segunda-feira, 24 de março de 2014

Matéria da Revista Veja Rio, no último final de semana- Excelente

"Displicência à Mesa


Um dos traços mais notórios do carioca é atribuir a culpa por nosso serviço capenga aos funcionários diretamente envolvidos no atendimento. Isso é um equívoco. O principal culpado é o patrão, o dono do lugar. Especialistas na área apontam para o fato de que a maioria das gafes identificadas na pesquisa tem origem na falta de treinamento das equipes. A título de comparação, basta dizer que nos Estados Unidos os estabelecimentos gastam, em média, vinte horas mensais com o aprimoramento de sua brigada. Por aqui, em geral, essa carga horária não é atingida nem mesmo em um ano inteiro. "Em 95% dos casos verificamos que o profissional chega sem ne­nhuma experiência, observa a operação e, uma semana depois, já é jogado no salão", afirma Clarisse Sette Troisgros, mulher do chef Claude Troisgros e responsável pelo projeto de capacitação Garçom Carioca. Para os empresários que enxergam no investimento em treinamento um custo excessivo e desnecessário, um levantamento feito pela Fundação Getulio Vargas mostra que o bom atendimento pode aumentar as vendas em até 65%. "Quem não investe na melhoria do serviço, na prática, está perdendo dinheiro", confirma Rosa Moraes, diretora de hospitalidade e gastronomia da Laureate Brasil, braço nacional de um dos maiores grupos de educação do mundo. E nem mesmo um craque das panelas é capaz de reverter as pisadas na bola que acontecem no salão. O inglês Nicholas Lander, que já foi do ramo e hoje trabalha como crítico de gastronomia do jornal Financial Times, defende a ideia de que grandes cozinheiros não geram necessariamente grandes restaurantes. Do Nobu, em Nova York, ao Il Vino, de Paris, ele conta em seu livro, The Art of the Restaurateur, a história de vinte casas premiadas dos principais centros gastronômicos mundiais e conclui: a competência e as habilidades dos proprietários na gestão do negócio são primordiais para uma vida longa e sadia.






Ilustrações Attílio

domingo, 23 de março de 2014

Comer faz bem!


" Embora algumas pessoas acreditem que o pão integral seja mais saudável que o pão branco, todos os pães são importantes numa alimentação balanceada. O farelo e o germe do trigo são removidos no processamento da farinha de trigo branca, porém, para repor essas perdas, são acrescentados ferro, vitamina B1 e niacina. O pão branco também é beneficiado com cálcio, e contém duas vezes mais desse mineral que o pão integral: 110 mg por 100 g em comparação a 54 mg pela mesma quantidade de pão integral."

Batata

Olhem o que a natureza faz...

segunda-feira, 17 de março de 2014

Curiosidades sobre o livro de cozinha

" O livro de cozinha mais antigo de que se tem notícia é atribuído ao poeta grego Arquéstrato (século IV a.C), que anotava e descrevia de forma minuciosa a gastronomia dos lugares por onde passava. Já na Idade Média, existiu um tratado em francês que continha um forte catálogo de receitas à base de esepciarias e pratos de peixes e caça.
O Viandier de Taillevent (1380) e o Ménagier de Paris (1392) foram verdadeiramente, os primeiros dispensários de cozinha, difundindo modos de  preparação, técnicas de cozinha e receitas. O séc.XVIII viu florescer os livros de cozinha. A Revolução Francesa (1789) trouxe novos ideais, e também novas formas de encarar a arte culinária. Surgem livros para "receitas simples e econômicas".
No séc. XIX alguns donos de grandes restaurantes pegam na pena e começam a escrever sobre gastronomia. Os escritos proliferam, assim como as receitas.                                                            Com o séc. XX o livro de cozinha torna-se um gênero extremamente diversificado com receitas, crônicas culinárias e críticas gastronômicas".

sexta-feira, 14 de março de 2014

Bacalhau Zé do Pipo- minha receita preferida desta época



Bacalhau à Zé do Pipo- 8 pessoas
INGREDIENTES:
1.200 kg de Lombo de Bacalhau Dessalgado( ou 1 kg de Lombo de Bacalhau Salgado e Seco ) 1kg de batatas; pimenta em grão;1 l de leite ; 4 cebolas brancas; 4 colheres de manteiga; 2 xíc. c. de azeite extra-virgem; 1 xíc. c. de maionese; sal à gosto.
MODO DE PREPARAR:( Se o bacalhau é salgado e seco, deve antes ser dessalgado conforme as instruções. )Deitar o bacalhau em uma travessa refratária e cobrir com leite. Deixar por 12 horas. Depois, cozinhar o bacalhau no leite durante 5 minutos. Coar o leite por um peneira fina e reservar. Limpar a pele do bacalhau e espinhas, ficam mais fáceis de retirar e dividir em pedaços. Para dar espessura às batatas cozidas e reduzidas a purê, juntar a manteiga e o leite que reservou. Temperar com sal. Cortar as cebolas em rodelas e refogar ligeiramente em bastante azeite. Acrescente o bacalhau. Num pirex untado, espalhar metade do purê. Cobrir com o bacalhau e regar com a maionese. Dispor as rodelas de cebola e, à volta, enfeitar a seu gosto com rosetas do purê que sobrou. Levar ao forno para aquecer e gratinar. Delicioso!


Link maravilhoso para quem gosta de receber.

