Não deixem de ver o vídeo.
http://video.globo.com/Videos/Player/Noticias/0,,GIM1268139-7823-CULINARIA+DOS+INDIOS+DO+AMAZONAS+TEM+PRATOS+A+BASE+DE+FORMIGAS,00.html
domingo, 23 de maio de 2010
Salmão Espetacular

Ingredientes do salmão:
1 peça de salmão/sal grosso/azeite/raspas da casca do limão siciliano/funcho.
Ingredientes da salada que acompanha:
1 pepino cortado em quadrados/1 copo de iogurte desnatado/sal/pimenta biquinho (6)/azeite/ervas secas de sua preferência.
Modo de Fazer:
Faça cortes diagonais na peça do salmão( deixando um espaço de 4 dedos).Deixe a pele. Tempere na hora com sal grosso ( 1 colher de sopa para cada um kg), raspas da casca do limão siciliano e regue com bastante azeite. Pique bem o funcho ou erva doce (também chamado) e passe sobre toda a peça de salmão, procurando introduzir a erva picada nas cavidades cortadas. A peça deverá ficar toda revestida com a erva.
Coloque numa grelha de churrasco ou poderá também ser colocada num pirex untado com azeite. Leve para assar por uns 6 minutos ( na churrasqueira) ou 10 minutos no forno (mais ou menos). Virando na metade do tempo. Retire a pele com cuidado (esta sairá inteira)e leve-a para gratinar do outro lado rapidamente. Reserve.
Enquanto isto, faça a salada de pepinos. Corte-o em quadrados e misture o iogurte desnatado, sal,azeite, pimenta "biquinho" picada em quatro e salpique ervas de sua preferência (orégano, alecrim...) . Misture bem e coloque numa bonita peça de salada.
Enfeite com as pimentas restantes inteiras.
Montagem do prato:
Corte o salmão em pedaços maiores e coloque num prato branco de forma que fique uma abertura entre os pedaços.
Corte a pele do salmão e introduza os "torresmos" da pele nestes espaços. Regue com um pouco da salada e o restante sirva à parte na saladeira.
Maravilhaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa!
quarta-feira, 19 de maio de 2010
Costelinhas de Porco

Ingredientes
- 1 peça de costela de porco (+/- 1 1/2 kg)
- sal grosso a gosto (para cada kg de carne, coloque 1
colher sopa de sal)
- raspas de 1 laranja
- raspas de 1 limão siciliano
- 1 pimenta dedo-de-moça fresca picada
- pimenta calabresa em flocos a gosto
- 5 colheres (sopa) de azeite
- suco de 1 laranja misturado com suco de 1 limão siciliano
e mel à gosto.
Modo de Preparo
1 - Numa assadeira envolva 1 peça de costela de porco com
aproximadamente 1 1/2 kg com uma camada fina de sal grosso a
gosto (para cada kg de carne, usas-se 1 colher sopa), raspas de
uma laranja, raspas de 1 limão siciliano, 1 pimenta dedo de moça
fresca picada e pimenta calabresa em flocos a gosto. Regue com 5
colheres (sopa) de azeite.
2 - Cubra com papel alumínio e leve a assadeira ao forno baixo
(180ºC) por cerca de 1 1/2 h, cuidando para não secar. Ao final
deste tempo retire o papel alumínio aumente o forno a 220 graus e
regue ainda no forno com a mistura de suco de uma laranja
misturado com suco de 1 limão siciliano e mel a gosto, até que a
costelinha esteja bem dourada. Sirva em seguida.
terça-feira, 18 de maio de 2010
Comida de Copo: VERRINES

