domingo, 12 de setembro de 2010

Estou maravilhada... Vejam como é o processo.



"Para fabricar um alho negro é necessário selecionar as melhores cabeças do alho comum – geralmente as com dentes maiores –, além de ter conhecimento sobre processos de fermentação. Escolhidas as cabeças, elas são mantidas numa estufa por entre três semanas e um mês. Nesse período, são controladas a temperatura e a umidade para que possibilitem atingir a coloração e o ponto ideal de maturação. Depois de pronto, se bem conservado em embalagem fechada na geladeira, o alho negro tem validade de três meses".

sábado, 11 de setembro de 2010

Alho negro traz nova cor à gastronomia

Alho negro traz nova cor à gastronomia
http://revistagloborural.globo.com/Revista/Common/0,,EMI170405-18292,00-ALHO%20NEGRO%20TRAZ%20NOVA%20COR%20A%20GASTRONOMIA.html

sexta-feira, 10 de setembro de 2010

SALADA DE PONCÃ,RADICCHIO E MUSSARELA

Misture os gomos de poncã, a muzzarella e o radicchio, bem lavado e seco. Reserve. Faça o molho vinagrete. Misture o suco de poncã com o azeite, a pimenta e o sal. Regue a salada com o molho e espalhe as folhas de manjericão, bem lavadas e secas. Enfeite com brotos de manjericão.

Para 4 porções: 24 gomos sem filamentos e sem peles (retire-a com cuidado), 20 bolinhas de muzarella de búfala, 16 folhas bonitas de radicchio, ½ x.c. de suco de poncã, coado, ½ c.s. de azeite extra virgem, 1/1 c.chá de pimenta do reino branca moída, 1 c. de chá de sal, 20 folhas pequenas de manjericão.

quinta-feira, 9 de setembro de 2010

Nutrição e gastronomia



Esta e as outras fotos do término da disciplina: Nutrição e Gastronomia aplicada à Restaurantes. Suceesso total dos alunos do curso de Pós Graduação em Gastronomia- Fac. Estácio de Sá- JF. Clicar em cima da foto e outras aparecerão.

quarta-feira, 8 de setembro de 2010

Bruschetta com tomates

Pão alentejano torrado
Alho
Azeite
Vinagre balsâmico
Tomates maduros
Sal, pimenta e oregãos
Parta o pão em fatias muito finas, coloque na torradeira. Com o pão ainda morno, esfregue o alho até que este se misture bem no pão. Parta o tomate aos cubos, espalhe por cima do pão e tempere com oregãos, sal, pimenta, azeite e vinagre balsâmico.

terça-feira, 7 de setembro de 2010

Autor best-seller de livros sobre alimentação lança manual com 64 regras para comer de maneira ... - O Globo

Autor best-seller de livros sobre alimentação lança manual com 64 regras para comer de maneira ... - O Globo

http://oglobo.globo.com/vivermelhor/mat/2010/09/03/autor-best-seller-de-livros-sobre-alimentacao-lanca-manual-com-64-regras-para-comer-de-maneira-saudavel-com-prazer-sem-paranoia-917549915.asp

segunda-feira, 6 de setembro de 2010

Objetivos dos Gestores Gastronômicos

Gestores de Negócios Gastronômicos são capazes de criar, desenvolver e controlar atividades voltadas para a área de alimentos .
• Disponibilizar ferramentas compatíveis com as demandas da empresa e que assegurem o aprendizado técnico-operacional;
• Promover a capacidade de continuar aprendendo e de acompanhar as mudanças nas condições de trabalho;
• Oferecer ao cliente conhecimento ético profissional e o compromisso social de transformação que todo cidadão deve ter.

sábado, 4 de setembro de 2010

Jeito de uva, gosto de tomate

http://revistagloborural.globo.com/Revista/Common/0,,EMI168657-18287,00-JEITO%20DE%20UVA%20GOSTO%20DE%20TOMATE.html

quinta-feira, 2 de setembro de 2010

SORVETE DE FRUTAS




INGREDIENTES:
Pedaços maiores de frutas: manga, ameixa, carambola ( sempre mais ácidas- fazendo contraste com o sorvete mais adocicado)
1 lata de creme de leite
1 lata de leite condensado
3 gotas de baunilha
1 pacote de polpa de Tamarindo (opção mais exótica, porém bem ácida ou 100 g de goiabada amolecida.
1 copo de água + 1 ½ c.s. de açúcar ( só usada na opção da calda em Tamarindo).

PREPARO:
Bata no liquidificador o leite condensado, com o creme de leite e a baunilha. Despeje em um recipiente forrado com papel manteiga ou alumínio e leve ao congelador até que adquira consistência cremosa. Jogue as frutas picadas e misture ao sorvete cremoso. Leve novamente ao congelador até ficar firme.
Prepare a calda: descongele a polpa de tamarindo , adicionando água e açúcar (não deve ficar muito doce, para quebrar um pouco o adocicado do sorvete.
Se preferir a calda de goiabada cremosa é só amolecer um pouco com água, ficando na textura desejada.
BOM APETITE!

terça-feira, 31 de agosto de 2010

Cozinha de Estação

Valorizar os ingredientes da temporada é a melhor maneira de combinar sabor e sustentabilidade na cozinha.

domingo, 29 de agosto de 2010

Tendências na Gastronomia

Alimentos funcionais, transgênicos, orgânicos,sem glúten. Dieta vegetariana, ortomolecular, da proteína,do carboidrato, para obesos, para idosos, para crianças. Ou, simplesmente,boa alimentação, boa cozinha,gastronomia. Nunca o hábito de comer bem ocupou tanto espaço na mídia, no mercado editorial,na ciência e no tempo das pessoas...

sábado, 28 de agosto de 2010

Curiosidades:

Sem intermediário. Mercados do Sudeste Asiático têm como caraterística o frescor dos produtos: pequenos agricultores levam o que colhem diretamente para as bancas e os peixes costumam ser pescados por perto.

Ou funciona em cima de barcos: chamado de Mercado Flutuante. Mercados assim,são estranhos e fascinantes.

Eu vivi este cenário em Rondônia, quando morei no meio da selva. Verdade...

terça-feira, 24 de agosto de 2010

AZEITES AROMATIZADOS



O segredo está na mistura adequada dos ingredientes e no tempo de espera
para a degustação.
O azeite não aceita bem a mistura com frutas. Ele só combina com ervas e
outros condimentos. E, para cada preparação, deve-se escolher o azeite de preferência de cada um. Porém o melhor é o azeite de garrafa.
O segredo está na mistura adequada dos ingredientes e no tempo de espera
para a degustação.

segunda-feira, 23 de agosto de 2010

Bárbaro: ALHO ASSADO



AZEITE COM ALHO AMASSADO: escolha duas cabeças de alho bonitas, fazendo um corte na parte de cima, deixando aparecer a parte interna dos dentes de alho. Regue com um pouco de azeite, embrulhe com papel alumínio e asse em forno médio, de 20 a 30’. Retire o alho do forno, desembrulhe-o e esprema os dentes, que já terão ficado bem cremosos. Ponha, o “creme” no vidro, junto com os grãos de pimenta do reino e um
pouco de sal grosso. Complete com azeite. O alho assado fica suave e um pouco adocicado.

Nesta opção, podemos também usar o alho apenas assado. Fica macio e de um aroma inigualável. Pode ser servido no próprio embrulho de papel alumínio

domingo, 22 de agosto de 2010

Geléia de Pimenta e outras




Geléia de Pimenta
Ingredientes
1 abacaxi/700 g de açúcar/ 6 pimentas dedo de moça

Modo de Preparo
Pique no liquidificador o abacaxi com 3 copos de água. Coe e acrescente o açúcar, as pimentas picadas (3 com sementes 3 sem sementes). Leve ao fogo por 30 minutos até que fique em ponto de geléia mole. Coloque em vidros. Use para acompanhar carnes, pernil, tender, queijos etc. Pode usar também outras frutas, como morango, kiwi, mracujá,etc.
a base será a mesma.

sábado, 21 de agosto de 2010

E o último sanduba da série

3-ÍTALO-SÍRIO:

Ingredientes:
1 pão sírio; 2 colheres de sopa de iogurte natural ou maionese, 1 tomate maduro e fatiado; 2 bolas de muzzarella búfala, fatiadas; folhas de agrião e alho cru para quem aprecia.

Preparo:
Abra o pão sírio, retirando a parte de cima e reserve. Com uma colher passe o iogurte já temperado, sobre a superfície irregular. Disponha as fatias de tomates e muzzarella sobre o pão. Tome cuidado em escolher 1 tomate firme e maior que as rodelas de búfala(muzzarella), para que tenha um bonito contraste. Cada conjunto tomate/ muzzarella, leva tantas folhas de agrião que você quiser. O requinte deste sanduíche é que no final é tampado com a parte reserva do pão, é acrescentar finíssimas fatias de alho cru . Isto dará um sabor mais exótico. O sanduíche é servido frio.

quinta-feira, 19 de agosto de 2010

Alex Atalla falando...

“Recentemente, passei a servir no D.O.M. um menu vegetariano, ou melhor, um menu do Reino Vegetal. A ideia não é pregar nenhuma opção. Na verdade, o que eu queria – e continuo querendo neste momento – é pensar em possibilidades. Acredito que a cozinha de peixes, de carnes não seria nada sem esses prodígios, muitas vezes esquecidos, de nossa culinária. Vinhos, azeites, farinhas demonstram quanto é essencial a presença dos vegetais em nossa vida e em nossa mesa.”

Mais Sandubas...

2-SANDUÍCHE RÁPIDO:

Ingredientes: 4 pães, tipo caseiro; 4 colheres de sopa de maionese; 4 colheres de sopa de mostarda;; 4 fatias de peito de peru ou presunto; 8 rodelas de tomates; 8 rodelas de cebola; 4 rodelas de pimentão; 4 fatias de queijo GODA ou EDAM. Para decorar: folhas de alface e 8 azeitonas recheadas.