'Vamos Receber' dá dicas com estilo http://casavogue.globo.com/Interiores/Ambientes/noticia/2014/03/vamos-receber-da-dicas-com-estilo.html via @casavoguebrasil

quinta-feira, 13 de março de 2014

WRAPS DE MANGA E KANI



Ingredientes

1 pacote(s) de pão folha
1 pacote(s) de kani
2 unidade(s) de manga em tiras
1 vidro(s) de maionese
1 maço(s) de cebolinha verde lavado(s) e escorrido(s)

Modo de preparo
Abra o pão folha e espalhe um pouco de maionese. Disponha o kani, as tiras de manga e a cebolinha verde, de comprido, formando uma linha cortando o pão folha de lado a lado, entre o centro e a borda. Dobre a borda do pão sobre o recheio, cobrindo-o totalmente. Depois disso, enrole cuidadosamente, tomando o cuidado de deixar firme e facilitar o corte.
O resultado dessa operação ficará parecendo uma panqueca fina e comprida.
Repita a operação até esgotar os ingredientes.
Corte em viés, coloque em uma bandeja e sirva em temperatura ambiente.
Cada pão enrolado rende cerca de 10 canapés.

quarta-feira, 12 de março de 2014

Cristina Dutra: Bela Cozinha

www.gnt.com.br/belacozinha

Bela Cozinha

Estou vendo e gostando na GNT, Episódio Especial: apresentação Bela Gil, filha do Gilberto,Gil. Interessante,

QUICHE TOMATE SÊCO


MASSA BÁSICA
1 ¼ x.c. de farinha de trigo peneirada; ½ c. café de sal; 3 c.s. de manteiga gelada; 3 c.s. de água.
Preparo:
Em uma vasilha funda, coloque a farinha e o sal. Misture e faça um monte com uma depressão no centro.
Ponha a manteiga nesta depressão e amasse rapidamente com a ponta dos dedos até obter uma farofa. Acrescente a água aos poucos e misture até formar uma massa homogênea-não manipule muito a massa p/ a manteiga não esquenta. Se necessário coloque + água (colher por colher) até dar o ponto da massa. Faça uma bola com a massa e enrole-a com PVC. Leve a geladeira por uns 30’.
Para o Recheio:
1 x..c de tomate seco picado; 1 ½ x.c. de creme de leite; 4 ovos ligeiramente batidos com um garfo; sal a gosto; manjericão picado; 8 fatias de queijo ementhal.
Para Decorar:
Folhas de manjericão.
Prepare a massa:
Sobre uma superfície lisa, abra a massa numa espessura fina, usando um rolo de madeira enfarinhado. Com a massa forre toda uma forma de 22 cm de diâmetro e aro removível. Fure o fundo da massa com um garfo e reserve.
Prepare o recheio:
Por cima da massa, distribua todo o tomate seco. Reserve. Em uma vasilha, misture o creme de leite, os ovos, o sal e manjericão. Em cima do tomate, arrume o queijo e despeje a mistura do creme de leite. Leve ao forno médio pré-aquecido, por 40’ (ou até o recheio endurecer e dourar).
Decore com folhas de manjericão.
Pode-se executar esta receita em tamanhos pequenos p/ coquetéis; médios e grandes p/ BRUNCHS, ALMOÇO; JANTARES.

Voltei

"Voltei, aqui é o meu lugar..."

segunda-feira, 10 de março de 2014

Retorno ao Blog

Pessoal, voltei! Saudades de mostrar a minha paixão pela gastronomia e também com um material extenso que não pode ser perdido. Aguardo comentários e críticas tb. Até breve.

quarta-feira, 28 de setembro de 2011

'ÁGUA-ARDENTE'

Antigamente, no Brasil, para se ter melado, os escravos colocavam o caldo da cana-de-açúcar em um tacho e levavam ao fogo.
Não podiam parar de mexer até que uma consistência cremosa surgisse.
Porém um dia, cansados de tanto mexer e com serviços ainda por terminar, os escravos simplesmente pararam e o melado desandou.
O que fazer agora?
A saída que encontraram foi guardar o melado longe das vistas do feitor.
No dia seguinte, encontraram o melado azedo fermentado.
Não pensaram duas vezes e misturaram o tal melado azedo com o novo e levaram os dois ao fogo.
Resultado: o 'azedo' do melado antigo era álcool que aos poucos foi evaporando e formou no teto do engenho umas goteiras que pingavam constantemente.
Era a cachaça já formada que pingava. Daí o nome 'PINGA'.
Quando a pinga batia nas suas costas marcadas com as chibatadas dos feitores ardia muito, por isso deram o nome de 'ÁGUA-ARDENTE'
Caindo em seus rostos escorrendo até a boca, os escravos perceberam que, com a tal goteira, ficavam alegres e com vontade de dançar.
E sempre que queriam ficar alegres repetiam o processo.
(História contada no Museu do Homem do Nordeste).

Não basta beber, tem que conhecer!

terça-feira, 27 de setembro de 2011

Blog super interessante

http://rosetortoriello.blogspot.com

Vejam as maravilhas de "CHOCOLATE", que a minha amiga Rose Tortoriello faz. Visitem o site acima.

domingo, 4 de setembro de 2011

Cuscuz com Legumes

Hidrate o cuscuz com caldo de legumes. Refogue a cebola (1) no azeite (5 c.sopa). Junte os legumes( 1 abobrinha picada, 1 cenoura picada, 1/2 x.de folhas de hortelã picadas, 1 pimentão vermelho picado)coloque um pouco de sal. Agregue ao cuscuz hidratado.Acrescente pimenta do reino moída. Verifique o tempero. E enfeite à gosto.
Agora você poderá criar a sua receita de cuscuz.

sábado, 3 de setembro de 2011

Cuscuz- continuação

Feito da sêmola de trigo. A produção se expandiu para outros cereais, como milho e até a famosa quinoa.
Sua preparação é muito fácil. Basta hidratar com água fervente ou com um caldo (criando um sabor mais requintado), em pouco tempo o alimento ganha forma e cresce. Pode ser comido frio ou quente. Basta a criatividade de cada um. Misturando frutas: frescas ou sêcas (prefiro), legumes, carnes e frios... Nossa! Uma infinidade de ingredientes.

