domingo, 6 de abril de 2014
sábado, 5 de abril de 2014
Ovo de Páscoa na travessa
Ingredientes:
3 latas de leite condensado; 2 colheres (sopa) de maizena; 2 latas de leite (use a lata de leite condensado vazia para medir); 6 gemas 1/2 colher (sopa) de essência de baunilha; 400g de creme de leite; 2 xícaras (chá) de chocolate meio amargo picado; 1/2 xícara (chá) de castanha de caju picada; 2 xícaras (chá) de chocolate ao leite picado.
Modo de Fazer:
Fazer um creme com o leite condensado, maizena, leite, gemas e essência de baunilha. Bata tudo no liqüidificador para ficar um creme bem homogêneo. Leve numa panela e mexa sem parar até que vire um creme. Reserve. Dilua o creme de leite com o chocolate meio amargo eleve numa panela até que o chocolate derreta totalmente. Mexa sem parar e não deixe ferver . Reserve. Pique grosseiramente as castanhas e o chocolate ao leite. Reserve. Monte o prato da seguinte forma: creme de chocolate, creme claro , castanhas e chocolate picados e finalizando o creme de chocolate. Ou monte conforme seu gosto.Um show!
Outra matéria do site Acessa
Dicas importantes com tomate seco
Criatividade aliada ao sabor. Quando o assunto é culinária, essa é a união perfeita. Ainda mais quando se trata de um pequeno detalhe, que pode mudar todo o paladar de uma receita. Assim acontece com o tomate seco, o exótico e saboroso fruto, que veio da América Central e começou a ser apreciado no Brasil, a partir das décadas de 60 e 70.
A culinarista, Cristina Dutra, aposta na iguaria em suas receitas e garante que ela pode ser utilizada em grande parte dos pratos, tais como antepastos, canapés, salgados, risotos, massas, pizzas e até mesmo, nas carnes de vaca, peixe, frango e porco.
Iguaria refinada
O processo de desidratação do tomate acontece de forma artesanal e dura em média, de três a cinco horas. Por esse motivo, o tomate seco adquiriu status nas mesas de todo mundo, e pode ter um preço bem amargo.
Todo esse esforço pode ser recompensando, com receitas refinadas e nem um pouco tradicionais. No caso da culinarista, ela apostou no Risoto de Rúcula, Tomate Seco e Mussarela de Búfala e garante: "é uma receita exótica e diferente, porém de fácil execução".
Há muitas combinações que ainda podem ser feitas, e o ideal é apostar na inovação. Nesse caso, que tal um Risoto de Abobrinha com Tomate Seco? Ou então, um Penne com Tomate Seco e Rúcula, Filé Mignon ao Molho de Tomate Seco ou uma Torta de Cebola?
Se você prefere uma deliciosa entrada, pode apostar em uma Mousse de Tomate Seco.
Dicas do Armazenamento do Tomate Seco
Devemos ter alguns cuidados, pelo fato dele ser artesanal, isto é, não se leva nenhum produto químico. Se não obedecermos os cuidados ele pode se deteriorar.
Sempre armazenado na geladeira ou freezer.
Não se pode recongelar. Por isso que é vendido em porções de 500 gramas. Assim ele poderá ser congelado e descongelado mais rapidamente. Se for no microondas, retire a tampa da embalagem, coloque a vasilha sobre um prato e digite no seu forno 1.30'- Alta- TE: 2' e se for necessário digite mais 1', para que se descongele por igual. Ressaltando, que a embalagem descongelada, não poderá ser recongelada. A textura fica totalmente modificada.
Se for na geladeira, tem que programar , de um dia para o outro, o descongelamento lento. Nada de colocar no sol ou de baixo da água para acelerar o descongelamento.
Se retirarmos alguns tomates e o que ficou no pote flutuar, devemos cobrir com azeite, para que não mofe.
Aquele tomate retirado da embalagem, não poderá jamais voltar para o pote.
Sempre guardado na geladeira, depois de aberto. E o ideal é que se consuma bem rápido esta porção. Por isto o motivo da venda em potes menores. Os de balde são industrializados e de textura bem diferente. Mais seco.
Este pode ser degustado "puro". Tente aquecer uma xícara de azeite extra virgem 30' -alta no microondas, e sirva com tomate seco e uma fatia de pão de gergelim. Uma taça de vinho de boa qualidade. Será um perfeito casamento!
O cliente quer sempre rapidez e este tomate tão especial, vai criar um clima para que possa saborear de uma maneira especial!
Criatividade aliada ao sabor. Quando o assunto é culinária, essa é a união perfeita. Ainda mais quando se trata de um pequeno detalhe, que pode mudar todo o paladar de uma receita. Assim acontece com o tomate seco, o exótico e saboroso fruto, que veio da América Central e começou a ser apreciado no Brasil, a partir das décadas de 60 e 70.
A culinarista, Cristina Dutra, aposta na iguaria em suas receitas e garante que ela pode ser utilizada em grande parte dos pratos, tais como antepastos, canapés, salgados, risotos, massas, pizzas e até mesmo, nas carnes de vaca, peixe, frango e porco.
Iguaria refinada
O processo de desidratação do tomate acontece de forma artesanal e dura em média, de três a cinco horas. Por esse motivo, o tomate seco adquiriu status nas mesas de todo mundo, e pode ter um preço bem amargo.
