terça-feira, 25 de março de 2014
Helena Rizzo
Eleita a melhor chefe do mundo. https://www.facebook.com/bonieamaralguiarestaurantes/posts/278257759003012:0
segunda-feira, 24 de março de 2014
Continuação da matéria da Veja Rio- Excelente
Os donos de restaurantes cariocas costumam ser benevolentes com as próprias mazelas. Eles atribuem os problemas a um fenômeno que no mundo dos negócios é chamado de dores do crescimento ou dificuldades e problemas provocados por uma súbita expansão. Às vésperas da Copa do Mundo, quando deveremos receber 1,3 milhão de visitantes, nas contas do Ministério do Turismo, novos restaurantes pipocam pela cidade. Entre março e maio, mais dez casas de alto nível serão abertas apenas no eixo Barra-Zona Sul. Com isso, a taxa de rotatividade nos salões, o famoso entra e sai de funcionários, tem batido em níveis alarmantes. Segundo a FGV, 45% dos profissionais deixam o emprego antes de completar um ano de trabalho, enquanto 28% não permanecem nem seis meses no posto. Os restaurateurs afirmam que assim que os funcionários ganham traquejo partem para outro estabelecimento, sendo necessário treinar novamente os recém-chegados. A solução nesse caso é clara e passa pela retenção desses profissionais. Mesmo em um negócio de menor porte, é possível premiar as melhores atuações, cobrar resultados e envolver o funcionário, de maneira geral. Famoso por prestar serviços de excelência em seus estabelecimentos, em cidades tão distintas como Nova York, Londres e Singapura, o chef francês Daniel Bouloud desenvolveu um sistema de reciclagem em suas casas. Diariamente, trinta minutos do expediente são dedicados a aulas sobre tipos de uva ou à degustação de pratos que entraram no cardápio. Uma atitude simples, que não requer grande investimento, mas resulta em equipes mais comprometidas, satisfeitas e dispostas a tratar bem aqueles que em última instância pagam seus salários."
Matéria da Revista Veja Rio, no último final de semana- Excelente
"Displicência à Mesa
Um dos traços mais notórios do carioca é atribuir a culpa por nosso serviço capenga aos funcionários diretamente envolvidos no atendimento. Isso é um equívoco. O principal culpado é o patrão, o dono do lugar. Especialistas na área apontam para o fato de que a maioria das gafes identificadas na pesquisa tem origem na falta de treinamento das equipes. A título de comparação, basta dizer que nos Estados Unidos os estabelecimentos gastam, em média, vinte horas mensais com o aprimoramento de sua brigada. Por aqui, em geral, essa carga horária não é atingida nem mesmo em um ano inteiro. "Em 95% dos casos verificamos que o profissional chega sem nenhuma experiência, observa a operação e, uma semana depois, já é jogado no salão", afirma Clarisse Sette Troisgros, mulher do chef Claude Troisgros e responsável pelo projeto de capacitação Garçom Carioca. Para os empresários que enxergam no investimento em treinamento um custo excessivo e desnecessário, um levantamento feito pela Fundação Getulio Vargas mostra que o bom atendimento pode aumentar as vendas em até 65%. "Quem não investe na melhoria do serviço, na prática, está perdendo dinheiro", confirma Rosa Moraes, diretora de hospitalidade e gastronomia da Laureate Brasil, braço nacional de um dos maiores grupos de educação do mundo. E nem mesmo um craque das panelas é capaz de reverter as pisadas na bola que acontecem no salão. O inglês Nicholas Lander, que já foi do ramo e hoje trabalha como crítico de gastronomia do jornal Financial Times, defende a ideia de que grandes cozinheiros não geram necessariamente grandes restaurantes. Do Nobu, em Nova York, ao Il Vino, de Paris, ele conta em seu livro, The Art of the Restaurateur, a história de vinte casas premiadas dos principais centros gastronômicos mundiais e conclui: a competência e as habilidades dos proprietários na gestão do negócio são primordiais para uma vida longa e sadia.
Um dos traços mais notórios do carioca é atribuir a culpa por nosso serviço capenga aos funcionários diretamente envolvidos no atendimento. Isso é um equívoco. O principal culpado é o patrão, o dono do lugar. Especialistas na área apontam para o fato de que a maioria das gafes identificadas na pesquisa tem origem na falta de treinamento das equipes. A título de comparação, basta dizer que nos Estados Unidos os estabelecimentos gastam, em média, vinte horas mensais com o aprimoramento de sua brigada. Por aqui, em geral, essa carga horária não é atingida nem mesmo em um ano inteiro. "Em 95% dos casos verificamos que o profissional chega sem nenhuma experiência, observa a operação e, uma semana depois, já é jogado no salão", afirma Clarisse Sette Troisgros, mulher do chef Claude Troisgros e responsável pelo projeto de capacitação Garçom Carioca. Para os empresários que enxergam no investimento em treinamento um custo excessivo e desnecessário, um levantamento feito pela Fundação Getulio Vargas mostra que o bom atendimento pode aumentar as vendas em até 65%. "Quem não investe na melhoria do serviço, na prática, está perdendo dinheiro", confirma Rosa Moraes, diretora de hospitalidade e gastronomia da Laureate Brasil, braço nacional de um dos maiores grupos de educação do mundo. E nem mesmo um craque das panelas é capaz de reverter as pisadas na bola que acontecem no salão. O inglês Nicholas Lander, que já foi do ramo e hoje trabalha como crítico de gastronomia do jornal Financial Times, defende a ideia de que grandes cozinheiros não geram necessariamente grandes restaurantes. Do Nobu, em Nova York, ao Il Vino, de Paris, ele conta em seu livro, The Art of the Restaurateur, a história de vinte casas premiadas dos principais centros gastronômicos mundiais e conclui: a competência e as habilidades dos proprietários na gestão do negócio são primordiais para uma vida longa e sadia.
domingo, 23 de março de 2014
Comer faz bem!
" Embora algumas pessoas acreditem que o pão integral seja mais saudável que o pão branco, todos os pães são importantes numa alimentação balanceada. O farelo e o germe do trigo são removidos no processamento da farinha de trigo branca, porém, para repor essas perdas, são acrescentados ferro, vitamina B1 e niacina. O pão branco também é beneficiado com cálcio, e contém duas vezes mais desse mineral que o pão integral: 110 mg por 100 g em comparação a 54 mg pela mesma quantidade de pão integral."
sábado, 22 de março de 2014
Opinião e divulgação.
Queridos e queridas amigas,
Quero tb que opinem e 0postem junto comigo. Beijocas.