Preparo:
Corte o pão ao meio. Numa parte, passe 1 camada de maionese e na outra 1 camada de mostarda. Sobre as partes com maionese monte camadas com o peito de peru, o tomate, a cebola e o pimentão, terminando com o queijo (triturado). Cubra com a outra parte do pão e leve ao Micro na Grilher douradora por 2 minutos ou até derreter o queijo. Sirva quente, sobre folhas de alface e decorado com azeitonas no palito.
Dica: Enquanto se prepara o sanduíche, aqueça a Grelha douradora, na POTÊNCIA ALTA, por 8 a 10 minutos.

quarta-feira, 18 de agosto de 2010

Falando sobre Sanduíches


LANCHES DELICIOSOS EM POUCOS MINUTOS.

Os lanches e sanduíches são uma opção para aqueles dias que você não está a fim de enfrentar uma cozinha ou está tudo atrasado. Claro, que com o MICROONDAS, em pouco tempo você poderá preparar lanches incríveis.
Veja só como é fácil. Basta você aproveitar tudo o que se tem na dispensa ou na geladeira (tudo fresco): queijos, frios, rosbife patês, pães de todo tipo. Você poderá combinar queijos, ovos , frios , legumes, vegetais, carnes, aves e, usando seu talento fazer lanches especiais, deliciosos e acima de tudo criativos. No Micro, somos capazes de fazer infinitos sandubas nutritivos, rápidos e deliciosos, que se preparados desta maneira, se tornam mais saborosos do que preparados da maneira convencional: fogão.

1- SANDUÍCHE RÁPIDO DE QUEIJO E PRESUNTO:
Ingredientes:
8 fatias de pão de fôrma; 4 fatias de queijo prato ou muzzarella; 4 fatias de presunto; 1 tomate grande fatiado; 3 ovos; 1 lata de creme de leite; ½ xícara de chá de queijo ralado.

Preparo:
Num refratário, coloque 4 fatias de pão de fôrma, uma ao lado da outra. Sobre cada uma, coloque 1 fatia de presunto, 1 de queijo triturado ( é importante para que este não endureça), 1 rodela de tomate e cubra com outra fatia de pão. Bata os ovos até ficarem embranquiçados. Junte o creme de leite, misture e despeje sobre os sanduíches. Decore cada um com 1 fatia de tomate, polvilhe com queijo ralado e orégano. Leve ao Micro, por 8 a 9 minutos na , POTÊNCIA ALTA, ou até que fique firme. Sirva quente, acompanhe uma salada de folhas.

terça-feira, 17 de agosto de 2010

SABRAGE



A Sabragem ou o sabrage é uma técnica napoleônica, utilizada para abrir uma garrafa de champagne, cave, lambrusco ou espumante.
SABRE
Espécie de espada com leve curvatura convexa na lâmina.

segunda-feira, 16 de agosto de 2010

O que é Bouillon?

É um caldo.Termo francês para líquido temperado. Se for Bouillon de Legumes: um caldo de legumes, acrescido das carcaças de frango.

quinta-feira, 12 de agosto de 2010

DICAS DE PREPARO DOS ALIMENTOS PARA COZINHAR SEM PREOCUPAÇÃO

1-Congelamento em aberto- é muito fácil, depois de preparar o alimento, resfrie-o e coloque o alimento no freezer sem embalar. Quando estiver endurecido faça a embalagem correta, sem ar e etiquetando o produto.
2-Resfriamento- Depois do produto elaborado, coloque-o para resfriar numa bacia com água gelada filtrada e pedras de gelo, evitando que se formem bactérias.
3-Cozinhando em banho-maria-quando se faz qualquer prato em BANHO-MARIA, no forno convencional, deve-se retirar as grelhas e colocar a assadeira direto no forno. Diminui-se desta forma, quase que pela metade, o tempo de cozimento. Se usar fôrma de vidro, tenha cuidado, ao reabastecê-la com água. Faça com água quente, para não rachar.
4-Utilize a água do cozimento do grão de bico, lentilha e feijão branco para enriquecer sopas, caldos ou arroz.
5-Leguminosas- são os grãos de vagens, como feijão, soja, grão de bico, lentilha e ervilha.
6-Cereais- são grãos que dão nas espigas, como milho, trigo, arroz e cevada.
7-Couve-flor- para mantê-las claras adicione um pouco de leite no cozimento.
8-Quiabo- eliminando a baba: lave-o ainda inteiro, deixe-o de molho por 15 minutos numa mistura de limão. Depois lave ligeiramente, seque e corte e cozinhe.
9-Pedaços de frango- para empaná-los sem fazer sujeira, coloque a farinha dentro de um saco plástico, Junte os pedaços de frango e chacoalhe até misturar bem.
10-Panela de pressão- não ultrapasse a metade de sua capacidade. Isto porque a medida que cozinham as leguminosas soltam uma película que podem entupir a válvula da panela. Cozinhe em fogo baixo e com água suficiente para não secar.

terça-feira, 10 de agosto de 2010

E agora, vamos falar de saladas...



SALADA MADALENNA

Ingredientes: 2 copos de requeijão de queijo-de-minas; 2 copos de requeijão de tomate cereja partido ao meio ou a mesma medida de tomate em quadrados sem sementes; 3 copos de requeijão de maçã verde picada em meia lua; 2 copos de requeijão de aipo picado; 2 copos de requeijão de uva verde picada ao meio. Envolva com o vinagrete de maracujá.

VINAGRETE DE MARACUJÁ

Ingredientes
2 colheres (sopa) de mostarda; 1 xícara (chá) de polpa de maracujá; 1 xícara (chá) de mel;
½ xícara (chá) de azeite; pitada de sal grosso moído (ou batido no liquidificador);
1 copo de iogurte natural ou desnatado.

Modo de preparo

Numa tigela misture mostarda, polpa de maracujá, mel, azeite e pitada de sal grosso moído (ou batido no liquidificador). Envolva o iogurte . Reserve.Enfeite o prato com uma mistura de folhas verdes e roxas e coloque a salada no meio.
Sirva a régua de pastel do lado. Maravilhosa para acompanhar saladas. Super crocante!

RÉGUA DE PASTEL

Ingredientes
massa de pastel em rolo; clara de ovo; queijo parmesão ralado.

Modo de preparo:Corte a massa de pastel no formato que desejar, pincele clara de ovo e polvilhe queijo parmesão ralado. Leve ao forno até dourar.

E para finalizar...

Fritar
Fritar é um método de preparo por calor úmido. Significa cozinhar a carne em óleo ou gordura quente, geralmente em uma frigideira.
Prefira frigideiras de fundo grosso, de alumínio ou de ferro fundido. Evite virar muito a carne na panela e, se usar um garfo para virar os bifes, procure espetar apenas o cantinho para evitar que a carne perca o suco.
Podem-se fritar cortes como bifes finos, hambúrguer de carne moída ou bifes de filé mignon, de coxão mole, de patinho, de fraldinha e de contra-filé.

Cozinhar ou ensopar
Os cozidos ou ensopados são carnes preparadas em calor úmido, ou seja, com água por um período longo. O procedimento é indicado para cortes menos macios, que, normalmente, são mais baratos. Os cozidos e ensopados são excelentes formas de preparo, que acentuam o sabor das carnes, especialmente quando se utiliza um líquido bem temperado (como água e ervas, temperos etc.). O cozimento em panela de pressão torna a carne mais macia e saborosa, além de reduzir o tempo de cocção.

segunda-feira, 9 de agosto de 2010

E bota mais carne...

Fritar
Fritar é um método de preparo por calor úmido. Significa cozinhar a carne em óleo ou gordura quente, geralmente em uma frigideira.
Prefira frigideiras de fundo grosso, de alumínio ou de ferro fundido. Evite virar muito a carne na panela e, se usar um garfo para virar os bifes, procure espetar apenas o cantinho para evitar que a carne perca o suco.
Podem-se fritar cortes como bifes finos, hambúrguer de carne moída ou bifes de filé mignon, de coxão mole, de patinho, de fraldinha e de contra-filé.

domingo, 8 de agosto de 2010

Mais Carnes...

Refogar
É um método de preparo de carne por calor seco, adequado para carnes macias e com pouca gordura. Refogar significa cozinhar ou dourar a carne rapidamente em uma pequena quantidade de óleo em uma frigideira ou panela.
Quando possível, seque os pedaços de carne com um papel toalha antes de refogar, pois, assim, eles dourarão mais facilmente. Use panelas de fundo grosso, que distribuem o calor uniformemente. Evite colocar muitos pedaços ao mesmo tempo, pois a carne acabará ficando cozida e não ficará dourada. Após retirar a carne, adicione um pouco de água para liberar os sucos do fundo da panela e preparar um molho de carne rápido e saboroso.
Curiosidade: O termo "sauté" vem do francês "sauter", que significa "saltar", "pular", e refere-se ao processo de mexer o alimento vigorosamente para que ele doure de modo uniforme.
Curiosidade: "Styr-fry" vem do inglês e significa "mexer e fritar". É uma forma de preparo muito utilizada em pratos de origem oriental, preparados em uma panela antiaderente de fundo arredondado chamada "wok", que também pode ser substituída por uma frigideira ou panela funda antiaderente. Styr-fry nada mais é que cozinhar pequenos pedaços de carne rapidamente em uma pequena quantidade de óleo vegetal (uma colher de sopa) em alta temperatura, mexendo sem parar. Geralmente se corta a carne em tiras finas (de 1 cm de largura) perpendicularmente às fibras (para torná-la mais macia e evitar que encolha durante o cozimento) e adicionam-se a ela vegetais ou massas.
Podem-se refogar cortes como contra filé, filé mignon, alcatra, fraldinha, coxão mole e hambúrguer.