Todo esse esforço pode ser recompensando, com receitas refinadas e nem um pouco tradicionais. No caso da culinarista, ela apostou no Risoto de Rúcula, Tomate Seco e Mussarela de Búfala e garante: "é uma receita exótica e diferente, porém de fácil execução".
Há muitas combinações que ainda podem ser feitas, e o ideal é apostar na inovação. Nesse caso, que tal um Risoto de Abobrinha com Tomate Seco? Ou então, um Penne com Tomate Seco e Rúcula, Filé Mignon ao Molho de Tomate Seco ou uma Torta de Cebola?
Se você prefere uma deliciosa entrada, pode apostar em uma Mousse de Tomate Seco.
Dicas do Armazenamento do Tomate Seco
Devemos ter alguns cuidados, pelo fato dele ser artesanal, isto é, não se leva nenhum produto químico. Se não obedecermos os cuidados ele pode se deteriorar.
Sempre armazenado na geladeira ou freezer.
Não se pode recongelar. Por isso que é vendido em porções de 500 gramas. Assim ele poderá ser congelado e descongelado mais rapidamente. Se for no microondas, retire a tampa da embalagem, coloque a vasilha sobre um prato e digite no seu forno 1.30'- Alta- TE: 2' e se for necessário digite mais 1', para que se descongele por igual. Ressaltando, que a embalagem descongelada, não poderá ser recongelada. A textura fica totalmente modificada.
Se for na geladeira, tem que programar , de um dia para o outro, o descongelamento lento. Nada de colocar no sol ou de baixo da água para acelerar o descongelamento.
Se retirarmos alguns tomates e o que ficou no pote flutuar, devemos cobrir com azeite, para que não mofe.
Aquele tomate retirado da embalagem, não poderá jamais voltar para o pote.
Sempre guardado na geladeira, depois de aberto. E o ideal é que se consuma bem rápido esta porção. Por isto o motivo da venda em potes menores. Os de balde são industrializados e de textura bem diferente. Mais seco.
Este pode ser degustado "puro". Tente aquecer uma xícara de azeite extra virgem 30' -alta no microondas, e sirva com tomate seco e uma fatia de pão de gergelim. Uma taça de vinho de boa qualidade. Será um perfeito casamento!
O cliente quer sempre rapidez e este tomate tão especial, vai criar um clima para que possa saborear de uma maneira especial!
sexta-feira, 4 de abril de 2014
quinta-feira, 3 de abril de 2014
Para a Páscoa, uma receita prática, rápida e barata. Se deliciem...
| Arroz Quaresmão
Modo de fazer
Faça o arroz : Ferva 4 xícaras (chá) de água numa jarra. Coloque, num refratário redondo e alto, 2 xícaras (chá) de arroz com 4 xícaras de água fervente diluído com o caldo. Mexa bem e leve a vasilha destampada ao microondas e digite a tecla ARROZ/ PORÇÃO PESO/ LIGAR. No meio do cozimento o forno bipa 2 vezes, indicando que se deve mexer o arroz. Abra a porta e execute. Agora tampe a vasilha (para que o arroz não fique ressecado) e digite a tecla LIGAR. TE: 10’. Misture os demais ingredientes ao arroz e enfeite com pedaços de sardinha inteiros. |
Outra matéria feita para o site da Acessa. Excelente!
Azeite temperadoOpções especiais para fazer em casa
A culinarista Cristina Dutra revela as principais dicas para o preparo deazeites temperados. Segundo ela, o segredo está na mistura adequada dos ingredientes e no tempo de espera para a degustação.
Cristina ressalta ainda que o azeite não aceita bem a mistura com frutas. "Ele só combina com ervas e outros condimentos. E, para cada preparação, deve-se escolher o azeite de preferência de cada um. Porém, o melhor é o azeite de garrafa", diz.
Quando o assunto é azeite, logo pensamos em saladas. Cristina garante que uma boa alternativa é aproveitá-lo para molhos especiais. Ela dá duas receitas práticas para fazê-los em casa. Clique e veja: Molho Aromatizado para Saladas e Molho de Salada.
Opções de azeite temperados
Azeite com pimenta vermelha
Basta acrescentar as pimentas com os cabinhos e uma pitada de sal. Deixe alguns dias, para pegar gosto. Se desejar, junte um dente de alho levemente, amassado.
Azeite com tomate seco e orégano
É uma excelente mistura para regar uma fatia de pão italiano ou mesmo sobre uma pizza. Pode-se neste caso aquecer um pouco o azeite. Coloque numa molheira própria e leve ao forno de microondas por 1 minuto potência alta.
Sirva com Foccacia (massa de pão assada com sal grosso e ervas)
Azeite com pimenta calabresa seca
É só misturar. O resultado é excelente. Fica um azeite picante.
Azeite com alecrim
Ponha ramos de alecrim no azeite, com um dente de alho. E só saboreie depois de uma semana.
Azeite com tomilho
Misture tomilho, cebola cozida e pimenta do reino. A mistura é ótima para temperar carnes.
Azeite com ervas secas variadas
Alecrim, orégano, tomilho, coentro em grão, pimenta do reino e vermelha.
Azeite com alho amassado
Escolha duas cabeças de alho bonitas, fazendo um corte na parte de cima, deixando apa dentes de alho. Regue com um pouco de azeite, embrulhe com papel alumínio e asse em forno médio, de 20 a 30'. Retire o alho do forno, desembrulhe-o e esprema os dentes, que já terão ficado bem cremosos. Ponha, o "creme" no vidro, junto com os grãos de pimenta do reino e um pouco de sal grosso. Complete com azeite. O alho assado fica suave e um pouco adocicado.