Quero tb que opinem e 0postem junto comigo. Beijocas.
quinta-feira, 20 de março de 2014
segunda-feira, 17 de março de 2014
Curiosidades sobre o livro de cozinha
" O livro de cozinha mais antigo de que se tem notícia é atribuído ao poeta grego Arquéstrato (século IV a.C), que anotava e descrevia de forma minuciosa a gastronomia dos lugares por onde passava. Já na Idade Média, existiu um tratado em francês que continha um forte catálogo de receitas à base de esepciarias e pratos de peixes e caça.
O Viandier de Taillevent (1380) e o Ménagier de Paris (1392) foram verdadeiramente, os primeiros dispensários de cozinha, difundindo modos de preparação, técnicas de cozinha e receitas. O séc.XVIII viu florescer os livros de cozinha. A Revolução Francesa (1789) trouxe novos ideais, e também novas formas de encarar a arte culinária. Surgem livros para "receitas simples e econômicas".
No séc. XIX alguns donos de grandes restaurantes pegam na pena e começam a escrever sobre gastronomia. Os escritos proliferam, assim como as receitas. Com o séc. XX o livro de cozinha torna-se um gênero extremamente diversificado com receitas, crônicas culinárias e críticas gastronômicas".
O Viandier de Taillevent (1380) e o Ménagier de Paris (1392) foram verdadeiramente, os primeiros dispensários de cozinha, difundindo modos de preparação, técnicas de cozinha e receitas. O séc.XVIII viu florescer os livros de cozinha. A Revolução Francesa (1789) trouxe novos ideais, e também novas formas de encarar a arte culinária. Surgem livros para "receitas simples e econômicas".
No séc. XIX alguns donos de grandes restaurantes pegam na pena e começam a escrever sobre gastronomia. Os escritos proliferam, assim como as receitas. Com o séc. XX o livro de cozinha torna-se um gênero extremamente diversificado com receitas, crônicas culinárias e críticas gastronômicas".
sexta-feira, 14 de março de 2014
Bacalhau Zé do Pipo- minha receita preferida desta época
Bacalhau à Zé do Pipo- 8 pessoas
INGREDIENTES:
1.200 kg de Lombo de Bacalhau Dessalgado( ou 1 kg de Lombo de Bacalhau Salgado e Seco ) 1kg de batatas; pimenta em grão;1 l de leite ; 4 cebolas brancas; 4 colheres de manteiga; 2 xíc. c. de azeite extra-virgem; 1 xíc. c. de maionese; sal à gosto.
1.200 kg de Lombo de Bacalhau Dessalgado( ou 1 kg de Lombo de Bacalhau Salgado e Seco ) 1kg de batatas; pimenta em grão;1 l de leite ; 4 cebolas brancas; 4 colheres de manteiga; 2 xíc. c. de azeite extra-virgem; 1 xíc. c. de maionese; sal à gosto.
MODO DE PREPARAR:( Se o bacalhau é salgado e seco, deve antes ser dessalgado conforme as instruções. )Deitar o bacalhau em uma travessa refratária e cobrir com leite. Deixar por 12 horas. Depois, cozinhar o bacalhau no leite durante 5 minutos. Coar o leite por um peneira fina e reservar. Limpar a pele do bacalhau e espinhas, ficam mais fáceis de retirar e dividir em pedaços. Para dar espessura às batatas cozidas e reduzidas a purê, juntar a manteiga e o leite que reservou. Temperar com sal. Cortar as cebolas em rodelas e refogar ligeiramente em bastante azeite. Acrescente o bacalhau. Num pirex untado, espalhar metade do purê. Cobrir com o bacalhau e regar com a maionese. Dispor as rodelas de cebola e, à volta, enfeitar a seu gosto com rosetas do purê que sobrou. Levar ao forno para aquecer e gratinar. Delicioso!
Link maravilhoso para quem gosta de receber.
'Vamos Receber' dá dicas com estilo http://casavogue.globo.com/Interiores/Ambientes/noticia/2014/03/vamos-receber-da-dicas-com-estilo.html via @casavoguebrasil
quinta-feira, 13 de março de 2014
WRAPS DE MANGA E KANI

Ingredientes
1 pacote(s) de pão folha
1 pacote(s) de kani
2 unidade(s) de manga em tiras
1 vidro(s) de maionese
1 maço(s) de cebolinha verde lavado(s) e escorrido(s)
Modo de preparo
Abra o pão folha e espalhe um pouco de maionese. Disponha o kani, as tiras de manga e a cebolinha verde, de comprido, formando uma linha cortando o pão folha de lado a lado, entre o centro e a borda. Dobre a borda do pão sobre o recheio, cobrindo-o totalmente. Depois disso, enrole cuidadosamente, tomando o cuidado de deixar firme e facilitar o corte.
O resultado dessa operação ficará parecendo uma panqueca fina e comprida.
Repita a operação até esgotar os ingredientes.
Corte em viés, coloque em uma bandeja e sirva em temperatura ambiente.
Cada pão enrolado rende cerca de 10 canapés.
quarta-feira, 12 de março de 2014
Bela Cozinha
Estou vendo e gostando na GNT, Episódio Especial: apresentação Bela Gil, filha do Gilberto,Gil. Interessante,
QUICHE TOMATE SÊCO
MASSA BÁSICA
1 ¼ x.c. de farinha de trigo peneirada; ½ c. café de sal; 3 c.s. de manteiga gelada; 3 c.s. de água.
Preparo:
Em uma vasilha funda, coloque a farinha e o sal. Misture e faça um monte com uma depressão no centro.
Ponha a manteiga nesta depressão e amasse rapidamente com a ponta dos dedos até obter uma farofa. Acrescente a água aos poucos e misture até formar uma massa homogênea-não manipule muito a massa p/ a manteiga não esquenta. Se necessário coloque + água (colher por colher) até dar o ponto da massa. Faça uma bola com a massa e enrole-a com PVC. Leve a geladeira por uns 30’.
Para o Recheio:
1 x..c de tomate seco picado; 1 ½ x.c. de creme de leite; 4 ovos ligeiramente batidos com um garfo; sal a gosto; manjericão picado; 8 fatias de queijo ementhal.
Para Decorar:
Folhas de manjericão.
Prepare a massa:
Sobre uma superfície lisa, abra a massa numa espessura fina, usando um rolo de madeira enfarinhado. Com a massa forre toda uma forma de 22 cm de diâmetro e aro removível. Fure o fundo da massa com um garfo e reserve.
Prepare o recheio:
Por cima da massa, distribua todo o tomate seco. Reserve. Em uma vasilha, misture o creme de leite, os ovos, o sal e manjericão. Em cima do tomate, arrume o queijo e despeje a mistura do creme de leite. Leve ao forno médio pré-aquecido, por 40’ (ou até o recheio endurecer e dourar).
Decore com folhas de manjericão.