Depois de renovar o serviço de coquetéis, as Verrines( do francês verre, que significa copo)conquistaram também a mesa de jantar.
Os primeiros a adotar a novidade foram os buffets- nas festas de casamento e nas recepções, minúsculos copinhos transparentes, enfileirados nas bandejas, começaram a substituir pratos e bowls.A moda no Brasil é relativamente recente. Foi nos últimos 05 anos que os copinhos ganharam força. Os Chefs inventam mil formas de servi-los.
O primeiro território ocupado pelas Verrines, foi o da sobremesas.Porém agora, as Verrines salgadas estão fazendo sucesso. Porém quando entram em cena, as Verrines quentes temos que tomar cuidado.Fica difícil segurar o copo. A dica é usar xícaras que têm alças. Deixando os copinhos para as receitas delicadas, seja salgada ou doce.
Um lembrete: Verrines geladas têm bom desempenho em refeições à mesa, mas não funcionam em festas. Os copinhos ficam mais tempo na bandeja e acabam "suando". A não ser que sejam colocados dentro do gelo. Se deliciem com as Verrines!
2o. workshop do curso de Pós Graduação em Gastronomia
Gente! O maior "su"! Foi no Restaurante Néctar, o trabalho final sobre "COMIDAS REGIONAIS" da disciplina História da Alimentação. Os alunos esmeraram! Parecia mais um banquete. Foi bárbaro.
segunda-feira, 19 de abril de 2010
Pós Graduação em Gastronomia
Terá início no dia 20/04/2010, o curso de Pós Graduação em Gastronomia, na Faculdade Estácio de Sá, em Juiz de Fora.
Será o 1o. workshop do Curso, com o Chef Gabriel Bastos, executando receitas e fazendo depois a degustação para os alunos inscritos e aqueles interessados.
No dia, 26/04, teremos o início da dsiciplina: HISTÓRIA DA ALIMENTAÇÃO, com a professora e nutricionista Ana Lívia de Oliveira.
Venha participar desta equipe.
Será o 1o. workshop do Curso, com o Chef Gabriel Bastos, executando receitas e fazendo depois a degustação para os alunos inscritos e aqueles interessados.
No dia, 26/04, teremos o início da dsiciplina: HISTÓRIA DA ALIMENTAÇÃO, com a professora e nutricionista Ana Lívia de Oliveira.
Venha participar desta equipe.
domingo, 4 de abril de 2010
quinta-feira, 1 de abril de 2010
Mercado Municipal São Paulo
Os sabores do Mercado Municipal, em São Paulo
Há muito mais do que um suculento sanduíche de mortadela por entre as ruas do Mercado Municipal, em São Paulo. Os 12.600 metros quadrados do Mercadão, para os íntimos, dão vazão a uma profusão de sabores e cheiros que aguçam os sentidos humanos. Inaugurado em 1933 pelo escritório de arquitetura Ramos de Azevedo, o prédio – que passou por uma grande reforma em 2004 – é parte da vista bucólica do centro de São Paulo, bem ao lado da confusão de marreteiros da Rua 25 de março.
Maycon Silva
Pitayas vermelha e amarela
Maycon Silva
Abacaxi em gomos
Queijos, frutas, temperos, carnes... Tem de tudo e mais um pouco por ali. Basta uma volta para perceber quão rica é a diversidade culinária do local, conhecido por abastecer desde as cozinhas simples dos consumidores às mais rebuscadas, pertencentes aos grandes restaurantes paulistanos.
Nossa visita gastronômica começa nos estandes de frutas. Esqueça as comuns e delicie-se com sabores vindos do mundo inteiro. Ali, você encontra pitayas vermelhas e amarelas colombianas com a mesma facilidade com que toparia com uma banana na feira livre. A fruta espinhosa de gosto doce tem o poder de devolver um amor perdido, segundo o simpático vendedor Cláudio Luis, da Barraca do Juca. Se a pedida é fazer um drinque, por que não arriscar uma caipirinha com a variação de polpa cor rubra? A pitaya custa cerca de R$ 30 o quilo.
Opções para saborear como sobremesa, logo após o almoço, também não faltam. A granadilla, vinda da Colômbia, é boa para comer de colher e tem gosto semelhante ao do maracujá, porém muito mais doce. Lisandra Gonsalez, dona da Casa Gonzalez, indica também as tâmaras frescas de Israel e o abacaxi em gomos sem acidez, mais doce e macio que o comum, desenvolvido pela Imbrapa – como o nome diz, é delicioso para comer com a mão, arrancando o gominho da fruta.
Há muito mais do que um suculento sanduíche de mortadela por entre as ruas do Mercado Municipal, em São Paulo. Os 12.600 metros quadrados do Mercadão, para os íntimos, dão vazão a uma profusão de sabores e cheiros que aguçam os sentidos humanos. Inaugurado em 1933 pelo escritório de arquitetura Ramos de Azevedo, o prédio – que passou por uma grande reforma em 2004 – é parte da vista bucólica do centro de São Paulo, bem ao lado da confusão de marreteiros da Rua 25 de março.
Maycon Silva
Pitayas vermelha e amarela
Maycon Silva
Abacaxi em gomos
Queijos, frutas, temperos, carnes... Tem de tudo e mais um pouco por ali. Basta uma volta para perceber quão rica é a diversidade culinária do local, conhecido por abastecer desde as cozinhas simples dos consumidores às mais rebuscadas, pertencentes aos grandes restaurantes paulistanos.
Nossa visita gastronômica começa nos estandes de frutas. Esqueça as comuns e delicie-se com sabores vindos do mundo inteiro. Ali, você encontra pitayas vermelhas e amarelas colombianas com a mesma facilidade com que toparia com uma banana na feira livre. A fruta espinhosa de gosto doce tem o poder de devolver um amor perdido, segundo o simpático vendedor Cláudio Luis, da Barraca do Juca. Se a pedida é fazer um drinque, por que não arriscar uma caipirinha com a variação de polpa cor rubra? A pitaya custa cerca de R$ 30 o quilo.
Opções para saborear como sobremesa, logo após o almoço, também não faltam. A granadilla, vinda da Colômbia, é boa para comer de colher e tem gosto semelhante ao do maracujá, porém muito mais doce. Lisandra Gonsalez, dona da Casa Gonzalez, indica também as tâmaras frescas de Israel e o abacaxi em gomos sem acidez, mais doce e macio que o comum, desenvolvido pela Imbrapa – como o nome diz, é delicioso para comer com a mão, arrancando o gominho da fruta.
sexta-feira, 26 de março de 2010
Badejo saboroso