Neste item temos ainda uma outra opção: podemos também usar o alho apenas assado. Fica macio e de um aroma inigualável. Pode ser servido no próprio embrulho de papel alumínio. Pode ser saboreado com carnes de qualquer espécie. E acompanhado de pão.
segunda-feira, 31 de março de 2014
Congelando alimentos corretamente
A correria do dia-a-dia faz com que usemos, cada vez mais, alimentos industrializados, prontos para o consumo e cada vez menos alimentos frescos ein natura.
Para tentar driblar essa situação, uma das opções mais saudáveis é o congelamento dos alimentos.
O congelamento nada mais é do que a conservação dos alimentos através da temperatura fria (de -18ºC a –2C).
O congelamento nada mais é do que a conservação dos alimentos através da temperatura fria (de -18ºC a –2C).
O congelamento mantém as características físicas e químicas dos alimentos, diminuindo a proliferação. A vantagem é que melhora a preservação dos alimentos e preparações
Etapas do congelamento
Congelamento em aberto
Usado em 90% dos casos.
Elabore o alimento, resfrie imediatamente, impedindo a ação das bactérias que se desenvolvem rapidamente. Coloque em bacias próprias, com água filtrada em pedras de gelo (sempre tampado).
Elabore o alimento, resfrie imediatamente, impedindo a ação das bactérias que se desenvolvem rapidamente. Coloque em bacias próprias, com água filtrada em pedras de gelo (sempre tampado).
Assim que esfriar, leve ao freezer moldado numa embalagem de plástico ou de vidro refratário e leve ao freezer destampado para que endureça. Assim que estiver totalmente endurecido, retire a embalagem e embale rapidamente no PVC, prendendo as pontas com o auxílio do durex. Etiquete e leve ao freezer imediatamente. Este é o meu método preferido.
Congelamento de frutas
As frutas devem ser limpas: batidas ou trituradas e os caroços devem ser retirados. Nunca inteiras e ao natural. As frutas devem ser colocadas na quantidade exata. Ideal copos descartáveis duplos. Depois de endurecidos, envolva a embalagem com PVC. Coloque uma etiqueta com os dados descritos acima e coloque na embalagem. As frutas congeladas devem ser consumidas em preparações como bolos, tortas e sucos.
Congelamento de hortaliças
Para congelar hortaliças é necessário fazer uma técnica chamada branqueamento, que melhor conserva as características como sabor, cor, textura, além de ocorrer também uma diminuição na atividade enzimática e na proliferação de bactérias.
O branqueamento se refere à lavagem correta das hortaliças, onde devem separa as partes estragadas. Em seguida, deve-se submergir o alimento em água fervente e rapidamente colocá-lo em água fria, para que ocorra o choque térmico.
Congelamento de carnes
As carnes, bem como aves e peixes, devem ser limpos; e partes não comestíveis (como a gordura excedente) devem ser retiradas. Esses alimentos devem ser colocados em quantidades que serão consumidas na embalagem de PVC.
Melhor peso: 200 a 500 g. Caso seja necessário retire mais porções. A carne deverá ser pesada à temperatura ambiente.
Alimentos que não devem ser congelados
Ovo com casca, maionese, chantilly, iogurte, banana, pêra, folhas cruas, pudins em geral, tomate, batata, pepino, salsão, queijos cremosos, macarrão sem molho.
Ovo com casca, maionese, chantilly, iogurte, banana, pêra, folhas cruas, pudins em geral, tomate, batata, pepino, salsão, queijos cremosos, macarrão sem molho.
Descongelamento
Os alimentos devem ser descongelados sempre colocando o alimento no refrigerador (descongelamento lento) ou em forno de microondas ou em temperatura ambiente por, no máximo, quatro horas. O alimento deve estar sob embalagem adequada.
Matéria feita para Acessa.com
Com as gorduras, vá pelo mesmo caminho. Nos assados, o truque é retirar a pele - isto aplica-se às aves, naturalmente -, pois a pele é uma fonte de gordura sem rival. Os pratos com cremes, tão na moda, são igualmente uma tentação, mas há forma de os apreciar sem pôr em risco a saúde: substitua os cremes previstos na receita por leite magro. Obterá o mesmo sabor e metade das calorias.
Quanto às saladas, que compõem sempre a refeição ainda que não atraiam muito a nossa gula, o melhor é temperá-las com sumo de laranja ou de limão com muitas ervas. Evite os molhos industriais, são muito calóricos.
Corte as batatas fritas, prefira-as cozidas ou assadas*. É que as fritas demoram a ser assimiladas, iludindo-nos: parece que ainda não estamos saciados e até lá vamos comendo, comendo.
Enquanto cozinhar, evite provar os mil e um pratos com que vai presentear seus convidados. Não petisque. Guarde-se para o jantar e seja moderado. Em vez de encher o prato, sirva-se de pequenas porções, de modo a apreciar de tudo um pouco mas sem excessos. E, já que falamos sobre opções, se calhar, não resista a algumas das tentações que desafiam os seus olhos.
O álcool também é inimigo de uma boa silhueta. Que o digam aqueles cuja barriguinha denuncia as cervejas a mais. E nas festas de Natal, como em quaisquer outras, as bebidas alcoólicas são da praxe. Vinho à refeição, champanhe, vinho do Porto não costumam faltar ao repasto, mas o mais saudável é intercalar com água.