Pode-se executar esta receita em tamanhos pequenos p/ coquetéis; médios e grandes p/ BRUNCHS, ALMOÇO; JANTARES.
terça-feira, 11 de março de 2014
segunda-feira, 10 de março de 2014
Retorno ao Blog
Pessoal, voltei! Saudades de mostrar a minha paixão pela gastronomia e também com um material extenso que não pode ser perdido. Aguardo comentários e críticas tb. Até breve.
quarta-feira, 28 de setembro de 2011
'ÁGUA-ARDENTE'
Antigamente, no Brasil, para se ter melado, os escravos colocavam o caldo da cana-de-açúcar em um tacho e levavam ao fogo.
Não podiam parar de mexer até que uma consistência cremosa surgisse.
Porém um dia, cansados de tanto mexer e com serviços ainda por terminar, os escravos simplesmente pararam e o melado desandou.
O que fazer agora?
A saída que encontraram foi guardar o melado longe das vistas do feitor.
No dia seguinte, encontraram o melado azedo fermentado.
Não pensaram duas vezes e misturaram o tal melado azedo com o novo e levaram os dois ao fogo.
Resultado: o 'azedo' do melado antigo era álcool que aos poucos foi evaporando e formou no teto do engenho umas goteiras que pingavam constantemente.
Era a cachaça já formada que pingava. Daí o nome 'PINGA'.
Quando a pinga batia nas suas costas marcadas com as chibatadas dos feitores ardia muito, por isso deram o nome de 'ÁGUA-ARDENTE'
Caindo em seus rostos escorrendo até a boca, os escravos perceberam que, com a tal goteira, ficavam alegres e com vontade de dançar.
E sempre que queriam ficar alegres repetiam o processo.
(História contada no Museu do Homem do Nordeste).
Não basta beber, tem que conhecer!
Não podiam parar de mexer até que uma consistência cremosa surgisse.
Porém um dia, cansados de tanto mexer e com serviços ainda por terminar, os escravos simplesmente pararam e o melado desandou.
O que fazer agora?
A saída que encontraram foi guardar o melado longe das vistas do feitor.
No dia seguinte, encontraram o melado azedo fermentado.
Não pensaram duas vezes e misturaram o tal melado azedo com o novo e levaram os dois ao fogo.
Resultado: o 'azedo' do melado antigo era álcool que aos poucos foi evaporando e formou no teto do engenho umas goteiras que pingavam constantemente.
Era a cachaça já formada que pingava. Daí o nome 'PINGA'.
Quando a pinga batia nas suas costas marcadas com as chibatadas dos feitores ardia muito, por isso deram o nome de 'ÁGUA-ARDENTE'
Caindo em seus rostos escorrendo até a boca, os escravos perceberam que, com a tal goteira, ficavam alegres e com vontade de dançar.
E sempre que queriam ficar alegres repetiam o processo.
(História contada no Museu do Homem do Nordeste).
Não basta beber, tem que conhecer!
terça-feira, 27 de setembro de 2011
Blog super interessante
http://rosetortoriello.blogspot.com
Vejam as maravilhas de "CHOCOLATE", que a minha amiga Rose Tortoriello faz. Visitem o site acima.
Vejam as maravilhas de "CHOCOLATE", que a minha amiga Rose Tortoriello faz. Visitem o site acima.
domingo, 4 de setembro de 2011
Cuscuz com Legumes
Hidrate o cuscuz com caldo de legumes. Refogue a cebola (1) no azeite (5 c.sopa). Junte os legumes( 1 abobrinha picada, 1 cenoura picada, 1/2 x.de folhas de hortelã picadas, 1 pimentão vermelho picado)coloque um pouco de sal. Agregue ao cuscuz hidratado.Acrescente pimenta do reino moída. Verifique o tempero. E enfeite à gosto.
Agora você poderá criar a sua receita de cuscuz.
Agora você poderá criar a sua receita de cuscuz.
sábado, 3 de setembro de 2011
Cuscuz- continuação
Feito da sêmola de trigo. A produção se expandiu para outros cereais, como milho e até a famosa quinoa.
Sua preparação é muito fácil. Basta hidratar com água fervente ou com um caldo (criando um sabor mais requintado), em pouco tempo o alimento ganha forma e cresce. Pode ser comido frio ou quente. Basta a criatividade de cada um. Misturando frutas: frescas ou sêcas (prefiro), legumes, carnes e frios... Nossa! Uma infinidade de ingredientes.
A receita que mais gosto:
misturo ao cuscuz já hidratado com caldo de carne:
- passas e frutas sêcas variadas,
- pedaços de bacon fritos,
- cebola frita empanada (bem fininha)
- pedaços de tomates sêcos.
Só isto.
Misturo tudo e coloco sobre o cuscuz mais cebolas fritas,enfeitando o prato. Enfeito ao redor com um mix de folhas. entrada perfeita, prática, barata e ao meso tempo exótica.
Sua preparação é muito fácil. Basta hidratar com água fervente ou com um caldo (criando um sabor mais requintado), em pouco tempo o alimento ganha forma e cresce. Pode ser comido frio ou quente. Basta a criatividade de cada um. Misturando frutas: frescas ou sêcas (prefiro), legumes, carnes e frios... Nossa! Uma infinidade de ingredientes.
A receita que mais gosto:
misturo ao cuscuz já hidratado com caldo de carne:
- passas e frutas sêcas variadas,
- pedaços de bacon fritos,
- cebola frita empanada (bem fininha)
- pedaços de tomates sêcos.
Só isto.
Misturo tudo e coloco sobre o cuscuz mais cebolas fritas,enfeitando o prato. Enfeito ao redor com um mix de folhas. entrada perfeita, prática, barata e ao meso tempo exótica.
quinta-feira, 1 de setembro de 2011
Cuscuz
Descobrindo este versátil ingrediente que atravessou séculos e continentes.
A palavra cuscuz vem do aportuguesamento do couscous, francês que por sua vez vem da língua berbere keskesu. Já cuscus é o nome de um marsupial encontrado na Oceania, relatado em livros em 1807.
Estas semana postarei receitas deste fantástico e prático ingrediente,
quarta-feira, 31 de agosto de 2011
Blueberry
quarta-feira, 24 de agosto de 2011
Bottargas
segunda-feira, 22 de agosto de 2011
Rambutã
Aprendendo
Champanhe - É somente a bebida feita na França, na região de Champanhe, cuja a principal cidade é Reims.
Espumante - É o nome que se dá a bebida feita igualzinha à champanhe no Novo Mundo: Brasil, EUA, Argentina, África do Sul, Austrália e Nova Zelândia, etc.
Prosseco - É o nome de um espumante feito na Itália, principalmente na região do Veneto, onde ficam as cidades de Verona e Veneza.
Espumante - É o nome que se dá a bebida feita igualzinha à champanhe no Novo Mundo: Brasil, EUA, Argentina, África do Sul, Austrália e Nova Zelândia, etc.