Ingredientes
1 posta de badejo + ou 1k
1 cálice de vinho branco
½ xícara de molho shoyo
1 alho poró grande, fatiado
1 cebola grande cortada em 4
2 dentes de alho cortado em lâminas
Sal e pimenta à gosto
Azeite para regar.
Modo de preparo
Lave bem a posta de Badejo, coloque em um recipiente
polvilhe um pouco de sal, o vinho e o molho shoyo, deixe
descansar nesse tempero no mínimo 1 hora.
Corte o alho poró em fatias e lave bem, distribua uma
parte no fundo de um pirex e coloque o peixe por cima,
(para não grudar no fundo), despeje o tempero por cima,
disponha as lâminas de alho,adicione a cebola cortada,
sal e pimenta a gosto, cubra
com o alho poró restante e regue com azeite.
Cubra com papel alumínio e leve ao forno, para assar,
quando o molho começar a ferver retire o papel alumínio
e deixe mais 15 minutos assando. Sirva com legumes ou
purê de batata baroa.
Utensílios para a cozinha
Novidades na cozinha. Olhem o link:
http://oglobo.globo.com/economia/morarbem/fotogaleria/2009/9519/
http://oglobo.globo.com/economia/morarbem/fotogaleria/2009/9519/
quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010
Gente , esta idéia eu achei bárbara! Vamos aproveitar esta dica da Revista Casa & Jardim
terça-feira, 23 de fevereiro de 2010
Pão com azeite: entrada simples e especial
Pão com azeite: entrada simples e especial
Experimente servir um pão de ervas, feito com alecrim e tomilho, na entrada do almoço ou do jantar. Prepare ou compre pouco tempo antes de os convidados chegarem, para que ele seja servido quentinho. O pão pode ser acompanhado por azeite de oliva extravirgem, de baixa acidez. Prefira variedades simples de azeite, sem adição de ingredientes especiais, pois eles permitirão que os convidados sintam com mais intensidade o sabor especial do pão.
Experimente servir um pão de ervas, feito com alecrim e tomilho, na entrada do almoço ou do jantar. Prepare ou compre pouco tempo antes de os convidados chegarem, para que ele seja servido quentinho. O pão pode ser acompanhado por azeite de oliva extravirgem, de baixa acidez. Prefira variedades simples de azeite, sem adição de ingredientes especiais, pois eles permitirão que os convidados sintam com mais intensidade o sabor especial do pão.
Para refrescar
Para refrescar
Suco de morango com maracujá e limão cravo
Ingredientes
2 caixas de morango
Polpa de 2 maracujás
Suco de 1 limão
2 litros de água
Preparo:
Bata todos os ingredientes no liquidificador por 3 minutos. Em seguida adoce a gosto e sirva gelado
Rendimento: 12 copos
Suco de morango com maracujá e limão cravo
Ingredientes
2 caixas de morango
Polpa de 2 maracujás
Suco de 1 limão
2 litros de água
Preparo:
Bata todos os ingredientes no liquidificador por 3 minutos. Em seguida adoce a gosto e sirva gelado
Rendimento: 12 copos
domingo, 7 de fevereiro de 2010
Salada com palitos de massa de pastel.
Salada com Palitos de Massa de Pastel
Ingredientes
150 g de massa de pastel
Óleo para fritar
1 alface americana pequena
1/2 maço de alface mimosa
1/2 maço de agrião
1 palmito médio
2 tomates
100 g de azeitonas pretas
Suco de 1/2 limão
Sal e azeite a gosto
Preparo
Corte a massa em tiras bem finas. Use uma tesoura de cozinha. Em uma frigideira, coloque o óleo e aqueça bem. Frite as tirinhas de massa de pastel até dourarem. Coloque-as sobre papel absorvente para retirar o excesso de gordura. Reserve. Lave bem as folhas verdes e seque-as. Corte o palmito em rodelas. Lave bem os tomates, retire as sementes e corte-os em cubos. Em uma saladeira, distribua as folhas verdes, o palmito, os tomates e as azeitonas. Sobre a salada coloque as tirinhas de massa. Tempere com o limão, o sal, o azeite e sirva.
terça-feira, 2 de fevereiro de 2010
WRAPS DE MANGA E KANI

Ingredientes
1 pacote(s) de pão folha
1 pacote(s) de kani
2 unidade(s) de manga em tiras
1 vidro(s) de maionese
1 maço(s) de cebolinha verde lavado(s) e escorrido(s)
Modo de preparo
Abra o pão folha e espalhe um pouco de maionese. Disponha o kani, as tiras de manga e a cebolinha verde, de comprido, formando uma linha cortando o pão folha de lado a lado, entre o centro e a borda. Dobre a borda do pão sobre o recheio, cobrindo-o totalmente. Depois disso, enrole cuidadosamente, tomando o cuidado de deixar firme e facilitar o corte.
O resultado dessa operação ficará parecendo uma panqueca fina e comprida.
Repita a operação até esgotar os ingredientes.
Corte em viés, coloque em uma bandeja e sirva em temperatura ambiente.
Cada pão enrolado rende cerca de 10 canapés.
Assinar:
Postagens (Atom)