Todavia, a regra de todas as regras é: não há regra sem exceção. Confuso? Não é preciso: é só uma maneira de dizer que, apesar dos conselhos de moderação, não deve privar-se de saborear os seus pratos preferidos. É que, às vezes, pior do que os excessos são as frustrações.
|
*Passe o mouse sobre as fotos para ver os créditos
terça-feira, 25 de março de 2014
Helena Rizzo
Eleita a melhor chefe do mundo. https://www.facebook.com/bonieamaralguiarestaurantes/posts/278257759003012:0
segunda-feira, 24 de março de 2014
Continuação da matéria da Veja Rio- Excelente
Os donos de restaurantes cariocas costumam ser benevolentes com as próprias mazelas. Eles atribuem os problemas a um fenômeno que no mundo dos negócios é chamado de dores do crescimento ou dificuldades e problemas provocados por uma súbita expansão. Às vésperas da Copa do Mundo, quando deveremos receber 1,3 milhão de visitantes, nas contas do Ministério do Turismo, novos restaurantes pipocam pela cidade. Entre março e maio, mais dez casas de alto nível serão abertas apenas no eixo Barra-Zona Sul. Com isso, a taxa de rotatividade nos salões, o famoso entra e sai de funcionários, tem batido em níveis alarmantes. Segundo a FGV, 45% dos profissionais deixam o emprego antes de completar um ano de trabalho, enquanto 28% não permanecem nem seis meses no posto. Os restaurateurs afirmam que assim que os funcionários ganham traquejo partem para outro estabelecimento, sendo necessário treinar novamente os recém-chegados. A solução nesse caso é clara e passa pela retenção desses profissionais. Mesmo em um negócio de menor porte, é possível premiar as melhores atuações, cobrar resultados e envolver o funcionário, de maneira geral. Famoso por prestar serviços de excelência em seus estabelecimentos, em cidades tão distintas como Nova York, Londres e Singapura, o chef francês Daniel Bouloud desenvolveu um sistema de reciclagem em suas casas. Diariamente, trinta minutos do expediente são dedicados a aulas sobre tipos de uva ou à degustação de pratos que entraram no cardápio. Uma atitude simples, que não requer grande investimento, mas resulta em equipes mais comprometidas, satisfeitas e dispostas a tratar bem aqueles que em última instância pagam seus salários."
Matéria da Revista Veja Rio, no último final de semana- Excelente
"Displicência à Mesa
Um dos traços mais notórios do carioca é atribuir a culpa por nosso serviço capenga aos funcionários diretamente envolvidos no atendimento. Isso é um equívoco. O principal culpado é o patrão, o dono do lugar. Especialistas na área apontam para o fato de que a maioria das gafes identificadas na pesquisa tem origem na falta de treinamento das equipes. A título de comparação, basta dizer que nos Estados Unidos os estabelecimentos gastam, em média, vinte horas mensais com o aprimoramento de sua brigada. Por aqui, em geral, essa carga horária não é atingida nem mesmo em um ano inteiro. "Em 95% dos casos verificamos que o profissional chega sem nenhuma experiência, observa a operação e, uma semana depois, já é jogado no salão", afirma Clarisse Sette Troisgros, mulher do chef Claude Troisgros e responsável pelo projeto de capacitação Garçom Carioca. Para os empresários que enxergam no investimento em treinamento um custo excessivo e desnecessário, um levantamento feito pela Fundação Getulio Vargas mostra que o bom atendimento pode aumentar as vendas em até 65%. "Quem não investe na melhoria do serviço, na prática, está perdendo dinheiro", confirma Rosa Moraes, diretora de hospitalidade e gastronomia da Laureate Brasil, braço nacional de um dos maiores grupos de educação do mundo. E nem mesmo um craque das panelas é capaz de reverter as pisadas na bola que acontecem no salão. O inglês Nicholas Lander, que já foi do ramo e hoje trabalha como crítico de gastronomia do jornal Financial Times, defende a ideia de que grandes cozinheiros não geram necessariamente grandes restaurantes. Do Nobu, em Nova York, ao Il Vino, de Paris, ele conta em seu livro, The Art of the Restaurateur, a história de vinte casas premiadas dos principais centros gastronômicos mundiais e conclui: a competência e as habilidades dos proprietários na gestão do negócio são primordiais para uma vida longa e sadia.