Prosseco - É o nome de um espumante feito na Itália, principalmente na região do Veneto, onde ficam as cidades de Verona e Veneza.
domingo, 17 de julho de 2011
Risoto de Abóbora
Receita do CyberDiet- EXCELENTE!
Ingredientes
- ½ kg de abóbora
- 2 xícaras de arroz arbóreo
- 6 castanhas do pará raladas
- 1 ramo de alecrim
- ½ pimentão vermelho
- 1 cebola
- 1 litro de caldo de legumes
- 100g de queijo minas
- 50g de margarina light
- Sal, salsinha e pimenta a gosto
Modo de Preparo
Corte a abóbora em cubos pequenos, descasque e tire as sementes. Coloque na panela com o caldo de legumes, ramo de alecrim e a salsinha, deixe cozinhar por 20 minutos. Depois retire esse caldo da abóbora e reserve aquecido. Pique a cebola e refogue, acrescente o arroz e 1/3 do caldo da abóbora. Mexa um pouco e espere secar em fogo baixo, depois acrescente metade do caldo restante e deixe secar novamente. Quando estiver quase seco acrescente o pimentão vermelho picado e a abóbora, depois coloque o restante do caldo. Desligue o fogo, acrescente a castanha e misture bem. Em seguida coloque a margarina e o queijo branco. Sirva a seguir.
Ingredientes
- ½ kg de abóbora
- 2 xícaras de arroz arbóreo
- 6 castanhas do pará raladas
- 1 ramo de alecrim
- ½ pimentão vermelho
- 1 cebola
- 1 litro de caldo de legumes
- 100g de queijo minas
- 50g de margarina light
- Sal, salsinha e pimenta a gosto
Modo de Preparo
Corte a abóbora em cubos pequenos, descasque e tire as sementes. Coloque na panela com o caldo de legumes, ramo de alecrim e a salsinha, deixe cozinhar por 20 minutos. Depois retire esse caldo da abóbora e reserve aquecido. Pique a cebola e refogue, acrescente o arroz e 1/3 do caldo da abóbora. Mexa um pouco e espere secar em fogo baixo, depois acrescente metade do caldo restante e deixe secar novamente. Quando estiver quase seco acrescente o pimentão vermelho picado e a abóbora, depois coloque o restante do caldo. Desligue o fogo, acrescente a castanha e misture bem. Em seguida coloque a margarina e o queijo branco. Sirva a seguir.
Gengibre

"Recentemente, o gengibre parece ter ganhado mais uma propriedade: a de emagrecedor. Mas será que ele realmente tem esse poder?
O gengibre (Zingiber officinale) é uma planta herbácea da família das Zingiberaceae, originária da ilha de Java, da Índia e da China, de onde se difundiu pelas regiões tropicais do mundo.
Outro nome conhecido no norte do Brasil, principalmente pelos indígenas é Mangarataia ou mangaratiá.
No Brasil, é cultivado principalmente na faixa litorânea do Espírito Santo, Santa Catarina, Paraná e no sul de São Paulo, em razão das condições de clima e de solo mais adequadas.
O gengibre é muito conhecido pelo seu poder medicinal no combate a dores de garganta, rouquidão, tosse, gripes, resfriados, enjôo e náuseas. Tantas propriedades terapêuticas se devem à ação conjunta de várias substâncias , principalmente, a do óleo essencial, rico nos componentes medicinais cafeno, felandreno, zingibereno e zingerona.
A raiz contém nutrientes como: vitamina B6, cobre, potássio, magnésio, além de pouco calórica. Cada 100g de gengibre tem aproximadamente 46 calorias.
A fama de "emagrecedor" do gengibre se deve a sua ação termogênica. Os alimentos termogênicos são aqueles que quando passam pelo processo de digestão geram um gasto maior de energia, devido as suas propriedades, e por isso aceleram o metabolismo e de certa forma contribuem com o emagrecimento.
No caso do gengibre, a substância responsável pela ação termogênica é o gingerol.
Portanto, o gengibre pode sim te ajudar a se livrar dos quilinhos extras, mas somente quando aliado a uma alimentação saudável, balanceada e a prática regular de atividade física.
A recomendação é que se consuma 1 pedaço (pode ser incluído em preparações, sucos, ou mesmo mastigar) de 2cm, 3 vezes ao dia. Mas se preferir, pode fazer um chá com um pedaço de 6cm e tomá-lo 3 vezes ao dia.
Vale ressaltar também, que o consumo exagerado pode ser prejudicial".
Fonte:CyberDiet
sábado, 9 de julho de 2011
Matérias sensacionais
http://oglobo.globo.com/viagem/gastronomia.asp
Acessem este link e vejam matérias sensacionais.
Acessem este link e vejam matérias sensacionais.
terça-feira, 21 de junho de 2011
Torta de Sardinha

Ingredientes da Massa:
1 x. de chá de leite/ 1 x. de chá de óleo/ 50 g queijo ralado/2 x. de chá de farinha de trigo/ 3 ovos inteiros/ 1 colher de sobremesa de fermento em pó.
Obs: Eu gosto de usar a farinha com fermento. Dispenso então 1 colher de fermento em pó.
Recheio:
2 latas de sardinha com molho/1 c. de sopa de azeite/1 cebola picada/1 tomate picado/1 dente de alho amassado/ azeitonas pretas ou verdes (opcional), alcaparras (sal e salsinha à gosto.
Modo de Fazer:
Bata todos os ingredientes da massa.
Coloque na panela o azeite, a cebola, o tomate e o alho. Refogue bem. Adicione a sardinha em pedaços com o molho, azeitonas, alcaparras e salsinha. Verifique o tempero. Resfrie.
E misture o recheio à massa. Coloque num tabuleiro untado e polvilhado com pouca farinha. Despeje a mistura do recheio com a massa. Polvilhe queijo ralado e leve para assar.
Delicioso e prático.
quinta-feira, 16 de junho de 2011
terça-feira, 14 de junho de 2011
Bôlo de Limão

Ingredientes:
Para o bolo
4 ovos
1 pacote de mistura para bolo sabor limão
1 copo de iogurte sabor natural
1 copo de óleo (mesma medida do copo de iogurte)
1 pacote de gelatina sabor limão
1 colher de sopa de fermento em pó.
MODO DE FAZER:
Bata os 4 ovos inteiros muito bem batidos, no multiprocessador ou batedeira.A seguir juntar os ingredientes restantes, menos o fermento. Tornar a bater mais e por último, misturar o fermento.
Leve a cozer em forno moderado, em forma untada com margarina e polvilhada com farinha.
Para a cobertura
1 lata de leite condensado
suco de 1 limão
Execução:
Faz-se esse preparado um pouco antes de colocar sobre o bolo. Quando o bolo estiver bem morno espalha-se a cobertura.
