sábado, 28 de novembro de 2009

Flores comestíveis

UM CARDÁPIO COLORIDO
>>> SEMPRE FRESCAS
Compre as flores fornecidas no mesmo dia pelo produtor e conserve na geladeira. Caso contrário, elas perdem o viço e as pétalas se enchem de pintinhas escuras. (Fonte: Ervas Dei Falci, MG)

>>> AO ALCANCE DA MÃO
As flores comestíveis são fáceis de plantar e manter, sem falar na resistência ao sol e ao vento, o que as torna perfeitas até em terraços de apartamentos. Para um cultivo caseiro, utilize vasos com no mínimo 20 centímetros de altura, furados na parte inferior. Espalhe uma camada de pedriscos dentro deles, depois areia e, por cima, a terra. Tire a muda do saquinho, centralize no vaso e pressione o torrão de forma que a parte florida fique um dedo acima da borda do recipiente. Escolha um local que receba sol pelo menos quatro horas por dia e regue diariamente. (Fonte: Sabor de Fazenda, SP)

>>> CONSUMO CONSCIENTE
A maneira mais fácil de usar as flores é espalhá-lhas nas saladas. Mas elas podem entrar na composição de sopas, pudins e sobremesas. As de alfazema e de rosas misturadas com açúcar aromatizam biscoitos e bolachas. Porém, tenha cuidado na escolha das flores, porque muitas delas são venenosas ou tóxicas. Por isso, elas devem ser cultivadas pela própria pessoa ou adquiridas de produtores que se dedicam ao cultivo orgânico, e não no comércio de floricultura. (Fonte: Gil Felippe, botânico)

Um comentário:

Unknown disse...

olá Cristina.
Onde posso comprar flores comestíveis em Santos SP ??