sábado, 7 de agosto de 2010

Continuando a falar sobre Carnes

Assar
Assar é um método de preparo por calor seco. Significa preparar a carne dentro do forno em uma travessa ou em uma panela sem tampa, permitindo que o calor seco circule livremente até que o alimento esteja cozido e que a sua parte externa esteja dourada. É o procedimento indicado para cortes de carne grandes (mais de 1,5 kg), mais macios e com um pouco de gordura (que garante a sua maciez). Para deixar a carne assada ainda melhor, coloque-a sempre na parte central do forno.
Cortes com uma leve cobertura de gordura permanecem mais suculentos. O ideal é que sejam assados em forno com temperatura baixa a moderada (entre 160ºC e 170ºC) por tempo longo, para evitar que o tamanho da peça de carne se reduza muito. Devem ser servidos bem-passados.
Ao usar cortes magros, é preciso tomar cuidado para que o assado não fique seco. É preciso regá-lo freqüentemente com algum molho ou líquido ou envolvê-lo em papel-alumínio assando-o em alta temperatura (200ºC) e por pouco tempo.
É sempre bom pesar a carne antes de assá-la. Para cada 0,5 kg de carne bovina, calcule entre uma hora e uma hora e meia para assar. Quando calcular a quantidade de carne para um determinado número de pessoas, lembre-se de que, quando é assada, a carne perde água e, portanto, sofre considerável redução de peso.
Quando retirar a carne assada do forno, aguarde uns dez minutos até cortá-la, pois ficará mais fácil de fatiar e os sucos e sabores se acentuarão.
Alguns dos cortes que podem ser assados são o peito, o cupim, a costela, o contrafilé, o filé mignon, a picanha, a alcatra, a maminha, o coxão duro, o lagarto, o coxão mole e a fraldinha.

sexta-feira, 6 de agosto de 2010

Falando de carnes


Grelhar
Grelhar é um método de cozimento por calor seco. "Grelhar" significa assar ou tostar a carne em cima de uma grelha. É uma forma de preparo adequada para cortes magros e macios. Para grelhar a carne, não deixe de preaquecer a grelha. Recomenda-se grelhar bifes com pelo menos 2 cm de altura, pois bifes muito finos podem ficar secos e passar do ponto rapidamente. Pedaços mais grossos podem ser grelhados em temperatura menor do que a utilizada para os mais finos, pois os bifes grossos necessitam de maior tempo de cozimento da parte interna e é preciso evitar que a sua superfície fique torrada demais. É sempre importante tostar a carne de um lado (selar a superfície, para que os sucos da carne não se percam) e, depois, virá-la para tostá-la do outro lado. Prefira espátula ou pinça para virá-la, pois, assim, evita furá-la. Se usar garfo, espete apenas o cantinho da carne.
Os cortes que podem ser grelhados são os de lombo como a bisteca, o filé mignon, o contrafilé, a alcatra, o miolo da alcatra, a picanha, a maminha, a fraldinha, o patinho e o coxão mole, além do hambúrguer de carne moída.

quinta-feira, 5 de agosto de 2010

MOUSSE DE CHOCOLATE



Ingredientes:

3 ovos
200 g de chocolate meio amargo
2 c. (sopa) de açúcar
1 lata de creme de leite

Modo de Fazer:
Bata as gemas até dobrarem de volume. Junte o açúcar e continue batendo. Derreta o chocolate e acrescente à gemada. Junte o creme de leite batendo sempre. Por fim, as claras em neve (bem batidas mesmo) misturando rapidamente na batedeira. Adicione, se quiser, licor de cacau para dar um gostinho suave (pode ser 3 ou 4 c. de sopa). Leve à geladeira. Enfeite com um galho de alecrim.

quarta-feira, 4 de agosto de 2010

CAPONATA DE ABOBRINHA COM HORTELÃ



Ingredientes:

1/2 xícara de azeite
4 dentes de alho cortados em lâminas
1/2 pimenta-dedo-de-moça cortada em rodelas (ou a gosto)
4 abobrinhas cortadas em fitas (use um descascador de batatas
ou mandolim)
1/2 xícara de uva-passa branca
1/2 xícara de folhas de hortelã fresca
Sal a gosto.

Preparo:
1 Em uma frigideira, aqueça o azeite e refogue o alho e a pimenta até o alho murchar. Junte as abobrinhas e as passas e cozinhe em fogo alto por 5 minutos ou até que a abobrinha comece a mudar de cor e fique al dente (ganhe um tom verde mais intenso).
2 Tempere com sal e adicione a hortelã. Misture rapidamente e desligue o fogo. Deixe esfriar e sirva com fatias de pão ou guarde na geladeira de um dia para o outro, em uma vasilha bem tampada.
Dica: essa caponata serve também como um delicioso molho para acompanhar massa curta do tipo penne.

terça-feira, 3 de agosto de 2010

Enganando as Tentações

-Granola com iogurte
Basta uma colher de sopa dos cereais em um copo de iogurte. A mistura é rica em nutrientes e fibras, que ajudam na função intestinal. Além disso, possui grande poder de saciedade.
-Frutas desidratadas
Boas opções são abacaxi, mamão, uva, damasco e maçã. Podem ser levadas na bolsa . Só não se deve exagerar: no máximo 50 gramas por dia.
-Frutas assadas
Podem ser feitas no forno ou no micro-ondas, polvilhadas com canela e adoçante.
-Morangos com adoçante em pó
O morango é uma fruta pouco calórica e que dá sensação de saciedade.
-Sorvete de suco
-Basta fazer o suco de uma fruta e colocá-lo em forminhas de gelo. O ideal é usar adoçante, e não açúcar.
-Gelatina coloria em forma de balas. Faça fôrmas de gelatina coloridas e corte em quadrados tipo balas. Além de um lindo visual, dá um sensação de saciedade.

segunda-feira, 2 de agosto de 2010

Contra as tentações

Todo mundo já teve aquela vontade irresistível de atacar um doce ou de acabar com um pacote de salgadinho no meio da tarde. Mas o que fazer para evitar o peso na consciência e os quilinhos a mais? É recomendável tomar um lanche no meio da tarde. Mas é preciso evitar o consumo das chamadas calorias vazias, presentes em alimentos como chocolates, bolachas e salgadinhos, que só trazem energia e não têm nutrientes.
O condicionamento também é um fator importante. Se a pessoa ingere todo dia, no mesmo horário, um docinho, por exemplo, dentro de algum tempo seu organismo se acostumará a essa rotina e é possível que ela sinta necessidade de ingerir açúcar. Antes de sair comendo, o 'faminto' deve ponderar se realmente está com fome ou se tem apenas um desejo passageiro. No segundo caso, os especialistas recomendam outra atividade para espantar a gula, mesmo que seja beber um copo de água.

quinta-feira, 29 de julho de 2010

Sopa de Cebola

Ingredientes

1 embalagem de Creme de Cebola/ 1 c. sobremesa de manteiga ou azeite/1 cebola picada em cubos/1 dente de alho picado/½ litro de creme de leite fresco ou iogurte natural/
Cebolinha verde picada/Parmesão ralado/Sal e pimenta a gosto/Torrada de pão de alho para acompanhar.

Modo de Preparo

Numa panela, aqueça a manteiga ou azeite e doure a cebola e o alho. Acrescente o Creme de Cebola e o creme de leite fresco ou o iogurte, e deixe reduzir por quatro minutos. Junte a cebolinha verde picada, o parmesão ralado, sal e pimenta a gosto. Sirva com torradas de pão de alho.

domingo, 25 de julho de 2010

TOMATE SECO



É uma deliciosa iguaria, proveniente do Sul da Itália. Em tempos antigos, ao passar por vilarejos, podia-se encontrar cordões preenchidos por lindos e perfumados tomates vermelhos pendurados nos beirais das casas campestres expostos ao sol para secagem. Hoje em dia, a secagem é realizada em modernos secadores, sendo os tomates temperados com sal, azeite, orégano e pimenta do reino.

O tomate seco é muito apreciado:
• Como “antipasto”, petisco ou aperitivo: puro, em cima do pão ou da torrada.
• Nas saladas: inteiro ou em pedacinhos
- Salada de rúcula e tomate seco,
• Salada com mussarela de búfalo, tomate seco e manjericão.
• Em sanduíches, de queijo, frango, etc.
• Muito usado nas pizzas, com mussarela e rúcula
• Nos molhos para massas, em pedacinhos, reforçando o molho de tomate fresco.

sábado, 24 de julho de 2010

É isto aí...

A gastronomia na formação do cidadão
Por Marcelo Brandão
“Quando eu cheguei aqui, eu pensava que gastronomia era simplesmente cozinhar. Mas aprendi que gastronomia é muito mais. Temos que ter vários cuidados com a higiene, por exemplo, e acima de tudo postura. Respeito e educação são fundamentais dentro e fora da cozinha”. Nas palavras de um jovem , de apenas 16 anos, esta é a sintaxe do trabalho da oficina de gastronomia realizada dentro de uma entidade não governamental.

sexta-feira, 23 de julho de 2010

SOBREPALETA SUÍNA C/ MOLHO DE MANGA E GENGIBRE




Ingredientes: 1 sobrepaleta comprada no Supermercado) temperada já descongelada. Deixe descongelar lentamente na geladeira de um dia para o outro.
Molho: gengibre fresco; 2 maçãs; 2 mangas Tommy; vinho branco, mel.

Para a farofa: 2 cebolas médias picadas; 2 x.c. de coco ralado natural; 1x.c. de coco queimado; 2 x.c. de manteiga; 1 x.c. de uva passa preta; 1 x.c. de ameixa preta picada; ½ c. sopa de sal.
Para decorar: 150 g de fios de ovos; ameixas pretas em calda escorridas; 2 ameixas frescas inteiras; galhos de alecrim.

Modo de Fazer:
12 horas antes deixe a sobrepaleta, marinando com suco de 4 laranjas e 1 x.c. de champagne.
Preparo do molho: no processador, triture 5 colheres de sopa de gengibre fresco, médias; 2 maçãs verdes e 2 mangas grandes, todos em pedaços, até que fique cremoso. Passe para uma tigela e junte 2 c.s. de azeite. Reserve.
Em outra tigela, misture 4 c.s.de vinho branco co 4 c.s. de mel. Acrescente à mistura de manga. Junte o sal e pimenta do reino e 2 c.s. de pimenta dedo de moça, cortada em quadrados. Adicione 1 ½ c.s. de manjericão cortadas em quadrados. Deixe na geladeira por 30’.
Para assar a Sobrepaleta, passe um pouco de azeite (ela já vem envolta no bacon) e cubra com papel alumínio, deixando só o final para ficar dourado. Durante o assar é conveniente que reguemos com o caldo em que foi marinado

Farofa: enquanto a sobrepaleta estiver assando faça a farofa da seguinte maneira: numa panela refogue a cebola e 1 ¼ x.c. do coco em 1 ½ x.c. de manteiga, mexendo sempre até que a cebola fique macia. e cozinhe sempre até obter uma farofa homogênea. Coloque as uvas passas, a ameixa e o sal e misture. Tire do fogo, adicionando a manteiga restante e misture até ser absorvida pela farofa. Passe para uma tigela grande bonita e no meio disponha o coco, restante.