A receita que mais gosto:
misturo ao cuscuz já hidratado com caldo de carne:
- passas e frutas sêcas variadas,
- pedaços de bacon fritos,
- cebola frita empanada (bem fininha)
- pedaços de tomates sêcos.
Só isto.
Misturo tudo e coloco sobre o cuscuz mais cebolas fritas,enfeitando o prato. Enfeito ao redor com um mix de folhas. entrada perfeita, prática, barata e ao meso tempo exótica.

quinta-feira, 1 de setembro de 2011

Cuscuz



Descobrindo este versátil ingrediente que atravessou séculos e continentes.

A palavra cuscuz vem do aportuguesamento do couscous, francês que por sua vez vem da língua berbere keskesu. Já cuscus é o nome de um marsupial encontrado na Oceania, relatado em livros em 1807.

Estas semana postarei receitas deste fantástico e prático ingrediente,

quarta-feira, 31 de agosto de 2011

Blueberry



Típica de países frios ao norte, a blueberry, chamada aqui de mirtilo, é famosa por seus recheios de tortas, molhos agridoces,geléias, compotas ou acompanhamentos em pratos. Seu sabor adocicado e azedinho. Rico em antioxidantes, tem sido valorizada pelos seus benefícios ao envelhecimento saudável.

quarta-feira, 24 de agosto de 2011

Bottargas



A Bottarga é uma fina iguaria de ovas de tainha.Apreciada com azeite, em torradas com um pouco de mostarda ou em saladas, é muito requisitada por italianos, franceses e russos. Em sua forma granulada, pode ser usada para complementar pratos e inovar sabores.

segunda-feira, 22 de agosto de 2011

Rambutã




É uma fruta originária do sudeste asiático, da mesma família da Lichia e do guaraná.Com uma casca semelhante à mamona e de polpa macia, possui um sabor adocicado e levemente ácido. Em conserva, já está pronta no mercado para inovar na sobremesa, servida com creme de leite ou outras frutas.

Aprendendo

Champanhe - É somente a bebida feita na França, na região de Champanhe, cuja a principal cidade é Reims.
Espumante - É o nome que se dá a bebida feita igualzinha à champanhe no Novo Mundo: Brasil, EUA, Argentina, África do Sul, Austrália e Nova Zelândia, etc.
Prosseco - É o nome de um espumante feito na Itália, principalmente na região do Veneto, onde ficam as cidades de Verona e Veneza.

domingo, 17 de julho de 2011

Risoto de Abóbora

Receita do CyberDiet- EXCELENTE!
Ingredientes

- ½ kg de abóbora
- 2 xícaras de arroz arbóreo
- 6 castanhas do pará raladas
- 1 ramo de alecrim
- ½ pimentão vermelho
- 1 cebola
- 1 litro de caldo de legumes
- 100g de queijo minas
- 50g de margarina light
- Sal, salsinha e pimenta a gosto


Modo de Preparo

Corte a abóbora em cubos pequenos, descasque e tire as sementes. Coloque na panela com o caldo de legumes, ramo de alecrim e a salsinha, deixe cozinhar por 20 minutos. Depois retire esse caldo da abóbora e reserve aquecido. Pique a cebola e refogue, acrescente o arroz e 1/3 do caldo da abóbora. Mexa um pouco e espere secar em fogo baixo, depois acrescente metade do caldo restante e deixe secar novamente. Quando estiver quase seco acrescente o pimentão vermelho picado e a abóbora, depois coloque o restante do caldo. Desligue o fogo, acrescente a castanha e misture bem. Em seguida coloque a margarina e o queijo branco. Sirva a seguir.

Gengibre





"Recentemente, o gengibre parece ter ganhado mais uma propriedade: a de emagrecedor. Mas será que ele realmente tem esse poder?

O gengibre (Zingiber officinale) é uma planta herbácea da família das Zingiberaceae, originária da ilha de Java, da Índia e da China, de onde se difundiu pelas regiões tropicais do mundo.
Outro nome conhecido no norte do Brasil, principalmente pelos indígenas é Mangarataia ou mangaratiá.

No Brasil, é cultivado principalmente na faixa litorânea do Espírito Santo, Santa Catarina, Paraná e no sul de São Paulo, em razão das condições de clima e de solo mais adequadas.

O gengibre é muito conhecido pelo seu poder medicinal no combate a dores de garganta, rouquidão, tosse, gripes, resfriados, enjôo e náuseas. Tantas propriedades terapêuticas se devem à ação conjunta de várias substâncias , principalmente, a do óleo essencial, rico nos componentes medicinais cafeno, felandreno, zingibereno e zingerona.

A raiz contém nutrientes como: vitamina B6, cobre, potássio, magnésio, além de pouco calórica. Cada 100g de gengibre tem aproximadamente 46 calorias.

A fama de "emagrecedor" do gengibre se deve a sua ação termogênica. Os alimentos termogênicos são aqueles que quando passam pelo processo de digestão geram um gasto maior de energia, devido as suas propriedades, e por isso aceleram o metabolismo e de certa forma contribuem com o emagrecimento.
No caso do gengibre, a substância responsável pela ação termogênica é o gingerol.