Um dos traços mais notórios do carioca é atribuir a culpa por nosso serviço capenga aos funcionários diretamente envolvidos no atendimento. Isso é um equívoco. O principal culpado é o patrão, o dono do lugar. Especialistas na área apontam para o fato de que a maioria das gafes identificadas na pesquisa tem origem na falta de treinamento das equipes. A título de comparação, basta dizer que nos Estados Unidos os estabelecimentos gastam, em média, vinte horas mensais com o aprimoramento de sua brigada. Por aqui, em geral, essa carga horária não é atingida nem mesmo em um ano inteiro. "Em 95% dos casos verificamos que o profissional chega sem nenhuma experiência, observa a operação e, uma semana depois, já é jogado no salão", afirma Clarisse Sette Troisgros, mulher do chef Claude Troisgros e responsável pelo projeto de capacitação Garçom Carioca. Para os empresários que enxergam no investimento em treinamento um custo excessivo e desnecessário, um levantamento feito pela Fundação Getulio Vargas mostra que o bom atendimento pode aumentar as vendas em até 65%. "Quem não investe na melhoria do serviço, na prática, está perdendo dinheiro", confirma Rosa Moraes, diretora de hospitalidade e gastronomia da Laureate Brasil, braço nacional de um dos maiores grupos de educação do mundo. E nem mesmo um craque das panelas é capaz de reverter as pisadas na bola que acontecem no salão. O inglês Nicholas Lander, que já foi do ramo e hoje trabalha como crítico de gastronomia do jornal Financial Times, defende a ideia de que grandes cozinheiros não geram necessariamente grandes restaurantes. Do Nobu, em Nova York, ao Il Vino, de Paris, ele conta em seu livro, The Art of the Restaurateur, a história de vinte casas premiadas dos principais centros gastronômicos mundiais e conclui: a competência e as habilidades dos proprietários na gestão do negócio são primordiais para uma vida longa e sadia.
domingo, 23 de março de 2014
Comer faz bem!
" Embora algumas pessoas acreditem que o pão integral seja mais saudável que o pão branco, todos os pães são importantes numa alimentação balanceada. O farelo e o germe do trigo são removidos no processamento da farinha de trigo branca, porém, para repor essas perdas, são acrescentados ferro, vitamina B1 e niacina. O pão branco também é beneficiado com cálcio, e contém duas vezes mais desse mineral que o pão integral: 110 mg por 100 g em comparação a 54 mg pela mesma quantidade de pão integral."
sábado, 22 de março de 2014
Opinião e divulgação.
Queridos e queridas amigas,
Quero tb que opinem e 0postem junto comigo. Beijocas.
Quero tb que opinem e 0postem junto comigo. Beijocas.
quinta-feira, 20 de março de 2014
segunda-feira, 17 de março de 2014
Curiosidades sobre o livro de cozinha
" O livro de cozinha mais antigo de que se tem notícia é atribuído ao poeta grego Arquéstrato (século IV a.C), que anotava e descrevia de forma minuciosa a gastronomia dos lugares por onde passava. Já na Idade Média, existiu um tratado em francês que continha um forte catálogo de receitas à base de esepciarias e pratos de peixes e caça.
O Viandier de Taillevent (1380) e o Ménagier de Paris (1392) foram verdadeiramente, os primeiros dispensários de cozinha, difundindo modos de preparação, técnicas de cozinha e receitas. O séc.XVIII viu florescer os livros de cozinha. A Revolução Francesa (1789) trouxe novos ideais, e também novas formas de encarar a arte culinária. Surgem livros para "receitas simples e econômicas".
No séc. XIX alguns donos de grandes restaurantes pegam na pena e começam a escrever sobre gastronomia. Os escritos proliferam, assim como as receitas. Com o séc. XX o livro de cozinha torna-se um gênero extremamente diversificado com receitas, crônicas culinárias e críticas gastronômicas".
O Viandier de Taillevent (1380) e o Ménagier de Paris (1392) foram verdadeiramente, os primeiros dispensários de cozinha, difundindo modos de preparação, técnicas de cozinha e receitas. O séc.XVIII viu florescer os livros de cozinha. A Revolução Francesa (1789) trouxe novos ideais, e também novas formas de encarar a arte culinária. Surgem livros para "receitas simples e econômicas".
No séc. XIX alguns donos de grandes restaurantes pegam na pena e começam a escrever sobre gastronomia. Os escritos proliferam, assim como as receitas. Com o séc. XX o livro de cozinha torna-se um gênero extremamente diversificado com receitas, crônicas culinárias e críticas gastronômicas".
sexta-feira, 14 de março de 2014
Bacalhau Zé do Pipo- minha receita preferida desta época
Bacalhau à Zé do Pipo- 8 pessoas
INGREDIENTES:
1.200 kg de Lombo de Bacalhau Dessalgado( ou 1 kg de Lombo de Bacalhau Salgado e Seco ) 1kg de batatas; pimenta em grão;1 l de leite ; 4 cebolas brancas; 4 colheres de manteiga; 2 xíc. c. de azeite extra-virgem; 1 xíc. c. de maionese; sal à gosto.
1.200 kg de Lombo de Bacalhau Dessalgado( ou 1 kg de Lombo de Bacalhau Salgado e Seco ) 1kg de batatas; pimenta em grão;1 l de leite ; 4 cebolas brancas; 4 colheres de manteiga; 2 xíc. c. de azeite extra-virgem; 1 xíc. c. de maionese; sal à gosto.
MODO DE PREPARAR:( Se o bacalhau é salgado e seco, deve antes ser dessalgado conforme as instruções. )Deitar o bacalhau em uma travessa refratária e cobrir com leite. Deixar por 12 horas. Depois, cozinhar o bacalhau no leite durante 5 minutos. Coar o leite por um peneira fina e reservar. Limpar a pele do bacalhau e espinhas, ficam mais fáceis de retirar e dividir em pedaços. Para dar espessura às batatas cozidas e reduzidas a purê, juntar a manteiga e o leite que reservou. Temperar com sal. Cortar as cebolas em rodelas e refogar ligeiramente em bastante azeite. Acrescente o bacalhau. Num pirex untado, espalhar metade do purê. Cobrir com o bacalhau e regar com a maionese. Dispor as rodelas de cebola e, à volta, enfeitar a seu gosto com rosetas do purê que sobrou. Levar ao forno para aquecer e gratinar. Delicioso!