É uma delícia!
terça-feira, 7 de junho de 2011
Milho
sexta-feira, 3 de junho de 2011
Matéria feita para o Acessa sobreSOPAS
C:\Documents and Settings\Kitty\Meus documentos\Kitty\Artigos culinária\ACESSA_com - Só Sabor - Dicas - Sopas e Caldos.htm
VALE À PENA!
VALE À PENA!
quarta-feira, 1 de junho de 2011
terça-feira, 31 de maio de 2011
CHEESE CAKE DE MORANGOS

INGREDIENTES:
MASSA: 1 pacote de biscoito maisena;
½ pacote de manteiga sem sal derretida;
2 c. sobremesa de água filtrada.
RECHEIO: 500 g de ricota;
1 caixa de Cream cheese
3 c.sobremesa de açúcar;
1 c.sob. de baunilha;
12 g de gelatina incolor, dissolvida em 1/2 xíc. de água filtrada fervente.
COBERTURA: 1 caixa de morangos;
2 caixas de gelatina de morango.
MODO DE FAZER:
No processador, bata os ingredientes da massa e forre 3 fôrmas individuais de 10 cm de diâmetro ou 1 fôrma de aro removível de 28 cm. Processe o recheio e divida na fôrmas. Leve à geladeira por 3 horas. Corte os morangos ao meio e coloque nas fôrmas pequenas ou ao redor de toda a superfície da fôrma grande. Prepare a gelatina normalmente e deixe esfriar na geladeira até atingir a consistência de clara de ovo. Cubra delicadamente toda a superfície das fôrmas e retorne à geladeira por mais 4 horas. Desenforme e sirva.
domingo, 29 de maio de 2011
Um pouco de história:

A palavra "confit" vem do verbo francês "confire", ou seja, conservar. Esse termo é usado exclusivamente para a conservação de carnes ou frutas na gordura ou no açúcar (como são as frutas confeitadas).
Os outros métodos de conservação são a salgadura e a secagem no sol. Todos esses métodos de conservação se originam nos tempos imemoriais quando depois das matanças dos porcos era necessário conservá-los para o resto do ano.
As melhores carnes para os Confits, são as de porco, de ganso e sobre tudo as coxas dos patos cevados para a produção de Foie gras.
quinta-feira, 26 de maio de 2011
DICAS PRECISOSAS PARA DEIXAR O SEU DOCE MAIS MAGRINHO
• Nas caldas e recheios, prefira o chocolate em pó em vez do em barra. Tem menos gordura e também é bastante saboroso.
• Na receitas use leite desnatado e as versões light do creme de leite e do leite condensado. Faz uma boa diferença.
• No chocolate quente, vá de achocolatado light e leite desnatado.
• Adote os adoçantes para forno e fogão (existem várias marcas). São ótimos e não deixam sabor amargo nos alimentos.
• Prefira os bombons com recheio de frutas e barras com flocos de arroz. Eles são deliciosos e têm menos gordura por cm quadrado...
• Para fazer aquele brigadeiro irresistível, troque ½ lata de leite condensado pela mesma quantidade de leite desnatado. E dispense a manteiga.
• Na receitas use leite desnatado e as versões light do creme de leite e do leite condensado. Faz uma boa diferença.
• No chocolate quente, vá de achocolatado light e leite desnatado.
• Adote os adoçantes para forno e fogão (existem várias marcas). São ótimos e não deixam sabor amargo nos alimentos.
• Prefira os bombons com recheio de frutas e barras com flocos de arroz. Eles são deliciosos e têm menos gordura por cm quadrado...
• Para fazer aquele brigadeiro irresistível, troque ½ lata de leite condensado pela mesma quantidade de leite desnatado. E dispense a manteiga.
quarta-feira, 25 de maio de 2011
Linguine com camarão e Leite de coco

Ingredientes:
1 cebola picada;
Alho poró picado a gosto;
2 c.s. de azeite de oliva;
500 g de camarão limpo;
1 vidro pequeno de leite de coco;
500 ml de creme de leite fresco;
1 c. chá de gengibre fresco ralado;
Sal à gosto;
Cheiro verde ou coentro picado.
Queijo ralado à gosto.
Modo de Fazer:
Cozinhe a massa conforme as instruções da embalagem. Eu prefiro o linguine. Caso use outra massa procure usar uma bem fina, tipo talharim. Reserve. Jogue um pouco se azeite sobre a massa.
Doure numa panela a cebola e o alho poró com o azeite. Acrescente o camarão e refogue por uns 4 a 5’até que fiquem rosados. Junte o leite de coco, o gengibre (opcional), o creme de leite, o sal e o cheiro verde. Jogue sobre a massa e polvilhe queijo ralado.
Beijos temperados.
CRISTINA DUTRA
terça-feira, 24 de maio de 2011
segunda-feira, 23 de maio de 2011
Dicas de ordem na cozinha- Casa Cláudia
Bárbaro!
http://revistacasaejardim.globo.com/Revista/Common/0,,GF86498-16768,00-COZINHA%20EM%20ORDEM.html#fotogaleria=10
http://revistacasaejardim.globo.com/Revista/Common/0,,GF86498-16768,00-COZINHA%20EM%20ORDEM.html#fotogaleria=10
domingo, 22 de maio de 2011
A FESTA DE BABETTE
* O texto foi publicado no jornal "Correio Popular", Campinas (SP), com o qual o educador e escritor colabora. IMPERDÍVEL!
Rubem Alves: sua vida e sua obra estão em "Biografias".
Para ver as telas de Archimboldo:
http://www.google.com.br/search?hl=pt-BR&client=firefox-a&hs=fv0&rls=org.mozilla%3Apt-BR%3Aofficial&channel=s&q=telas+de+Arcimboldo&aq=f&aqi=&aql=&oq=&gs_rfai=
Rubem Alves: sua vida e sua obra estão em "Biografias".
Para ver as telas de Archimboldo:
http://www.google.com.br/search?hl=pt-BR&client=firefox-a&hs=fv0&rls=org.mozilla%3Apt-BR%3Aofficial&channel=s&q=telas+de+Arcimboldo&aq=f&aqi=&aql=&oq=&gs_rfai=
sábado, 21 de maio de 2011
Finger food

Casamentos e festas mais descoladas já aderiram ao "finger food", ou seja, alimentos que são comidos com as mãos mesmo. Essa moda na gastronomia veio para ficar e sem dúvida é uma ótima opção para quem vai receber os amigos em casa.
Várias vantagens fazem você optar por esse conceito. Uma delas é a de oferecer vários sabores em uma refeição. Basta usar molhos variados. Os pratos principais são transformados em porções menores degustadas de uma vez só. É nessa hora que entra a criatividade. Vale fazer jantares temáticos, com comidinhas japonesa ou usar delícias da cozinha mexicana.