Portanto, o gengibre pode sim te ajudar a se livrar dos quilinhos extras, mas somente quando aliado a uma alimentação saudável, balanceada e a prática regular de atividade física.

A recomendação é que se consuma 1 pedaço (pode ser incluído em preparações, sucos, ou mesmo mastigar) de 2cm, 3 vezes ao dia. Mas se preferir, pode fazer um chá com um pedaço de 6cm e tomá-lo 3 vezes ao dia.

Vale ressaltar também, que o consumo exagerado pode ser prejudicial".

Fonte:CyberDiet

sábado, 9 de julho de 2011

Matérias sensacionais

http://oglobo.globo.com/viagem/gastronomia.asp

Acessem este link e vejam matérias sensacionais.

terça-feira, 21 de junho de 2011

Torta de Sardinha



Ingredientes da Massa:
1 x. de chá de leite/ 1 x. de chá de óleo/ 50 g queijo ralado/2 x. de chá de farinha de trigo/ 3 ovos inteiros/ 1 colher de sobremesa de fermento em pó.
Obs: Eu gosto de usar a farinha com fermento. Dispenso então 1 colher de fermento em pó.
Recheio:
2 latas de sardinha com molho/1 c. de sopa de azeite/1 cebola picada/1 tomate picado/1 dente de alho amassado/ azeitonas pretas ou verdes (opcional), alcaparras (sal e salsinha à gosto.
Modo de Fazer:
Bata todos os ingredientes da massa.
Coloque na panela o azeite, a cebola, o tomate e o alho. Refogue bem. Adicione a sardinha em pedaços com o molho, azeitonas, alcaparras e salsinha. Verifique o tempero. Resfrie.
E misture o recheio à massa. Coloque num tabuleiro untado e polvilhado com pouca farinha. Despeje a mistura do recheio com a massa. Polvilhe queijo ralado e leve para assar.
Delicioso e prático.

quinta-feira, 16 de junho de 2011

Bárbaro!

http://oglobo.globo.com/viagem/mat/2011/06/15/provence-cor-calor-sabor-924690070.asp

terça-feira, 14 de junho de 2011

Bôlo de Limão




Ingredientes:
Para o bolo
4 ovos
1 pacote de mistura para bolo sabor limão
1 copo de iogurte sabor natural
1 copo de óleo (mesma medida do copo de iogurte)
1 pacote de gelatina sabor limão
1 colher de sopa de fermento em pó.

MODO DE FAZER:
Bata os 4 ovos inteiros muito bem batidos, no multiprocessador ou batedeira.A seguir juntar os ingredientes restantes, menos o fermento. Tornar a bater mais e por último, misturar o fermento.
Leve a cozer em forno moderado, em forma untada com margarina e polvilhada com farinha.

Para a cobertura
1 lata de leite condensado
suco de 1 limão

Execução:
Faz-se esse preparado um pouco antes de colocar sobre o bolo. Quando o bolo estiver bem morno espalha-se a cobertura.

É uma delícia!

terça-feira, 7 de junho de 2011

Milho




Excetuando-se a mandioca, o complexo etnográfico do milho é o mais vasto e de maior projeção folclórica, em especial na culinária junina. Com o milho e seus produtos derivados são produzidas iguarias muito apreciadas pelos brasileiros.

sexta-feira, 3 de junho de 2011

Fritada de camarão

Fritada de camarão

Delícia!

Matéria feita para o Acessa sobreSOPAS

C:\Documents and Settings\Kitty\Meus documentos\Kitty\Artigos culinária\ACESSA_com - Só Sabor - Dicas - Sopas e Caldos.htm

VALE À PENA!

terça-feira, 31 de maio de 2011

CHEESE CAKE DE MORANGOS




INGREDIENTES:
MASSA: 1 pacote de biscoito maisena;
½ pacote de manteiga sem sal derretida;
2 c. sobremesa de água filtrada.
RECHEIO: 500 g de ricota;
1 caixa de Cream cheese
3 c.sobremesa de açúcar;
1 c.sob. de baunilha;
12 g de gelatina incolor, dissolvida em 1/2 xíc. de água filtrada fervente.
COBERTURA: 1 caixa de morangos;
2 caixas de gelatina de morango.

MODO DE FAZER:
No processador, bata os ingredientes da massa e forre 3 fôrmas individuais de 10 cm de diâmetro ou 1 fôrma de aro removível de 28 cm. Processe o recheio e divida na fôrmas. Leve à geladeira por 3 horas. Corte os morangos ao meio e coloque nas fôrmas pequenas ou ao redor de toda a superfície da fôrma grande. Prepare a gelatina normalmente e deixe esfriar na geladeira até atingir a consistência de clara de ovo. Cubra delicadamente toda a superfície das fôrmas e retorne à geladeira por mais 4 horas. Desenforme e sirva.

domingo, 29 de maio de 2011

Um pouco de história:




A palavra "confit" vem do verbo francês "confire", ou seja, conservar. Esse termo é usado exclusivamente para a conservação de carnes ou frutas na gordura ou no açúcar (como são as frutas confeitadas).

Os outros métodos de conservação são a salgadura e a secagem no sol. Todos esses métodos de conservação se originam nos tempos imemoriais quando depois das matanças dos porcos era necessário conservá-los para o resto do ano.

As melhores carnes para os Confits, são as de porco, de ganso e sobre tudo as coxas dos patos cevados para a produção de Foie gras.

quinta-feira, 26 de maio de 2011

Caldo Verde

Caldo Verde
Receita excelente e aprovada. Experimentem...