Montagem do prato: Fatie a Sobrepaleta com uma faca elétrica, enfeite com folhas e coloque um pouco do molho frio sobre as fatias e o restante sirva numa bonita molheira.Coloque a farofa de coco ao lado, com as frutas decorando e os fios de ovos.

quinta-feira, 22 de julho de 2010

Dito por Luciana Fróes, comentarista gastronômica, em seu blog no Jornal O Globo

"Um negócio que não é da China
Mulher não tem grandes chances gastronômicas na China. Pelo menos como chef. Não é comum ver mulheres no comando das woks nas internas dos restaurantes chineses. Só mesmo em casa, cozinhando prá família. Apesar da Revolução Cultural ter empurrado todas elas para o mercado de trabalho (isso depois de anos de pézinhos amarrados) especialmente para a lavoura, ser uma cozinheira profissional sempre foi tabu. "Igualdade entre os gêneros não se aplica à cozinha" avisa a jornalista Jen Lin-Lin, em seu livro "República Gastrômica da China, uma viagem salteada pela culinária chinesa", da Editora Zahar".

quarta-feira, 21 de julho de 2010

SORVETE CHOKER

INGREDIENTES:
70 g de biscoito CHOKER (picados grosseiramente)ou outro crocante
2 latas de creme de leite
1 lata de leite condensado
3 gotas de baunilha
2 pacotes de polpa de Tamarindo
1 copo de água + 1 ½ c.s. de açúcar.

PREPARO:
Bata no liquidificador o leite condensado, com o creme de leite e a baunilha. Despeje em um recipiente e leve ao congelador até que adquira consistência cremosa. Quebre os biscoitos grosseiramente e misture ao sorvete cremoso. Leve novamente ao congelador até ficar firme.
Prepare a calda: descongele a polpa de tamarindo , adicionando água e açúcar (não deve ficar muito doce, para quebrar um pouco o adocicado do sorvete.

terça-feira, 20 de julho de 2010

Mais morangos



CHEESE CAKE LIGHT DE MORANGO


INGREDIENTES:
MASSA: 1 pacote de biscoito maisena;
1 c. sob cheia de margarina light;
3 c. sob de água filtrada.
RECHEIO: 700 g de ricota;
3 c.sob. de adoçante em pó;
½ copo de leite desnatado;
1 c.sob. de baunilha.
COBERTURA: 1 caixa de morangos;
2 caixas de gelatina de morango light.

MODO DE FAZER:
No processador, bata os ingredientes da massa e forre 3 fôrmas individuais de 10 cm de diâmetro ou 1 fôrma de aro removível de 28 cm. Processe o recheio e divida na fôrmas. Leve à geladeira por 3 horas. Corte os morangos ao meio e coloque nas fôrmas pequenas ou ao redor de toda a superfície da fôrma grande. Prepare a gelatina normalmente e deixe esfriar na geladeira até atingir a consistência de clara de ovo. Cubra delicadamente toda a superfície das fôrmas e retorne à geladeira por mais 4 horas. Desenforme e sirva.

segunda-feira, 19 de julho de 2010

Tempo de Morangos




MOUSSE DE IOGURTE DE MORANGO

1 l. de leite condensado
1 pc. de gelatina de morango
2 copos de iogurte desnatado
1 caixa pequena de morangos

Bata tudo no liquidificador e leve à geladeira. Enfeite com alguns morangos e sirva a seguir.

domingo, 18 de julho de 2010

Matéria interessante sobre PUPUNHA



http://revistagloborural.globo.com/GloboRural/0,6993,EEC1711792-5809-2,00.html

sábado, 17 de julho de 2010

Mais alcachofras

Se você é fã de alcachofras, aproveite para saborear essa deliciosa e sofisticada receita. Se nunca provou, experimente. Com certeza, não se arrependerá.


1- ALCACHOFRAS RECHEADAS:
6 ALCACHOFRAS.

PARA O RECHEIO:
2 xícaras de migalhas de pão; 1/4 de xícara de azeitona verde picada; 1/2 colher de sopa de alcaparras picadas; 3 colheres de sopa de salsinha picada; 1/3 de xícara de queijo parmezão ralado; 1/3 de xícara de azeite.
Obs: A medida da xícara é de chá.
MODO DE FAZER:
Numa tigela, junte todos os ingredientes do recheio e misture até formar uma farofa úmida.
Limpe as alcachofras. Numa panela grande, com 5 cm de água, coloque as alcachofras inteiras e cozinhe com a panela tampada, ATÉ QUE AS FOLHAS FIQUEM MACIAS, (al dente). Retire as alcachofras da panela e retire os miolos e os espinhos. Recheie as alcachofras com a farofa e coloque-as de volta na panela. Cozinhe-as tampada, por 10 minutos, ou até que o recheio fique cozido. Sirva imediato. Porções: 6 unidades.

sexta-feira, 16 de julho de 2010

ALIMENTAÇÃO NA TPM

Algumas regras básicas, na alimentação podem contribuir para suavizar os efeitos da TPM:

-Diminuir a ingestão do sal. O cloreto de sódio estimula a retenção de líquido, provocando o inchaço do abdômen.

-Evitar doces. Eles são responsáveis pelo aumento de dores na barriga, mamas e pernas.

-Dê preferência aos alimentos diuréticos, como melão, melancia, alcachofra, agrião e salsa. Eles ajudam o organismo a liberar a água, reduzindo o inchaço.

quinta-feira, 15 de julho de 2010

Alcachofras




Algumas dicas:

- Quando só for usar o fundo da alcachofra, não despreze as folhas cozidas. Pode servi-las em separado, com molho holandês ou de sua escolha.
- as folhas cozidas também podem ser raspadas e misturadas com os fundos das alcachofras cozidas e servirão para um rizoto ou molho de macarrão.
- Os fundos cozidos de alcachofras podem ser guardados em vidros numa mistura de vinagre e azeite, num vidro bem fechado na geladeira, para futuro uso.
- Para ser recheada, a alcachofra não precisa ser grande, aliás as mais novas são as mais saborosas.
- Um molho vinagrete dos que se prepara para churrasco, também podem ser servido com alcachofras.
- Você pode cozinhar as folhas das alcachofras com água até que a polpa fique macia. Escorra e sirva com o molho holandês, maionese ou outro de sua preferência.

MOLHO HOLANDÊS:
1/3 de xícara de vinho branco seco; 2 colheres de sopa de vinagre; 1 cebola média aferventada bem picada; 4 pimentas do reino brancas em grãos; 3 gemas de ovos grandes e batidas; 1 xícara mais 2 colheres (sopa) de manteiga em temperatura ambiente; suco de limão e sal à gosto.

Numa panela pequena, coloque o vinho, o vinagre, a cebola e a pimenta. leve ao fogo e deixe ferver p/ evaporar até que fique apenas 1 colher de sopa de caldo. Passe este caldo pela peneira. Coloque o caldo, numa tigela sobre banho-maria, tendo o cuidado p/ que a água não ferva. Acrescente 1 colher de sopa de água, junte as gemas e com um batedor de mão, bata cuidadosamente até engrossar. Acrescente a manteiga, pedacinho por pedacinho e continue a bater até que fique um molho, grosso e cremoso. Adicione alguma gotas de limão e tempere. Sirva morno com alcachofras cozidas. Cada pessoa molha sua folhinha no molho.

terça-feira, 13 de julho de 2010

Receita do nosso Chef Gabriel Bastos

"Dupla de chefs ensina modo diferente de preparar a carne suína

Tradicional nas mesas mineiras, a carne de porco pode ficar ainda mais saborosa se preparada com alguns truques da cozinha contemporânea. Os chefs Gabriel Gomes Bastos e Leonardo Chevitarese, do restaurante Savoir-faire, ensinam técnicas para incrementar o cardápio, sem abrir mão de ingredientes típicos da região. Para não perder a maciez e a suculência, o filé suíno é envolto em papel-manteiga e alumínio antes de ser levado ao forno. A carne ganha o acompanhamento de um purê de batatas condimentado com quatro tipos de pimenta, além de couve-manteiga refogada e um molho especial com vinho do Porto. “A gente pode fazer tudo na cozinha. O bom resultado depende da qualidade dos ingredientes e da apresentação do prato”, comenta Gabriel.

Elaborada em parceria pelos dois chefs, a receita é uma opção para fazer bonito no almoço de domingo sem recorrer a técnicas complicadas ou ingredientes difíceis de serem encontrados.

Formado em gastronomia pela Universidade Anhembi-Morumbi, de São Paulo, Gabriel passou por importantes restaurantes da cidade até abrir seu próprio empreendimento, inaugurado há duas semanas. O chef aprimorou sua técnica em cursos na Italian Culinary Institute for Foreigners, em Flores da Cunha (RS), e no Hotel Senac Grogotó, em Barbacena. Aliás, foi na escola de culinária mineira que ele conheceu o chef Leonardo Chevitarese, parceiro na elaboração dos pratos do restaurante. Além de ter trabalhado no circuito gastronômico de Juiz de Fora, Chevitarese já passou pela cozinha do Hotel Sheraton de Macaé.

Filé suíno com purê de pimenta e couve-manteiga
por Gabriel Gomes Bastos e Leonardo Chevitarese

Ingredientes

- 200g de filé suíno
- 1 xícara de vinho branco seco
- 1 cebola pequena
- 1 dente de alho amassado
- 1 ramo pequeno de alecrim
- óleo para untar a frigideira
- 100g de manteiga
- 1 colher de manteiga sem sal
- 1/2 xícara de creme de leite fresco
- 1/2 pimenta dedo-de-moça
- 2 pimentas biquinho
- pimenta-do-reino preta e branca a gosto
- 2 folhas de couve-manteiga
- 1 colher de azeite
- 250ml de caldo de carne
- 100ml de vinho do Porto
- 1/2 colher (sopa) de amido de milho
- 100ml de água
- sal a gosto

Modo de preparo

- Prepare um marinado com o vinho, o alecrim, 1/2 dente de alho amassado e a cebola cortada em rodelas. Mergulhe o filé suíno nessa mistura e deixe descansar na geladeira por 12 horas. Retire a carne e seque com papel toalha. Em uma frigideira untada com óleo, sele o filé deixando grelhar por um minuto de cada lado. Embrulhe em papel-manteiga com o ramo de alecrim. Em seguida, enrole no papel-alumínio e leve ao forno preaquecido a 180 graus, por 25 minutos.