Também dá para adaptar alguns utensílios que se tem em casa, entre eles, pequenas tigelas, colherinhas ou mesmo potinhos de plástico próprios para isso que não custam muito caro.
Faca e garfo são pouco usados. O que auxilia na hora de comer são guardanapos, palinetes, colheres grandes, copinhos, cumbuquinhas, tacinhas e até outros alimentos com a função de base. O melhor dessa história é que você no final de tudo você não tem uma pilha de louça te esperando. Aproveite!
RAVIOLIS DE JABUTICADAS
CHUTNEY- Recheio 1
- 400 g de geléia de jabuticabas;
- ½ dose de cointreau;
-sal e pimenta do reino à gosto;
- 1 c.chá de gengibre;
- 1 c.chá de casca de limão;
-2 dentes de alho esmagados;
- 1 pitada de pimenta caiena;
- 2 c.sopa de cebola roxa bem batidinha.
Recheio 2
1 queijo brie cortado em cubos.
Molho:
- 1 x.de chá de suco de limão;
- 2 x.chá de azeite extra virgem;
- lascas de azeitonas;
- sal.
Caramelo Balsâmico
- 2 x. chá de aceto balsâmico
- 1 x. de açúcar mascavo.
Modo de Fazer:
- Cozinhe o chutney em fogo fraco e deixe reduzir até ficar bem espesso. Resfrie na geladeira por 3 dias. Faça a sua massa de ravióli (faça em formato maior) comum e recheie com chutney e queijo brie. CONGELE. Cozinhe os raviólis e coloque-os no prato com o molho por cima. Faça riscos com balsâmico. E depois salpique a guarnição misturada.
Guarnição: 8 fatias de presunto de Parma; ½ x.c. de casca de limão; 2 c.de chá de tomilho fresco; 1 c. de café de pimenta; 1 x.chá de parmesão ralado, 1 maço de manjericão desfolhado.
- 400 g de geléia de jabuticabas;
- ½ dose de cointreau;
-sal e pimenta do reino à gosto;
- 1 c.chá de gengibre;
- 1 c.chá de casca de limão;
-2 dentes de alho esmagados;
- 1 pitada de pimenta caiena;
- 2 c.sopa de cebola roxa bem batidinha.
Recheio 2
1 queijo brie cortado em cubos.
Molho:
- 1 x.de chá de suco de limão;
- 2 x.chá de azeite extra virgem;
- lascas de azeitonas;
- sal.
Caramelo Balsâmico
- 2 x. chá de aceto balsâmico
- 1 x. de açúcar mascavo.
Modo de Fazer:
- Cozinhe o chutney em fogo fraco e deixe reduzir até ficar bem espesso. Resfrie na geladeira por 3 dias. Faça a sua massa de ravióli (faça em formato maior) comum e recheie com chutney e queijo brie. CONGELE. Cozinhe os raviólis e coloque-os no prato com o molho por cima. Faça riscos com balsâmico. E depois salpique a guarnição misturada.
Guarnição: 8 fatias de presunto de Parma; ½ x.c. de casca de limão; 2 c.de chá de tomilho fresco; 1 c. de café de pimenta; 1 x.chá de parmesão ralado, 1 maço de manjericão desfolhado.
quinta-feira, 19 de maio de 2011
Ragu de Carne
quarta-feira, 18 de maio de 2011
Voltei!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
Voltei pessoal e para ficar. Eu prometo.
Bjos para todos.
Cristina/Kitty
Bjos para todos.
Cristina/Kitty
Receitas de Gladston Mamede: Sopa de Alho-Poró
Receitas de Gladston Mamede: Sopa de Alho-Poró: "Ingredientes : 1 alho-poró; 2 batatas médias; 1 dente de alho amassado; 1 colher de sopa de azeite; 1 litro de caldo de galinha; sal a go..."
Tempo de Sopas, uau!
Tempo de Sopas, uau!
domingo, 9 de janeiro de 2011
quarta-feira, 15 de dezembro de 2010
quarta-feira, 24 de novembro de 2010
Finalizando as Festas de Fim de Ano
Arroz com Lentilhas
Ingredientes: 2 xícaras (chá) de arroz cozido; 2 xícaras (chá) de lentilhas cozidas e temperadas c/ sal, alho e ervas secas; 2 colheres (sopa) de azeite ou manteiga; 1 xícaras (chá) de queijo ralado; 2 colheres (sopa) de cebola desidratada. Modo de Fazer
Cozinhe da maneira habitual 2 xícaras (chá) de arroz branco. Reserve. Cozinhe as lentilhas na pressão, que devem ter sido deixadas de molho previamente, mas não deixe muito tempo. Refogue-as com sal, alho e bastante ervas secas.
Agora misture o arroz, as lentilhas, a manteiga ou o azeite. Mexa bem até que fique bem incorporado. Coloque num belo prato. À parte, faça uma farofa de queijo ralado com cebola desidratada e jogue por cima do arroz.
Este arroz pode ser servido com um Salmão com ervas ou um Rosbife fatiado ao Molho de Champignom.
Muita fruta à mesa. E com sua imaginação crie uma bonita bandeja enfeitando a mesa. Champanhe e muita alegria para o ano de 2011 que se aproxima!
Felicidades e Tim Tim!
Ingredientes: 2 xícaras (chá) de arroz cozido; 2 xícaras (chá) de lentilhas cozidas e temperadas c/ sal, alho e ervas secas; 2 colheres (sopa) de azeite ou manteiga; 1 xícaras (chá) de queijo ralado; 2 colheres (sopa) de cebola desidratada. Modo de Fazer
Cozinhe da maneira habitual 2 xícaras (chá) de arroz branco. Reserve. Cozinhe as lentilhas na pressão, que devem ter sido deixadas de molho previamente, mas não deixe muito tempo. Refogue-as com sal, alho e bastante ervas secas.
Agora misture o arroz, as lentilhas, a manteiga ou o azeite. Mexa bem até que fique bem incorporado. Coloque num belo prato. À parte, faça uma farofa de queijo ralado com cebola desidratada e jogue por cima do arroz.
Este arroz pode ser servido com um Salmão com ervas ou um Rosbife fatiado ao Molho de Champignom.
Muita fruta à mesa. E com sua imaginação crie uma bonita bandeja enfeitando a mesa. Champanhe e muita alegria para o ano de 2011 que se aproxima!
Felicidades e Tim Tim!
Cont. dos Prepativos das Festas de Fim de Ano-9
-Caso haja excesso na bebida, saia discretamente.
-Quando não há empregados, procure ajudar os donos da casa .
-Se precisar sair mais cedo, se despeça discretamente somente dos donos da casa.