DICAS PRECISOSAS PARA DEIXAR O SEU DOCE MAIS MAGRINHO

• Nas caldas e recheios, prefira o chocolate em pó em vez do em barra. Tem menos gordura e também é bastante saboroso.

• Na receitas use leite desnatado e as versões light do creme de leite e do leite condensado. Faz uma boa diferença.

• No chocolate quente, vá de achocolatado light e leite desnatado.

• Adote os adoçantes para forno e fogão (existem várias marcas). São ótimos e não deixam sabor amargo nos alimentos.

• Prefira os bombons com recheio de frutas e barras com flocos de arroz. Eles são deliciosos e têm menos gordura por cm quadrado...

• Para fazer aquele brigadeiro irresistível, troque ½ lata de leite condensado pela mesma quantidade de leite desnatado. E dispense a manteiga.

quarta-feira, 25 de maio de 2011

Linguine com camarão e Leite de coco




Ingredientes:
1 cebola picada;
Alho poró picado a gosto;
2 c.s. de azeite de oliva;
500 g de camarão limpo;
1 vidro pequeno de leite de coco;
500 ml de creme de leite fresco;
1 c. chá de gengibre fresco ralado;
Sal à gosto;
Cheiro verde ou coentro picado.
Queijo ralado à gosto.

Modo de Fazer:
Cozinhe a massa conforme as instruções da embalagem. Eu prefiro o linguine. Caso use outra massa procure usar uma bem fina, tipo talharim. Reserve. Jogue um pouco se azeite sobre a massa.
Doure numa panela a cebola e o alho poró com o azeite. Acrescente o camarão e refogue por uns 4 a 5’até que fiquem rosados. Junte o leite de coco, o gengibre (opcional), o creme de leite, o sal e o cheiro verde. Jogue sobre a massa e polvilhe queijo ralado.

Beijos temperados.

CRISTINA DUTRA

segunda-feira, 23 de maio de 2011

Por dentro da etiqueta japonesa

Por dentro da etiqueta japonesa

Dicas de ordem na cozinha- Casa Cláudia

Bárbaro!

http://revistacasaejardim.globo.com/Revista/Common/0,,GF86498-16768,00-COZINHA%20EM%20ORDEM.html#fotogaleria=10

domingo, 22 de maio de 2011

A FESTA DE BABETTE

* O texto foi publicado no jornal "Correio Popular", Campinas (SP), com o qual o educador e escritor colabora. IMPERDÍVEL!
Rubem Alves: sua vida e sua obra estão em "Biografias".
Para ver as telas de Archimboldo:
http://www.google.com.br/search?hl=pt-BR&client=firefox-a&hs=fv0&rls=org.mozilla%3Apt-BR%3Aofficial&channel=s&q=telas+de+Arcimboldo&aq=f&aqi=&aql=&oq=&gs_rfai=

sábado, 21 de maio de 2011

Finger food



Casamentos e festas mais descoladas já aderiram ao "finger food", ou seja, alimentos que são comidos com as mãos mesmo. Essa moda na gastronomia veio para ficar e sem dúvida é uma ótima opção para quem vai receber os amigos em casa.
Várias vantagens fazem você optar por esse conceito. Uma delas é a de oferecer vários sabores em uma refeição. Basta usar molhos variados. Os pratos principais são transformados em porções menores degustadas de uma vez só. É nessa hora que entra a criatividade. Vale fazer jantares temáticos, com comidinhas japonesa ou usar delícias da cozinha mexicana.
Também dá para adaptar alguns utensílios que se tem em casa, entre eles, pequenas tigelas, colherinhas ou mesmo potinhos de plástico próprios para isso que não custam muito caro.
Faca e garfo são pouco usados. O que auxilia na hora de comer são guardanapos, palinetes, colheres grandes, copinhos, cumbuquinhas, tacinhas e até outros alimentos com a função de base. O melhor dessa história é que você no final de tudo você não tem uma pilha de louça te esperando. Aproveite!

RAVIOLIS DE JABUTICADAS

CHUTNEY- Recheio 1
- 400 g de geléia de jabuticabas;
- ½ dose de cointreau;
-sal e pimenta do reino à gosto;
- 1 c.chá de gengibre;
- 1 c.chá de casca de limão;
-2 dentes de alho esmagados;
- 1 pitada de pimenta caiena;
- 2 c.sopa de cebola roxa bem batidinha.

Recheio 2
1 queijo brie cortado em cubos.

Molho:
- 1 x.de chá de suco de limão;
- 2 x.chá de azeite extra virgem;
- lascas de azeitonas;
- sal.

Caramelo Balsâmico
- 2 x. chá de aceto balsâmico
- 1 x. de açúcar mascavo.

Modo de Fazer:
- Cozinhe o chutney em fogo fraco e deixe reduzir até ficar bem espesso. Resfrie na geladeira por 3 dias. Faça a sua massa de ravióli (faça em formato maior) comum e recheie com chutney e queijo brie. CONGELE. Cozinhe os raviólis e coloque-os no prato com o molho por cima. Faça riscos com balsâmico. E depois salpique a guarnição misturada.

Guarnição: 8 fatias de presunto de Parma; ½ x.c. de casca de limão; 2 c.de chá de tomilho fresco; 1 c. de café de pimenta; 1 x.chá de parmesão ralado, 1 maço de manjericão desfolhado.

quinta-feira, 19 de maio de 2011

Ragu de Carne


Explicando o que é RAGU DE CARNE:
Ragout’’ ou ragu' é um tradicional molho a base de carne cozida, uma tradição de origem italiana (porém, o nome ragôut é de origem francesa) usado na culinária brasileira. É um tempero para massas, o dito molho da “mamma” para macarronada de domingo.

quarta-feira, 18 de maio de 2011

Voltei!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Voltei pessoal e para ficar. Eu prometo.
Bjos para todos.