- Coloque a batata para cozinhar com casca em água fervente até ficar bem macia. Descasque e amasse com o auxílio de um espremedor. Acrescente uma colher de manteiga derretida e tempere com uma pitada de sal. Leve ao fogo com 1/2 xícara de creme de leite fresco e deixe até levantar fervura. Acrescente as pimentas dedo-de-moça (sem sementes) e biquinho picadas. Finalize com as pimentas-do-reino preta e branca a gosto.

- Retire o talo das couves e pique em tirinhas bem fininhas. Refogue em azeite, com 1/2 dente de alho amassado e uma pitada de sal. Prepare o molho, levando ao fogo o caldo de carne e o vinho do Porto. Deixe ferver até ficar com a metade do volume. Incorpore o amido de milho dissolvido em 100ml de água fria e deixe por mais sete minutos em fogo baixo. Comece a montagem pela couve, acomodando em seguida o purê e a carne fatiada. Cubra com o molho e enfeite com pimenta biquinho.

Rendimento: porção individual
Grau de dificuldade: fácil
Tempo de preparo: 40 minutos"

Fonte: Tribuna de Minas- JF

segunda-feira, 12 de julho de 2010

Fondue de Queijo


Ingredientes:
1 dente de alho/200g de cream cheese light/200g de mussarela de búfala/400ml de leite desnatado/150g de requeijão light/100g de queijo cottage/1 colher de sobremesa de noz-moscada/1 colher de sopa de amido de milho.
Modo de Fazer:

Esfregue o dente de alho na panela de fondue. Bata o cream chesse, a mussarela de búfala, o requeijão, o queijo cottage, o amido de milho e um pouco do leite no liquidificador. Passe este creme para uma panela e leve ao fogo baixo até derreter bem e começar a engrossar. Vá acrescentando o restante do leite aos poucos, até que fique na consistência adequada. Despeje o creme na panela de fondue.
Sirva numa panela de Fondue, acompanhado de pedaços de pão (cortados em quadrados
maiores). Delicioso e super leve.

sexta-feira, 9 de julho de 2010

Dia 10 de julho é o Dia da Pizza




A história da pizza

A história da pizza, um dos pratos mais populares no mundo, começa com o surgimento do pão. Mas já perto do ano 1000 aparece na cidade italiana de Nápoles o termo "picea" para indicar um disco de massa assada com vários ingredientes por cima muito parecido com a pizza que apreciamos hoje. No século 16, a iguaria napolitana era vendida por ambulantes e aplacava a fome principalmente dos mais pobres. Por vários séculos predominaram as pizzas brancas, cuja massa de pão ganhava ingredientes baratos como alho, toucinho, pequenos peixes fritos e o queijo cacio-cavallo. O manjericão já despontava como o tempero preferido para acompanhar a redonda. Mas foi só na primeira metade do século 19 que a pizza incorporou o tomate e se tornou realmente popular na Itália e no mundo. A mais clássica das pizzas é a margherita que leva mussarela, tomate e manjericão e foi servida em 1889 para a rainha Margherita e o rei Humberto I.

quinta-feira, 8 de julho de 2010

Picles de Legumes


Os picles são conservas de legumes em vinagre, com temperos variados. Podemos fazê-los com apenas um legume ou um picles misto em que combinamos 3 ou mais legumes. Os picles devem ser guardados em potes de conservas hermeticamente fechados.
Ingredientes:
10 cebolas bem pequenas/5 pepinos pequenos/2 cenouras finas cortadas em pedaços pequenos/um pimentão vermelho cortado em fatias/floretes de couve-flor/1 dente de alho/uma colher das de café de mostarda/1 colher de coentro em grão/1/2 litro de vinagre/½ litro de água
Modo de preparar
1. Descasque e corte os legumes e ferva-os por dez minutos;
2. Ferva o vinagre, a água e os temperos por alguns minutos. Deixe amornar;
3. Arrume os legumes nos vidros, procurando colocar quantidades mais ou menos iguais em cada vidro;
4. Coloque a mistura de vinagre nos vidros até encher bem;
5. Tampe os vidros e feche-os hermeticamente;
6. Espere 7 a 8 dias antes de consumir.

quarta-feira, 7 de julho de 2010

Cebola da Mariangela ( sucesso total)



Ingredientes:
4 cebolas cortadas (parta ao meio e vá cortando em fatias- não fica em rodelas e sim em meia lua).
Orégano/ azeite/sal/vinagre/água / azeite.
Modo de Fazer:
Coloque numa panela, água para ferver. Quando entrar em ebulição coloque as cebolas cortadas, desligue a panela e abafe por 10’. Desta forma a cebola não fica ardida e nem dá gosto.
Retire, escorra a água e tempere com os ingredientes acima. Coloque numa vasilha fechada e armazene na geladeira. Excelente para comer com pão, carnes, saladas e tudo o que gostar. Maravilhoso!

terça-feira, 6 de julho de 2010

ROMEU E JULIETA DE GALA

Ingredientes:
-1 barra pequena de goiabada derretida;
-1 vidro de requeijão
-200 g castanha do Pará triturada .

Modo de Fazer:
Corte a goiabada em pedaços e jogue ½ copo de água filtrada. Leve ao Microondas, mexendo de 1 em 1 minuto até que ela dissolva totalmente, recipiente destampado. Pode ser levado ao fogão em banho-maria. Assim que a goiabada estiver dissolvida coloque-a numa bonita taça e deixe fora da geladeira. Cubra com um prato. Na hora de servir aqueça o requeijão e jogue sobre a goiabada já em forma de creme. Polvilhe a castanha do Pará triturada e sirva imediato.

Maravilhosooooooooooooooooooooooooo e finísssimoooooooooooooooooooooooooooo.

Bonne apetit!

segunda-feira, 5 de julho de 2010

Mais idéias de brigadeiros. Sensacional!

Idéias copiadas, mas super interessantes. Brigadeiro na colher. Excelente para a festa dos pequeninos

ABÓBORA DE FESTA




Ingredientes:
500 g de bacalhau desfiado; 1 abóbora moranga média; 1 pacote de MOLHO BRANCO VARIANDO O CARDÁPIO MAGGI; 2 c.s. de azeite; 1 cebola média picada; 2 pimentões (um vermelho e outro verde) picados; 2 tomates s/ pele e sem sementes picados; 2 c.s. de cebolinha verde; 2 c.s. de salsa picada; 2 c.s. de queijo parmesão ralado; azeite para untar.

Modo de Preparo:
.De véspera coloque o bacalhau para dessalgar. Troque a água diversas vezes. Reserve. Lave a Moranga e proceda da seguinte maneira:
-forno convencional: coloque num pirex tampado com papel alumínio e leve ao forno por 180º C por cerca de 30 minutos. Ou até que esteja macia.
-Microondas: coloque num refratário com tampa própria e leve ao Microondas na Potência Média por 10’. Retire do forno e resfrie. Enquanto isso faça o molho conforme instruções de embalagem e reserve. Aqueça o azeite e doure a cebola. Junte o bacalhau desfiado, os pimentões e os tomates e refogue até que estejam macios. Junte o molho reservado, a cebolinha e a salsa e misture bem. Corte uma tampa superior da moranga e com uma colher retire as sementes. Coloque o recheio, polvilhe com queijo e leve ao forno 200ºC para gratinar (cerca de 15 minutos). Retire e sirva com arroz branco e batata palha.

DICA: Se a carne do bacalhau estiver salgada dê uma ligeira fervura, antes de incorporá-la ao refogado.

domingo, 4 de julho de 2010

Rosas? Sim, Risoto de Rosas. Maravilhosooooooooo!

Ingredientes:
- 200 g de arroz para risoto
- 1 litro de caldo de frango
- 1 folha de louro
- 1 beterraba
- 1 copo de vinho branco
- 2 rosas
- 1 peito de frango
- 1 xícara de creme de leite
- 1 cálice de conhaque
- sal, pimenta do reino, manteiga.



Modo de Preparo
Desossar um peito de frango, fazendo dois filés. Reservar os ossos
.Em uma panela derreter a manteiga acrescentar o azeite, o louro, o arroz e refogar. Acrescentar o vinho branco.
Para o caldo de frango, em uma panela com água fervente acrescentar os ossos reservados, um talo de salsão, uma folha de louro e uma beterraba descascada e cortada em pedaços.
Ir acrescentando na panela do risoto o caldo do frango e mexendo sem parar. Depois de pronto reservar.
Fritar em uma frigideira com manteiga derretida os filés temperados com sal. Acrescentar conhaque. Depois de fritos retirar da panela e reservar.
Na panela em que foi frito os filés, colocar creme de leite para reduzir e acrescentar sal. Depois de reduzido, colocar em fogo baixo acrescentando os filés de frango. Colocar novamente o risoto no fogo e acrescentar um pouco mais de caldo de frango e sal. Desligar o fogo acrescentar queijo parmesão. Servir o risoto com o frango e decorar com as pétalas das rosas.

sábado, 3 de julho de 2010

Como combinar queijo e vinho

PRINCIPAIS QUEIJOS E ALGUMAS OPÇÕES DE ACOMPANHAMENTO

QUEIJO CARACTERÍSTICA COMO SERVIR
BRIE Gordo, cremoso e francês Com outros queijos ou carne. Acompanhado de vinho branco Chardonnay, para brie jovem, ou tinto Shiraz, para brie maduro.
EMMENTAL Suíço, de casca rígida e salgado Em pratos de queijo e fondue. Vai bem com vinhos tintos Pinot Noir e Cabernet Sauvignon.
GORGONZOLA Casca fina, polvilhado de Cai muito bem com molhos de salada e vinho tinto encorpado do tipo San Giovese.
GRUYÈRE Suíço, geralmente muito grande e duro Na tábua de queijos ou em quiches e pratos gratinados. Casa-se bem com vinho tinto Shiraz.
PARMESÃO Duro e de sabor picante Em saladas e carpaccio ou ralado sobre massas. Uma boa opção é ser escoltado por vinho tinto Cabernet Sauvignon.
CAMEMBERT Pequeno e cremoso Com pão ou maçã verde. Com vinho tinto Shiraz, se o camember for maduro, ou um branco Chardonnay, se ele for jovem.
PROVOLONE Defumado, feito com leite de ovelha, tem sabor picante Puro, assado ou à milanesa, combina com vinhos tintos Pinot Noir e San Giovese.
ROQUEFORT Levemente cremoso e com traços verdes Com saladas, outros queijos e um vinho branco do tipo Semmilon Late Harvest .