Link maravilhoso para quem gosta de receber.
'Vamos Receber' dá dicas com estilo http://casavogue.globo.com/Interiores/Ambientes/noticia/2014/03/vamos-receber-da-dicas-com-estilo.html via @casavoguebrasil
quinta-feira, 13 de março de 2014
WRAPS DE MANGA E KANI

Ingredientes
1 pacote(s) de pão folha
1 pacote(s) de kani
2 unidade(s) de manga em tiras
1 vidro(s) de maionese
1 maço(s) de cebolinha verde lavado(s) e escorrido(s)
Modo de preparo
Abra o pão folha e espalhe um pouco de maionese. Disponha o kani, as tiras de manga e a cebolinha verde, de comprido, formando uma linha cortando o pão folha de lado a lado, entre o centro e a borda. Dobre a borda do pão sobre o recheio, cobrindo-o totalmente. Depois disso, enrole cuidadosamente, tomando o cuidado de deixar firme e facilitar o corte.
O resultado dessa operação ficará parecendo uma panqueca fina e comprida.
Repita a operação até esgotar os ingredientes.
Corte em viés, coloque em uma bandeja e sirva em temperatura ambiente.
Cada pão enrolado rende cerca de 10 canapés.
quarta-feira, 12 de março de 2014
Bela Cozinha
Estou vendo e gostando na GNT, Episódio Especial: apresentação Bela Gil, filha do Gilberto,Gil. Interessante,
QUICHE TOMATE SÊCO
MASSA BÁSICA
1 ¼ x.c. de farinha de trigo peneirada; ½ c. café de sal; 3 c.s. de manteiga gelada; 3 c.s. de água.
Preparo:
Em uma vasilha funda, coloque a farinha e o sal. Misture e faça um monte com uma depressão no centro.
Ponha a manteiga nesta depressão e amasse rapidamente com a ponta dos dedos até obter uma farofa. Acrescente a água aos poucos e misture até formar uma massa homogênea-não manipule muito a massa p/ a manteiga não esquenta. Se necessário coloque + água (colher por colher) até dar o ponto da massa. Faça uma bola com a massa e enrole-a com PVC. Leve a geladeira por uns 30’.
Para o Recheio:
1 x..c de tomate seco picado; 1 ½ x.c. de creme de leite; 4 ovos ligeiramente batidos com um garfo; sal a gosto; manjericão picado; 8 fatias de queijo ementhal.
Para Decorar:
Folhas de manjericão.
Prepare a massa:
Sobre uma superfície lisa, abra a massa numa espessura fina, usando um rolo de madeira enfarinhado. Com a massa forre toda uma forma de 22 cm de diâmetro e aro removível. Fure o fundo da massa com um garfo e reserve.
Prepare o recheio:
Por cima da massa, distribua todo o tomate seco. Reserve. Em uma vasilha, misture o creme de leite, os ovos, o sal e manjericão. Em cima do tomate, arrume o queijo e despeje a mistura do creme de leite. Leve ao forno médio pré-aquecido, por 40’ (ou até o recheio endurecer e dourar).
Decore com folhas de manjericão.
Pode-se executar esta receita em tamanhos pequenos p/ coquetéis; médios e grandes p/ BRUNCHS, ALMOÇO; JANTARES.
terça-feira, 11 de março de 2014
segunda-feira, 10 de março de 2014
Retorno ao Blog
Pessoal, voltei! Saudades de mostrar a minha paixão pela gastronomia e também com um material extenso que não pode ser perdido. Aguardo comentários e críticas tb. Até breve.
quarta-feira, 28 de setembro de 2011
'ÁGUA-ARDENTE'
Antigamente, no Brasil, para se ter melado, os escravos colocavam o caldo da cana-de-açúcar em um tacho e levavam ao fogo.
Não podiam parar de mexer até que uma consistência cremosa surgisse.
Porém um dia, cansados de tanto mexer e com serviços ainda por terminar, os escravos simplesmente pararam e o melado desandou.
O que fazer agora?
A saída que encontraram foi guardar o melado longe das vistas do feitor.
No dia seguinte, encontraram o melado azedo fermentado.
Não pensaram duas vezes e misturaram o tal melado azedo com o novo e levaram os dois ao fogo.
Resultado: o 'azedo' do melado antigo era álcool que aos poucos foi evaporando e formou no teto do engenho umas goteiras que pingavam constantemente.
Era a cachaça já formada que pingava. Daí o nome 'PINGA'.
Quando a pinga batia nas suas costas marcadas com as chibatadas dos feitores ardia muito, por isso deram o nome de 'ÁGUA-ARDENTE'
Caindo em seus rostos escorrendo até a boca, os escravos perceberam que, com a tal goteira, ficavam alegres e com vontade de dançar.
E sempre que queriam ficar alegres repetiam o processo.
(História contada no Museu do Homem do Nordeste).
Não basta beber, tem que conhecer!
Não podiam parar de mexer até que uma consistência cremosa surgisse.
Porém um dia, cansados de tanto mexer e com serviços ainda por terminar, os escravos simplesmente pararam e o melado desandou.
O que fazer agora?
A saída que encontraram foi guardar o melado longe das vistas do feitor.
No dia seguinte, encontraram o melado azedo fermentado.