Cristina/Kitty

Receitas de Gladston Mamede: Sopa de Alho-Poró

Receitas de Gladston Mamede: Sopa de Alho-Poró: "Ingredientes : 1 alho-poró; 2 batatas médias; 1 dente de alho amassado; 1 colher de sopa de azeite; 1 litro de caldo de galinha; sal a go..."

Tempo de Sopas, uau!

quarta-feira, 24 de novembro de 2010

Finalizando as Festas de Fim de Ano

Arroz com Lentilhas
Ingredientes: 2 xícaras (chá) de arroz cozido; 2 xícaras (chá) de lentilhas cozidas e temperadas c/ sal, alho e ervas secas; 2 colheres (sopa) de azeite ou manteiga; 1 xícaras (chá) de queijo ralado; 2 colheres (sopa) de cebola desidratada. Modo de Fazer
Cozinhe da maneira habitual 2 xícaras (chá) de arroz branco. Reserve. Cozinhe as lentilhas na pressão, que devem ter sido deixadas de molho previamente, mas não deixe muito tempo. Refogue-as com sal, alho e bastante ervas secas.
Agora misture o arroz, as lentilhas, a manteiga ou o azeite. Mexa bem até que fique bem incorporado. Coloque num belo prato. À parte, faça uma farofa de queijo ralado com cebola desidratada e jogue por cima do arroz.
Este arroz pode ser servido com um Salmão com ervas ou um Rosbife fatiado ao Molho de Champignom.
Muita fruta à mesa. E com sua imaginação crie uma bonita bandeja enfeitando a mesa. Champanhe e muita alegria para o ano de 2011 que se aproxima!

Felicidades e Tim Tim!

Cont. dos Prepativos das Festas de Fim de Ano-9

-Caso haja excesso na bebida, saia discretamente.
-Quando não há empregados, procure ajudar os donos da casa .
-Se precisar sair mais cedo, se despeça discretamente somente dos donos da casa.
-Fique atento a sinais de cansaço dos anfitriões e saiba a hora de retirar-se.
-No dia seguinte, telefone e cumprimente pela festa .
-Para o Ano Novo, em vez de repetir o panetone, a dica é substituí-lo pelo Bolo dos Reis, que por nossas terras ainda é pouco divulgado.
-Uma outra receita é para o prato principal, tradicional Arroz com Lentilhas. Dizem que esta receita atrai energias positivas e fartura para o Ano Novo que se aproxima.

terça-feira, 23 de novembro de 2010

Cont. dos Prepativos das Festas de Fim de Ano-8

Já numa comemoração mais fina, cada convidado deve levar uma garrafa de champanhe. Informa-se a marca padronizada no momento em que o convite é feito. É importante que a bebida esteja gelada, sendo assim, o ideal é que seja entregue com antecedência.

Etiquetas de um Convidado perfeito

-Ser pontual. Não chega maia hora antes, nem mais de 15 minutos depois do horário marcado.
-Converse com todos,sem monopolizar os anfitriões Envie flores ou leve presente para os donos da casa.
-Não aproveite para fazer qualquer tipo de consulta grátis .
-Não se leva amigos sem perguntar se pode e só se faz isso quando tem certeza de que o extra se entrosará bem.

segunda-feira, 22 de novembro de 2010

Cont. dos Prepativos das Festas de Fim de Ano-7

Preparativos para a festa de fim de ano :

REVEILLON

-Na hora do tin-tim, todos devem tomar pelo menos um gole da bebida antes de pousar as taças. Nunca se brinda com copo vazio.
-Tanto em Festas de Natal, como o Reveillon, é comum pedir que os convidados, colaborem levando um prato ou uma bebida.
-A opção pelo prato cabe em festas informais e pequenas. O tipo de comida e quantidade são combinados com os anfitriões. Tudo deve ser entregue com antecedência. Para dar tempo de arrumar a mesa. Ou então todos encomendam a uma única pessoa ou buffet.

domingo, 21 de novembro de 2010

Cont. dos Prepativos das Festas de Fim de Ano-6

Tarde da festa:

Tome um bom banho e relaxe...

Duas horas antes da festa:
-Passe pela cozinha e verifique se está tudo sobre controle como você planejou.
-Coloque as bebidas nos baldes de gelo e os aperitivos nas mesinhas da sala.
-Se houver fumantes entre os convidados, verifique se há cinzeiros.
-Retire os filmes que cobrem as saladas e molhos, finalize se necessário. Dê um checada em tudo.
-Por fim acenda o seu melhor sorriso e se delicie com uma taça de vinho ou champanhe, como preferir, até que seus convidados apareçam.

sábado, 20 de novembro de 2010

Cont. dos Prepativos das Festas de Fim de Ano-5

Separe baldes de gelo para uísque, vinho e champanhe.
Separe os recipientes para os aperitivos.
Inspecione o lavabo e complete com extras de papel higiênico, toalhinhas e sabonetinhos, verificando uma lavanda suave, própria para lavabo. Espalhe flores, velas e aromas pela casa.
Coloque as bebidas na geladeira.