-Fique atento a sinais de cansaço dos anfitriões e saiba a hora de retirar-se.
-No dia seguinte, telefone e cumprimente pela festa .
-Para o Ano Novo, em vez de repetir o panetone, a dica é substituí-lo pelo Bolo dos Reis, que por nossas terras ainda é pouco divulgado.
-Uma outra receita é para o prato principal, tradicional Arroz com Lentilhas. Dizem que esta receita atrai energias positivas e fartura para o Ano Novo que se aproxima.
-Quando não há empregados, procure ajudar os donos da casa .
-Se precisar sair mais cedo, se despeça discretamente somente dos donos da casa.
-Fique atento a sinais de cansaço dos anfitriões e saiba a hora de retirar-se.
-No dia seguinte, telefone e cumprimente pela festa .
-Para o Ano Novo, em vez de repetir o panetone, a dica é substituí-lo pelo Bolo dos Reis, que por nossas terras ainda é pouco divulgado.
-Uma outra receita é para o prato principal, tradicional Arroz com Lentilhas. Dizem que esta receita atrai energias positivas e fartura para o Ano Novo que se aproxima.
terça-feira, 23 de novembro de 2010
Cont. dos Prepativos das Festas de Fim de Ano-8
Já numa comemoração mais fina, cada convidado deve levar uma garrafa de champanhe. Informa-se a marca padronizada no momento em que o convite é feito. É importante que a bebida esteja gelada, sendo assim, o ideal é que seja entregue com antecedência.
Etiquetas de um Convidado perfeito
-Ser pontual. Não chega maia hora antes, nem mais de 15 minutos depois do horário marcado.
-Converse com todos,sem monopolizar os anfitriões Envie flores ou leve presente para os donos da casa.
-Não aproveite para fazer qualquer tipo de consulta grátis .
-Não se leva amigos sem perguntar se pode e só se faz isso quando tem certeza de que o extra se entrosará bem.
Etiquetas de um Convidado perfeito
-Ser pontual. Não chega maia hora antes, nem mais de 15 minutos depois do horário marcado.
-Converse com todos,sem monopolizar os anfitriões Envie flores ou leve presente para os donos da casa.
-Não aproveite para fazer qualquer tipo de consulta grátis .
-Não se leva amigos sem perguntar se pode e só se faz isso quando tem certeza de que o extra se entrosará bem.
segunda-feira, 22 de novembro de 2010
Cont. dos Prepativos das Festas de Fim de Ano-7
Preparativos para a festa de fim de ano :
REVEILLON
-Na hora do tin-tim, todos devem tomar pelo menos um gole da bebida antes de pousar as taças. Nunca se brinda com copo vazio.
-Tanto em Festas de Natal, como o Reveillon, é comum pedir que os convidados, colaborem levando um prato ou uma bebida.
-A opção pelo prato cabe em festas informais e pequenas. O tipo de comida e quantidade são combinados com os anfitriões. Tudo deve ser entregue com antecedência. Para dar tempo de arrumar a mesa. Ou então todos encomendam a uma única pessoa ou buffet.
REVEILLON
-Na hora do tin-tim, todos devem tomar pelo menos um gole da bebida antes de pousar as taças. Nunca se brinda com copo vazio.
-Tanto em Festas de Natal, como o Reveillon, é comum pedir que os convidados, colaborem levando um prato ou uma bebida.
-A opção pelo prato cabe em festas informais e pequenas. O tipo de comida e quantidade são combinados com os anfitriões. Tudo deve ser entregue com antecedência. Para dar tempo de arrumar a mesa. Ou então todos encomendam a uma única pessoa ou buffet.
domingo, 21 de novembro de 2010
Cont. dos Prepativos das Festas de Fim de Ano-6
Tarde da festa:
Tome um bom banho e relaxe...
Duas horas antes da festa:
-Passe pela cozinha e verifique se está tudo sobre controle como você planejou.
-Coloque as bebidas nos baldes de gelo e os aperitivos nas mesinhas da sala.
-Se houver fumantes entre os convidados, verifique se há cinzeiros.
-Retire os filmes que cobrem as saladas e molhos, finalize se necessário. Dê um checada em tudo.
-Por fim acenda o seu melhor sorriso e se delicie com uma taça de vinho ou champanhe, como preferir, até que seus convidados apareçam.
Tome um bom banho e relaxe...
Duas horas antes da festa:
-Passe pela cozinha e verifique se está tudo sobre controle como você planejou.
-Coloque as bebidas nos baldes de gelo e os aperitivos nas mesinhas da sala.
-Se houver fumantes entre os convidados, verifique se há cinzeiros.
-Retire os filmes que cobrem as saladas e molhos, finalize se necessário. Dê um checada em tudo.
-Por fim acenda o seu melhor sorriso e se delicie com uma taça de vinho ou champanhe, como preferir, até que seus convidados apareçam.
sábado, 20 de novembro de 2010
Cont. dos Prepativos das Festas de Fim de Ano-5
Separe baldes de gelo para uísque, vinho e champanhe.
Separe os recipientes para os aperitivos.
Inspecione o lavabo e complete com extras de papel higiênico, toalhinhas e sabonetinhos, verificando uma lavanda suave, própria para lavabo. Espalhe flores, velas e aromas pela casa.
Coloque as bebidas na geladeira.
Manhã da festa:
Caso ainda vá elaborar alguma receita é hora de trabalho. Carnes devem ser assadas cedo e com calma. Depois cubra-as até a hora do corte. Lembrando que as carnes fatiadas não devem ser aquecidas, porque ficam ressecadas. Caso tenha alguma, só aqueça o molho.
Separe os recipientes para os aperitivos.
Inspecione o lavabo e complete com extras de papel higiênico, toalhinhas e sabonetinhos, verificando uma lavanda suave, própria para lavabo. Espalhe flores, velas e aromas pela casa.
Coloque as bebidas na geladeira.
Manhã da festa:
Caso ainda vá elaborar alguma receita é hora de trabalho. Carnes devem ser assadas cedo e com calma. Depois cubra-as até a hora do corte. Lembrando que as carnes fatiadas não devem ser aquecidas, porque ficam ressecadas. Caso tenha alguma, só aqueça o molho.
sexta-feira, 19 de novembro de 2010
Cont. dos Preparativos das Festas de Fim de Ano-4
1 dia antes:
-Reserve a manhã para comprar gelo, verduras, frutas, flores, chocolates e biscoitinhos, caso vá servi-los. Ponha as toalhas na mesa.
-Coloque pratos, copos, talheres no aparador. Distribua travessas na mesa. Os talheres de serviço sobre pratinhos de apoio, ficam ao lado de cada travessa.
-Organize as bandejas de café sobre toalhinhas de linho. Chocolates e biscoitinhos são servidos em tigelinhas.