Não pensaram duas vezes e misturaram o tal melado azedo com o novo e levaram os dois ao fogo.
Resultado: o 'azedo' do melado antigo era álcool que aos poucos foi evaporando e formou no teto do engenho umas goteiras que pingavam constantemente.
Era a cachaça já formada que pingava. Daí o nome 'PINGA'.
Quando a pinga batia nas suas costas marcadas com as chibatadas dos feitores ardia muito, por isso deram o nome de 'ÁGUA-ARDENTE'
Caindo em seus rostos escorrendo até a boca, os escravos perceberam que, com a tal goteira, ficavam alegres e com vontade de dançar.
E sempre que queriam ficar alegres repetiam o processo.
(História contada no Museu do Homem do Nordeste).
Não basta beber, tem que conhecer!
terça-feira, 27 de setembro de 2011
Blog super interessante
http://rosetortoriello.blogspot.com
Vejam as maravilhas de "CHOCOLATE", que a minha amiga Rose Tortoriello faz. Visitem o site acima.
Vejam as maravilhas de "CHOCOLATE", que a minha amiga Rose Tortoriello faz. Visitem o site acima.
domingo, 4 de setembro de 2011
Cuscuz com Legumes
Hidrate o cuscuz com caldo de legumes. Refogue a cebola (1) no azeite (5 c.sopa). Junte os legumes( 1 abobrinha picada, 1 cenoura picada, 1/2 x.de folhas de hortelã picadas, 1 pimentão vermelho picado)coloque um pouco de sal. Agregue ao cuscuz hidratado.Acrescente pimenta do reino moída. Verifique o tempero. E enfeite à gosto.
Agora você poderá criar a sua receita de cuscuz.
Agora você poderá criar a sua receita de cuscuz.
sábado, 3 de setembro de 2011
Cuscuz- continuação
Feito da sêmola de trigo. A produção se expandiu para outros cereais, como milho e até a famosa quinoa.
Sua preparação é muito fácil. Basta hidratar com água fervente ou com um caldo (criando um sabor mais requintado), em pouco tempo o alimento ganha forma e cresce. Pode ser comido frio ou quente. Basta a criatividade de cada um. Misturando frutas: frescas ou sêcas (prefiro), legumes, carnes e frios... Nossa! Uma infinidade de ingredientes.
A receita que mais gosto:
misturo ao cuscuz já hidratado com caldo de carne:
- passas e frutas sêcas variadas,
- pedaços de bacon fritos,
- cebola frita empanada (bem fininha)
- pedaços de tomates sêcos.
Só isto.
Misturo tudo e coloco sobre o cuscuz mais cebolas fritas,enfeitando o prato. Enfeito ao redor com um mix de folhas. entrada perfeita, prática, barata e ao meso tempo exótica.
Sua preparação é muito fácil. Basta hidratar com água fervente ou com um caldo (criando um sabor mais requintado), em pouco tempo o alimento ganha forma e cresce. Pode ser comido frio ou quente. Basta a criatividade de cada um. Misturando frutas: frescas ou sêcas (prefiro), legumes, carnes e frios... Nossa! Uma infinidade de ingredientes.
A receita que mais gosto:
misturo ao cuscuz já hidratado com caldo de carne:
- passas e frutas sêcas variadas,
- pedaços de bacon fritos,
- cebola frita empanada (bem fininha)
- pedaços de tomates sêcos.
Só isto.
Misturo tudo e coloco sobre o cuscuz mais cebolas fritas,enfeitando o prato. Enfeito ao redor com um mix de folhas. entrada perfeita, prática, barata e ao meso tempo exótica.
quinta-feira, 1 de setembro de 2011
Cuscuz
Descobrindo este versátil ingrediente que atravessou séculos e continentes.
A palavra cuscuz vem do aportuguesamento do couscous, francês que por sua vez vem da língua berbere keskesu. Já cuscus é o nome de um marsupial encontrado na Oceania, relatado em livros em 1807.
Estas semana postarei receitas deste fantástico e prático ingrediente,
quarta-feira, 31 de agosto de 2011
Blueberry
quarta-feira, 24 de agosto de 2011
Bottargas
segunda-feira, 22 de agosto de 2011
Rambutã
Aprendendo
Champanhe - É somente a bebida feita na França, na região de Champanhe, cuja a principal cidade é Reims.
Espumante - É o nome que se dá a bebida feita igualzinha à champanhe no Novo Mundo: Brasil, EUA, Argentina, África do Sul, Austrália e Nova Zelândia, etc.
Prosseco - É o nome de um espumante feito na Itália, principalmente na região do Veneto, onde ficam as cidades de Verona e Veneza.
Espumante - É o nome que se dá a bebida feita igualzinha à champanhe no Novo Mundo: Brasil, EUA, Argentina, África do Sul, Austrália e Nova Zelândia, etc.
Prosseco - É o nome de um espumante feito na Itália, principalmente na região do Veneto, onde ficam as cidades de Verona e Veneza.
domingo, 17 de julho de 2011
Risoto de Abóbora
Receita do CyberDiet- EXCELENTE!