sexta-feira, 2 de julho de 2010

QUICHE TOMATE SÊCO



MASSA BÁSICA
1 ¼ x.c. de farinha de trigo peneirada; ½ c. café de sal; 3 c.s. de manteiga gelada; 3 c.s. de água.
Preparo:
Em uma vasilha funda, coloque a farinha e o sal. Misture e faça um monte com uma depressão no centro.
Ponha a manteiga nesta depressão e amasse rapidamente com a ponta dos dedos até obter uma farofa. Acrescente a água aos poucos e misture até formar uma massa homogênea-não manipule muito a massa p/ a manteiga não esquenta. Se necessário coloque + água (colher por colher) até dar o ponto da massa. Faça uma bola com a massa e enrole-a com PVC. Leve a geladeira por uns 30’.
Para o Recheio:
1 x..c de tomate seco picado; 1 ½ x.c. de creme de leite; 4 ovos ligeiramente batidos com um garfo; sal a gosto; manjericão picado; 8 fatias de queijo ementhal.
Para Decorar:
Folhas de manjericão.
Prepare a massa:
Sobre uma superfície lisa, abra a massa numa espessura fina, usando um rolo de madeira enfarinhado. Com a massa forre toda uma forma de 22 cm de diâmetro e aro removível. Fure o fundo da massa com um garfo e reserve.
Prepare o recheio:
Por cima da massa, distribua todo o tomate seco. Reserve. Em uma vasilha, misture o creme de leite, os ovos, o sal e manjericão. Em cima do tomate, arrume o queijo e despeje a mistura do creme de leite. Leve ao forno médio pré-aquecido, por 40’ (ou até o recheio endurecer e dourar).
Decore com folhas de manjericão.
Pode-se executar esta receita em tamanhos pequenos p/ coquetéis; médios e grandes p/ BRUNCHS, ALMOÇO; JANTARES.

quinta-feira, 1 de julho de 2010

Um flaneur gourmet em Paris - O Globo Online

Um flaneur gourmet em Paris - O Globo Online

Bárbaro...

“A MULHER NA COZINHA ESTÁ A FAZER A ALMA, POIS ACENDE O FOGO DA EXISTÊNCIA. A COZINHA É A ESSÊNCIA PRINCIPAL DA VIDA, POIS É A ARTE DA ALQUIMIA.”

ROSÂNGELA ROSSI-Psicóloga

ROMEU E JULIETA DE GALA

Ingredientes:
-1 barra pequena de goiabada derretida;
-1 vidro de requeijão
-200 g castanha do Pará triturada .

Modo de Fazer:
Corte a goiabada em pedaços e jogue ½ copo de água filtrada. Leve ao Microondas, mexendo de 1 em 1 minuto até que ela dissolva totalmente, recipiente destampado. Pode ser levado ao fogão em banho-maria. Assim que a goiabada estiver dissolvida coloque-a numa bonita taça e deixe fora da geladeira. Cubra com um prato. Na hora de servir aqueça o requeijão e jogue sobre a goiabada já em forma de creme. Polvilhe a castanha do Pará triturada e sirva imediato.

Maravilhosooooooooooooooooooooooooo e finísssimoooooooooooooooooooooooooooo.

Bonne apetit!

quarta-feira, 30 de junho de 2010

Este PETIT GATEAU é demais!




PETIT GATEAU LIGHT- 94 kcal

Ingredientes

- 150 g de margarina light
- 150 g de chocolate meio amargo
- 1/2 xícara (chá) de adoçante em pó
- 3 gemas
- 2 ovos inteiros
- 1/2 xícara (chá) de farinha de trigo peneirada
- 5 gotas de essência de baunilha

Modo de Preparo
Derreta a margarina com o chocolate em banho-maria. Junte as gemas, os ovos inteiros e a baunilha mexendo bem. Por último, adicione o adoçante e a farinha de trigo. Mexa bem. Unte forminhas grandes de empada e distribua a massa. Leve ao forno médio alto (180º C) por cerca de 6 a 8 minutos, até formar uma crosta na superfície do bolinho. Retire, desinforme e sirva com sorvete light e calda de chocolate

terça-feira, 29 de junho de 2010

Rolinhos la traviata

Rolinhos la traviata

http://revistacasaejardim.globo.com/Revista/Common/0,,EMI136344-16782,00.html

domingo, 27 de junho de 2010

DICAS PRECISOSAS PARA DEIXAR O SEU DOCE MAIS MAGRINHO

• Nas caldas e recheios, prefira o chocolate em pó em vez do em barra. Tem menos gordura e também é bastante saboroso.
• Na receitas use leite desnatado e as versões light do creme de leite e do leite condensado. Faz uma boa diferença.
• No chocolate quente, vá de achocolatado light e leite desnatado.
• Adote os adoçantes para forno e fogão (existem várias marcas). São ótimos e não deixam sabor amargo nos alimentos.
• Prefira os bombons com recheio de frutas e barras com flocos de arroz. Eles são deliciosos e têm menos gordura por cm quadrado...
• Para fazer aquele brigadeiro irresistível, troque ½ lata de leite condensado pela mesma quantidade de leite desnatado. E dispense a manteiga.

sábado, 26 de junho de 2010


TORTA MAÇÃ
Ingredientes:
- 1 x.c. de farinha de trigo com fermento
- ¾ x.c de Tal e Qual (Adoçante Dietético em Pó - Forno e Fogão)
- 1 ovo
- 1 pitada de sal filtrada gelada
- 3 maçãs cortadas com casca em lâminas.
- 1 limão
- 2 x.c. d água filtrada gelada
- 2 c.s. de manteiga light derretida ou azeite
- Canela a gosto
- 3 c.s de Tal e Qual.

Modo de Fazer:
Corte as maçãs bem fininhas em meia lua e deixe-as um pouco de molho na água gelada e limão em rodelas. Reserve.
Faça uma farofa, mexendo com uma colher, com os 4 primeiros ingredientes. E separe 2 montinhos.
Pegue uma fôrma pequena que tenha fundo falso e coloque a farofa bem espalhada. Não precisa alisar. Por cima coloque fatias de maçãs. Outra camada de farofa. Agora despeje a manteiga derretida ou o azeite (fica perfeito e é mais light). Faça agora uma farofa de canela e o adoçante em pó e polvilhe por cima da Torta já montada. Leve ao forno pré-aquecido por 20 min-180º. Sirva quente ou fria. A gosto. Muito rápido o seu preparo e de custo baixo.
Bom apetite.
Receita que dá para 4 pessoas comer sem exageros.

Divina!

Dicas:
-Pode-se substituir as maçãs por banana nanica.
-A impressão que se tem que a farofa dos 4 primeiros ingredientes será pouca. Mas pelo fato da farinha ser com fermento, a torta aumentará de volume quando assada.

terça-feira, 22 de junho de 2010

Notícias no site da Faculdade Estácio de Sá- JF

Página de Notícias | Terça-feira, 22 de Junho de 2010


Os alunos do curso de Gastronomia e a professora Cristina Dutra apresentam pratos regionais no Nectar Bistrô.

“O que seria uma degustação, virou um banquete”, definiu a coordenadora do curso de Pós-Graduação em Gastronomia da Estácio JF, Cristina Dutra, ao comentar o evento de encerramento da disciplina de História da Alimentação. Em encontro no Nectar Bistrô, os estudantes apresentaram um trabalho sobre comidas regionais brasileiras, com a degustação de diversos pratos típicos. Segundo Cristina, o curso está superando as expectativas. “Os alunos vibraram e se mostraram bastante interessados em promover um workshop da mais alta qualidade”, informou a coordenadora.



Agência Experimental de Jornalismo
Jornalista responsável: profª Izaura Rocha
Texto: Carolina Bedin – 3º período de Jornalismo


Faculdade Estácio de Sá Juiz de Fora
Av. Presidente João Goulart, 600 - Cruzeiro do Sul - Juiz de Fora - MG

BERINJELA GRATINADA




Ingredientes:
- 2 berinjelas grandes cortadas em rodelas de 2 cm

Para o molho:
- 1 c.s. de azeite/2 dentes de alho picados/1 lata de molho de tomate

Para gratinar:
- ½ x.c. de cebola cortada em cubos pequenos/1 pote de queijo cottage sem soro/1 c.s de orégano/1 c.s. de salsa picada/Queijo ralado p/ gratinar/Folhas de manjericão

Preparo:
Faça um “X” de cada lado das rodelas de berinjela. Depois coloque-as numa assadeira (pode ser um refratário). Cubra com papel alumínio e leve ao forno para assar em temperatura média por 15’. Retirando do forno, amasse o centro de cada rodela com uma colher de sobremesa. Reserve.

Molho: Prepare o molho:
Coloque o azeite, o alho e deixe corar um pouco. Acrescente agora o molho de sua preferência. Verifique o tempero. Reserve.

Prepare o gratinado:
Em uma vasilha coloque a cebola, o cottage, o orégano e a salsa. Misture bem e distribua em cada rodela de berinjela 1 colher de sobremesa do molho, cobrindo toda a superfície. Por cima, coloque 1 colher de sobremesa da mistura do cottage e polvilhe com queijo ralado o quanto baste. BÁRBARAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAA!

segunda-feira, 21 de junho de 2010

YAKISOBA




É um prato muito, se não o mais, apreciado pelos brasileiros. Trata-se de uma variação da macarronada feita principalmente com legumes. Prático e fácil, é ótimo para uma ocasião especial.

