forma na culinária capixaba que faz parte de sua tradição
Cuidados necessários
Para melhor durabilidade e rendimento, e para que não haja interferência dos produtos usados na feitura da panela no sabor da comida, como acontece com a panela de pedra-sabão, a panela de barro também precisa ser curada antes do seu primeiro uso.


As Paneleiras de Goiabeiras, aconselham o que chamam de segunda queima, que deve obedecer ao seguinte procedimento:
1- Colocar dentro da panela 2 colheres de sopa de óleo de cozinha, de preferência oliva, levando-a ao fogo.
2- Deixe o óleo queimar até a fumaça começar a ficar preta e apague o fogo.
Alguns aficionados desse utensílio tão especial, sugerem, ainda, que, depois dessa queima, antes de usar a panela pela primeira vez, ela seja colocada em banho-maria com água fervente por cerca de 20 minutos, para eliminar qualquer resquício de cheiro ou gosto indesejado.
Depois, com o uso, assim que aquecida prepara rápido os alimentos e tem a vantagem de mantê-los quentes, borbulhando na mesa.

Um comentário:

Anônimo disse...

Mas todas as vezes que faço peixe na panela de barro fica um cheiro muito desagradável na panela por muito tempo, não sei como eliminá-lo rapidamente. Você tem alguma dica?