Ingredientes
- ½ kg de abóbora
- 2 xícaras de arroz arbóreo
- 6 castanhas do pará raladas
- 1 ramo de alecrim
- ½ pimentão vermelho
- 1 cebola
- 1 litro de caldo de legumes
- 100g de queijo minas
- 50g de margarina light
- Sal, salsinha e pimenta a gosto
Modo de Preparo
Corte a abóbora em cubos pequenos, descasque e tire as sementes. Coloque na panela com o caldo de legumes, ramo de alecrim e a salsinha, deixe cozinhar por 20 minutos. Depois retire esse caldo da abóbora e reserve aquecido. Pique a cebola e refogue, acrescente o arroz e 1/3 do caldo da abóbora. Mexa um pouco e espere secar em fogo baixo, depois acrescente metade do caldo restante e deixe secar novamente. Quando estiver quase seco acrescente o pimentão vermelho picado e a abóbora, depois coloque o restante do caldo. Desligue o fogo, acrescente a castanha e misture bem. Em seguida coloque a margarina e o queijo branco. Sirva a seguir.
Ingredientes
- ½ kg de abóbora
- 2 xícaras de arroz arbóreo
- 6 castanhas do pará raladas
- 1 ramo de alecrim
- ½ pimentão vermelho
- 1 cebola
- 1 litro de caldo de legumes
- 100g de queijo minas
- 50g de margarina light
- Sal, salsinha e pimenta a gosto
Modo de Preparo
Corte a abóbora em cubos pequenos, descasque e tire as sementes. Coloque na panela com o caldo de legumes, ramo de alecrim e a salsinha, deixe cozinhar por 20 minutos. Depois retire esse caldo da abóbora e reserve aquecido. Pique a cebola e refogue, acrescente o arroz e 1/3 do caldo da abóbora. Mexa um pouco e espere secar em fogo baixo, depois acrescente metade do caldo restante e deixe secar novamente. Quando estiver quase seco acrescente o pimentão vermelho picado e a abóbora, depois coloque o restante do caldo. Desligue o fogo, acrescente a castanha e misture bem. Em seguida coloque a margarina e o queijo branco. Sirva a seguir.
Gengibre

"Recentemente, o gengibre parece ter ganhado mais uma propriedade: a de emagrecedor. Mas será que ele realmente tem esse poder?
O gengibre (Zingiber officinale) é uma planta herbácea da família das Zingiberaceae, originária da ilha de Java, da Índia e da China, de onde se difundiu pelas regiões tropicais do mundo.
Outro nome conhecido no norte do Brasil, principalmente pelos indígenas é Mangarataia ou mangaratiá.
No Brasil, é cultivado principalmente na faixa litorânea do Espírito Santo, Santa Catarina, Paraná e no sul de São Paulo, em razão das condições de clima e de solo mais adequadas.
O gengibre é muito conhecido pelo seu poder medicinal no combate a dores de garganta, rouquidão, tosse, gripes, resfriados, enjôo e náuseas. Tantas propriedades terapêuticas se devem à ação conjunta de várias substâncias , principalmente, a do óleo essencial, rico nos componentes medicinais cafeno, felandreno, zingibereno e zingerona.
A raiz contém nutrientes como: vitamina B6, cobre, potássio, magnésio, além de pouco calórica. Cada 100g de gengibre tem aproximadamente 46 calorias.
A fama de "emagrecedor" do gengibre se deve a sua ação termogênica. Os alimentos termogênicos são aqueles que quando passam pelo processo de digestão geram um gasto maior de energia, devido as suas propriedades, e por isso aceleram o metabolismo e de certa forma contribuem com o emagrecimento.
No caso do gengibre, a substância responsável pela ação termogênica é o gingerol.
Portanto, o gengibre pode sim te ajudar a se livrar dos quilinhos extras, mas somente quando aliado a uma alimentação saudável, balanceada e a prática regular de atividade física.
A recomendação é que se consuma 1 pedaço (pode ser incluído em preparações, sucos, ou mesmo mastigar) de 2cm, 3 vezes ao dia. Mas se preferir, pode fazer um chá com um pedaço de 6cm e tomá-lo 3 vezes ao dia.
Vale ressaltar também, que o consumo exagerado pode ser prejudicial".
Fonte:CyberDiet
sábado, 9 de julho de 2011
Matérias sensacionais
http://oglobo.globo.com/viagem/gastronomia.asp
Acessem este link e vejam matérias sensacionais.
Acessem este link e vejam matérias sensacionais.
terça-feira, 21 de junho de 2011
Torta de Sardinha

Ingredientes da Massa:
1 x. de chá de leite/ 1 x. de chá de óleo/ 50 g queijo ralado/2 x. de chá de farinha de trigo/ 3 ovos inteiros/ 1 colher de sobremesa de fermento em pó.
Obs: Eu gosto de usar a farinha com fermento. Dispenso então 1 colher de fermento em pó.
Recheio:
2 latas de sardinha com molho/1 c. de sopa de azeite/1 cebola picada/1 tomate picado/1 dente de alho amassado/ azeitonas pretas ou verdes (opcional), alcaparras (sal e salsinha à gosto.
Modo de Fazer:
Bata todos os ingredientes da massa.
Coloque na panela o azeite, a cebola, o tomate e o alho. Refogue bem. Adicione a sardinha em pedaços com o molho, azeitonas, alcaparras e salsinha. Verifique o tempero. Resfrie.
E misture o recheio à massa. Coloque num tabuleiro untado e polvilhado com pouca farinha. Despeje a mistura do recheio com a massa. Polvilhe queijo ralado e leve para assar.
Delicioso e prático.
Assinar:
Postagens (Atom)


