Ingredientes:
- 1 pacote de macarrão instantâneo
- 4 shiitakes (cogumelos) frescos, cortados em tiras finas — ingrediente opcional
- 300g de filé mignon ou lombo de porco cortado em tiras
-150g de moyashi (broto de feijão)
-1 cenoura em tiras
- 2 pimentões em tiras 2 colheres de sopa de óleo de gergelim
- 1 c. s. de azeite
- 1 c.chá de sal
- 4 c.s.de shoyu (molho de soja)
- Pimenta do reino a gosto
- 4 c.s. de molho inglês.


Modo de Fazer:

1. Cozinhe o macarrão, escorra e misture com 2 colheres de sopa de óleo de gergelim. Reserve.
2. Numa frigideira grande, aqueça 2 colheres de sopa de óleo e refogue a carne de porco até dourar.
3. Acrescente as cenouras e refogue. Faça o mesmo com o pimentão, shiitake, moyashi e, nesta ordem. Transfira para um prato e reserve.
4. Na mesma frigideira, aqueça uma colher de sopa de azeite e refogue rapidamente o macarrão. Junte as carnes com as verduras refogadas anteriormente.
.5. Tempere com sal, molho de soja, molho inglês e pimenta, e sirva ainda quente.

Dicas!
Uma salada verde torna-se uma refeição super romântica. Não esqueça de um bom vinho!

domingo, 20 de junho de 2010

ANTEPASTO DE BERINJELA ASSADA AO ALHO E AZEITE



ANTEPASTO ASSADO AO ALHO E AZEITE
Ingredientes: 4 berinjelas, cortadas em fatias de 1 cm de largura; 5 c.chá de sal grosso; 6 c.s. de azeite; 6 dentes de alho picadinhos; ½ x.c. de azeite extravirgem; 2 c.s. de vinagre; 2 x.c. de salsa picada; 2 c.chá de sal; ½ c.chá de pimenta do reino; fatias de pão de centeio, salsa crespa lavada e seca para enfeitar.
Dica da salsa crespa, conservada na geladeira, na água e sal, com plástico tampado. Excelente!

Modo de Fazer: Lave as berinjelas e corte em fatias. Polvilhe com sal grosso. Regue as fatias com azeite, reservando. Leve para assar por cerca de 30’, a 150º. Ou use a panela elétrica. Eu prefiro. Quando o alho dourar e as fatias ficarem transparentes, retire do forno. Reserve. Bata no liquidificador o azeite com o vinagre, a salsa, o sal e a pimenta do reino. Sirva a berinjela com o molho batido e o pão. Enfeite com salsa.

sábado, 19 de junho de 2010

Novamente as Comidinhas do sucesso


Finger Food


Casamentos e festas mais descoladas já aderiram ao "finger food", ou seja, alimentos que são comidos com as mãos mesmo. Essa moda na gastronomia veio para ficar e sem dúvida é uma ótima opção para quem vai receber os amigos em casa.
Várias vantagens fazem você optar por esse conceito. Uma delas é a de oferecer vários sabores em uma refeição. Basta usar molhos variados. Os pratos principais são transformados em porções menores degustadas de uma vez só. É nessa hora que entra a criatividade. Vale fazer jantares temáticos, com comidinhas japonesa ou usar delícias da cozinha mexicana.
Também dá para adaptar alguns utensílios que se tem em casa, entre eles, pequenas tigelas, colherinhas ou mesmo potinhos de plástico próprios para isso que não custam muito caro.
Faca e garfo são pouco usados. O que auxilia na hora de comer são guardanapos, palinetes, colheres grandes, copinhos, cumbuquinhas, tacinhas e até outros alimentos com a função de base. O melhor dessa história é que você no final de tudo você não tem uma pilha de louça te esperando. Aproveite!

sexta-feira, 18 de junho de 2010

Todos que provaram dizem que o meu é o máximo



O TOMATE SECO
É uma deliciosa iguaria, proveniente do Sul da Itália. Em tempos antigos, ao passar por vilarejos, podia-se encontrar cordões preenchidos por lindos e perfumados tomates vermelhos pendurados nos beirais das casas campestres expostos ao sol para secagem. Hoje em dia, a secagem é realizada em modernos secadores, sendo os tomates temperados com sal, azeite, orégano e pimenta do reino.

O tomate seco é muito apreciado:
• Como “antipasto”, petisco ou aperitivo: puro, em cima do pão ou da torrada.
• Nas saladas: inteiro ou em pedacinhos
- Salada de rúcula e tomate seco,
• Salada com mussarela de búfalo, tomate seco e manjericão.
• Em sanduíches, de queijo, frango, etc.
• Muito usado nas pizzas, com mussarela e rúcula
• Nos molhos para massas, em pedacinhos, reforçando o molho de tomate fresco.

quinta-feira, 17 de junho de 2010

Inauguração do Savoir-Faire

 
Posted by Picasa
tem

Ontem foi inaugurado o Restaurante Savoir-Faire, do Chef Gabriel Bastos. Confiram!

Muito menos sal



A ordem vem das sociedades brasileiras de cardiologia, nefrologia e hipertensão: reduzir o consumo do sal de 6 g para 5g diárias, que equivale a pouco menos de uma colher de sopa. Desta forma irá se evitar 10% das mortes por motivos cardiovasculares.
Dicas:
- substitua o sal por condimentos como alho, cebola, salsa, cheiro-verde, manjericão.
- troque o sal refinado pelas versões light ou marinho.
- restrinja o consumo de carnes defumadas, salgadinhos, enlatados, embutidos e alimentos instantâneos.
- prefira a manteiga ou margarina sem sal.
- evite adicionar sal à comida.
- leia semore o rátulo dos industrializados e escolha os que possuírem menos quantidade de sal ( cd 2,4 g de sódio equivalem a 1 g de sal).

quarta-feira, 16 de junho de 2010

ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL 2

O corre-corre da vida moderna, está modificando o jeito das pessoas a se alimentarem.
Sem tempo para uma refeição adequada, como o arroz com o feijão, boa fonte de energia, fibras e proteínas, a torça pelo sanduíche fácil de ser engolido.
É possível conciliar rapidez, agilidade e alimentação saudável. Falando do sanduíche faça trocas a favor da variedade e da qualidade: o pão integral em vez do tradicional pão branco, folhas e verduras para aumentar a porção de fibras e o volume do recheio. O ideal é que se use apenas uma fonte protéica, como o queijo por exemplo.
As mesmas noções de equilíbrio valem para quem freqüenta restaurantes a quilo. Nestes locais, para fugir de um verdadeiro buffet de calorias, evite pegar muita coisa. Escolha apenas uma opção acompanhado de saladas e na hora da sobremesa prefira uma fruta a um doce.
Procure usar o relógio a seu favor. Coma 5 vezes ao dia obedecendo a horários regulares e fazendo refeições completas.
Alimentos industrializados não necessariamente os vilões Mas em excesso, elevam muito a ingestão de calorias. Salgadinhos de pacote, biscoitos recheados e refrigerantes, podem si, fazer parte do dia a dia, desde que com moderação. E nunca devem ser encarados como substitutos de alimentos saudáveis.
A regra nº 1 para uma boa refeição é cortar doces e gorduras. "Basta, na preparação das suas receitas preferidas, reduzir um pouco a quantidade de açúcar".
Diminuir o açúcar não altera em nada a consistência do bolo ou da sobremesa. "Você vai ver que nenhum dos seus convidados se queixará. Até o mais guloso dos gulosos comerá até à última migalha, sem suspeitar",
Com as gorduras, vá pelo mesmo caminho. Nos assados, o truque é retirar a pele - isto aplica-se às aves, naturalmente -, pois a pele é uma fonte de gordura sem rival. Os pratos com cremes, tão na moda, são igualmente uma tentação, mas há forma de os apreciar sem pôr em risco a saúde: substitua os cremes previstos na receita por leite magro. Obterá o mesmo sabor e metade das calorias.
Quanto às saladas, que compõem sempre a refeição ainda que não atraiam muito a nossa gula, o melhor é temperá-las com sumo de laranja ou de limão com muitas ervas. Evite os molhos industriais, são muito calóricos.
Corte as batatas fritas, prefira-as cozidas ou assadas. É que as fritas demoram a ser assimiladas, iludindo-nos: parece que ainda não estamos saciados e até lá vamos comendo, comendo.
Enquanto cozinhar, evite provar os mil e um pratos com que vai presentear seus convidados. Não petisque. Guarde-se para o jantar e seja moderado. Em vez de encher o prato, sirva-se de pequenas porções, de modo a apreciar de tudo um pouco mas, sem excessos. E, já que falamos sobre opções, se calhar, não resista a algumas das tentações que desafiam os seus olhos.
De manhã, perante as sobras - sobra sempre, não é? - contenha-se: nada de devorar aquele restinho de mousse de chocolate ou a última trouxa de ovos. Haverá outras festas.
O álcool também é inimigo de uma boa silhueta. Que o digam aqueles cuja barriguinha denuncia as cervejas a mais. E nas festas de Natal, como em quaisquer outras, as bebidas alcoólicas são da praxe. Vinho à refeição, champanhe, vinho do Porto não costumam faltar ao repasto, mas o mais saudável é intercalar com água.
Todavia, a regra de todas as regras é: não há regra sem exceção. Confuso? Não é preciso: é só uma maneira de dizer que, apesar dos conselhos de moderação, não deve privar-se de saborear os seus pratos preferidos. É que, às vezes, pior do que os excessos são as frustrações.

terça-feira, 15 de junho de 2010

ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL 1

Dicas para comer em restaurantes sem sair da linha
Lista de dicas e truques para comer fora sem engordar nem perder o prazer de uma boa refeição
Couvert
* Peça para trocar a diversidade dos patês cheios de maionese por um mais leve, como os de ricota, ou vegetais curtidos.
* Peça para trocar a diversidade dos patês cheios de maionese por um mais leve, como os de ricota, ou vegetais curtidos.
* Cuidado com o excesso de pães. Prefira os integrais e os que pareçam com o pão francês, evitando o estilo croissant e pães com recheios.
* Prefira vegetais e conservas que não absorvam tanta gordura como tomate seco, cogumelo e palmito e evite a berinjela que absorve muito.
* Outra dica: dispense o couvert e peça uma entrada leve, uma salada, um carpaccio com mostarda e parmesão, uma fatia de queijo, alguns crudités (legumes crus), azeitona. Essas são alternativas interessantes.