Manhã da festa:
Caso ainda vá elaborar alguma receita é hora de trabalho. Carnes devem ser assadas cedo e com calma. Depois cubra-as até a hora do corte. Lembrando que as carnes fatiadas não devem ser aquecidas, porque ficam ressecadas. Caso tenha alguma, só aqueça o molho.

sexta-feira, 19 de novembro de 2010

Cont. dos Preparativos das Festas de Fim de Ano-4

1 dia antes:

-Reserve a manhã para comprar gelo, verduras, frutas, flores, chocolates e biscoitinhos, caso vá servi-los. Ponha as toalhas na mesa.
-Coloque pratos, copos, talheres no aparador. Distribua travessas na mesa. Os talheres de serviço sobre pratinhos de apoio, ficam ao lado de cada travessa.
-Organize as bandejas de café sobre toalhinhas de linho. Chocolates e biscoitinhos são servidos em tigelinhas.
-Já deixe as frutas e verduras lavadas e acondicionadas na geladeira. Deixe outra bandeja pronta para os licores, que são servidos depois do café. Vejam um espaço para os copos. Assim cada convidado pode se servir, caso você não tenha ajudantes ou garçons.

quinta-feira, 18 de novembro de 2010

Cont. dos Preparativos das Festas de Fim de Ano-3

5 dias antes :
Toalhas devem ser escolhidas, verificadas se estão limpas,
engomadas e passadas. Já deixe-as separadas.

3 dias antes:
Pastas e mousses podem ser preparadas e deixadas bem acondicionadas, dentro da geladeira.

2 dias antes:
Lembre-se também que você merece um capricho. É hora de se cuidar: unhas, cabelos, uma boa massagem de relaxamento.

Cont.

quarta-feira, 17 de novembro de 2010

Cont. dos Preparativos das Festas de Fim de Ano- 2

Confira todo o material e tenha sempre alguns extras para quem quiser trocar.
Se for necessário providencie o aluguel de outras peças necessárias, em casas especializadas.

10 dias antes:
Faça a lista das compras. Refaça se necessário.
Verifique o estoque de bebidas: Vinho, Cerveja, Uísque, Vodka, Champanhe, refrigerantes comuns e light, água natural e gasosa e licores. Calcule a quantidade de acordo com o hábito de seus convidados, contando sempre com garrafas extras.

7 dias antes
Verifique o cardápio: elabore as receitas que possam ser congeladas: salgadas e doces. Tenha o máximo de cuidado com as Técnicas de Congelamento.

E amanhã mais...

terça-feira, 16 de novembro de 2010

Tempo de Festas: Natal e Reveillon -1



Preparativos para o Natal

Quem recebe as pessoas em casa, durante as comemorações do final do ano, deve curtir a festa, como se fosse convidada. Não há necessidade de estresse.
Depois de muito trabalho, e dar atenção a todos, é um presente que a anfitriã merece. É só se preparar! Tudo deverá ser programado com muita antecedência, deixando o toque final para o dia.
Para que não escape nenhum detalhe, a melhor coisa é elaborar um roteiro detalhado. Veja como:

15 dias antes

Sabendo o número certo de convidados, elabore o cardápio. Comece a separar os utensílios como toalhas, guardanapos, pratos, talheres, copos e etc. Não se esqueça de bandejas, toalhinhas, baldes de gelo, pratinhos de apoio, castiçais, vasos e tudo o que planejou para que sua casa fique esplendorosa.
Amanhã mais dicas...

sexta-feira, 12 de novembro de 2010

Especialista em café ministra palestra sobre Barismo na Fac. Estácio de Sá- JF

http://portal.estacio.br/unidades/faculdade-estacio-de-sa-de-juiz-de-fora/noticias/2010/11/especialista-em-cafe-ministra-palestra-sobre-barismo-na-estacio.aspx

quarta-feira, 10 de novembro de 2010

Aulas de vinho grátis no MAM

http://oglobo.globo.com/blogs/lucianafroes/#339676

12a. aula de práticas gastronômicas



E o brilho dos Talentos Gastronômicos foi enorme, durante as 12 (doze)aulas. Agora é esperar pela noite do dia 22, com o show do Jantar. Parabéns...

http://cristinadutra.blogspot.com/2010/11/12a-aula-de-praticas-gastronomicas.html

terça-feira, 9 de novembro de 2010

11a. aula de Práticas gastronômicas



Noite do Crepe suzete, da Panacota com calda de Morango, preparação do Petit Gateaux e Noções de Serviço de Cozinha. Uau!
http://picasaweb.google.com/lacuca1/11aAulaDePraticasGastronomicas?feat=blogger#

segunda-feira, 1 de novembro de 2010

quarta-feira, 27 de outubro de 2010

10a. aula de Práticas Gastronômicas



E o Show foi total: noite de TALHARIM, PAILLARD e PÃO DE BATATA. Espetacular!

quarta-feira, 20 de outubro de 2010

terça-feira, 19 de outubro de 2010

7a. aula de Práticas Gastronômicas


Foi o dia dos Pastéis Salgados e Doces ( deliciosos) e também da calda decorativa. Sucesso...

segunda-feira, 18 de outubro de 2010

Livro


Livro "Ninguém quer comer o meu ovo" ensina a cozinhar até quem nunca pisou na cozinha.
"A cozinha pode parecer um lugar assustador pra quem não sabe por onde começar. Ninguém quer comer o meu ovo é bem explicativo e divertido, com muitos truques e dicas. De forma didática e simplificada, Ninguém quer comer o meu ovo apresenta um inusitado cardápio de receitas ideais para todos os tipos de situações. Leitura obrigatória para quem não mora mais com pais, não tem empregada, não aguenta mais comer comida congelada e cansou de gastar dinheiro em restaurantes. Para quem usa garrafa de cerveja como medidor e não sabe diferenciar tomate de caqui, este livro será a salvação da lavoura.