-Já deixe as frutas e verduras lavadas e acondicionadas na geladeira. Deixe outra bandeja pronta para os licores, que são servidos depois do café. Vejam um espaço para os copos. Assim cada convidado pode se servir, caso você não tenha ajudantes ou garçons.
-Reserve a manhã para comprar gelo, verduras, frutas, flores, chocolates e biscoitinhos, caso vá servi-los. Ponha as toalhas na mesa.
-Coloque pratos, copos, talheres no aparador. Distribua travessas na mesa. Os talheres de serviço sobre pratinhos de apoio, ficam ao lado de cada travessa.
-Organize as bandejas de café sobre toalhinhas de linho. Chocolates e biscoitinhos são servidos em tigelinhas.
-Já deixe as frutas e verduras lavadas e acondicionadas na geladeira. Deixe outra bandeja pronta para os licores, que são servidos depois do café. Vejam um espaço para os copos. Assim cada convidado pode se servir, caso você não tenha ajudantes ou garçons.
quinta-feira, 18 de novembro de 2010
Cont. dos Preparativos das Festas de Fim de Ano-3
5 dias antes :
Toalhas devem ser escolhidas, verificadas se estão limpas,
engomadas e passadas. Já deixe-as separadas.
3 dias antes:
Pastas e mousses podem ser preparadas e deixadas bem acondicionadas, dentro da geladeira.
2 dias antes:
Lembre-se também que você merece um capricho. É hora de se cuidar: unhas, cabelos, uma boa massagem de relaxamento.
Cont.
Toalhas devem ser escolhidas, verificadas se estão limpas,
engomadas e passadas. Já deixe-as separadas.
3 dias antes:
Pastas e mousses podem ser preparadas e deixadas bem acondicionadas, dentro da geladeira.
2 dias antes:
Lembre-se também que você merece um capricho. É hora de se cuidar: unhas, cabelos, uma boa massagem de relaxamento.
Cont.
quarta-feira, 17 de novembro de 2010
Cont. dos Preparativos das Festas de Fim de Ano- 2
Confira todo o material e tenha sempre alguns extras para quem quiser trocar.
Se for necessário providencie o aluguel de outras peças necessárias, em casas especializadas.
10 dias antes:
Faça a lista das compras. Refaça se necessário.
Verifique o estoque de bebidas: Vinho, Cerveja, Uísque, Vodka, Champanhe, refrigerantes comuns e light, água natural e gasosa e licores. Calcule a quantidade de acordo com o hábito de seus convidados, contando sempre com garrafas extras.
7 dias antes
Verifique o cardápio: elabore as receitas que possam ser congeladas: salgadas e doces. Tenha o máximo de cuidado com as Técnicas de Congelamento.
E amanhã mais...
Se for necessário providencie o aluguel de outras peças necessárias, em casas especializadas.
10 dias antes:
Faça a lista das compras. Refaça se necessário.
Verifique o estoque de bebidas: Vinho, Cerveja, Uísque, Vodka, Champanhe, refrigerantes comuns e light, água natural e gasosa e licores. Calcule a quantidade de acordo com o hábito de seus convidados, contando sempre com garrafas extras.
7 dias antes
Verifique o cardápio: elabore as receitas que possam ser congeladas: salgadas e doces. Tenha o máximo de cuidado com as Técnicas de Congelamento.
E amanhã mais...
terça-feira, 16 de novembro de 2010
Tempo de Festas: Natal e Reveillon -1

Preparativos para o Natal
Quem recebe as pessoas em casa, durante as comemorações do final do ano, deve curtir a festa, como se fosse convidada. Não há necessidade de estresse.
Depois de muito trabalho, e dar atenção a todos, é um presente que a anfitriã merece. É só se preparar! Tudo deverá ser programado com muita antecedência, deixando o toque final para o dia.
Para que não escape nenhum detalhe, a melhor coisa é elaborar um roteiro detalhado. Veja como:
15 dias antes
Sabendo o número certo de convidados, elabore o cardápio. Comece a separar os utensílios como toalhas, guardanapos, pratos, talheres, copos e etc. Não se esqueça de bandejas, toalhinhas, baldes de gelo, pratinhos de apoio, castiçais, vasos e tudo o que planejou para que sua casa fique esplendorosa.
Amanhã mais dicas...
sexta-feira, 12 de novembro de 2010
Especialista em café ministra palestra sobre Barismo na Fac. Estácio de Sá- JF
http://portal.estacio.br/unidades/faculdade-estacio-de-sa-de-juiz-de-fora/noticias/2010/11/especialista-em-cafe-ministra-palestra-sobre-barismo-na-estacio.aspx
quarta-feira, 10 de novembro de 2010
12a. aula de práticas gastronômicas
terça-feira, 9 de novembro de 2010
11a. aula de Práticas gastronômicas
segunda-feira, 8 de novembro de 2010
segunda-feira, 1 de novembro de 2010
quarta-feira, 27 de outubro de 2010
terça-feira, 26 de outubro de 2010
quarta-feira, 20 de outubro de 2010
terça-feira, 19 de outubro de 2010
segunda-feira, 18 de outubro de 2010
Livro

Livro "Ninguém quer comer o meu ovo" ensina a cozinhar até quem nunca pisou na cozinha.
"A cozinha pode parecer um lugar assustador pra quem não sabe por onde começar. Ninguém quer comer o meu ovo é bem explicativo e divertido, com muitos truques e dicas. De forma didática e simplificada, Ninguém quer comer o meu ovo apresenta um inusitado cardápio de receitas ideais para todos os tipos de situações. Leitura obrigatória para quem não mora mais com pais, não tem empregada, não aguenta mais comer comida congelada e cansou de gastar dinheiro em restaurantes. Para quem usa garrafa de cerveja como medidor e não sabe diferenciar tomate de caqui, este livro será a salvação da lavoura.
domingo, 17 de outubro de 2010
sábado, 16 de outubro de 2010
quarta-feira, 6 de outubro de 2010
terça-feira, 5 de outubro de 2010
5o. dia de práticas gastronômicas na cozinha didática do curso de Pós Graduação em Gastronomia da Fac. Estáci de Sá- JF
http://picasaweb.google.com.br/lacuca1/5oDiaDePraticasGastronomicas?authkey=Gv1sRgCKOcmcGIppzrDA&feat=email#
O show é cada dia maior. Vejam as fotos e compovem.
O show é cada dia maior. Vejam as fotos e compovem.
quarta-feira, 29 de setembro de 2010
4a. aula de Práticas Gastronômicas do Curso de Pós Graduação da Fac. Estácio de Sá
terça-feira, 28 de setembro de 2010
3a. aula Prática
Assinar:
Postagens (Atom)






