Truques
Se gosta de comer sobremesa:
* Diminua ou retire o aperitivo e qualquer bebida alcoólica. Coma o doce de verdade. Se puder divida com alguém.

Restaurantes
* Quase todos os restaurantes e lanchonetes têm opções "light" e de "baixa caloria". Pergunte ao garçom e coma de forma saudável e sem culpa, todos os grupos de alimentos: construtores (carnes, aves ou peixes e feijões), energéticos (cereais e massas) e reguladores (legumes e verduras).
* Não se sinta intimidado em perguntar que tipo de cocção (cozimento) é empregada na preparação do alimento que deseja comer. Prefira os grelhados, são mais saudáveis e contêm pouca gordura. Evite sempre alimentos gordurosos e com muito creme.

Algumas Sugestões
* Escolher pratos com molho de tomate, acrescentados ou recheados com vegetais como espinafre, brócolis, ervilhas, legumes e ricota.
* Evitar pratos com molho branco e com creme de leite, e excesso de queijo.
* Pedir uma salada para acompanhar seu prato. Porém cuidado com o excesso de molhos. Use mais limão com ervas. É bem menos calórico.
* Tente sempre associar um único tipo de carboidrato complexo (massa ou arroz ou purê) + 1 tipo de vegetal saboroso (legumes grelhados, saladinha, brócolis ao alho e legumes ao vapor).
* Cremes: podem dar um toque especial aos grelhados, mas procure escolher um que não contenha creme de leite. Para grelhados, boas opções são aqueles que vem com molho de frutas como molho de laranja, maracujá, frutas vermelhas, ou com mostarda e azeite.
* Carnes, aves e peixes: Cuidado com o tamanho da porção. Questione ao garçom e se possível divida essas calorias pedindo meia porção. Evite os "na manteiga", os "gratin" e qualquer tipo de preparação empanada ou frita.
* Acompanhamentos: Cuidado com as dobradinhas de porções, ou com porções grandes. Se pedir dois tipos de carboidratos poderá comer mais do que deve.
* Na churrascaria: Comece com um belo prato de salada com itens principalmente do reino vegetal. Comer só friturinhas, pães de queijo, saladas com maionese e queijos do bufê não vale. Para diminuir a gordura, retire aquela aparente das carnes, e a pele do frango, evite costela, cupim, carneiro, pois estas carnes são muito gordas! Até uma picanha dá para entrar no prato, mas vá devagar.
* Alguns pedidos básicos podem ser:
- Grelhados + arroz ou batata + acompanhamento de vegetais (refogados ou em forma de suflê, creme, purê);
- Massas com molho de tomate, vegetais e um grelhado;
- Sanduíches que contenham um recheio de frios sem cremes gordurosos ou maionese
- Sempre que possível acompanhado de salada e suco!
* Quando for a um bufê de saladas, tome cuidado com a oferta de pães, queijos, tortas, salgadinhos que pode ser maior do que de verduras e legumes. Prefira os antepastos, legumes grelhados, conservas, saladas e molhos leves, kani, ovo, também são leves.
* Uma fatia de pizza pode ser bastante nutritiva se você fizer a escolha correta. Faça opção por coberturas com vegetais como: escarola, rúcula, pimentão e cebola. Evite calabresa, queijos extra, azeitonas e azeite. Faça escolhas inteligentes!

Saladas
* Para avaliar se ela está adequada, inclua vários itens do grupo de vegetais(folhas verdes, cenoura, beterraba, tomate, brócolis, repolho, pepino), uma proteína (carne, queijo).
* Molhos de saladas: prefira os molhos de alcaparra, mostarda, iogurte, shoyu, oriental, e um toque de azeite. Peça sempre à parte para você medir quantas colheres colocar! Não ultrapasse a duas colheres de sopa .

Sanduíches
Os sanduíches são uma ótima pedida para um almoço rápido e prático. Prefira sempre trazer de casa e torná-lo o mais completo possível: pão, frios e queijos magros, verduras, queijo cottage ou requeijão para umedecer. Variando ao máximo os recheios protéicos (atum, frango ,blanquet de peru, salmão), além de incluir diferentes vegetais para obter uma alimentação rica e variada. Cuidado com o excesso de recheio e troque a maionese por queijo cottage ou iogurte dessorado. É bem menos calórico.

Sobremesas
Dê preferência às frutas como abacaxi e mamão, que contêm enzimas digestivas, ou manga, banana e até abacaxi grelhado, etc...pode ser saudável e menos calórico que tortas de chocolate. Mas se não resistir ao doce à base de chocolate e mais calórico, procure comer porções pequenas ou dividir a porção. E escolha aquelas com pouca gordura em vez de cremes, manteiga, leite e ovos.

Dicas
* Sucos: Exija sempre sem açúcar, mas se estiver querendo perder muito peso prefira água com gás e limão para um sabor mais forte ou os chás Mas se puder, evite líquidos nas refeições.
* Poder comer de tudo facilita o controle de calorias e a fidelidade ao menu. O perigo está em ficar de olho apenas na quantidade, e não na qualidade, o que pode gerar uma alimentação errada. É importante que “VOCÊ” saiba escolher.

Alerta contra a gordura TRANS (VEJA- Fev 2005)

“A indústria alimentícia começa a fabricar uma boa notícia no Brasil: a redução e mesmo a eliminação em produtos muito consumidos da mais nociva de todas gorduras, a TRANS. Criada para dar mais sabor, melhorar a consistência e prolongar o prazo de validade de alimentos, a gordura TRANS, está na pipoca do Microondas, nos salgadinhos de pacotes, nos biscoitos, nos sorvetes, margarinas e vários outros itens da rede Fast-food. Como a batata frita, os nuggets e as tortinhas doces. A TRANS, é um fator de risco para infartos, derrames, diabetes e outras doenças. O melhor a fazer é tentar bani-la do cardápio. A Trans surge da transformação de óleos vegetais líquidos em sólidos, por meio de um processo químico chamado hidrogenação parcial. Como sua origem é vegetal, durante muito tempo ela foi tida como uma opção mais saudável à gordura saturada, que, conforme se descobriu no fim da década de 50, faz mal ao coração. Encontrada sobretudo em carnes vermelhas, ovos e leite, entre outros alimentos, a gordura saturada aumenta os níveis no sangue do mau colesterol, o LDL. No fim da década de 90, várias pesquisadas demonstraram que a Trans é mais nociva do que a saturada. A explicação é que durante a solidificação dos óleos vegetais, as moléculas de gordura passam por um rearranjo estrutural que faz com elas, ao ser ingeridas, facilitem o depósito de LDL, nas paredes das artérias coronárias. Além disso, a TRANS, reduz as quantidades de uma proteína essencial à produção do bom colesterol, o HDL. Para a indústria, a dificuldade é substituir a gordura TRANS, sem alterar as características dos alimentos. Uma das grandes vantagens da gordura TRANS é que ela pode ser reaproveitada várias vezes sem perder as suas características iniciais. O ideal é não consumir gordura TRANS, O limite máximo deve ser inferior a 1% do total de calorias ingerido diariamente. Sendo que o consumo médio de gordura TRANS, chega a 3% do total calórico diário.”

Outra sugestão para massas

CAPONATA DE ABOBRINHA COM HORTELÃ
6 pessoas
1/2 xícara de azeite
4 dentes de alho cortados em lâminas
1/2 pimenta-dedo-de-moça cortada em rodelas (ou a gosto)
4 abobrinhas cortadas em fitas (use um descascador de batatas
ou mandolim)
1/2 xícara de uva-passa branca
1/2 xícara de folhas de hortelã fresca
Sal a gosto

Modo de Fazer:
1 Em uma frigideira, aqueça o azeite e refogue o alho e a pimenta até o alho murchar. Junte as abobrinhas e as passas e cozinhe em fogo alto por 5 min, ou até que a abobrinha comece a mudar de cor e fique al dente (ganhe um tom verde mais intenso).
2 Tempere com sal e adicione a hortelã. Misture rapidamente e desligue o fogo. Deixe esfriar e sirva com fatias de pão ou guarde na geladeira de um dia para o outro, em uma vasilha bem tampada.
Dica: essa caponata serve também como um delicioso molho para acompanhar massa curta do tipo penne.

domingo, 13 de junho de 2010

PROJETO DE COZINHA

A cozinha virou lugar de encontro, por isso, vale à pena investir n ambiente para torná-la um lugar especial.
Armários não chegam mais até o teto, atingem, em média, 2m de altura facilitando o acesso aos utilitários. Os módulos superiores ficam, em média, a 65 cm da bancada.
Os laminados plásticos são imbatíveis quando se trata de revestimento, principalmente se for um cozinha de uso diário.
O fogão de mesa é uma tendência, oferecendo opção de grelha, chama e aquecimento vitrocerâmico.
Carrinhos volantes guardam de talheres a legumes e servem de apoio para quem não dispõe de uma ampla bancada.
O branco nunca cansa e aceita cores vibrantes em alguns módulos dos armários, numa parede ou no piso.
Uma mesa de madeira ou um gaveteiro de aço inox: a mistura de materiais traz charme ao ambiente.
Entre o fogão e a coifa, revista a parede de uma chapa de aço para proteger a gordura. Os equipamentos ficam a uma distância de 80 cm.
Mantenha os eletros domésticos sempre à mão. Se puder, fixe nas paredes. Fica até para decoração. Desta forma você usará sempre.

MASSA DELICIOSA E PRÁTICA





Colocar numa panela de pressão:
- 1 lata de molho de tomate
- 4 latas de água filtrada ( a mesma medida da lata do molho)
- 1 caldo de carne
- 1 pacote de massa ( preferência PENNE)
- 1 triângulo de queijo gorgonzola

Tampe a panela de pressão e assim que esta apitar, diminua o fogo (médio) e conte 7 minutos. Tire o ar, abra a panela. Mesmo que fique um pouco molhado, não se assuste, seca rápido. Retire da panela e adicione 1 caixa de creme de leite, cebolinha picada e queijo ralado.

Sirva imediato. MARAVILHOSO!

Querendo sofisticar acrescente:
- tomate seco, ou
- presunto de Parma picado (200 g), ou
- molho mais espesso de camarão ( servido à parte), ou
USE A SUA IMAGINAÇÃO.