Livro

Livro "Ninguém quer comer o meu ovo" ensina a cozinhar até quem nunca pisou na cozinha.

quarta-feira, 6 de outubro de 2010

6a. aula de práticas gastronômicas na cozinha didática do curso de Pós Graduação em Gastronomia



Foi o dia da massa folhada: Strudel de Maçã, Trouxinhas de Bacalhau e Vol au Vent...

terça-feira, 5 de outubro de 2010

5o. dia de Práticas Gastronômicas

5o. dia de práticas gastronômicas na cozinha didática do curso de Pós Graduação em Gastronomia da Fac. Estáci de Sá- JF

http://picasaweb.google.com.br/lacuca1/5oDiaDePraticasGastronomicas?authkey=Gv1sRgCKOcmcGIppzrDA&feat=email#

O show é cada dia maior. Vejam as fotos e compovem.

quarta-feira, 29 de setembro de 2010

4a. aula de Práticas Gastronômicas do Curso de Pós Graduação da Fac. Estácio de Sá



Imaginem que tudo está no começo do show dos TALENTOS GASTRONÔMICOS, do curso de Pós Graduação da Fac. Estácio de Sá- JF.

terça-feira, 28 de setembro de 2010

3a. aula Prática



Domínio total gastronômico dos alunos da Pós Graduação em Gastronomia da Fac. Estácio de Sá- JF. Um espetáculo!

quarta-feira, 22 de setembro de 2010

terça-feira, 21 de setembro de 2010

sábado, 18 de setembro de 2010

Cozinha didática

Segunda, dia 20/09, início do módulo: Práticas Gastronômicas, na Cozinha do Fátima Buffet, do curso de Pós em Gastronomia da Fac. Estácio de Sá. Depois eu contarei as boas novidades...

Cozinha didática

Segunda, dia 20/09, início do módulo: Práticas Gastronômicas, na Cozinha do Fátima Buffet, do curso de Pós em Gastronomia da Fac. Estácio de Sá. Depois eu contarei as boas novidades...

segunda-feira, 13 de setembro de 2010

domingo, 12 de setembro de 2010

Estou maravilhada... Vejam como é o processo.



"Para fabricar um alho negro é necessário selecionar as melhores cabeças do alho comum – geralmente as com dentes maiores –, além de ter conhecimento sobre processos de fermentação. Escolhidas as cabeças, elas são mantidas numa estufa por entre três semanas e um mês. Nesse período, são controladas a temperatura e a umidade para que possibilitem atingir a coloração e o ponto ideal de maturação. Depois de pronto, se bem conservado em embalagem fechada na geladeira, o alho negro tem validade de três meses".

sábado, 11 de setembro de 2010

Alho negro traz nova cor à gastronomia

Alho negro traz nova cor à gastronomia
http://revistagloborural.globo.com/Revista/Common/0,,EMI170405-18292,00-ALHO%20NEGRO%20TRAZ%20NOVA%20COR%20A%20GASTRONOMIA.html

sexta-feira, 10 de setembro de 2010

SALADA DE PONCÃ,RADICCHIO E MUSSARELA

Misture os gomos de poncã, a muzzarella e o radicchio, bem lavado e seco. Reserve. Faça o molho vinagrete. Misture o suco de poncã com o azeite, a pimenta e o sal. Regue a salada com o molho e espalhe as folhas de manjericão, bem lavadas e secas. Enfeite com brotos de manjericão.

Para 4 porções: 24 gomos sem filamentos e sem peles (retire-a com cuidado), 20 bolinhas de muzarella de búfala, 16 folhas bonitas de radicchio, ½ x.c. de suco de poncã, coado, ½ c.s. de azeite extra virgem, 1/1 c.chá de pimenta do reino branca moída, 1 c. de chá de sal, 20 folhas pequenas de manjericão.

quinta-feira, 9 de setembro de 2010

Nutrição e gastronomia



Esta e as outras fotos do término da disciplina: Nutrição e Gastronomia aplicada à Restaurantes. Suceesso total dos alunos do curso de Pós Graduação em Gastronomia- Fac. Estácio de Sá- JF. Clicar em cima da foto e outras aparecerão.

quarta-feira, 8 de setembro de 2010

Bruschetta com tomates

Pão alentejano torrado
Alho
Azeite
Vinagre balsâmico
Tomates maduros
Sal, pimenta e oregãos
Parta o pão em fatias muito finas, coloque na torradeira. Com o pão ainda morno, esfregue o alho até que este se misture bem no pão. Parta o tomate aos cubos, espalhe por cima do pão e tempere com oregãos, sal, pimenta, azeite e vinagre balsâmico.

terça-feira, 7 de setembro de 2010

Autor best-seller de livros sobre alimentação lança manual com 64 regras para comer de maneira ... - O Globo

Autor best-seller de livros sobre alimentação lança manual com 64 regras para comer de maneira ... - O Globo

http://oglobo.globo.com/vivermelhor/mat/2010/09/03/autor-best-seller-de-livros-sobre-alimentacao-lanca-manual-com-64-regras-para-comer-de-maneira-saudavel-com-prazer-sem-paranoia-917549915.asp

segunda-feira, 6 de setembro de 2010

Objetivos dos Gestores Gastronômicos

Gestores de Negócios Gastronômicos são capazes de criar, desenvolver e controlar atividades voltadas para a área de alimentos .
• Disponibilizar ferramentas compatíveis com as demandas da empresa e que assegurem o aprendizado técnico-operacional;
• Promover a capacidade de continuar aprendendo e de acompanhar as mudanças nas condições de trabalho;
• Oferecer ao cliente conhecimento ético profissional e o compromisso social de transformação que todo cidadão deve ter.